A música na educação infantil: linguagem, ludicidade e conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3635 |
Resumo: | Esta pesquisa trata da linguagem musical na Educação Infantil enfatizando que ela é uma linguagem expressiva e poética e, por isso, é um modo próprio de conhecimento. Por essas razões evidencio a importância de se trabalhar com a música em sala de aula para além de ser ela um recurso didático às áreas de conhecimento, mas como linguagem específica que a música é. A partir destes argumentos tomo como referência a ideia de Ostetto (2003) de que a escola deve ampliar o repertório musical dos alunos permitindo-lhes um pensar crítico acerca da construção do gosto e que isso implica, por outro lado, que a própria professora necessita questionar-se acerca de seu repertório musical e de sua bagagem de conhecimentos e vivências em torno da música e da cultura musical cotidiana. A partir dessas noções argumento que a linguagem musical tem uma especificidade e necessita ser vivida na escola para além de divertir, de reforçar saberes e tematizar festas do calendário escolar, como Festa Junina, festas religiosas, Dias das Mães, entre outros. Ao aprofundar os estudos sobre a música é possível perceber que as crianças conseguem interagir melhor umas com as outras, usarem sua imaginação, sua criatividade. Assim, meu objetivo foi o de compreender o valor da música tanto para o desenvolvimento quanto para o aprendizado das crianças a partir da musicalidade trabalhada em sala de aula. Portanto, a música é de suma importância na aprendizagem das crianças, pois ela faz com que a criança se envolva com a música bem como amplie e enriqueça o seu desenvolvimento cognitivo e sua motricidade. Ainda, a música é fundamental no processo de ensino aprendizagem, pois contribui no processo de memorização dada sua proximidade com a ludicidade, ampliando as interações entre as crianças e a professora. |
id |
UNIJ_33c639152f59002b4d391507e6e99ede |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3635 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA música na educação infantil: linguagem, ludicidade e conhecimento2016-08-2420162016-08-24T12:06:47Z2016-08-24T12:06:47ZEsta pesquisa trata da linguagem musical na Educação Infantil enfatizando que ela é uma linguagem expressiva e poética e, por isso, é um modo próprio de conhecimento. Por essas razões evidencio a importância de se trabalhar com a música em sala de aula para além de ser ela um recurso didático às áreas de conhecimento, mas como linguagem específica que a música é. A partir destes argumentos tomo como referência a ideia de Ostetto (2003) de que a escola deve ampliar o repertório musical dos alunos permitindo-lhes um pensar crítico acerca da construção do gosto e que isso implica, por outro lado, que a própria professora necessita questionar-se acerca de seu repertório musical e de sua bagagem de conhecimentos e vivências em torno da música e da cultura musical cotidiana. A partir dessas noções argumento que a linguagem musical tem uma especificidade e necessita ser vivida na escola para além de divertir, de reforçar saberes e tematizar festas do calendário escolar, como Festa Junina, festas religiosas, Dias das Mães, entre outros. Ao aprofundar os estudos sobre a música é possível perceber que as crianças conseguem interagir melhor umas com as outras, usarem sua imaginação, sua criatividade. Assim, meu objetivo foi o de compreender o valor da música tanto para o desenvolvimento quanto para o aprendizado das crianças a partir da musicalidade trabalhada em sala de aula. Portanto, a música é de suma importância na aprendizagem das crianças, pois ela faz com que a criança se envolva com a música bem como amplie e enriqueça o seu desenvolvimento cognitivo e sua motricidade. Ainda, a música é fundamental no processo de ensino aprendizagem, pois contribui no processo de memorização dada sua proximidade com a ludicidade, ampliando as interações entre as crianças e a professora.29 f.Ciências HumanasPedagogiaMúsicaAprendizagemEducação do sensívelhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3635DMD_hdl_123456789/3635Spohr, Gabriela Fátimaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20%20PRONTO%20pdf.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3635/1/TCC%20%20PRONTO%20pdf.pdfapplication/pdf281679http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3635/1/TCC%20%20PRONTO%20pdf.pdf543ff1079ffecaaaaa54002dbff5eaddMD5123456789_3635_12019-01-21T12:45:03Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A música na educação infantil: linguagem, ludicidade e conhecimento |
title |
A música na educação infantil: linguagem, ludicidade e conhecimento |
spellingShingle |
A música na educação infantil: linguagem, ludicidade e conhecimento Spohr, Gabriela Fátima Ciências Humanas Pedagogia Música Aprendizagem Educação do sensível |
