Proposta de um plano de negócios para a Libertá Agência de Viagens e Turismo de Ijuí/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kremer, Tatiana dos Reis
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3146
Resumo: Nesses últimos anos, grandes mudanças aconteceram em quase todo o mundo, no processo de envelhecimento populacional, percebe-se que alguns fatores tais como: a diminuição da taxa de natalidade, aliada a maior preocupação com a qualidade de vida e aos avanços da tecnologia, especialmente na área da saúde, está ocorrendo um aumento na expectativa de vida e conseqüentemente um estreitamento na base da pirâmide demográfica populacional, bem como para um alargamento no topo da mesma, confirmando o aumento da população com mais de 60 anos de idade, que vem sendo discutido nos últimos anos. Com essa mudança demográfica, surgem novas oportunidades de negócios específicas para esses consumidores, que possuem um considerável poder de compra e maior disponibilidade de tempo, tornado-se um público potencial para o mercado do turismo, o qual percebe-se também que está em crescimento no País, movimentando bilhões de reais atualmente. Nesse contexto este estudo apresenta um panorama do mercado de turismo, de forma a compreender seu tamanho, variáveis e padrões de consumo do público alvo neste setor. Além disso, o foco em atender pessoas pertencentes à terceira idade é muito relevante considerando as alterações nas estruturas etárias do Brasil. O presente trabalho apresenta um plano de negócios para implementação de uma agência de turismo com foco na terceira idade, transformando conhecimento, informações e dados, em ações, o que proporcionou uma ponte entre a teoria e à prática. Por fim, os objetivos consistem em analisar a viabilidade de abertura de um empreendimento no ramo do turismo para a terceira idade localizado em Ijuí/RS, identificar como se apresenta o mercado do turismo voltado esse público alvo, analisar as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas do futuro empreendimento, bem como, verificar os indicadores financeiros do empreendimento proposto e por fim propor ações para que o negócio se torne viável. A metodologia trata do conjunto de processos pelos quais se torna possível conhecer uma determinada realidade, produzir determinado objeto ou desenvolver certos procedimentos ou comportamentos (OLIVEIRA, 1997, p. 57). A classificação por tipo de pesquisa varia de acordo com o assunto abordado, a qual possibilita uma melhor organização dos fatos e conseqüentemente do entendimento. Desta forma, para fins de elaboração deste trabalho, adotou-se classificar o estudo pela sua natureza, abordagem, objetivos e procedimentos técnicos.A presente pesquisa trata-se da elaboração de um plano de negócios e os sujeitos de pesquisa os quais permitiram a obtenção adequada dos dados foram: os idosos da cidade de Ijuí que tem uma vida ativa após alcançar a maturidade, bem como os fornecedores e os concorrentes da empresa. A coleta de dados foi realizada através de pesquisa bibliográfica em livros, revistas e artigos com dados relativos ao assunto, e a pesquisa de campo através das entrevistas e questionários que foram aplicados aos sujeitos de pesquisa, através de um roteiro elaborado e gravação do diálogo, ou por e-mail no caso das entrevistas. A análise e interpretação dos dados teve como foco traçar o perfil do idoso que já realiza viagens bem como seus hábitos de consumo, além de analisar quais são os pontos em comum dos que não viajam, em busca de quais motivos lhe impedem ou dificultam a realização da mesma. Foi possível verificar também se o mercado do turismo está preparado para atender a esse nicho de mercado. Por fim, a sistematização do estudo esta distribuída em quatro capítulos, começando com a contextualização do estudo, o referencial teórico, a metodologia, e o plano de negócios para implementação: Libertá Agência de Viagens e Turismo. Após pesquisa de campo a partir dos resultados obtidos, compilaram-se todos os dados, de forma que com a análise de mercado foi possível traçar o perfil e os hábitos de consumo do público alvo da empresa dos quais: na maioria deles são mulheres, casadas, com idade entre 60 a 70 anos, com uma baixa escolaridade e aposentadas, possuindo um rendimento mensal entre R$ 1.451,00 a R$ 3.620,00. E possuem como hábitos realizar no mínimo uma viagem ao ano, sendo que o destino, conforto, preço e segurança são fatores decisivos na hora da escolha de um determinado pacote, e surpreendentemente preferem viajar na alta temporada, ou seja, no verão, pois as praias são os destinos mais procurados por eles.Quanto ao mercado competitivo verificou-se que na cidade de Ijuí/RS onde a agência visa ser implementada, não foi identificado concorrentes diretos, porém o número de concorrentes indiretos é significativo, o