Os jogos como recurso para a construção de noções de número por criança do 2° ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4570 |
Resumo: | A criança tem contato com números antes mesmo de sua vida escolar, nas suas relações cotidianas, é de suma importância a matemática ter ligação direta com o lúdico, desta forma, o brincar e uso de jogos nas aprendizagens são indispensáveis e é preciso valorizar as potencialidades das crianças e suas linguagens. Assim sendo, a presente escrita se funda a partir de uma pesquisa que tem por objetivo ampliar entendimentos acerca do Ensino lúdico nos Anos Iniciais, tendo como indagação o seguinte questionamento: Que aprendizagens sobre os conceitos numéricos os alunos de uma turma do segundo ano desenvolvem a partir do uso de jogos? A produção dos dados empíricos se faz mediante o planejamento e a vivência de três jogos em contexto escolar com uma turma de 2º ano do ensino fundamental, registradas por anotações do que foi observado, falas dos alunos, desenhos e registros dos alunos após a realizações das atividades. As análises se constituem em dois capítulos, o uso de jogos e a aprendizagem de alunos dos anos iniciais e o jogando e desenvolvendo a noção de número. Diante dos dados empíricos é possível indicar que a intencionalidade do professor diante de determinada atividade deve estar muito bem definida, como também que a escolha da atividade é determinante no atendimento do objetivo proposto. É relevante dar ênfase do lúdico na sala de aula como uma maneira diferenciada, onde os alunos participam ativamente, aprendendo de forma prazerosa e ao mesmo tempo divertida, e que possibilita ao professor realizar problematizações e intervenções pois além de os jogos propiciar aulas mais dinâmicas faz com que aprendam melhor trabalhar em grupos. Ainda é possível indicar que as intervenções docentes devem considerar o desenvolvimento em que a criança se encontra, como também que as aprendizagens se estabelecem com e a partir do que ela vive e experiência, também abordará em como a criança aprende e como se desenvolve os conceitos de comparação, classificação, inclusão de classes e seriação e a aprendizagem desses conceitos diante dos jogos. |
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A criança tem contato com números antes mesmo de sua vida escolar, nas suas relações cotidianas, é de suma importância a matemática ter ligação direta com o lúdico, desta forma, o brincar e uso de jogos nas aprendizagens são indispensáveis e é preciso valorizar as potencialidades das crianças e suas linguagens. Assim sendo, a presente escrita se funda a partir de uma pesquisa que tem por objetivo ampliar entendimentos acerca do Ensino lúdico nos Anos Iniciais, tendo como indagação o seguinte questionamento: Que aprendizagens sobre os conceitos numéricos os alunos de uma turma do segundo ano desenvolvem a partir do uso de jogos? A produção dos dados empíricos se faz mediante o planejamento e a vivência de três jogos em contexto escolar com uma turma de 2º ano do ensino fundamental, registradas por anotações do que foi observado, falas dos alunos, desenhos e registros dos alunos após a realizações das atividades. As análises se constituem em dois capítulos, o uso de jogos e a aprendizagem de alunos dos anos iniciais e o jogando e desenvolvendo a noção de número. Diante dos dados empíricos é possível indicar que a intencionalidade do professor diante de determinada atividade deve estar muito bem definida, como também que a escolha da atividade é determinante no atendimento do objetivo proposto. É relevante dar ênfase do lúdico na sala de aula como uma maneira diferenciada, onde os alunos participam ativamente, aprendendo de forma prazerosa e ao mesmo tempo divertida, e que possibilita ao professor realizar problematizações e intervenções pois além de os jogos propiciar aulas mais dinâmicas faz com que aprendam melhor trabalhar em grupos. Ainda é possível indicar que as intervenções docentes devem considerar o desenvolvimento em que a criança se encontra, como também que as aprendizagens se estabelecem com e a partir do que ela vive e experiência, também abordará em como a criança aprende e como se desenvolve os conceitos de comparação, classificação, inclusão de classes e seriação e a aprendizagem desses conceitos diante dos jogos. 29 f. |
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A criança tem contato com números antes mesmo de sua vida escolar, nas suas relações cotidianas, é de suma importância a matemática ter ligação direta com o lúdico, desta forma, o brincar e uso de jogos nas aprendizagens são indispensáveis e é preciso valorizar as potencialidades das crianças e suas linguagens. Assim sendo, a presente escrita se funda a partir de uma pesquisa que tem por objetivo ampliar entendimentos acerca do Ensino lúdico nos Anos Iniciais, tendo como indagação o seguinte questionamento: Que aprendizagens sobre os conceitos numéricos os alunos de uma turma do segundo ano desenvolvem a partir do uso de jogos? A produção dos dados empíricos se faz mediante o planejamento e a vivência de três jogos em contexto escolar com uma turma de 2º ano do ensino fundamental, registradas por anotações do que foi observado, falas dos alunos, desenhos e registros dos alunos após a realizações das atividades. As análises se constituem em dois capítulos, o uso de jogos e a aprendizagem de alunos dos anos iniciais e o jogando e desenvolvendo a noção de número. Diante dos dados empíricos é possível indicar que a intencionalidade do professor diante de determinada atividade deve estar muito bem definida, como também que a escolha da atividade é determinante no atendimento do objetivo proposto. É relevante dar ênfase do lúdico na sala de aula como uma maneira diferenciada, onde os alunos participam ativamente, aprendendo de forma prazerosa e ao mesmo tempo divertida, e que possibilita ao professor realizar problematizações e intervenções pois além de os jogos propiciar aulas mais dinâmicas faz com que aprendam melhor trabalhar em grupos. Ainda é possível indicar que as intervenções docentes devem considerar o desenvolvimento em que a criança se encontra, como também que as aprendizagens se estabelecem com e a partir do que ela vive e experiência, também abordará em como a criança aprende e como se desenvolve os conceitos de comparação, classificação, inclusão de classes e seriação e a aprendizagem desses conceitos diante dos jogos. |
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