Os sete pecados capitais: uma metáfora para análise da cultura em organizações familiares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schadeck, Marise
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2818
Resumo: Esta pesquisa trata das concepções de cultura na or ganização e a relação metafórica dos sete pecados capitais. Seu objetivo é apresentar essa nova metáfora dos sete pecados capitais, analisando os sistemas simbólicos presentes na cult ura das organizações familiares, portanto tem como objetivo geral descrever e analisar os sistemas simbólicos presentes na cultura das organizações familiares pela perspectiva dos sete p ecados capitais. Para alcançar esse objetivo apoia-se em conceituar, descrever, categorizar e identificar os sete pecados capitais através da análise da cultura organizacional e os sistemas simbólicos das organizações selecionadas para o estudo. Revelada e acentuada a necessidade de se buscar um sentido maior que oriente o desenvolvimento do trabalho, para não cair no risco de perder-se no formalismo, restringe-se este texto aos conceitos desenvolvidos por Aristóte les, Pêcheux, Morgan e Bourdieu, os quais podem contribuir nos estudos organizacionais, em especial na construção de metáforas organizacionais pela perspectiva dos sete pecados capitais. Configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, orientada pelo paradigma interpretativista. A abordagem dos dados foi qualitativa, como orientam o método estudo de casos múltiplos e a técnica análise de discurso (AD). Optou-se pela AD por entender que o corpus discursivo está constituído por recortes discursivos, configurados por sequências discursivas (SD) produzidas nos discursos dos sujeitos. As marcas ou pistas presentes em um discurso, no instante de sua materialização linguística revela o entrelaçamento de sujeito e se ntido na linguagem, os quais não são determinados mecânica e empiricamente (ORLANDI, 199 9). Os resultados indicam que as organizações familiares são ambientes de significad os e de símbolos materiais que se constituem de elementos físicos e que por suas características estabelecem e marcam uma ordem de importância dos sujeitos dentro da organiz ação. Foi possível observar que nem todas as organizações estudadas são grupos complexo s de valores, tradições, comportamentos e crenças essenciais que se manifestam nos símbolos , nos mitos, na linguagem e nos comportamentos e não se constitui uma referência dividida entre todos da organização. A cultura pode se relacionar com o pecado da soberba, porque as negociações nas organizações, nas formações de grupo com seus conflitos cotidiano s ocorrem constantemente, a organização está politizada e centralizada em pessoas com características soberbas que são causadas porque os seus objetivos individuais confrontam-se com os objetivos organizacionais. Esse estudo evidencia essas perspectivas metafóricas dos sete pecados capitais e sua relação com a cultura organizacional. A descrição e análise dos sistemas simbólicos presentes na cultura das organizações familiares analisadas revelou que os s ete pecados capitais podem sim ser uma metáfora de estudos organizacionais, mas que requerdo pesquisador tratá-lo como elemento simbólico e acessá-lo pelo discurso dos sujeitos participantes da organização.
id UNIJ_52f577b035c17eb0f506d93a1b2e1d98
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2818
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOs sete pecados capitais: uma metáfora para análise da cultura em organizações familiares2015-05-0820142015-05-08T13:48:55Z2015-05-08T13:48:55ZEsta pesquisa trata das concepções de cultura na or ganização e a relação metafórica dos sete pecados capitais. Seu objetivo é apresentar essa nova metáfora dos sete pecados capitais, analisando os sistemas simbólicos presentes na cult ura das organizações familiares, portanto tem como objetivo geral descrever e analisar os sistemas simbólicos presentes na cultura das organizações familiares pela perspectiva dos sete p ecados capitais. Para alcançar esse objetivo apoia-se em conceituar, descrever, categorizar e identificar os sete pecados capitais através da análise da cultura organizacional e os sistemas simbólicos das organizações selecionadas para o estudo. Revelada e acentuada a necessidade de se buscar um sentido maior que oriente o desenvolvimento do trabalho, para não cair no risco de perder-se no formalismo, restringe-se este texto aos conceitos desenvolvidos por Aristóte les, Pêcheux, Morgan e Bourdieu, os quais podem contribuir nos estudos organizacionais, em especial na construção de metáforas organizacionais pela perspectiva dos sete pecados capitais. Configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, orientada pelo paradigma interpretativista. A abordagem dos dados foi qualitativa, como orientam o método estudo de casos múltiplos e a técnica análise de discurso (AD). Optou-se pela AD por entender que o corpus discursivo está constituído por recortes discursivos, configurados por sequências discursivas (SD) produzidas