Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de ciências com foco no educar pela pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kierepka, Janice Silvana Novakowski
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5127
Resumo: Nesta pesquisa temos como objetivo identificar limites e possibilidades do Educar pela Pesquisa, particularmente, quanto à problematização de teorias e práticas, a partir da visão de estudantes e professores da Educação Básica. Para isso, analisamos processos formativos de um grupo de Estudantes e Professores integrantes de um Projeto inserido no Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras (PICMEL), desenvolvido em uma escola estadual do município de Guarani das Missões/RS. Foram selecionados para análise dois encontros gravados em áudio e oito diários de bordo dos participantes. A investigação segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, a partir da análise temática dos conteúdos. Utilizamos, para análise, a perspectiva histórico-cultural. Na análise dos diários de bordo identificamos indícios da reconstrução de concepções sobre pesquisa com base no Educar pela Pesquisa, e, assim, defendemos que o diário de bordo é um instrumento que pode ter contribuído, por meio da reflexão, no processo de internalização de conceitos e formas de pesquisar. A partir da análise dos episódios foi possível identificar indícios de problematização da prática, da explicitação de teorias de ensino que estão em articulação com o Educar pela Pesquisa e também sobre algumas limitações e possibilidades ao desenvolvimento de aulas planejado considerando os pressupostos do Educar pela Pesquisa. Dessa análise depreendemos a necessidade de constituir coletivos colaborativos para a problematização conjunta, pois a reflexão é uma capacidade construída e se enriquece pelo diálogo, pois, as reflexões provocadas pela Professora Formadora foram fundamentais, em nossa percepção. Defendemos que o processo reflexivo impulsiona a internalização de concepções, tanto a reflexão individual ou no coletivo, em que um favorece o outro. As reflexões empreendidas nesta dissertação nos permitem afirmar o pressuposto de que a problematização da prática e teorias possibilitam o reconhecimento e enfrentamento de problemas da própria prática docente, que é um processo necessário para a transformação das ações docentes e que incidem também em revisões nas teorias que guiam a prática. Reiteramos que a categoria problematização também pode ser norteadora do planejamento das aulas, situando-se o planejamento em torno da solução de problemas em cooperação entre alunos e professor, de forma colaborativa.
id UNIJ_3be51cda7adc66f9e2eb5a766b2d7cb5
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5127
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisProblematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de ciências com foco no educar pela pesquisa2018-07-1120172018-07-11T23:55:02Z2018-07-11T23:55:02ZNesta pesquisa temos como objetivo identificar limites e possibilidades do Educar pela Pesquisa, particularmente, quanto à problematização de teorias e práticas, a partir da visão de estudantes e professores da Educação Básica. Para isso, analisamos processos formativos de um grupo de Estudantes e Professores integrantes de um Projeto inserido no Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras (PICMEL), desenvolvido em uma escola estadual do município de Guarani das Missões/RS. Foram selecionados para análise dois encontros gravados em áudio e oito diários de bordo dos participantes. A investigação segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, a partir da análise temática dos conteúdos. Utilizamos, para análise, a perspectiva histórico-cultural. Na análise dos diários de bordo identificamos indícios da reconstrução de concepções sobre pesquisa com base no Educar pela Pesquisa, e, assim, defendemos que o diário de bordo é um instrumento que pode ter contribuído, por meio da reflexão, no processo de internalização de conceitos e formas de pesquisar. A partir da análise dos episódios foi possível identificar indícios de problematização da prática, da explicitação de teorias de ensino que estão em articulação com o Educar pela Pesquisa e também sobre algumas limitações e possibilidades ao desenvolvimento de aulas planejado considerando os pressupostos do Educar pela Pesquisa. Dessa análise depreendemos a necessidade de constituir coletivos colaborativos para a problematização conjunta, pois a reflexão é uma capacidade construída e se enriquece pelo diálogo, pois, as reflexões provocadas pela Professora Formadora foram fundamentais, em nossa percepção. Defendemos que o processo reflexivo impulsiona a internalização de concepções, tanto a reflexão individual ou no coletivo, em que um favorece o outro. As reflexões empreendidas nesta dissertação nos permitem afirmar o pressuposto de que a problematização da prática e teorias possibilitam o reconhecimento e enfrentamento de problemas da própria prática docente, que é um processo necessário para a transformação das ações docentes e que incidem também em revisões nas teorias que guiam a prática. Reiteramos que a categoria problematização também pode ser norteadora do planejamento das aulas, situando-se o planejamento em torno da solução de problemas em cooperação entre alunos e professor, de forma colaborativa.153 f.Ciências humanasEducação nas ciênciasInvestigação-açãoReflexãoResolução de problemasInternalizaçãoInteraçãohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5127DMD_hdl_123456789/5127Kierepka, Janice Silvana Novakowskiporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJanice%20Silvana%20Novakowski%20Kierepka.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5127/1/Janice%20Silvana%20Novakowski%20Kierepka.pdfapplication/pdf1194650http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5127/1/Janice%20Silvana%20Novakowski%20Kierepka.pdfd12b63af088225a8edc53fa52ae63172MD5123456789_5127_12019-01-21T12:45:49Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de ciências com foco no educar pela pesquisa
title Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de ciências com foco no educar pela pesquisa
spellingShingle Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de ciências com foco no educar pela pesquisa
Kierepka, Janice Silvana Novakowski
