Conceito função quadrática: entendimentos apresentados por estudantes do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6525 |
Resumo: | A presente escrita constitui-se a partir de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que tem como questão norteadora: Quais entendimentos são apresentados por alunos de uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual, acerca do conceito função quadrática, a partir do desenvolvimento de questões que consideram o uso do software GeoGebra? Os dados da pesquisa foram produzidos a partir de 4 questões referente ao conceito função quadrática, aplicadas em uma turma do ensino médio de uma escola da rede pública estadual. No desenvolvimento das questões foi considerado o uso do software GeoGebra. As análises consideraram, especialmente, proposições apresentadas por, Bayer (1998), BRASIL (1998), Caraça (1998), Garbi (2007), Hariki; Onaga (1981 ,Kenski (2007),Lima (2010), Pereira (2012), Rego ( 1995) e Ribeiro (2013), e se fizeram por meio de três unidades: Raízes da função e o estudo do sinal; Vértice da Parábola: valor de máximo e de mínimo; e Significado conceitual dos parâmetros na função quadrática: quais entendimentos podem ser produzidos? Os resultados da pesquisa indicam que o software possibilitou a construção da representação gráfica de forma rápida e prática, também possibilitou a visualização dos alunos do comportamento da parábola a partir da análise da representação gráfica. Foi possível indicar, ainda, que os alunos apresentaram entendimentos relacionados as raízes da função, à parábola e aos parâmetros a, b e c da função f(x)=ax²+bx+c, porém, um número considerável de estudantes apresentou dificuldades acerca da função dos parâmetros no comportamento da função. |
id |
UNIJ_57c35d2921d99f48096d6786a52f54fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6525 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisConceito função quadrática: entendimentos apresentados por estudantes do ensino médio2020-02-2120192020-02-22T00:03:26Z2020-02-22T00:03:26ZA presente escrita constitui-se a partir de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que tem como questão norteadora: Quais entendimentos são apresentados por alunos de uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual, acerca do conceito função quadrática, a partir do desenvolvimento de questões que consideram o uso do software GeoGebra? Os dados da pesquisa foram produzidos a partir de 4 questões referente ao conceito função quadrática, aplicadas em uma turma do ensino médio de uma escola da rede pública estadual. No desenvolvimento das questões foi considerado o uso do software GeoGebra. As análises consideraram, especialmente, proposições apresentadas por, Bayer (1998), BRASIL (1998), Caraça (1998), Garbi (2007), Hariki; Onaga (1981 ,Kenski (2007),Lima (2010), Pereira (2012), Rego ( 1995) e Ribeiro (2013), e se fizeram por meio de três unidades: Raízes da função e o estudo do sinal; Vértice da Parábola: valor de máximo e de mínimo; e Significado conceitual dos parâmetros na função quadrática: quais entendimentos podem ser produzidos? Os resultados da pesquisa indicam que o software possibilitou a construção da representação gráfica de forma rápida e prática, também possibilitou a visualização dos alunos do comportamento da parábola a partir da análise da representação gráfica. Foi possível indicar, ainda, que os alunos apresentaram entendimentos relacionados as raízes da função, à parábola e aos parâmetros a, b e c da função f(x)=ax²+bx+c, porém, um número considerável de estudantes apresentou dificuldades acerca da função dos parâmetros no comportamento da função.29 f.Ciências Exatas e da TerraMatemática.Software GeoGebra.Parâmetros da função quadrática.Alunos.Aprendizagem.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6525DMD_hdl_123456789/6525Guterres, Pedroporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedro%20Guterres.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6525/1/Pedro%20Guterres.pdfapplication/pdf1192179http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6525/1/Pedro%20Guterres.pdf4db93609e7e683531276438a9c5c4582MD5123456789_6525_12020-02-22T06:50:32Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceito função quadrática: entendimentos apresentados por estudantes do ensino médio |
title |
Conceito função quadrática: entendimentos apresentados por estudantes do ensino médio |
spellingShingle |
Conceito função quadrática: entendimentos apresentados por estudantes do ensino médio Guterres, Pedro Ciências Exatas e da Terra Matemática. Software GeoGebra. Parâmetros da função quadrática. Alunos. Aprendizagem. |
