Estudo de um plano de marketing na organização Yanksson Indústria Metalúrgica Ltda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sinnemann, Rafael
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1710
Resumo: Este estudo, desenvolvido com o intuito de oportunizar o aluno a ter um contato prático com a realidade empresarial, empregando os conhecimentos adquiridos do acadêmico ao longo do curso de administração da Unijuí, tem como foco principal, propor um plano de marketing para a empresa panambiense Yanksson Indústria Metalúrgica Ltda., que possui como ramo de atividade a fabricação e a comercialização de cabines para tratores e colheitadeiras agrícolas de todos os tipos e modelos existentes no mercado, para que a mesma possa se expandir, alavancar suas vendas e melhorar a sua participação no mercado de cabines agrícolas. Além deste objetivo principal, fez-se através de uma pesquisa de campo, uma entrevista de satisfação com os clientes que possuem cabines Yanksson, contendo perguntas que dizem respeito aos seus dados de identificação, produto adquirido, aspecto visual da cabine, opinião sobre os produtos e serviços que a empresa disponibiliza, entre outros assuntos. Esta pesquisa teve como finalidade descobrir o nível de satisfação do cliente em relação à empresa, para que através disso, ela possa constantemente aprimorar-se para melhor satisfaze-los. Para que este trabalho pudesse ter um resultado satisfatório, o aluno procurou conhecer todas as ações de marketing que a empresa utiliza, fazendo uma entrevista com o gerente da organização, a fim de compreender ao máximo os trabalhos de marketing desenvolvidos na empresa. Nesta entrevista, o acadêmico teve a oportunidade de entender as estratégias que a empresa adota referente à promoção do produto, praça, preço e também entender como o produto é fabricado, os componentes, materiais utilizados, suas características, entre outros aspectos que formam o produto. Como suporte teórico para o desenvolvimento deste trabalho, foram usados livros de autores como Philip Kotler e Gary Armstrong, que através de seus conhecimentos, proporcionaram informações que ajudaram a entender conceitos e implementar estratégias de marketing que englobam o mix de marketing: produto, preço, praça e promoção (4P‟s). Também autores como Marcos Cobra, que proporcionou informações referentes a planejamento de marketing e Sylvia C. Vergara, que através do livro “Projetos e relatórios de pesquisa em administração” deu suporte no desenvolvimento da metodologia deste estudo. Além destes autores citados anteriormente, foram pesquisados assuntos de Ian Gordon, Justin Longenecker, Alexandre L. Las Casas, entre outros. Os métodos de pesquisa que foram utilizados na execução deste trabalho, quanto aos fins, foram de natureza exploratória, pois foram levantados dados que serviram de auxílio para a familiarização junto com a empresa, com a finalidade de entender melhor o funcionamento da mesma. Quanto aos meios, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, pois foi buscado apoio em teorias de diversos autores; documental, pois foram levantados documentos de auxilio de pesquisa da empresa em estudo; de campo, pois foi feito uma entrevista semiestruturada com o gerente da empresa e um questionário com clientes a fim de conhecer e se integrar ao funcionamento da organização e dos seus produtos; e estudo de caso, pois foram aprofundados e detalhados dados da empresa em estudo. Para a execução deste trabalho, o gerente da empresa sr. Ary Sinnemann se habilitou solidariamente em ser o sujeito da pesquisa, ou seja, ele foi a pessoa que forneceu dados e informações da empresa para que este estudo fosse realizado. O universo de clientes que possuem ou possuíram as cabines Yanksson, somam um total de cento e sete, e a amostra feita gerou um número de dez clientes entrevistados através de um questionário. O método escolhido de tratamento dos dados para este trabalho foi do tipo quantitativa, sendo possível codificá-los, apresentá-los de forma mais estruturada e analisá-los. Ainda, foram confrontados dados teóricos com práticos, 5 ou seja, informações obtidas no