Ciências humanas
Educação nas ciências
Investigação-ação
Reflexão
Resolução de problemas
Internalização
Interação
title_short Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de ciências com foco no educar pela pesquisa
title_full Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de ciências com foco no educar pela pesquisa
title_fullStr Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de ciências com foco no educar pela pesquisa
title_full_unstemmed Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de ciências com foco no educar pela pesquisa
title_sort Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de ciências com foco no educar pela pesquisa
author Kierepka, Janice Silvana Novakowski
author_facet Kierepka, Janice Silvana Novakowski
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kierepka, Janice Silvana Novakowski
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas
Educação nas ciências
Investigação-ação
Reflexão
Resolução de problemas
Internalização
Interação
topic Ciências humanas
Educação nas ciências
Investigação-ação
Reflexão
Resolução de problemas
Internalização
Interação
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Nesta pesquisa temos como objetivo identificar limites e possibilidades do Educar pela Pesquisa, particularmente, quanto à problematização de teorias e práticas, a partir da visão de estudantes e professores da Educação Básica. Para isso, analisamos processos formativos de um grupo de Estudantes e Professores integrantes de um Projeto inserido no Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras (PICMEL), desenvolvido em uma escola estadual do município de Guarani das Missões/RS. Foram selecionados para análise dois encontros gravados em áudio e oito diários de bordo dos participantes. A investigação segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, a partir da análise temática dos conteúdos. Utilizamos, para análise, a perspectiva histórico-cultural. Na análise dos diários de bordo identificamos indícios da reconstrução de concepções sobre pesquisa com base no Educar pela Pesquisa, e, assim, defendemos que o diário de bordo é um instrumento que pode ter contribuído, por meio da reflexão, no processo de internalização de conceitos e formas de pesquisar. A partir da análise dos episódios foi possível identificar indícios de problematização da prática, da explicitação de teorias de ensino que estão em articulação com o Educar pela Pesquisa e também sobre algumas limitações e possibilidades ao desenvolvimento de aulas planejado considerando os pressupostos do Educar pela Pesquisa. Dessa análise depreendemos a necessidade de constituir coletivos colaborativos para a problematização conjunta, pois a reflexão é uma capacidade construída e se enriquece pelo diálogo, pois, as reflexões provocadas pela Professora Formadora foram fundamentais, em nossa percepção. Defendemos que o processo reflexivo impulsiona a internalização de concepções, tanto a reflexão individual ou no coletivo, em que um favorece o outro. As reflexões empreendidas nesta dissertação nos permitem afirmar o pressuposto de que a problematização da prática e teorias possibilitam o reconhecimento e enfrentamento de problemas da própria prática docente, que é um processo necessário para a transformação das ações docentes e que incidem também em revisões nas teorias que guiam a prática. Reiteramos que a categoria problematização também pode ser norteadora do planejamento das aulas, situando-se o planejamento em torno da solução de problemas em cooperação entre alunos e professor, de forma colaborativa.
153 f.
description Nesta pesquisa temos como objetivo identificar limites e possibilidades do Educar pela Pesquisa, particularmente, quanto à problematização de teorias e práticas, a partir da visão de estudantes e professores da Educação Básica. Para isso, analisamos processos formativos de um grupo de Estudantes e Professores integrantes de um Projeto inserido no Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras (PICMEL), desenvolvido em uma escola estadual do município de Guarani das Missões/RS. Foram selecionados para análise dois encontros gravados em áudio e oito diários de bordo dos participantes. A investigação segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, a partir da análise temática dos conteúdos. Utilizamos, para análise, a perspectiva histórico-cultural. Na análise dos diários de bordo identificamos indícios da reconstrução de concepções sobre pesquisa com base no Educar pela Pesquisa, e, assim, defendemos que o diário de bordo é um instrumento que pode ter contribuído, por meio da reflexão, no processo de internalização de conceitos e formas de pesquisar. A partir da análise dos episódios foi possível identificar indícios de problematização da prática, da explicitação de teorias de ensino que estão em articulação com o Educar pela Pesquisa e também sobre algumas limitações e possibilidades ao desenvolvimento de aulas planejado considerando os pressupostos do Educar pela Pesquisa. Dessa análise depreendemos a necessidade de constituir coletivos colaborativos para a problematização conjunta, pois a reflexão é uma capacidade construída e se enriquece pelo diálogo, pois, as reflexões provocadas pela Professora Formadora foram fundamentais, em nossa percepção. Defendemos que o processo reflexivo impulsiona a internalização de concepções, tanto a reflexão individual ou no coletivo, em que um favorece o outro. As reflexões empreendidas nesta dissertação nos permitem afirmar o pressuposto de que a problematização da prática e teorias possibilitam o reconhecimento e enfrentamento de problemas da própria prática docente, que é um processo necessário para a transformação das ações docentes e que incidem também em revisões nas teorias que guiam a prática. Reiteramos que a categoria problematização também pode ser norteadora do planejamento das aulas, situando-se o planejamento em torno da solução de problemas em cooperação entre alunos e professor, de forma colaborativa.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2018-07-11T23:55:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-11T23:55:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5127
DMD_hdl_123456789/5127
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5127
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416728406982656