Deficiente visual e a educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3376 |
Resumo: | Não é de hoje a preocupação que há na sociedade com as escolas em incluir crianças que apresentam qualquer deficiência. O presente trabalho tem como objetivo analisar as aulas de Educação Física para crianças portadoras de deficiência visual, e baixa visão na APADEV (Associação de pais e amigos dos deficientes visuais). Temos a Educação Física como um grande instrumento de inclusão, que pode causar mudanças muito positivas nesses aspectos, já que o Deficiente Visual possui dificuldades para locomoção, em suas capacidades motoras globais, bem como no convívio social, mas como podemos melhorar a coordenação dos deficientes visuais nas aulas de educação física? O interesse pelo tema se verifica em virtude da defasagem apresentada por essas crianças nas áreas motora, cognitiva e sócio-afetiva. Intenta-se, assim, quanto maiores às oportunidades do deficiente visual experimentar situações variadas e de interagir com o ambiente que o rodeia, maior seu nível de desenvolvimento e de compreensão do mundo. |
id |
UNIJ_4d561b291717235b26605cef5033018c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3376 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDeficiente visual e a educação física2016-04-1920152016-04-19T12:03:44Z2016-04-19T12:03:44ZNão é de hoje a preocupação que há na sociedade com as escolas em incluir crianças que apresentam qualquer deficiência. O presente trabalho tem como objetivo analisar as aulas de Educação Física para crianças portadoras de deficiência visual, e baixa visão na APADEV (Associação de pais e amigos dos deficientes visuais). Temos a Educação Física como um grande instrumento de inclusão, que pode causar mudanças muito positivas nesses aspectos, já que o Deficiente Visual possui dificuldades para locomoção, em suas capacidades motoras globais, bem como no convívio social, mas como podemos melhorar a coordenação dos deficientes visuais nas aulas de educação física? O interesse pelo tema se verifica em virtude da defasagem apresentada por essas crianças nas áreas motora, cognitiva e sócio-afetiva. Intenta-se, assim, quanto maiores às oportunidades do deficiente visual experimentar situações variadas e de interagir com o ambiente que o rodeia, maior seu nível de desenvolvimento e de compreensão do mundo.51 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaApadevDeficiente visualhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3376DMD_hdl_123456789/3376Pimentel, Rosangelaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccesstcc%20pdf.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3376/1/tcc%20pdf.pdfapplication/pdf345290http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3376/1/tcc%20pdf.pdfe3dc00b9ba58c40059704678d312cbe8MD5123456789_3376_12019-01-21T12:44:57Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Deficiente visual e a educação física |
title |
Deficiente visual e a educação física |
spellingShingle |
Deficiente visual e a educação física Pimentel, Rosangela Ciências da Saúde Educação Física Apadev Deficiente visual |
title_short |
Deficiente visual e a educação física |
title_full |
Deficiente visual e a educação física |
title_fullStr |
Deficiente visual e a educação física |
title_full_unstemmed |
Deficiente visual e a educação física |
title_sort |
Deficiente visual e a educação física |
author |
Pimentel, Rosangela |
author_facet |
Pimentel, Rosangela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimentel, Rosangela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da Saúde Educação Física Apadev Deficiente visual |
topic |
Ciências da Saúde Educação Física Apadev Deficiente visual |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Não é de hoje a preocupação que há na sociedade com as escolas em incluir crianças que apresentam qualquer deficiência. O presente trabalho tem como objetivo analisar as aulas de Educação Física para crianças portadoras de deficiência visual, e baixa visão na APADEV (Associação de pais e amigos dos deficientes visuais). Temos a Educação Física como um grande instrumento de inclusão, que pode causar mudanças muito positivas nesses aspectos, já que o Deficiente Visual possui dificuldades para locomoção, em suas capacidades motoras globais, bem como no convívio social, mas como podemos melhorar a coordenação dos deficientes visuais nas aulas de educação física? O interesse pelo tema se verifica em virtude da defasagem apresentada por essas crianças nas áreas motora, cognitiva e sócio-afetiva. Intenta-se, assim, quanto maiores às oportunidades do deficiente visual experimentar situações variadas e de interagir com o ambiente que o rodeia, maior seu nível de desenvolvimento e de compreensão do mundo. 51 f. |
description |
Não é de hoje a preocupação que há na sociedade com as escolas em incluir crianças que apresentam qualquer deficiência. O presente trabalho tem como objetivo analisar as aulas de Educação Física para crianças portadoras de deficiência visual, e baixa visão na APADEV (Associação de pais e amigos dos deficientes visuais). Temos a Educação Física como um grande instrumento de inclusão, que pode causar mudanças muito positivas nesses aspectos, já que o Deficiente Visual possui dificuldades para locomoção, em suas capacidades motoras globais, bem como no convívio social, mas como podemos melhorar a coordenação dos deficientes visuais nas aulas de educação física? O interesse pelo tema se verifica em virtude da defasagem apresentada por essas crianças nas áreas motora, cognitiva e sócio-afetiva. Intenta-se, assim, quanto maiores às oportunidades do deficiente visual experimentar situações variadas e de interagir com o ambiente que o rodeia, maior seu nível de desenvolvimento e de compreensão do mundo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015 2016-04-19T12:03:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-04-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-19T12:03:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3376 DMD_hdl_123456789/3376 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3376 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415168576782336 |