referencial teórico do trabalho, com dados obtidos da empresa, com a intenção de alcançar respostas que possibilitem alcançar os objetivos propostos neste trabalho. Em relação ao plano de marketing proposto para a empresa Yanksson Indústria Metalúrgica Ltda., buscou-se como suporte, a metodologia de plano do professor Paulo Fernando Burlamaqui, disponibilizado através de uma apostila para o curso de pós-graduação no ano de 2003, onde através deste, lançou-se dados que preenchessem os tópicos necessários. Nestes tópicos, encontram-se: sumário executivo, que tem a finalidade de apresentar o projeto, conduzir o entendimento do trabalho, enfim, permitir que em pouco tempo o leitor compreenda, avalie e acompanhe os planos propostos da empresa; também se encontra a análise do ambiente, que permite identificar como a empresa está atualmente, demonstrando informações que dizem respeito ao atual momento da empresa; estatísticas, que evidenciam em números a quantidade de vendas, participação do mercado e faturamento obtidos no decorrer dos anos pela empresa; estratégias de produto, preço, praça e promoção da empresa, que demostram as qualidades e características dos produtos, os parâmetros, diferenciais e opções disponíveis em relação ao preço, pontos de vendas, meios de transportes e métodos utilizados para promover seus produtos. Logo após, encontra-se a análise da situação, que por sua vez, está relacionada com as vantagens que os produtos Yanksson oferecem aos seus usuários; mercado, que demonstra o atual momento em que se encontra; consumidor, que permite identificar qual o publico alvo da empresa; e seus concorrentes diretos. Ainda encontra-se no plano de marketing proposto, a análise ambiental, que tem como finalidade apresentar a atual economia em que está inserido este ramo de negócio, as tendências de mercado, que destacam pontos positivos e negativos para o futuro; e o cenário, que demonstra o caminho que está seguindo o ramo de cabines agrícolas no mercado. Após estes tópicos, o plano de marketing proposto, faz uma análise PFOA, ou seja, uma análise que tem a finalidade de demonstrar de uma forma prática e simplificada como se encontra o cenário onde a empresa em estudo está inserida, mostrando os pontos fortes, pontos fracos, as oportunidades e as ameaças que a empresa possui. Por fim, apresenta-se os objetivos de marketing propostos pela empresa, que a partir da implantação do plano de marketing, deseja alcançar. Após isto, o aluno propõe algumas ações de marketing para a empresa tentar alcançar os objetivos propostos, identificando problemas ou deficiências e proporcionando sugestões nos produtos, na promoção, no preço e praça, para que a empresa possa tentar atingir seus objetivos. Finalizando, a empresa lançará os objetivos que quer conquistar, através de um programa de previsão de faturamento, de lucro e valores que a mesma irá disponibilizar para tudo isso. Após a finalização do plano de marketing, o aluno realizou comentários de finalização do trabalho, destacando suas conclusões e visões que o mesmo verificou sobre o presente estudo de trabalho de conclusão de curso (TCC).
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Além deste objetivo principal, fez-se através de uma pesquisa de campo, uma entrevista de satisfação com os clientes que possuem cabines Yanksson, contendo perguntas que dizem respeito aos seus dados de identificação, produto adquirido, aspecto visual da cabine, opinião sobre os produtos e serviços que a empresa disponibiliza, entre outros assuntos. Esta pesquisa teve como finalidade descobrir o nível de satisfação do cliente em relação à empresa, para que através disso, ela possa constantemente aprimorar-se para melhor satisfaze-los. Para que este trabalho pudesse ter um resultado satisfatório, o aluno procurou conhecer todas as ações de marketing que a empresa utiliza, fazendo uma entrevista com o gerente da organização, a fim de compreender ao máximo os trabalhos de marketing desenvolvidos na empresa. Nesta entrevista, o acadêmico teve a oportunidade de entender as estratégias que a empresa adota referente à promoção do produto, praça, preço e