Avaliação da vida útil de pavimento flexível através de estudo de caso no Município de Santa Rosa – RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6181 |
Resumo: | As vias urbanas são responsáveis pela possibilidade de deslocamento dos cidadãos dentro do espaço urbano. As condições do pavimento são determinantes para a qualidade deste deslocamento, devendo garantir condições mínimas de qualidade, segurança e conforto aos usuários. Nesta conjuntura foi analisado um trecho da Avenida Expedicionário Weber, no município de Santa Rosa/RS, que, atualmente, é responsável pela principal ligação entre centro e bairro desta cidade, assim como o acesso a outros municípios para transportes de carga. O desempenho funcional e estrutural do trecho em análise pode ser determinado através de levantamentos realizados baseados na norma DNIT 006/2003 – PRO que leva em consideração os defeitos encontrados no pavimento e as medidas de afundamento em trilha de roda, assim como a partir das medidas de deflexão por ensaio de viga Benkelman. Pode-se determinar o número de passagens de eixo padrão do trecho através de contagem volumétrica realizada e, a partir destes resultados, estimar este número para determinado período. As análises realizadas foram comparadas entre si, com demais autores de mesmo tema e com modelo de previsão de desempenho à fadiga do pavimento, obtendo resultados satisfatórios. As avaliações abordadas nesta pesquisa são de suma importância no desempenho dos pavimentos, podendo ser utilizadas como referencial para futuras obras de melhorias e ampliações. |
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As vias urbanas são responsáveis pela possibilidade de deslocamento dos cidadãos dentro do espaço urbano. As condições do pavimento são determinantes para a qualidade deste deslocamento, devendo garantir condições mínimas de qualidade, segurança e conforto aos usuários. Nesta conjuntura foi analisado um trecho da Avenida Expedicionário Weber, no município de Santa Rosa/RS, que, atualmente, é responsável pela principal ligação entre centro e bairro desta cidade, assim como o acesso a outros municípios para transportes de carga. O desempenho funcional e estrutural do trecho em análise pode ser determinado através de levantamentos realizados baseados na norma DNIT 006/2003 – PRO que leva em consideração os defeitos encontrados no pavimento e as medidas de afundamento em trilha de roda, assim como a partir das medidas de deflexão por ensaio de viga Benkelman. Pode-se determinar o número de passagens de eixo padrão do trecho através de contagem volumétrica realizada e, a partir destes resultados, estimar este número para determinado período. As análises realizadas foram comparadas entre si, com demais autores de mesmo tema e com modelo de previsão de desempenho à fadiga do pavimento, obtendo resultados satisfatórios. As avaliações abordadas nesta pesquisa são de suma importância no desempenho dos pavimentos, podendo ser utilizadas como referencial para futuras obras de melhorias e ampliações. 79 p. |
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As vias urbanas são responsáveis pela possibilidade de deslocamento dos cidadãos dentro do espaço urbano. As condições do pavimento são determinantes para a qualidade deste deslocamento, devendo garantir condições mínimas de qualidade, segurança e conforto aos usuários. Nesta conjuntura foi analisado um trecho da Avenida Expedicionário Weber, no município de Santa Rosa/RS, que, atualmente, é responsável pela principal ligação entre centro e bairro desta cidade, assim como o acesso a outros municípios para transportes de carga. O desempenho funcional e estrutural do trecho em análise pode ser determinado através de levantamentos realizados baseados na norma DNIT 006/2003 – PRO que leva em consideração os defeitos encontrados no pavimento e as medidas de afundamento em trilha de roda, assim como a partir das medidas de deflexão por ensaio de viga Benkelman. Pode-se determinar o número de passagens de eixo padrão do trecho através de contagem volumétrica realizada e, a partir destes resultados, estimar este número para determinado período. As análises realizadas foram comparadas entre si, com demais autores de mesmo tema e com modelo de previsão de desempenho à fadiga do pavimento, obtendo resultados satisfatórios. As avaliações abordadas nesta pesquisa são de suma importância no desempenho dos pavimentos, podendo ser utilizadas como referencial para futuras obras de melhorias e ampliações. |
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