que deve ser observado atentamente, uma vez que mesmo concorrendo indiretamente, essas empresas possuem produtos semelhantes, e acabam diminuindo a demanda do serviço que a Libertá deseja vender, visto que disputam o mesmo tipo de consumidor. Quanto à análise FOFA, esta é extremamente útil, pois traça um panorama previsto para o negócio, de modo que como principais forças têm-se: a segmentação para a terceira idade e serviços que atendem a necessidade do público alvo; além dos relacionamentos estratégicos com a Criatec e Fornecedores; verificou-se também como fraqueza a falta de experiência do gestor/proprietário e o negócio em fase inicial e sem histórico de mercado; Com essa análise definida foi possível determinar os objetivos e metas, a fim de minimizar as fraquezas da empresa e proporcionar resultados positivos, as quais foram definidas como: tornar-se uma marca conhecida; satisfazer os clientes e qualificar os profissionais. No intuito de verificar em números todas as projeções futuras, os índices financeiros representam a principal fonte de referência e controle da saúde financeira do negócio, sendo utilizado também para corrigir distorções, e para adaptar-se as variáveis impostas pelo mercado. De modo que o valor de investimento necessário para abertura do empreendimento é de R$ 92.521,29. E a taxa de rentabilidade que mede a recuperação do valor do investimento indicando quanto é a rentabilidade do capital que o proprietário investiu no empreendimento, foi analisada sob os três cenários econômicos, percebeu-se que no cenário econômico pessimista a empresa não gera recuperação mensal do capital investido, já no cenário econômico ideal possui uma recuperação mensal de 3,00% do capital investido o que representa 36% ao ano, e no cenário econômico otimista a empresa terá uma recuperação mensal de 10,58% do capital investido. Já a lucratividade indica qual é o ganho que a empresa consegue gerar sobre a atividade que desenvolve, de modo que no quadro pessimista a empresa acumula prejuízo, não sendo viável a abertura do empreendimento nesse cenário. Já no cenário econômico ideal a lucratividade é de 3,55%, e no quadro otimista, a lucratividade estimada para a empresa é de 8,02%. Quanto ao prazo de retorno do investimento, no cenário pessimista o capital investido não se recupera o que proporciona prejuízo ao investidor, já no cenário econômico ideal o prazo de retorno do investimento é de 33,3 meses, ou seja, aproximadamente 2 anos e 8 meses, e no cenário econômico otimista o prazo de retorno do investimento é de 9,5 meses. A taxa interna de retorno, é a taxa que relaciona o valor investido com o valor resgatado ao fim do período, a qual em um cenário econômico pessimista apresenta resultados negativos, ou seja, prejuízo novamente. No cenário econômico ideal o índice encontrado é de 39,43%, nesse caso a TIR é maior o que a taxa mínima de atratividade que é de 18%, ou seja, o investimento no negócio é economicamente atrativo. Já no cenário econômico otimista é que a agência apresenta a maior taxa sendo esta de 133,87%, o que se configura uma ótima opção de investimento. Com a finalização do estudo foi possível levantar algumas percepções: os objetivos foram alcançados através da descrição do mercado concorrente e consumidor da agência em questão, bem como da análise das oportunidades e ameaças, forças e fraquezas que a mesma encontrará frente ao mercado em que será inserida, por meio dos indicadores financeiros também se verificou a viabilidade da empresa, esta que foi abordada sob os cenários econômicos: pessimista, ideal e otimista. Além das ações e estratégias propostas no intuito de maximizar as forças e otimizar os resultados para a empresa. Compreendeu-se o conceito mais amplo de Envelhecimento Populacional, A Terceira Idade no Turismo, Organizações, Gestão em Organizações de Serviços para a Terceira Idade e Plano de Negócios. Com todas as análises e proposições elaboradas, pode-se afirmar que a agência de turismo com segmentação para a terceira idade, tanto no cenário econômico ideal, quanto otimista, é um negócio é viável, e gera lucros ao empreendedor que fizer o investimento nela. Portanto concluímos que um plano de negócios com informações sólidas, pesquisas em campo, projeções de custos e receitas, análise dos produtos oferecidos, e do mercado, além de deixar as incertezas e ameaças em um nível muito baixo, chega muito perto da possibilidade de crescimento e sucesso do negócio proposto. Este trabalho demonstra que qualquer empreendedor que tenha intenção na abertura de um empreendimento, deve utilizarse de um plano de negócios. Para que só assim, sejam empresas sólidas em um mercado cada 7 vez mais competitivo, tenham a qualidade que o mesmo mercado exige para que ofereçam diferencial aos clientes, e tragam os frutos esperados no inicio do projeto.