também entender como o produto é fabricado, os componentes, materiais utilizados, suas características, entre outros aspectos que formam o produto. Como suporte teórico para o desenvolvimento deste trabalho, foram usados livros de autores como Philip Kotler e Gary Armstrong, que através de seus conhecimentos, proporcionaram informações que ajudaram a entender conceitos e implementar estratégias de marketing que englobam o mix de marketing: produto, preço, praça e promoção (4P‟s). Também autores como Marcos Cobra, que proporcionou informações referentes a planejamento de marketing e Sylvia C. Vergara, que através do livro “Projetos e relatórios de pesquisa em administração” deu suporte no desenvolvimento da metodologia deste estudo. Além destes autores citados anteriormente, foram pesquisados assuntos de Ian Gordon, Justin Longenecker, Alexandre L. Las Casas, entre outros. Os métodos de pesquisa que foram utilizados na execução deste trabalho, quanto aos fins, foram de natureza exploratória, pois foram levantados dados que serviram de auxílio para a familiarização junto com a empresa, com a finalidade de entender melhor o funcionamento da mesma. Quanto aos meios, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, pois foi buscado apoio em teorias de diversos autores; documental, pois foram levantados documentos de auxilio de pesquisa da empresa em estudo; de campo, pois foi feito uma entrevista semiestruturada com o gerente da empresa e um questionário com clientes a fim de conhecer e se integrar ao funcionamento da organização e dos seus produtos; e estudo de caso, pois foram aprofundados e detalhados dados da empresa em estudo. Para a execução deste trabalho, o gerente da empresa sr. Ary Sinnemann se habilitou solidariamente em ser o sujeito da pesquisa, ou seja, ele foi a pessoa que forneceu dados e informações da empresa para que este estudo fosse realizado. O universo de clientes que possuem ou possuíram as cabines Yanksson, somam um total de cento e sete, e a amostra feita gerou um número de dez clientes entrevistados através de um questionário. O método escolhido de tratamento dos dados para este trabalho foi do tipo quantitativa, sendo possível codificá-los, apresentá-los de forma mais estruturada e analisá-los. Ainda, foram confrontados dados teóricos com práticos, 5 ou seja, informações obtidas no referencial teórico do trabalho, com dados obtidos da empresa, com a intenção de alcançar respostas que possibilitem alcançar os objetivos propostos neste trabalho. Em relação ao plano de marketing proposto para a empresa Yanksson Indústria Metalúrgica Ltda., buscou-se como suporte, a metodologia de plano do professor Paulo Fernando Burlamaqui, disponibilizado através de uma apostila para o curso de pós-graduação no ano de 2003, onde através deste, lançou-se dados que preenchessem os tópicos necessários. 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Por fim, apresenta-se os objetivos de marketing propostos pela empresa, que a partir da implantação do plano de marketing, deseja alcançar. Após isto, o aluno propõe algumas ações de marketing para a empresa tentar alcançar os objetivos propostos, identificando problemas ou deficiências e proporcionando sugestões nos produtos, na promoção, no preço e praça, para que a empresa possa tentar atingir seus objetivos. Finalizando, a empresa lançará os objetivos que quer conquistar, através de um programa de previsão de faturamento, de lucro e valores que a mesma irá disponibilizar para tudo isso. Após a finalização do plano de marketing, o aluno realizou comentários de finalização do trabalho, destacando suas conclusões e visões que o mesmo verificou sobre o presente estudo de trabalho de conclusão de curso (TCC).83 f.Plano de marketingPesquisa de satisfaçãoAções de marketingAdministraçãoCiências Sociais Aplicadashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1710DMD_hdl_123456789/1710Sinnemann, Rafaelporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20RAFAEL.ESTUDO%20DE%20UM%20PLANO%20DE%20MARKETING%20NA%20ORGANIZA%c3%87%c3%83O%20YANKSSON%20IND%c3%9aSTRIA%20METAL%c3%9aRGICA%20LTDA.pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1710/3/TCC%20RAFAEL.ESTUDO%20DE%20UM%20PLANO%20DE%20MARKETING%20NA%20ORGANIZA%c3%87%c3%83O%20YANKSSON%20IND%c3%9aSTRIA%20METAL%c3%9aRGICA%20LTDA.pdf.txttext/plain140165http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1710/3/TCC%20RAFAEL.ESTUDO%20DE%20UM%20PLANO%20DE%20MARKETING%20NA%20ORGANIZA%c3%87%c3%83O%20YANKSSON%20IND%c3%9aSTRIA%20METAL%c3%9aRGICA%20LTDA.pdf.txtba3818744529f2a5c283d29266a11a99MD5123456789_1710_3TCC%20RAFAEL.ESTUDO%20DE%20UM%20PLANO%20DE%20MARKETING%20NA%20ORGANIZA%c3%87%c3%83O%20YANKSSON%20IND%c3%9aSTRIA%20METAL%c3%9aRGICA%20LTDA.