Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de ciências com foco no educar pela pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5127 |
Resumo: | Nesta pesquisa temos como objetivo identificar limites e possibilidades do Educar pela Pesquisa, particularmente, quanto à problematização de teorias e práticas, a partir da visão de estudantes e professores da Educação Básica. Para isso, analisamos processos formativos de um grupo de Estudantes e Professores integrantes de um Projeto inserido no Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras (PICMEL), desenvolvido em uma escola estadual do município de Guarani das Missões/RS. Foram selecionados para análise dois encontros gravados em áudio e oito diários de bordo dos participantes. A investigação segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, a partir da análise temática dos conteúdos. Utilizamos, para análise, a perspectiva histórico-cultural. Na análise dos diários de bordo identificamos indícios da reconstrução de concepções sobre pesquisa com base no Educar pela Pesquisa, e, assim, defendemos que o diário de bordo é um instrumento que pode ter contribuído, por meio da reflexão, no processo de internalização de conceitos e formas de pesquisar. A partir da análise dos episódios foi possível identificar indícios de problematização da prática, da explicitação de teorias de ensino que estão em articulação com o Educar pela Pesquisa e também sobre algumas limitações e possibilidades ao desenvolvimento de aulas planejado considerando os pressupostos do Educar pela Pesquisa. Dessa análise depreendemos a necessidade de constituir coletivos colaborativos para a problematização conjunta, pois a reflexão é uma capacidade construída e se enriquece pelo diálogo, pois, as reflexões provocadas pela Professora Formadora foram fundamentais, em nossa percepção. Defendemos que o processo reflexivo impulsiona a internalização de concepções, tanto a reflexão individual ou no coletivo, em que um favorece o outro. As reflexões empreendidas nesta dissertação nos permitem afirmar o pressuposto de que a problematização da prática e teorias possibilitam o reconhecimento e enfrentamento de problemas da própria prática docente, que é um processo necessário para a transformação das ações docentes e que incidem também em revisões nas teorias que guiam a prática. Reiteramos que a categoria problematização também pode ser norteadora do planejamento das aulas, situando-se o planejamento em torno da solução de problemas em cooperação entre alunos e professor, de forma colaborativa. |
id |
UNIJ_3be51cda7adc66f9e2eb5a766b2d7cb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5127 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisProblematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de ciências com foco no educar pela pesquisa2018-07-1120172018-07-11T23:55:02Z2018-07-11T23:55:02ZNesta pesquisa temos como objetivo identificar limites e possibilidades do Educar pela Pesquisa, particularmente, quanto à problematização de teorias e práticas, a partir da visão de estudantes e professores da Educação Básica. Para isso, analisamos processos formativos de um grupo de Estudantes e Professores integrantes de um Projeto inserido no Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras (PICMEL), desenvolvido em uma escola estadual do município de Guarani das Missões/RS. Foram selecionados para análise dois encontros gravados em áudio e oito diários de bordo dos participantes. A investigação segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, a partir da análise temática dos conteúdos. Utilizamos, para análise, a perspectiva histórico-cultural. Na análise dos diários de bordo identificamos indícios da reconstrução de concepções sobre pesquisa com base no Educar pela Pesquisa, e, assim, defendemos que o diário de bordo é um instrumento que pode ter contribuído, por meio da reflexão, no processo de internalização de conceitos e formas de pesquisar. A partir da análise dos episódios foi possível identificar indícios de problematização da prática, da explicitação de teorias de ensino que estão em articulação com o Educar pela Pesquisa e também sobre algumas limitações e possibilidades ao desenvolvimento de aulas planejado considerando os pressupostos do Educar pela Pesquisa. Dessa análise depreendemos a necessidade de constituir coletivos colaborativos para a problematização conjunta, pois a reflexão é uma capacidade construída e se enriquece pelo diálogo, pois, as reflexões provocadas pela Professora Formadora foram fundamentais, em nossa percepção. Defendemos que o processo reflexivo impulsiona a internalização de concepções, tanto a reflexão individual ou no coletivo, em que um favorece o outro. As reflexões empreendidas nesta dissertação nos permitem afirmar o pressuposto de que a problematização da prática e teorias possibilitam o reconhecimento e enfrentamento de problemas da própria prática docente, que é um processo necessário para a transformação das ações docentes e que incidem também em revisões nas teorias que guiam a prática. Reiteramos que a categoria problematização também pode ser norteadora do planejamento das aulas, situando-se o planejamento em torno da solução de problemas em cooperação entre alunos e professor, de forma colaborativa.153 f.Ciências humanasEducação nas ciênciasInvestigação-açãoReflexãoResolução de problemasInternalizaçãoInteraçãohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5127DMD_hdl_123456789/5127Kierepka, Janice Silvana Novakowskiporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJanice%20Silvana%20Novakowski%20Kierepka.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5127/1/Janice%20Silvana%20Novakowski%20Kierepka.pdfapplication/pdf1194650http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5127/1/Janice%20Silvana%20Novakowski%20Kierepka.pdfd12b63af088225a8edc53fa52ae63172MD5123456789_5127_12019-01-21T12:45:49Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de ciências com foco no educar pela pesquisa |
title |
Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de ciências com foco no educar pela pesquisa |
spellingShingle |
Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de ciências com foco no educar pela pesquisa Kierepka, Janice Silvana Novakowski Ciências humanas Educação nas ciências Investigação-ação Reflexão Resolução de problemas Internalização Interação |
