A música na educação infantil: linguagem, ludicidade e conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spohr, Gabriela Fátima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3635
Resumo: Esta pesquisa trata da linguagem musical na Educação Infantil enfatizando que ela é uma linguagem expressiva e poética e, por isso, é um modo próprio de conhecimento. Por essas razões evidencio a importância de se trabalhar com a música em sala de aula para além de ser ela um recurso didático às áreas de conhecimento, mas como linguagem específica que a música é. A partir destes argumentos tomo como referência a ideia de Ostetto (2003) de que a escola deve ampliar o repertório musical dos alunos permitindo-lhes um pensar crítico acerca da construção do gosto e que isso implica, por outro lado, que a própria professora necessita questionar-se acerca de seu repertório musical e de sua bagagem de conhecimentos e vivências em torno da música e da cultura musical cotidiana. A partir dessas noções argumento que a linguagem musical tem uma especificidade e necessita ser vivida na escola para além de divertir, de reforçar saberes e tematizar festas do calendário escolar, como Festa Junina, festas religiosas, Dias das Mães, entre outros. Ao aprofundar os estudos sobre a música é possível perceber que as crianças conseguem interagir melhor umas com as outras, usarem sua imaginação, sua criatividade. Assim, meu objetivo foi o de compreender o valor da música tanto para o desenvolvimento quanto para o aprendizado das crianças a partir da musicalidade trabalhada em sala de aula. Portanto, a música é de suma importância na aprendizagem das crianças, pois ela faz com que a criança se envolva com a música bem como amplie e enriqueça o seu desenvolvimento cognitivo e sua motricidade. Ainda, a música é fundamental no processo de ensino aprendizagem, pois contribui no processo de memorização dada sua proximidade com a ludicidade, ampliando as interações entre as crianças e a professora.
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