Endomarketing: sua contribuição na gestão estratégica de pessoas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5159 |
Resumo: | O marketing interno pode influenciar na motivação, no comprometimento, na produtividade das pessoas, melhorando o clima organizacional e criando uma relação de confiança. Este estudo faz uma avaliação sobre as práticas de endomarketing desenvolvidas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS. A base teórica foi construída sobre a definição do endomarketing e do seu composto – companhia, custo, coordenação e comunicação. Trata-se de pesquisa quantitativa, descritiva, bibliográfica e survey. A coleta de dados se deu via questionário com questões fechadas e pontuação pela escala likert aplicado a quarenta e seis colaboradores da empresa, a análise de dados se deu através da utilização da distribuição de frequência, da média ponderada e do teste T. A partir do diagnóstico foi possível identificar que o item que apresenta maior fragilidade diz respeito aos programas de treinamento oferecidos pela empresa, bem como a questão melhor conceituada na percepção dos respondentes é a liberdade que os colaboradores sentem em pedir ou oferecer ajuda aos colegas. A questão considerada mais importante é o bom relacionamento que existe entre as pessoas da equipe. A conclusão é de que as práticas de endomarketing foram observadas e mensuradas através da estratificação e análise das respostas e dessa forma foi possível expor à organização os pontos onde ela deve aprimorar a gestão do endomarketing a fim de obter melhores resultados organizacionais. |
id |
UNIJ_4eab5abf0101fec861e659be33c42c8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5159 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEndomarketing: sua contribuição na gestão estratégica de pessoas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS2018-07-1320172018-07-13T22:48:43Z2018-07-13T22:48:43ZO marketing interno pode influenciar na motivação, no comprometimento, na produtividade das pessoas, melhorando o clima organizacional e criando uma relação de confiança. Este estudo faz uma avaliação sobre as práticas de endomarketing desenvolvidas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS. A base teórica foi construída sobre a definição do endomarketing e do seu composto – companhia, custo, coordenação e comunicação. Trata-se de pesquisa quantitativa, descritiva, bibliográfica e survey. A coleta de dados se deu via questionário com questões fechadas e pontuação pela escala likert aplicado a quarenta e seis colaboradores da empresa, a análise de dados se deu através da utilização da distribuição de frequência, da média ponderada e do teste T. A partir do diagnóstico foi possível identificar que o item que apresenta maior fragilidade diz respeito aos programas de treinamento oferecidos pela empresa, bem como a questão melhor conceituada na percepção dos respondentes é a liberdade que os colaboradores sentem em pedir ou oferecer ajuda aos colegas. A questão considerada mais importante é o bom relacionamento que existe entre as pessoas da equipe. A conclusão é de que as práticas de endomarketing foram observadas e mensuradas através da estratificação e análise das respostas e dessa forma foi possível expor à organização os pontos onde ela deve aprimorar a gestão do endomarketing a fim de obter melhores resultados organizacionais.22 f.Ciências sociais aplicadas.Endomarketing.Gestão.Colaboradores.Organização.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5159DMD_hdl_123456789/5159Gonçalves, Rosane Maria Sturzbecherporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosane%20Maria%20Sturzbecher%20Gon%c3%a7alves.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5159/1/Rosane%20Maria%20Sturzbecher%20Gon%c3%a7alves.pdfapplication/pdf582284http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5159/1/Rosane%20Maria%20Sturzbecher%20Gon%c3%a7alves.pdf44f04d21eed92ae68657bec32d5ad9c0MD5123456789_5159_12019-01-21T12:45:49Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Endomarketing: sua contribuição na gestão estratégica de pessoas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS |
title |
Endomarketing: sua contribuição na gestão estratégica de pessoas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS |
spellingShingle |
Endomarketing: sua contribuição na gestão estratégica de pessoas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS Gonçalves, Rosane Maria Sturzbecher Ciências sociais aplicadas. Endomarketing. Gestão. Colaboradores. Organização. |
title_short |
Endomarketing: sua contribuição na gestão estratégica de pessoas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS |
title_full |
Endomarketing: sua contribuição na gestão estratégica de pessoas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS |
title_fullStr |
Endomarketing: sua contribuição na gestão estratégica de pessoas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS |
title_full_unstemmed |
Endomarketing: sua contribuição na gestão estratégica de pessoas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS |
title_sort |
Endomarketing: sua contribuição na gestão estratégica de pessoas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS |
author |
Gonçalves, Rosane Maria Sturzbecher |
author_facet |
Gonçalves, Rosane Maria Sturzbecher |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Rosane Maria Sturzbecher |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências sociais aplicadas. Endomarketing. Gestão. Colaboradores. Organização. |
topic |
Ciências sociais aplicadas. Endomarketing. Gestão. Colaboradores. Organização. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O marketing interno pode influenciar na motivação, no comprometimento, na produtividade das pessoas, melhorando o clima organizacional e criando uma relação de confiança. Este estudo faz uma avaliação sobre as práticas de endomarketing desenvolvidas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS. A base teórica foi construída sobre a definição do endomarketing e do seu composto – companhia, custo, coordenação e comunicação. Trata-se de pesquisa quantitativa, descritiva, bibliográfica e survey. A coleta de dados se deu via questionário com questões fechadas e pontuação pela escala likert aplicado a quarenta e seis colaboradores da empresa, a análise de dados se deu através da utilização da distribuição de frequência, da média ponderada e do teste T. A partir do diagnóstico foi possível identificar que o item que apresenta maior fragilidade diz respeito aos programas de treinamento oferecidos pela empresa, bem como a questão melhor conceituada na percepção dos respondentes é a liberdade que os colaboradores sentem em pedir ou oferecer ajuda aos colegas. A questão considerada mais importante é o bom relacionamento que existe entre as pessoas da equipe. A conclusão é de que as práticas de endomarketing foram observadas e mensuradas através da estratificação e análise das respostas e dessa forma foi possível expor à organização os pontos onde ela deve aprimorar a gestão do endomarketing a fim de obter melhores resultados organizacionais. 22 f. |
description |
O marketing interno pode influenciar na motivação, no comprometimento, na produtividade das pessoas, melhorando o clima organizacional e criando uma relação de confiança. Este estudo faz uma avaliação sobre as práticas de endomarketing desenvolvidas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS. A base teórica foi construída sobre a definição do endomarketing e do seu composto – companhia, custo, coordenação e comunicação. Trata-se de pesquisa quantitativa, descritiva, bibliográfica e survey. A coleta de dados se deu via questionário com questões fechadas e pontuação pela escala likert aplicado a quarenta e seis colaboradores da empresa, a análise de dados se deu através da utilização da distribuição de frequência, da média ponderada e do teste T. A partir do diagnóstico foi possível identificar que o item que apresenta maior fragilidade diz respeito aos programas de treinamento oferecidos pela empresa, bem como a questão melhor conceituada na percepção dos respondentes é a liberdade que os colaboradores sentem em pedir ou oferecer ajuda aos colegas. A questão considerada mais importante é o bom relacionamento que existe entre as pessoas da equipe. A conclusão é de que as práticas de endomarketing foram observadas e mensuradas através da estratificação e análise das respostas e dessa forma foi possível expor à organização os pontos onde ela deve aprimorar a gestão do endomarketing a fim de obter melhores resultados organizacionais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2018-07-13T22:48:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-07-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-13T22:48:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5159 DMD_hdl_123456789/5159 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5159 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416817703714816 |