nos discursos dos sujeitos. As marcas ou pistas presentes em um discurso, no instante de sua materialização linguística revela o entrelaçamento de sujeito e se ntido na linguagem, os quais não são determinados mecânica e empiricamente (ORLANDI, 199 9). Os resultados indicam que as organizações familiares são ambientes de significad os e de símbolos materiais que se constituem de elementos físicos e que por suas características estabelecem e marcam uma ordem de importância dos sujeitos dentro da organiz ação. Foi possível observar que nem todas as organizações estudadas são grupos complexo s de valores, tradições, comportamentos e crenças essenciais que se manifestam nos símbolos , nos mitos, na linguagem e nos comportamentos e não se constitui uma referência dividida entre todos da organização. A cultura pode se relacionar com o pecado da soberba, porque as negociações nas organizações, nas formações de grupo com seus conflitos cotidiano s ocorrem constantemente, a organização está politizada e centralizada em pessoas com características soberbas que são causadas porque os seus objetivos individuais confrontam-se com os objetivos organizacionais. Esse estudo evidencia essas perspectivas metafóricas dos sete pecados capitais e sua relação com a cultura organizacional. A descrição e análise dos sistemas simbólicos presentes na cultura das organizações familiares analisadas revelou que os s ete pecados capitais podem sim ser uma metáfora de estudos organizacionais, mas que requerdo pesquisador tratá-lo como elemento simbólico e acessá-lo pelo discurso dos sujeitos participantes da organização.151 f.Ciências Sociais AplicadasDesenvolvimentoAdministraçãoPecado capitalMetáfora organizacionalCultura organizacionalhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2818DMD_hdl_123456789/2818Schadeck, Mariseporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarise%20Schadeck.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2818/1/Marise%20Schadeck.pdfapplication/pdf2665356http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2818/1/Marise%20Schadeck.pdf0b2b5cae6a531dc4dccf9030a0d3ccd1MD5123456789_2818_12019-01-21T12:44:37Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Os sete pecados capitais: uma metáfora para análise da cultura em organizações familiares
title Os sete pecados capitais: uma metáfora para análise da cultura em organizações familiares
spellingShingle Os sete pecados capitais: uma metáfora para análise da cultura em organizações familiares
Schadeck, Marise
Ciências Sociais Aplicadas
Desenvolvimento
Administração
Pecado capital
Metáfora organizacional
Cultura organizacional
title_short Os sete pecados capitais: uma metáfora para análise da cultura em organizações familiares
title_full Os sete pecados capitais: uma metáfora para análise da cultura em organizações familiares
title_fullStr Os sete pecados capitais: uma metáfora para análise da cultura em organizações familiares
title_full_unstemmed Os sete pecados capitais: uma metáfora para análise da cultura em organizações familiares
title_sort Os sete pecados capitais: uma metáfora para análise da cultura em organizações familiares
author Schadeck, Marise
author_facet Schadeck, Marise
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schadeck, Marise
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Desenvolvimento
Administração
Pecado capital
Metáfora organizacional
Cultura organizacional
topic Ciências Sociais Aplicadas
Desenvolvimento
Administração
Pecado capital
Metáfora organizacional
Cultura organizacional
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Esta pesquisa trata das concepções de cultura na or ganização e a relação metafórica dos sete pecados capitais. Seu objetivo é apresentar essa nova metáfora dos sete pecados capitais, analisando os sistemas simbólicos presentes na cult ura das organizações familiares, portanto tem como objetivo geral descrever e analisar os sistemas simbólicos presentes na cultura das organizações familiares pela perspectiva dos sete p ecados capitais. Para alcançar esse objetivo apoia-se em conceituar, descrever, categorizar e identificar os sete pecados capitais através da análise da cultura organizacional e os sistemas simbólicos das organizações selecionadas para o estudo. Revelada e acentuada a necessidade de se buscar um sentido maior que oriente o desenvolvimento do trabalho, para não cair no risco de perder-se no formalismo, restringe-se este texto aos conceitos desenvolvidos por Aristóte les, Pêcheux, Morgan e Bourdieu, os quais podem contribuir nos estudos organizacionais, em especial na construção de metáforas organizacionais pela perspectiva dos sete pecados capitais. Configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, orientada pelo paradigma interpretativista. A abordagem dos dados foi qualitativa, como orientam o método estudo de casos múltiplos e a técnica análise de discurso (AD). Optou-se pela AD por entender que o corpus discursivo está constituído por recortes discursivos, configurados por sequências discursivas (SD) produzidas