Deficiente visual e a educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Rosangela
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3376
Resumo: Não é de hoje a preocupação que há na sociedade com as escolas em incluir crianças que apresentam qualquer deficiência. O presente trabalho tem como objetivo analisar as aulas de Educação Física para crianças portadoras de deficiência visual, e baixa visão na APADEV (Associação de pais e amigos dos deficientes visuais). Temos a Educação Física como um grande instrumento de inclusão, que pode causar mudanças muito positivas nesses aspectos, já que o Deficiente Visual possui dificuldades para locomoção, em suas capacidades motoras globais, bem como no convívio social, mas como podemos melhorar a coordenação dos deficientes visuais nas aulas de educação física? O interesse pelo tema se verifica em virtude da defasagem apresentada por essas crianças nas áreas motora, cognitiva e sócio-afetiva. Intenta-se, assim, quanto maiores às oportunidades do deficiente visual experimentar situações variadas e de interagir com o ambiente que o rodeia, maior seu nível de desenvolvimento e de compreensão do mundo.
id UNIJ_4d561b291717235b26605cef5033018c
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3376
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDeficiente visual e a educação física2016-04-1920152016-04-19T12:03:44Z2016-04-19T12:03:44ZNão é de hoje a preocupação que há na sociedade com as escolas em incluir crianças que apresentam qualquer deficiência. O presente trabalho tem como objetivo analisar as aulas de Educação Física para crianças portadoras de deficiência visual, e baixa visão na APADEV (Associação de pais e amigos dos deficientes visuais). Temos a Educação Física como um grande instrumento de inclusão, que pode causar mudanças muito positivas nesses aspectos, já que o Deficiente Visual possui dificuldades para locomoção, em suas capacidades motoras globais, bem como no convívio social, mas como podemos melhorar a coordenação dos deficientes visuais nas aulas de educação física? O interesse pelo tema se verifica em virtude da defasagem apresentada por essas crianças nas áreas motora, cognitiva e sócio-afetiva. Intenta-se, assim, quanto maiores às oportunidades do deficiente visual experimentar situações variadas e de interagir com o ambiente que o rodeia, maior seu nível de desenvolvimento e de compreensão do mundo.51 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaApadevDeficiente visualhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3376DMD_hdl_123456789/3376Pimentel, Rosangelaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccesstcc%20pdf.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3376/1/tcc%20pdf.pdfapplication/pdf345290http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3376/1/tcc%20pdf.pdfe3dc00b9ba58c40059704678d312cbe8MD5123456789_3376_12019-01-21T12:44:57Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Deficiente visual e a educação física
title Deficiente visual e a educação física
spellingShingle Deficiente visual e a educação física
Pimentel, Rosangela
Ciências da Saúde
Educação Física
Apadev
Deficiente visual
title_short Deficiente visual e a educação física
title_full Deficiente visual e a educação física
title_fullStr Deficiente visual e a educação física
title_full_unstemmed Deficiente visual e a educação física
title_sort Deficiente visual e a educação física
author Pimentel, Rosangela
author_facet Pimentel, Rosangela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Rosangela
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde
Educação Física
Apadev
Deficiente visual
topic Ciências da Saúde
Educação Física
Apadev
Deficiente visual
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Não é de hoje a preocupação que há na sociedade com as escolas em incluir crianças que apresentam qualquer deficiência. O presente trabalho tem como objetivo analisar as aulas de Educação Física para crianças portadoras de deficiência visual, e baixa visão na APADEV (Associação de pais e amigos dos deficientes visuais). Temos a Educação Física como um grande instrumento de inclusão, que pode causar mudanças muito positivas nesses aspectos, já que o Deficiente Visual possui dificuldades para locomoção, em suas capacidades motoras globais, bem como no convívio social, mas como podemos melhorar a coordenação dos deficientes visuais nas aulas de educação física? O interesse pelo tema se verifica em virtude da defasagem apresentada por essas crianças nas áreas motora, cognitiva e sócio-afetiva. Intenta-se, assim, quanto maiores às oportunidades do deficiente visual experimentar situações variadas e de interagir com o ambiente que o rodeia, maior seu nível de desenvolvimento e de compreensão do mundo.
51 f.
description Não é de hoje a preocupação que há na sociedade com as escolas em incluir crianças que apresentam qualquer deficiência. O presente trabalho tem como objetivo analisar as aulas de Educação Física para crianças portadoras de deficiência visual, e baixa visão na APADEV (Associação de pais e amigos dos deficientes visuais). Temos a Educação Física como um grande instrumento de inclusão, que pode causar mudanças muito positivas nesses aspectos, já que o Deficiente Visual possui dificuldades para locomoção, em suas capacidades motoras globais, bem como no convívio social, mas como podemos melhorar a coordenação dos deficientes visuais nas aulas de educação física? O interesse pelo tema se verifica em virtude da defasagem apresentada por essas crianças nas áreas motora, cognitiva e sócio-afetiva. Intenta-se, assim, quanto maiores às oportunidades do deficiente visual experimentar situações variadas e de interagir com o ambiente que o rodeia, maior seu nível de desenvolvimento e de compreensão do mundo.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2016-04-19T12:03:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-19T12:03:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3376
DMD_hdl_123456789/3376
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3376
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415168576782336