A construção de noções de número por meio de jogos com alunos do 1° ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4568 |
Resumo: | O foco central da pesquisa é a aprendizagem em relação à representação numérica do sistema de numeração decimal através da utilização de jogos em uma turma do 1º ano do ensino fundamental. A mesma tem como objetivo investigar quais aprendizagens relacionadas a representação numérica no sistema de numeração decimal podem ser desenvolvidas através da utilização de jogos matemáticos, levando em consideração que os jogos são um recurso facilitador para a aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa foram 5 alunos do 1º ano do ensino fundamental. Foram realizados três encontros com duração de 2 horas cada, nos quais primeiramente foi proposta a vivência com os jogos e após o registro e a problematização entre os alunos. Os jogos realizados foram Material Dourado, Faça 10 e o Pintando 7, os quais favorecem a compreensão de quantidade, contagem numérica, representação numérica sistema de numeração decimal, noções de adição além do cálculo mental. A análise de dados aconteceu de forma qualitativa, sendo que os resultados apontam que os alunos aprendem matemática de forma positiva a partir de situações de jogos, e que os jogos podem representar uma importante estratégia para ensinar matemática, desde que planejadas adequadamente e que contem com a mediação do professor problematizando e possibilitando diferentes estratégias de registro e de sistematização das aprendizagens. |
id |
UNIJ_728b2445cf692d1f34c9af06eb863e05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4568 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA construção de noções de número por meio de jogos com alunos do 1° ano do ensino fundamental2017-09-0620172017-09-06T19:34:18Z2017-09-06T19:34:18ZO foco central da pesquisa é a aprendizagem em relação à representação numérica do sistema de numeração decimal através da utilização de jogos em uma turma do 1º ano do ensino fundamental. A mesma tem como objetivo investigar quais aprendizagens relacionadas a representação numérica no sistema de numeração decimal podem ser desenvolvidas através da utilização de jogos matemáticos, levando em consideração que os jogos são um recurso facilitador para a aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa foram 5 alunos do 1º ano do ensino fundamental. Foram realizados três encontros com duração de 2 horas cada, nos quais primeiramente foi proposta a vivência com os jogos e após o registro e a problematização entre os alunos. Os jogos realizados foram Material Dourado, Faça 10 e o Pintando 7, os quais favorecem a compreensão de quantidade, contagem numérica, representação numérica sistema de numeração decimal, noções de adição além do cálculo mental. A análise de dados aconteceu de forma qualitativa, sendo que os resultados apontam que os alunos aprendem matemática de forma positiva a partir de situações de jogos, e que os jogos podem representar uma importante estratégia para ensinar matemática, desde que planejadas adequadamente e que contem com a mediação do professor problematizando e possibilitando diferentes estratégias de registro e de sistematização das aprendizagens.31 f.Ciências HumanasPedagogiaLudicidadeAprendizagemNúmerosMatemáticahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4568DMD_hdl_123456789/4568Bairros, Carolina Almeida deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarolina%20Almeida%20de%20Bairros.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4568/1/Carolina%20Almeida%20de%20Bairros.pdfapplication/pdf648214http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4568/1/Carolina%20Almeida%20de%20Bairros.pdffce1fb636a0be6b85a1fe06037f889b7MD5123456789_4568_12019-01-21T12:45:30Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de noções de número por meio de jogos com alunos do 1° ano do ensino fundamental |
title |
A construção de noções de número por meio de jogos com alunos do 1° ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
A construção de noções de número por meio de jogos com alunos do 1° ano do ensino fundamental Bairros, Carolina Almeida de Ciências Humanas Pedagogia Ludicidade Aprendizagem Números Matemática |
title_short |
A construção de noções de número por meio de jogos com alunos do 1° ano do ensino fundamental |
title_full |
A construção de noções de número por meio de jogos com alunos do 1° ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
A construção de noções de número por meio de jogos com alunos do 1° ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A construção de noções de número por meio de jogos com alunos do 1° ano do ensino fundamental |
title_sort |
A construção de noções de número por meio de jogos com alunos do 1° ano do ensino fundamental |
author |
Bairros, Carolina Almeida de |
author_facet |
Bairros, Carolina Almeida de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bairros, Carolina Almeida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Ludicidade Aprendizagem Números Matemática |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Ludicidade Aprendizagem Números Matemática |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O foco central da pesquisa é a aprendizagem em relação à representação numérica do sistema de numeração decimal através da utilização de jogos em uma turma do 1º ano do ensino fundamental. A mesma tem como objetivo investigar quais aprendizagens relacionadas a representação numérica no sistema de numeração decimal podem ser desenvolvidas através da utilização de jogos matemáticos, levando em consideração que os jogos são um recurso facilitador para a aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa foram 5 alunos do 1º ano do ensino fundamental. Foram realizados três encontros com duração de 2 horas cada, nos quais primeiramente foi proposta a vivência com os jogos e após o registro e a problematização entre os alunos. Os jogos realizados foram Material Dourado, Faça 10 e o Pintando 7, os quais favorecem a compreensão de quantidade, contagem numérica, representação numérica sistema de numeração decimal, noções de adição além do cálculo mental. A análise de dados aconteceu de forma qualitativa, sendo que os resultados apontam que os alunos aprendem matemática de forma positiva a partir de situações de jogos, e que os jogos podem representar uma importante estratégia para ensinar matemática, desde que planejadas adequadamente e que contem com a mediação do professor problematizando e possibilitando diferentes estratégias de registro e de sistematização das aprendizagens. 31 f. |
description |
O foco central da pesquisa é a aprendizagem em relação à representação numérica do sistema de numeração decimal através da utilização de jogos em uma turma do 1º ano do ensino fundamental. A mesma tem como objetivo investigar quais aprendizagens relacionadas a representação numérica no sistema de numeração decimal podem ser desenvolvidas através da utilização de jogos matemáticos, levando em consideração que os jogos são um recurso facilitador para a aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa foram 5 alunos do 1º ano do ensino fundamental. Foram realizados três encontros com duração de 2 horas cada, nos quais primeiramente foi proposta a vivência com os jogos e após o registro e a problematização entre os alunos. Os jogos realizados foram Material Dourado, Faça 10 e o Pintando 7, os quais favorecem a compreensão de quantidade, contagem numérica, representação numérica sistema de numeração decimal, noções de adição além do cálculo mental. A análise de dados aconteceu de forma qualitativa, sendo que os resultados apontam que os alunos aprendem matemática de forma positiva a partir de situações de jogos, e que os jogos podem representar uma importante estratégia para ensinar matemática, desde que planejadas adequadamente e que contem com a mediação do professor problematizando e possibilitando diferentes estratégias de registro e de sistematização das aprendizagens. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-09-06 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2017-09-06T19:34:18Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-06T19:34:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4568 DMD_hdl_123456789/4568 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4568 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416265203777536 |