A presença da álgebra em livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e perspectivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6610 |
Resumo: | O presente artigo nasce de uma investigação acerca da presença da álgebra em livros didáticos do 3° ano dos anos iniciais do ensino fundamental. Trata sobre uma análise de como a álgebra manifesta-se nas atividades dos livros didáticos, de que forma, e se estão em consonância com os planos de estudos das escolas, com o Referencial Curricular Gaúcho e a Base Nacional Comum Curricular. A metodologia utilizada para atingir o objetivo, se fez através de uma pesquisa qualitativa, com ênfase na análise de livros didáticos de 3 diferentes escolas da região, sendo estadual, municipal e privada, um estudo documental, e levantamento bibliográfico. O trabalho foi elaborado à luz da BRASIL (2018), SPINELLI (2011), VAN DE WALLE (2009), FIORENTINI (1993), CANAVARRO(2007), a análise aponta que nenhum dos livros analisados apresenta um capítulo especificamente sobre álgebra, porém, é possível identificar a presença dos objetos do conhecimento identificação e descrição de regularidades em sequências numéricas recursivas e relação de igualdade, porém aspectos relacionados a ideia de igualdade precisam ser fortemente complementados. Reforça-se ainda, a importância de o professor considerar outros materiais de referencia para o planejamento para além do livro didático, e dessa forma, continuar em constante formação principalmente em períodos de reformas curriculares, conhecendo assim os objetos matemáticos, bem como, o como ensiná-los. |
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