Endomarketing: sua contribuição na gestão estratégica de pessoas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Rosane Maria Sturzbecher
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5159
Resumo: O marketing interno pode influenciar na motivação, no comprometimento, na produtividade das pessoas, melhorando o clima organizacional e criando uma relação de confiança. Este estudo faz uma avaliação sobre as práticas de endomarketing desenvolvidas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS. A base teórica foi construída sobre a definição do endomarketing e do seu composto – companhia, custo, coordenação e comunicação. Trata-se de pesquisa quantitativa, descritiva, bibliográfica e survey. A coleta de dados se deu via questionário com questões fechadas e pontuação pela escala likert aplicado a quarenta e seis colaboradores da empresa, a análise de dados se deu através da utilização da distribuição de frequência, da média ponderada e do teste T. A partir do diagnóstico foi possível identificar que o item que apresenta maior fragilidade diz respeito aos programas de treinamento oferecidos pela empresa, bem como a questão melhor conceituada na percepção dos respondentes é a liberdade que os colaboradores sentem em pedir ou oferecer ajuda aos colegas. A questão considerada mais importante é o bom relacionamento que existe entre as pessoas da equipe. A conclusão é de que as práticas de endomarketing foram observadas e mensuradas através da estratificação e análise das respostas e dessa forma foi possível expor à organização os pontos onde ela deve aprimorar a gestão do endomarketing a fim de obter melhores resultados organizacionais.
id UNIJ_4eab5abf0101fec861e659be33c42c8a
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5159
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEndomarketing: sua contribuição na gestão estratégica de pessoas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS2018-07-1320172018-07-13T22:48:43Z2018-07-13T22:48:43ZO marketing interno pode influenciar na motivação, no comprometimento, na produtividade das pessoas, melhorando o clima organizacional e criando uma relação de confiança. Este estudo faz uma avaliação sobre as práticas de endomarketing desenvolvidas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS. A base teórica foi construída sobre a definição do endomarketing e do seu composto – companhia, custo, coordenação e comunicação. Trata-se de pesquisa quantitativa, descritiva, bibliográfica e survey. A coleta de dados se deu via questionário com questões fechadas e pontuação pela escala likert aplicado a quarenta e seis colaboradores da empresa, a análise de dados se deu através da utilização da distribuição de frequência, da média ponderada e do teste T. A partir do diagnóstico foi possível identificar que o item que apresenta maior fragilidade diz respeito aos programas de treinamento oferecidos pela empresa, bem como a questão melhor conceituada na percepção dos respondentes é a liberdade que os colaboradores sentem em pedir ou oferecer ajuda aos colegas. A questão considerada mais importante é o bom relacionamento que existe entre as pessoas da equipe. A conclusão é de que as práticas de endomarketing foram observadas e mensuradas através da estratificação e análise das respostas e dessa forma foi possível expor à organização os pontos onde ela deve aprimorar a gestão do endomarketing a fim de obter melhores resultados organizacionais.22 f.Ciências sociais aplicadas.Endomarketing.Gestão.Colaboradores.Organização.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5159DMD_hdl_123456789/5159Gonçalves, Rosane Maria Sturzbecherporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosane%20Maria%20Sturzbecher%20Gon%c3%a7alves.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5159/1/Rosane%20Maria%20Sturzbecher%20Gon%c3%a7alves.pdfapplication/pdf582284http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5159/1/Rosane%20Maria%20Sturzbecher%20Gon%c3%a7alves.pdf44f04d21eed92ae68657bec32d5ad9c0MD5123456789_5159_12019-01-21T12:45:49Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Endomarketing: sua contribuição na gestão estratégica de pessoas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS
title Endomarketing: sua contribuição na gestão estratégica de pessoas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS
spellingShingle Endomarketing: sua contribuição na gestão estratégica de pessoas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS
Gonçalves, Rosane Maria Sturzbecher
Ciências sociais aplicadas.
Endomarketing.
Gestão.
Colaboradores.
Organização.
title_short Endomarketing: sua contribuição na gestão estratégica de pessoas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS
title_full Endomarketing: sua contribuição na gestão estratégica de pessoas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS
title_fullStr Endomarketing: sua contribuição na gestão estratégica de pessoas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS
title_full_unstemmed Endomarketing: sua contribuição na gestão estratégica de pessoas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS
title_sort Endomarketing: sua contribuição na gestão estratégica de pessoas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS
author Gonçalves, Rosane Maria Sturzbecher
author_facet Gonçalves, Rosane Maria Sturzbecher
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Rosane Maria Sturzbecher
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais aplicadas.
Endomarketing.
Gestão.
Colaboradores.
Organização.
topic Ciências sociais aplicadas.
Endomarketing.
Gestão.
Colaboradores.
Organização.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O marketing interno pode influenciar na motivação, no comprometimento, na produtividade das pessoas, melhorando o clima organizacional e criando uma relação de confiança. Este estudo faz uma avaliação sobre as práticas de endomarketing desenvolvidas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS. A base teórica foi construída sobre a definição do endomarketing e do seu composto – companhia, custo, coordenação e comunicação. Trata-se de pesquisa quantitativa, descritiva, bibliográfica e survey. A coleta de dados se deu via questionário com questões fechadas e pontuação pela escala likert aplicado a quarenta e seis colaboradores da empresa, a análise de dados se deu através da utilização da distribuição de frequência, da média ponderada e do teste T. A partir do diagnóstico foi possível identificar que o item que apresenta maior fragilidade diz respeito aos programas de treinamento oferecidos pela empresa, bem como a questão melhor conceituada na percepção dos respondentes é a liberdade que os colaboradores sentem em pedir ou oferecer ajuda aos colegas. A questão considerada mais importante é o bom relacionamento que existe entre as pessoas da equipe. A conclusão é de que as práticas de endomarketing foram observadas e mensuradas através da estratificação e análise das respostas e dessa forma foi possível expor à organização os pontos onde ela deve aprimorar a gestão do endomarketing a fim de obter melhores resultados organizacionais.
22 f.
description O marketing interno pode influenciar na motivação, no comprometimento, na produtividade das pessoas, melhorando o clima organizacional e criando uma relação de confiança. Este estudo faz uma avaliação sobre as práticas de endomarketing desenvolvidas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS. A base teórica foi construída sobre a definição do endomarketing e do seu composto – companhia, custo, coordenação e comunicação. Trata-se de pesquisa quantitativa, descritiva, bibliográfica e survey. A coleta de dados se deu via questionário com questões fechadas e pontuação pela escala likert aplicado a quarenta e seis colaboradores da empresa, a análise de dados se deu através da utilização da distribuição de frequência, da média ponderada e do teste T. A partir do diagnóstico foi possível identificar que o item que apresenta maior fragilidade diz respeito aos programas de treinamento oferecidos pela empresa, bem como a questão melhor conceituada na percepção dos respondentes é a liberdade que os colaboradores sentem em pedir ou oferecer ajuda aos colegas. A questão considerada mais importante é o bom relacionamento que existe entre as pessoas da equipe. A conclusão é de que as práticas de endomarketing foram observadas e mensuradas através da estratificação e análise das respostas e dessa forma foi possível expor à organização os pontos onde ela deve aprimorar a gestão do endomarketing a fim de obter melhores resultados organizacionais.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2018-07-13T22:48:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-13T22:48:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5159
DMD_hdl_123456789/5159
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5159
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416817703714816