id UNIJ_806dd294256835ee400779a94921ddcc
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3146
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisProposta de um plano de negócios para a Libertá Agência de Viagens e Turismo de Ijuí/RS2015-11-3020152015-11-30T13:36:47Z2015-11-30T13:36:47ZNesses últimos anos, grandes mudanças aconteceram em quase todo o mundo, no processo de envelhecimento populacional, percebe-se que alguns fatores tais como: a diminuição da taxa de natalidade, aliada a maior preocupação com a qualidade de vida e aos avanços da tecnologia, especialmente na área da saúde, está ocorrendo um aumento na expectativa de vida e conseqüentemente um estreitamento na base da pirâmide demográfica populacional, bem como para um alargamento no topo da mesma, confirmando o aumento da população com mais de 60 anos de idade, que vem sendo discutido nos últimos anos. Com essa mudança demográfica, surgem novas oportunidades de negócios específicas para esses consumidores, que possuem um considerável poder de compra e maior disponibilidade de tempo, tornado-se um público potencial para o mercado do turismo, o qual percebe-se também que está em crescimento no País, movimentando bilhões de reais atualmente. Nesse contexto este estudo apresenta um panorama do mercado de turismo, de forma a compreender seu tamanho, variáveis e padrões de consumo do público alvo neste setor. Além disso, o foco em atender pessoas pertencentes à terceira idade é muito relevante considerando as alterações nas estruturas etárias do Brasil. O presente trabalho apresenta um plano de negócios para implementação de uma agência de turismo com foco na terceira idade, transformando conhecimento, informações e dados, em ações, o que proporcionou uma ponte entre a teoria e à prática. Por fim, os objetivos consistem em analisar a viabilidade de abertura de um empreendimento no ramo do turismo para a terceira idade localizado em Ijuí/RS, identificar como se apresenta o mercado do turismo voltado esse público alvo, analisar as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas do futuro empreendimento, bem como, verificar os indicadores financeiros do empreendimento proposto e por fim propor ações para que o negócio se torne viável. A metodologia trata do conjunto de processos pelos quais se torna possível conhecer uma determinada realidade, produzir determinado objeto ou desenvolver certos procedimentos ou comportamentos (OLIVEIRA, 1997, p. 57). A classificação por tipo de pesquisa varia de acordo com o assunto abordado, a qual possibilita uma melhor organização dos fatos e conseqüentemente do entendimento. Desta forma, para fins de elaboração deste trabalho, adotou-se classificar o estudo pela sua natureza, abordagem, objetivos e procedimentos técnicos.A presente pesquisa trata-se da elaboração de um plano de negócios e os sujeitos de pesquisa os quais permitiram a obtenção adequada dos dados foram: os idosos da cidade de Ijuí que tem uma vida ativa após alcançar a maturidade, bem como os fornecedores e os concorrentes da empresa. A coleta de dados foi realizada através de pesquisa bibliográfica em livros, revistas e artigos com dados relativos ao assunto, e a pesquisa de campo através das entrevistas e questionários que foram aplicados aos sujeitos de pesquisa, através de um roteiro elaborado e gravação do diálogo, ou por e-mail no caso das entrevistas. A análise e interpretação dos dados teve como foco traçar o perfil do idoso que já realiza viagens bem como seus hábitos de consumo, além de analisar quais são os pontos em comum dos que não viajam, em busca de quais motivos lhe impedem ou dificultam a realização da mesma. Foi possível verificar também se o mercado do turismo está preparado para atender a esse nicho de mercado. Por fim, a sistematização do estudo esta distribuída em quatro capítulos, começando com a contextualização do estudo, o referencial teórico, a metodologia, e o plano de negócios para implementação: Libertá Agência de Viagens e Turismo. Após pesquisa de campo a