title_short |
Conceito função quadrática: entendimentos apresentados por estudantes do ensino médio |
title_full |
Conceito função quadrática: entendimentos apresentados por estudantes do ensino médio |
title_fullStr |
Conceito função quadrática: entendimentos apresentados por estudantes do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Conceito função quadrática: entendimentos apresentados por estudantes do ensino médio |
title_sort |
Conceito função quadrática: entendimentos apresentados por estudantes do ensino médio |
author |
Guterres, Pedro |
author_facet |
Guterres, Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guterres, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Exatas e da Terra Matemática. Software GeoGebra. Parâmetros da função quadrática. Alunos. Aprendizagem. |
topic |
Ciências Exatas e da Terra Matemática. Software GeoGebra. Parâmetros da função quadrática. Alunos. Aprendizagem. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A presente escrita constitui-se a partir de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que tem como questão norteadora: Quais entendimentos são apresentados por alunos de uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual, acerca do conceito função quadrática, a partir do desenvolvimento de questões que consideram o uso do software GeoGebra? Os dados da pesquisa foram produzidos a partir de 4 questões referente ao conceito função quadrática, aplicadas em uma turma do ensino médio de uma escola da rede pública estadual. No desenvolvimento das questões foi considerado o uso do software GeoGebra. As análises consideraram, especialmente, proposições apresentadas por, Bayer (1998), BRASIL (1998), Caraça (1998), Garbi (2007), Hariki; Onaga (1981 ,Kenski (2007),Lima (2010), Pereira (2012), Rego ( 1995) e Ribeiro (2013), e se fizeram por meio de três unidades: Raízes da função e o estudo do sinal; Vértice da Parábola: valor de máximo e de mínimo; e Significado conceitual dos parâmetros na função quadrática: quais entendimentos podem ser produzidos? Os resultados da pesquisa indicam que o software possibilitou a construção da representação gráfica de forma rápida e prática, também possibilitou a visualização dos alunos do comportamento da parábola a partir da análise da representação gráfica. Foi possível indicar, ainda, que os alunos apresentaram entendimentos relacionados as raízes da função, à parábola e aos parâmetros a, b e c da função f(x)=ax²+bx+c, porém, um número considerável de estudantes apresentou dificuldades acerca da função dos parâmetros no comportamento da função. 29 f. |
description |
A presente escrita constitui-se a partir de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que tem como questão norteadora: Quais entendimentos são apresentados por alunos de uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual, acerca do conceito função quadrática, a partir do desenvolvimento de questões que consideram o uso do software GeoGebra? Os dados da pesquisa foram produzidos a partir de 4 questões referente ao conceito função quadrática, aplicadas em uma turma do ensino médio de uma escola da rede pública estadual. No desenvolvimento das questões foi considerado o uso do software GeoGebra. As análises consideraram, especialmente, proposições apresentadas por, Bayer (1998), BRASIL (1998), Caraça (1998), Garbi (2007), Hariki; Onaga (1981 ,Kenski (2007),Lima (2010), Pereira (2012), Rego ( 1995) e Ribeiro (2013), e se fizeram por meio de três unidades: Raízes da função e o estudo do sinal; Vértice da Parábola: valor de máximo e de mínimo; e Significado conceitual dos parâmetros na função quadrática: quais entendimentos podem ser produzidos? Os resultados da pesquisa indicam que o software possibilitou a construção da representação gráfica de forma rápida e prática, também possibilitou a visualização dos alunos do comportamento da parábola a partir da análise da representação gráfica. Foi possível indicar, ainda, que os alunos apresentaram entendimentos relacionados as raízes da função, à parábola e aos parâmetros a, b e c da função f(x)=ax²+bx+c, porém, um número considerável de estudantes apresentou dificuldades acerca da função dos parâmetros no comportamento da função. |
publishDate |
2019 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019 2020-02-22T00:03:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-22T00:03:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6525 DMD_hdl_123456789/6525 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6525 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/6525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1659367305581166592 |