Os caminhos da exclusão no processo de inclusão escolar: um estudo de caso de autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Angelica Regina Weeck
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5012
Resumo: Em uma sociedade onde a busca pela igualdade, em todos os aspectos, tem cada vez mais destaque, a inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais é um dos aspectos de grande relevância quando se discorre sobre direitos iguais. O direito de todos à educação é previsto em lei, na Constituição Brasileira, e não é possível negligenciar o direito dessas pessoas, nem de ninguém, ao acesso à instituição escolar e ao ensino. Porém, o acesso desses alunos só está sendo posto em prática recentemente e, em razão disso, muitos estudos ainda estão sendo feitos sobre esta temática devido às diferentes realidades e necessidades educacionais especiais. É ineficaz, pois, pensar as diferentes necessidades especiais de uma maneira generalizadora, utilizando com todas as crianças os mesmos métodos de ensino. Agindo desta maneira corre-se o risco de excluir as crianças ao invés de incluí-las. Neste trabalho estudo a inclusão escolar de um aluno com autismo, tendo como objetivo principal analisar como este processo se desenvolveu numa escola de ensino regular, buscando compreender quais aspectos foram, deveriam ser realizados e não foram, e como este processo poderia ter sido mais significativo para o aluno. Tendo em vista estes objetivos, utilizo como metodologia para o desenvolvimento deste trabalho o estudo de caso. Assim, analiso uma experiência de inclusão escolar na rede regular de ensino, dando destaque para a história da inclusão escolar, às leis e aos decretos que amparam este processo; e ainda reflito sobre o autismo pela via da psicanálise que é a necessidade especial envolvida neste trabalho e busco compreender como o processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais deveria acontecer para que seja efetivo tanto para o aluno quanto para a escola. Em relação ao caso estudado, como resultado deste trabalho, penso que é válido avaliar se a inclusão escolar na rede regular de ensino é a melhor opção para todos os casos de pessoas com necessidades educacionais especiais. É possível perceber que muitos aspectos poderiam e deveriam estar melhor desenvolvidos para que o educando fosse recebido na escola regular. Assim, é necessário avaliar se no processo de inclusão escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais, há a real inclusão dos mesmos e não a sua exclusão.
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