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1710/1/TCC%20RAFAEL.ESTUDO%20DE%20UM%20PLANO%20DE%20MARKETING%20NA%20ORGANIZA%c3%87%c3%83O%20YANKSSON%20IND%c3%9aSTRIA%20METAL%c3%9aRGICA%20LTDA.pdfapplication/pdf1460984http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1710/1/TCC%20RAFAEL.ESTUDO%20DE%20UM%20PLANO%20DE%20MARKETING%20NA%20ORGANIZA%c3%87%c3%83O%20YANKSSON%20IND%c3%9aSTRIA%20METAL%c3%9aRGICA%20LTDA.pdf7042b3699d7ae363692dbcf43c4fdf78MD5123456789_1710_12019-01-21T12:43:59Zmail@mail.com -
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Além destes autores citados anteriormente, foram pesquisados assuntos de Ian Gordon, Justin Longenecker, Alexandre L. Las Casas, entre outros. Os métodos de pesquisa que foram utilizados na execução deste trabalho, quanto aos fins, foram de natureza exploratória, pois foram levantados dados que serviram de auxílio para a familiarização junto com a empresa, com a finalidade de entender melhor o funcionamento da mesma. Quanto aos meios, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, pois foi buscado apoio em teorias de diversos autores; documental, pois foram levantados documentos de auxilio de pesquisa da empresa em estudo; de campo, pois foi feito uma entrevista semiestruturada com o gerente da empresa e um questionário com clientes a fim de conhecer e se integrar ao funcionamento da organização e dos seus produtos; e estudo de caso, pois foram aprofundados e detalhados dados da empresa em estudo. Para a execução deste trabalho, o gerente da empresa sr. Ary Sinnemann se habilitou solidariamente em ser o sujeito da pesquisa, ou seja, ele foi a pessoa que forneceu dados e informações da empresa para que este estudo fosse realizado. O universo de clientes que possuem ou possuíram as cabines Yanksson, somam um total de cento e sete, e a amostra feita gerou um número de dez clientes entrevistados através de um questionário. O método escolhido de tratamento dos dados para este trabalho foi do tipo quantitativa, sendo possível codificá-los, apresentá-los de forma mais estruturada e analisá-los. Ainda, foram confrontados dados teóricos com práticos, 5 ou seja, informações obtidas no referencial teórico do trabalho, com dados obtidos da empresa, com a intenção de alcançar respostas que possibilitem alcançar os objetivos propostos neste trabalho. Em relação ao plano de marketing proposto para a empresa Yanksson Indústria Metalúrgica Ltda., buscou-se como suporte, a metodologia de plano do professor Paulo Fernando Burlamaqui, disponibilizado através de uma apostila para o curso de pós-graduação no ano de 2003, onde através deste, lançou-se dados que preenchessem os tópicos necessários. Nestes tópicos, encontram-se: sumário executivo, que tem a finalidade de apresentar o projeto, conduzir o entendimento do trabalho, enfim, permitir que em pouco tempo o leitor compreenda, avalie e acompanhe os planos propostos da empresa; também se encontra a análise do ambiente, que permite identificar como a empresa está atualmente, demonstrando informações que dizem respeito ao atual momento da empresa; estatísticas, que evidenciam em números a quantidade de vendas, participação do mercado e faturamento obtidos no decorrer dos anos pela empresa; estratégias de produto, preço, praça e promoção da empresa, que demostram as qualidades e características dos produtos, os parâmetros, diferenciais e opções disponíveis em relação ao preço, pontos de vendas, meios de transportes e métodos utilizados para promover seus produtos. 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