partir dos resultados obtidos, compilaram-se todos os dados, de forma que com a análise de mercado foi possível traçar o perfil e os hábitos de consumo do público alvo da empresa dos quais: na maioria deles são mulheres, casadas, com idade entre 60 a 70 anos, com uma baixa escolaridade e aposentadas, possuindo um rendimento mensal entre R$ 1.451,00 a R$ 3.620,00. E possuem como hábitos realizar no mínimo uma viagem ao ano, sendo que o destino, conforto, preço e segurança são fatores decisivos na hora da escolha de um determinado pacote, e surpreendentemente preferem viajar na alta temporada, ou seja, no verão, pois as praias são os destinos mais procurados por eles.Quanto ao mercado competitivo verificou-se que na cidade de Ijuí/RS onde a agência visa ser implementada, não foi identificado concorrentes diretos, porém o número de concorrentes indiretos é significativo, o que deve ser observado atentamente, uma vez que mesmo concorrendo indiretamente, essas empresas possuem produtos semelhantes, e acabam diminuindo a demanda do serviço que a Libertá deseja vender, visto que disputam o mesmo tipo de consumidor. Quanto à análise FOFA, esta é extremamente útil, pois traça um panorama previsto para o negócio, de modo que como principais forças têm-se: a segmentação para a terceira idade e serviços que atendem a necessidade do público alvo; além dos relacionamentos estratégicos com a Criatec e Fornecedores; verificou-se também como fraqueza a falta de experiência do gestor/proprietário e o negócio em fase inicial e sem histórico de mercado; Com essa análise definida foi possível determinar os objetivos e metas, a fim de minimizar as fraquezas da empresa e proporcionar resultados positivos, as quais foram definidas como: tornar-se uma marca conhecida; satisfazer os clientes e qualificar os profissionais. No intuito de verificar em números todas as projeções futuras, os índices financeiros representam a principal fonte de referência e controle da saúde financeira do negócio, sendo utilizado também para corrigir distorções, e para adaptar-se as variáveis impostas pelo mercado. De modo que o valor de investimento necessário para abertura do empreendimento é de R$ 92.521,29. E a taxa de rentabilidade que mede a recuperação do valor do investimento indicando quanto é a rentabilidade do capital que o proprietário investiu no empreendimento, foi analisada sob os três cenários econômicos, percebeu-se que no cenário econômico pessimista a empresa não gera recuperação mensal do capital investido, já no cenário econômico ideal possui uma recuperação mensal de 3,00% do capital investido o que representa 36% ao ano, e no cenário econômico otimista a empresa terá uma recuperação mensal de 10,58% do capital investido. Já a lucratividade indica qual é o ganho que a empresa consegue gerar sobre a atividade que desenvolve, de modo que no quadro pessimista a empresa acumula prejuízo, não sendo viável a abertura do empreendimento nesse cenário. Já no cenário econômico ideal a lucratividade é de 3,55%, e no quadro otimista, a lucratividade estimada para a empresa é de 8,02%. Quanto ao prazo de retorno do investimento, no cenário pessimista o capital investido não se recupera o que proporciona prejuízo ao investidor, já no cenário econômico ideal o prazo de retorno do investimento é de 33,3 meses, ou seja, aproximadamente 2 anos e 8 meses, e no cenário econômico otimista o prazo de retorno do investimento é de 9,5 meses. A taxa interna de retorno, é a taxa que relaciona o valor investido com o valor resgatado ao fim do período, a qual em um cenário econômico pessimista apresenta resultados negativos, ou seja, prejuízo novamente. No cenário econômico ideal o índice encontrado é de 39,43%, nesse caso a TIR é maior o que a taxa mínima de atratividade que é de 18%, ou seja, o investimento no negócio é economicamente atrativo. Já no cenário econômico otimista é que a agência apresenta a maior taxa sendo esta de 133,87%, o que se configura uma ótima opção de investimento. Com a finalização do