nos discursos dos sujeitos. As marcas ou pistas presentes em um discurso, no instante de sua materialização linguística revela o entrelaçamento de sujeito e se ntido na linguagem, os quais não são determinados mecânica e empiricamente (ORLANDI, 199 9). Os resultados indicam que as organizações familiares são ambientes de significad os e de símbolos materiais que se constituem de elementos físicos e que por suas características estabelecem e marcam uma ordem de importância dos sujeitos dentro da organiz ação. Foi possível observar que nem todas as organizações estudadas são grupos complexo s de valores, tradições, comportamentos e crenças essenciais que se manifestam nos símbolos , nos mitos, na linguagem e nos comportamentos e não se constitui uma referência dividida entre todos da organização. A cultura pode se relacionar com o pecado da soberba, porque as negociações nas organizações, nas formações de grupo com seus conflitos cotidiano s ocorrem constantemente, a organização está politizada e centralizada em pessoas com características soberbas que são causadas porque os seus objetivos individuais confrontam-se com os objetivos organizacionais. Esse estudo evidencia essas perspectivas metafóricas dos sete pecados capitais e sua relação com a cultura organizacional. A descrição e análise dos sistemas simbólicos presentes na cultura das organizações familiares analisadas revelou que os s ete pecados capitais podem sim ser uma metáfora de estudos organizacionais, mas que requerdo pesquisador tratá-lo como elemento simbólico e acessá-lo pelo discurso dos sujeitos participantes da organização.
151 f.
description Esta pesquisa trata das concepções de cultura na or ganização e a relação metafórica dos sete pecados capitais. Seu objetivo é apresentar essa nova metáfora dos sete pecados capitais, analisando os sistemas simbólicos presentes na cult ura das organizações familiares, portanto tem como objetivo geral descrever e analisar os sistemas simbólicos presentes na cultura das organizações familiares pela perspectiva dos sete p ecados capitais. Para alcançar esse objetivo apoia-se em conceituar, descrever, categorizar e identificar os sete pecados capitais através da análise da cultura organizacional e os sistemas simbólicos das organizações selecionadas para o estudo. Revelada e acentuada a necessidade de se buscar um sentido maior que oriente o desenvolvimento do trabalho, para não cair no risco de perder-se no formalismo, restringe-se este texto aos conceitos desenvolvidos por Aristóte les, Pêcheux, Morgan e Bourdieu, os quais podem contribuir nos estudos organizacionais, em especial na construção de metáforas organizacionais pela perspectiva dos sete pecados capitais. Configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, orientada pelo paradigma interpretativista. A abordagem dos dados foi qualitativa, como orientam o método estudo de casos múltiplos e a técnica análise de discurso (AD). Optou-se pela AD por entender que o corpus discursivo está constituído por recortes discursivos, configurados por sequências discursivas (SD) produzidas nos discursos dos sujeitos. As marcas ou pistas presentes em um discurso, no instante de sua materialização linguística revela o entrelaçamento de sujeito e se ntido na linguagem, os quais não são determinados mecânica e empiricamente (ORLANDI, 199 9). Os resultados indicam que as organizações familiares são ambientes de significad os e de símbolos materiais que se constituem de elementos físicos e que por suas características estabelecem e marcam uma ordem de importância dos sujeitos dentro da organiz ação. Foi possível observar que nem todas as organizações estudadas são grupos complexo s de valores, tradições, comportamentos e crenças essenciais que se manifestam nos símbolos , nos mitos, na linguagem e nos comportamentos e não se constitui uma referência dividida entre todos da organização. A cultura pode se relacionar com o pecado da soberba, porque as negociações nas organizações, nas formações de grupo com seus conflitos cotidiano s ocorrem constantemente, a organização está politizada e centralizada em pessoas com características soberbas que são causadas porque os seus objetivos individuais confrontam-se com os objetivos organizacionais. Esse estudo evidencia essas perspectivas metafóricas dos sete pecados capitais e sua relação com a cultura organizacional. A descrição e análise dos sistemas simbólicos presentes na cultura das organizações familiares analisadas revelou que os s ete pecados capitais podem sim ser uma metáfora de estudos organizacionais, mas que requerdo pesquisador tratá-lo como elemento simbólico e acessá-lo pelo discurso dos sujeitos participantes da organização.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014
2015-05-08T13:48:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-08T13:48:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2818
DMD_hdl_123456789/2818
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2818
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414621977182208