title_short |
A música na educação infantil: linguagem, ludicidade e conhecimento |
title_full |
A música na educação infantil: linguagem, ludicidade e conhecimento |
title_fullStr |
A música na educação infantil: linguagem, ludicidade e conhecimento |
title_full_unstemmed |
A música na educação infantil: linguagem, ludicidade e conhecimento |
title_sort |
A música na educação infantil: linguagem, ludicidade e conhecimento |
author |
Spohr, Gabriela Fátima |
author_facet |
Spohr, Gabriela Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spohr, Gabriela Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Música Aprendizagem Educação do sensível |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Música Aprendizagem Educação do sensível |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Esta pesquisa trata da linguagem musical na Educação Infantil enfatizando que ela é uma linguagem expressiva e poética e, por isso, é um modo próprio de conhecimento. Por essas razões evidencio a importância de se trabalhar com a música em sala de aula para além de ser ela um recurso didático às áreas de conhecimento, mas como linguagem específica que a música é. A partir destes argumentos tomo como referência a ideia de Ostetto (2003) de que a escola deve ampliar o repertório musical dos alunos permitindo-lhes um pensar crítico acerca da construção do gosto e que isso implica, por outro lado, que a própria professora necessita questionar-se acerca de seu repertório musical e de sua bagagem de conhecimentos e vivências em torno da música e da cultura musical cotidiana. A partir dessas noções argumento que a linguagem musical tem uma especificidade e necessita ser vivida na escola para além de divertir, de reforçar saberes e tematizar festas do calendário escolar, como Festa Junina, festas religiosas, Dias das Mães, entre outros. Ao aprofundar os estudos sobre a música é possível perceber que as crianças conseguem interagir melhor umas com as outras, usarem sua imaginação, sua criatividade. Assim, meu objetivo foi o de compreender o valor da música tanto para o desenvolvimento quanto para o aprendizado das crianças a partir da musicalidade trabalhada em sala de aula. Portanto, a música é de suma importância na aprendizagem das crianças, pois ela faz com que a criança se envolva com a música bem como amplie e enriqueça o seu desenvolvimento cognitivo e sua motricidade. Ainda, a música é fundamental no processo de ensino aprendizagem, pois contribui no processo de memorização dada sua proximidade com a ludicidade, ampliando as interações entre as crianças e a professora. 29 f. |
description |
Esta pesquisa trata da linguagem musical na Educação Infantil enfatizando que ela é uma linguagem expressiva e poética e, por isso, é um modo próprio de conhecimento. Por essas razões evidencio a importância de se trabalhar com a música em sala de aula para além de ser ela um recurso didático às áreas de conhecimento, mas como linguagem específica que a música é. A partir destes argumentos tomo como referência a ideia de Ostetto (2003) de que a escola deve ampliar o repertório musical dos alunos permitindo-lhes um pensar crítico acerca da construção do gosto e que isso implica, por outro lado, que a própria professora necessita questionar-se acerca de seu repertório musical e de sua bagagem de conhecimentos e vivências em torno da música e da cultura musical cotidiana. A partir dessas noções argumento que a linguagem musical tem uma especificidade e necessita ser vivida na escola para além de divertir, de reforçar saberes e tematizar festas do calendário escolar, como Festa Junina, festas religiosas, Dias das Mães, entre outros. Ao aprofundar os estudos sobre a música é possível perceber que as crianças conseguem interagir melhor umas com as outras, usarem sua imaginação, sua criatividade. Assim, meu objetivo foi o de compreender o valor da música tanto para o desenvolvimento quanto para o aprendizado das crianças a partir da musicalidade trabalhada em sala de aula. Portanto, a música é de suma importância na aprendizagem das crianças, pois ela faz com que a criança se envolva com a música bem como amplie e enriqueça o seu desenvolvimento cognitivo e sua motricidade. Ainda, a música é fundamental no processo de ensino aprendizagem, pois contribui no processo de memorização dada sua proximidade com a ludicidade, ampliando as interações entre as crianças e a professora. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-08-24 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2016-08-24T12:06:47Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-24T12:06:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3635 DMD_hdl_123456789/3635 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3635 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415436463833088 |