title_short |
Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de ciências com foco no educar pela pesquisa |
title_full |
Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de ciências com foco no educar pela pesquisa |
title_fullStr |
Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de ciências com foco no educar pela pesquisa |
title_full_unstemmed |
Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de ciências com foco no educar pela pesquisa |
title_sort |
Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de ciências com foco no educar pela pesquisa |
author |
Kierepka, Janice Silvana Novakowski |
author_facet |
Kierepka, Janice Silvana Novakowski |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kierepka, Janice Silvana Novakowski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas Educação nas ciências Investigação-ação Reflexão Resolução de problemas Internalização Interação |
topic |
Ciências humanas Educação nas ciências Investigação-ação Reflexão Resolução de problemas Internalização Interação |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Nesta pesquisa temos como objetivo identificar limites e possibilidades do Educar pela Pesquisa, particularmente, quanto à problematização de teorias e práticas, a partir da visão de estudantes e professores da Educação Básica. Para isso, analisamos processos formativos de um grupo de Estudantes e Professores integrantes de um Projeto inserido no Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras (PICMEL), desenvolvido em uma escola estadual do município de Guarani das Missões/RS. Foram selecionados para análise dois encontros gravados em áudio e oito diários de bordo dos participantes. A investigação segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, a partir da análise temática dos conteúdos. Utilizamos, para análise, a perspectiva histórico-cultural. Na análise dos diários de bordo identificamos indícios da reconstrução de concepções sobre pesquisa com base no Educar pela Pesquisa, e, assim, defendemos que o diário de bordo é um instrumento que pode ter contribuído, por meio da reflexão, no processo de internalização de conceitos e formas de pesquisar. A partir da análise dos episódios foi possível identificar indícios de problematização da prática, da explicitação de teorias de ensino que estão em articulação com o Educar pela Pesquisa e também sobre algumas limitações e possibilidades ao desenvolvimento de aulas planejado considerando os pressupostos do Educar pela Pesquisa. Dessa análise depreendemos a necessidade de constituir coletivos colaborativos para a problematização conjunta, pois a reflexão é uma capacidade construída e se enriquece pelo diálogo, pois, as reflexões provocadas pela Professora Formadora foram fundamentais, em nossa percepção. Defendemos que o processo reflexivo impulsiona a internalização de concepções, tanto a reflexão individual ou no coletivo, em que um favorece o outro. As reflexões empreendidas nesta dissertação nos permitem afirmar o pressuposto de que a problematização da prática e teorias possibilitam o reconhecimento e enfrentamento de problemas da própria prática docente, que é um processo necessário para a transformação das ações docentes e que incidem também em revisões nas teorias que guiam a prática. Reiteramos que a categoria problematização também pode ser norteadora do planejamento das aulas, situando-se o planejamento em torno da solução de problemas em cooperação entre alunos e professor, de forma colaborativa. 153 f. |
description |
Nesta pesquisa temos como objetivo identificar limites e possibilidades do Educar pela Pesquisa, particularmente, quanto à problematização de teorias e práticas, a partir da visão de estudantes e professores da Educação Básica. Para isso, analisamos processos formativos de um grupo de Estudantes e Professores integrantes de um Projeto inserido no Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras (PICMEL), desenvolvido em uma escola estadual do município de Guarani das Missões/RS. Foram selecionados para análise dois encontros gravados em áudio e oito diários de bordo dos participantes. A investigação segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, a partir da análise temática dos conteúdos. Utilizamos, para análise, a perspectiva histórico-cultural. Na análise dos diários de bordo identificamos indícios da reconstrução de concepções sobre pesquisa com base no Educar pela Pesquisa, e, assim, defendemos que o diário de bordo é um instrumento que pode ter contribuído, por meio da reflexão, no processo de internalização de conceitos e formas de pesquisar. A partir da análise dos episódios foi possível identificar indícios de problematização da prática, da explicitação de teorias de ensino que estão em articulação com o Educar pela Pesquisa e também sobre algumas limitações e possibilidades ao desenvolvimento de aulas planejado considerando os pressupostos do Educar pela Pesquisa. Dessa análise depreendemos a necessidade de constituir coletivos colaborativos para a problematização conjunta, pois a reflexão é uma capacidade construída e se enriquece pelo diálogo, pois, as reflexões provocadas pela Professora Formadora foram fundamentais, em nossa percepção. Defendemos que o processo reflexivo impulsiona a internalização de concepções, tanto a reflexão individual ou no coletivo, em que um favorece o outro. As reflexões empreendidas nesta dissertação nos permitem afirmar o pressuposto de que a problematização da prática e teorias possibilitam o reconhecimento e enfrentamento de problemas da própria prática docente, que é um processo necessário para a transformação das ações docentes e que incidem também em revisões nas teorias que guiam a prática. Reiteramos que a categoria problematização também pode ser norteadora do planejamento das aulas, situando-se o planejamento em torno da solução de problemas em cooperação entre alunos e professor, de forma colaborativa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2018-07-11T23:55:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-07-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-11T23:55:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5127 DMD_hdl_123456789/5127 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5127 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416728406982656 |