Bases do poder organizacional: um estudo de caso na empresa Cassol Transporte de Cargas Ltda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1440 |
Resumo: | Este estudo tem como tema principal identificar e analisar as quatro bases do poder organizacional que influenciam na relação empregado e empregador na empresa Cassol Transporte de Cargas, com o propósito de diagnosticar o poder dentro das organizações para alcançar melhores resultados e vantagens competitivas. A pesquisa se classifica quanto aos fins, sendo descritiva e exploratória. E quanto aos meios, sendo pesquisa de campo, investigação bibliográfica e estudo de caso. Os dados foram coletados pelo método survey, utilizando como instrumento o modelo de questionário Siqueira (2004) (in Martins, 2008), aplicado apenas ao grupo de motoristas da empresa, totalizando 18 questionários. No quesito de poder legítimo, a média alcançada foi de 3,82. O poder de perícia se destaca com o maior índice obtido, com 4,37. Já o poder de recompensa atingiu uma média de 3,42. E, por fim, o poder de coerção alcançou o menor índice, com 1,63. Uma questão importante de analisar é o cruzamento dos dados entre “tempo de serviço na instituição” x “fazer-me sentir que tenho compromissos a cumprir”, notando que a média alcançada entre os motoristas com menos de um ano de serviço foi a menor entre todos, com 3,56. Deste modo, é possível verificar que há uma boa utilização das bases de poder pela organização, deixando a desejar quanto ao poder de coerção e quanto à comunicação com os colaboradores com menos de um ano de vínculo com a empresa. |
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Este estudo tem como tema principal identificar e analisar as quatro bases do poder organizacional que influenciam na relação empregado e empregador na empresa Cassol Transporte de Cargas, com o propósito de diagnosticar o poder dentro das organizações para alcançar melhores resultados e vantagens competitivas. A pesquisa se classifica quanto aos fins, sendo descritiva e exploratória. E quanto aos meios, sendo pesquisa de campo, investigação bibliográfica e estudo de caso. Os dados foram coletados pelo método survey, utilizando como instrumento o modelo de questionário Siqueira (2004) (in Martins, 2008), aplicado apenas ao grupo de motoristas da empresa, totalizando 18 questionários. No quesito de poder legítimo, a média alcançada foi de 3,82. O poder de perícia se destaca com o maior índice obtido, com 4,37. Já o poder de recompensa atingiu uma média de 3,42. E, por fim, o poder de coerção alcançou o menor índice, com 1,63. Uma questão importante de analisar é o cruzamento dos dados entre “tempo de serviço na instituição” x “fazer-me sentir que tenho compromissos a cumprir”, notando que a média alcançada entre os motoristas com menos de um ano de serviço foi a menor entre todos, com 3,56. Deste modo, é possível verificar que há uma boa utilização das bases de poder pela organização, deixando a desejar quanto ao poder de coerção e quanto à comunicação com os colaboradores com menos de um ano de vínculo com a empresa. 61 f. |
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Este estudo tem como tema principal identificar e analisar as quatro bases do poder organizacional que influenciam na relação empregado e empregador na empresa Cassol Transporte de Cargas, com o propósito de diagnosticar o poder dentro das organizações para alcançar melhores resultados e vantagens competitivas. A pesquisa se classifica quanto aos fins, sendo descritiva e exploratória. E quanto aos meios, sendo pesquisa de campo, investigação bibliográfica e estudo de caso. Os dados foram coletados pelo método survey, utilizando como instrumento o modelo de questionário Siqueira (2004) (in Martins, 2008), aplicado apenas ao grupo de motoristas da empresa, totalizando 18 questionários. No quesito de poder legítimo, a média alcançada foi de 3,82. O poder de perícia se destaca com o maior índice obtido, com 4,37. Já o poder de recompensa atingiu uma média de 3,42. E, por fim, o poder de coerção alcançou o menor índice, com 1,63. Uma questão importante de analisar é o cruzamento dos dados entre “tempo de serviço na instituição” x “fazer-me sentir que tenho compromissos a cumprir”, notando que a média alcançada entre os motoristas com menos de um ano de serviço foi a menor entre todos, com 3,56. Deste modo, é possível verificar que há uma boa utilização das bases de poder pela organização, deixando a desejar quanto ao poder de coerção e quanto à comunicação com os colaboradores com menos de um ano de vínculo com a empresa. |
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