A construção de noções de número por meio de jogos com alunos do 1° ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bairros, Carolina Almeida de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4568
Resumo: O foco central da pesquisa é a aprendizagem em relação à representação numérica do sistema de numeração decimal através da utilização de jogos em uma turma do 1º ano do ensino fundamental. A mesma tem como objetivo investigar quais aprendizagens relacionadas a representação numérica no sistema de numeração decimal podem ser desenvolvidas através da utilização de jogos matemáticos, levando em consideração que os jogos são um recurso facilitador para a aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa foram 5 alunos do 1º ano do ensino fundamental. Foram realizados três encontros com duração de 2 horas cada, nos quais primeiramente foi proposta a vivência com os jogos e após o registro e a problematização entre os alunos. Os jogos realizados foram Material Dourado, Faça 10 e o Pintando 7, os quais favorecem a compreensão de quantidade, contagem numérica, representação numérica sistema de numeração decimal, noções de adição além do cálculo mental. A análise de dados aconteceu de forma qualitativa, sendo que os resultados apontam que os alunos aprendem matemática de forma positiva a partir de situações de jogos, e que os jogos podem representar uma importante estratégia para ensinar matemática, desde que planejadas adequadamente e que contem com a mediação do professor problematizando e possibilitando diferentes estratégias de registro e de sistematização das aprendizagens.
id UNIJ_728b2445cf692d1f34c9af06eb863e05
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4568
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA construção de noções de número por meio de jogos com alunos do 1° ano do ensino fundamental2017-09-0620172017-09-06T19:34:18Z2017-09-06T19:34:18ZO foco central da pesquisa é a aprendizagem em relação à representação numérica do sistema de numeração decimal através da utilização de jogos em uma turma do 1º ano do ensino fundamental. A mesma tem como objetivo investigar quais aprendizagens relacionadas a representação numérica no sistema de numeração decimal podem ser desenvolvidas através da utilização de jogos matemáticos, levando em consideração que os jogos são um recurso facilitador para a aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa foram 5 alunos do 1º ano do ensino fundamental. Foram realizados três encontros com duração de 2 horas cada, nos quais primeiramente foi proposta a vivência com os jogos e após o registro e a problematização entre os alunos. Os jogos realizados foram Material Dourado, Faça 10 e o Pintando 7, os quais favorecem a compreensão de quantidade, contagem numérica, representação numérica sistema de numeração decimal, noções de adição além do cálculo mental. A análise de dados aconteceu de forma qualitativa, sendo que os resultados apontam que os alunos aprendem matemática de forma positiva a partir de situações de jogos, e que os jogos podem representar uma importante estratégia para ensinar matemática, desde que planejadas adequadamente e que contem com a mediação do professor problematizando e possibilitando diferentes estratégias de registro e de sistematização das aprendizagens.31 f.Ciências HumanasPedagogiaLudicidadeAprendizagemNúmerosMatemáticahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4568DMD_hdl_123456789/4568Bairros, Carolina Almeida deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarolina%20Almeida%20de%20Bairros.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4568/1/Carolina%20Almeida%20de%20Bairros.pdfapplication/pdf648214http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4568/1/Carolina%20Almeida%20de%20Bairros.pdffce1fb636a0be6b85a1fe06037f889b7MD5123456789_4568_12019-01-21T12:45:30Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A construção de noções de número por meio de jogos com alunos do 1° ano do ensino fundamental
title A construção de noções de número por meio de jogos com alunos do 1° ano do ensino fundamental
spellingShingle A construção de noções de número por meio de jogos com alunos do 1° ano do ensino fundamental
Bairros, Carolina Almeida de
Ciências Humanas
Pedagogia
Ludicidade
Aprendizagem
Números
Matemática
title_short A construção de noções de número por meio de jogos com alunos do 1° ano do ensino fundamental
title_full A construção de noções de número por meio de jogos com alunos do 1° ano do ensino fundamental
title_fullStr A construção de noções de número por meio de jogos com alunos do 1° ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed A construção de noções de número por meio de jogos com alunos do 1° ano do ensino fundamental
title_sort A construção de noções de número por meio de jogos com alunos do 1° ano do ensino fundamental
author Bairros, Carolina Almeida de
author_facet Bairros, Carolina Almeida de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bairros, Carolina Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Pedagogia
Ludicidade
Aprendizagem
Números
Matemática
topic Ciências Humanas
Pedagogia
Ludicidade
Aprendizagem
Números
Matemática
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O foco central da pesquisa é a aprendizagem em relação à representação numérica do sistema de numeração decimal através da utilização de jogos em uma turma do 1º ano do ensino fundamental. A mesma tem como objetivo investigar quais aprendizagens relacionadas a representação numérica no sistema de numeração decimal podem ser desenvolvidas através da utilização de jogos matemáticos, levando em consideração que os jogos são um recurso facilitador para a aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa foram 5 alunos do 1º ano do ensino fundamental. Foram realizados três encontros com duração de 2 horas cada, nos quais primeiramente foi proposta a vivência com os jogos e após o registro e a problematização entre os alunos. Os jogos realizados foram Material Dourado, Faça 10 e o Pintando 7, os quais favorecem a compreensão de quantidade, contagem numérica, representação numérica sistema de numeração decimal, noções de adição além do cálculo mental. A análise de dados aconteceu de forma qualitativa, sendo que os resultados apontam que os alunos aprendem matemática de forma positiva a partir de situações de jogos, e que os jogos podem representar uma importante estratégia para ensinar matemática, desde que planejadas adequadamente e que contem com a mediação do professor problematizando e possibilitando diferentes estratégias de registro e de sistematização das aprendizagens.
31 f.
description O foco central da pesquisa é a aprendizagem em relação à representação numérica do sistema de numeração decimal através da utilização de jogos em uma turma do 1º ano do ensino fundamental. A mesma tem como objetivo investigar quais aprendizagens relacionadas a representação numérica no sistema de numeração decimal podem ser desenvolvidas através da utilização de jogos matemáticos, levando em consideração que os jogos são um recurso facilitador para a aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa foram 5 alunos do 1º ano do ensino fundamental. Foram realizados três encontros com duração de 2 horas cada, nos quais primeiramente foi proposta a vivência com os jogos e após o registro e a problematização entre os alunos. Os jogos realizados foram Material Dourado, Faça 10 e o Pintando 7, os quais favorecem a compreensão de quantidade, contagem numérica, representação numérica sistema de numeração decimal, noções de adição além do cálculo mental. A análise de dados aconteceu de forma qualitativa, sendo que os resultados apontam que os alunos aprendem matemática de forma positiva a partir de situações de jogos, e que os jogos podem representar uma importante estratégia para ensinar matemática, desde que planejadas adequadamente e que contem com a mediação do professor problematizando e possibilitando diferentes estratégias de registro e de sistematização das aprendizagens.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-06
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2017-09-06T19:34:18Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-06T19:34:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4568
DMD_hdl_123456789/4568
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4568
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416265203777536