estudo foi possível levantar algumas percepções: os objetivos foram alcançados através da descrição do mercado concorrente e consumidor da agência em questão, bem como da análise das oportunidades e ameaças, forças e fraquezas que a mesma encontrará frente ao mercado em que será inserida, por meio dos indicadores financeiros também se verificou a viabilidade da empresa, esta que foi abordada sob os cenários econômicos: pessimista, ideal e otimista. Além das ações e estratégias propostas no intuito de maximizar as forças e otimizar os resultados para a empresa. Compreendeu-se o conceito mais amplo de Envelhecimento Populacional, A Terceira Idade no Turismo, Organizações, Gestão em Organizações de Serviços para a Terceira Idade e Plano de Negócios. Com todas as análises e proposições elaboradas, pode-se afirmar que a agência de turismo com segmentação para a terceira idade, tanto no cenário econômico ideal, quanto otimista, é um negócio é viável, e gera lucros ao empreendedor que fizer o investimento nela. Portanto concluímos que um plano de negócios com informações sólidas, pesquisas em campo, projeções de custos e receitas, análise dos produtos oferecidos, e do mercado, além de deixar as incertezas e ameaças em um nível muito baixo, chega muito perto da possibilidade de crescimento e sucesso do negócio proposto. Este trabalho demonstra que qualquer empreendedor que tenha intenção na abertura de um empreendimento, deve utilizarse de um plano de negócios. Para que só assim, sejam empresas sólidas em um mercado cada 7 vez mais competitivo, tenham a qualidade que o mesmo mercado exige para que ofereçam diferencial aos clientes, e tragam os frutos esperados no inicio do projeto.110 f.Ciências Sociais AplicadasAdministraçãoAgência de viagensTurismoPlano de negóciosTerceira idadehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3146DMD_hdl_123456789/3146Kremer, Tatiana dos Reisporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTATIANA%20DOS%20REIS%20KREMER.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3146/1/TATIANA%20DOS%20REIS%20KREMER.pdfapplication/pdf604534http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3146/1/TATIANA%20DOS%20REIS%20KREMER.pdf5f1d1b7095ade9c54f6a1a0c078284f5MD5123456789_3146_12019-01-21T12:44:47Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de um plano de negócios para a Libertá Agência de Viagens e Turismo de Ijuí/RS
title Proposta de um plano de negócios para a Libertá Agência de Viagens e Turismo de Ijuí/RS
spellingShingle Proposta de um plano de negócios para a Libertá Agência de Viagens e Turismo de Ijuí/RS
Kremer, Tatiana dos Reis
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
Agência de viagens
Turismo
Plano de negócios
Terceira idade
title_short Proposta de um plano de negócios para a Libertá Agência de Viagens e Turismo de Ijuí/RS
title_full Proposta de um plano de negócios para a Libertá Agência de Viagens e Turismo de Ijuí/RS
title_fullStr Proposta de um plano de negócios para a Libertá Agência de Viagens e Turismo de Ijuí/RS
title_full_unstemmed Proposta de um plano de negócios para a Libertá Agência de Viagens e Turismo de Ijuí/RS
title_sort Proposta de um plano de negócios para a Libertá Agência de Viagens e Turismo de Ijuí/RS
author Kremer, Tatiana dos Reis
author_facet Kremer, Tatiana dos Reis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kremer, Tatiana dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Administração
Agência de viagens
Turismo
Plano de negócios
Terceira idade
topic Ciências Sociais Aplicadas
Administração
Agência de viagens
Turismo
Plano de negócios
Terceira idade
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Nesses últimos anos, grandes mudanças aconteceram em quase todo o mundo, no processo de envelhecimento populacional, percebe-se que alguns fatores tais como: a diminuição da taxa de natalidade, aliada a maior preocupação com a qualidade de vida e aos avanços da tecnologia, especialmente na área da saúde, está ocorrendo um aumento na expectativa de vida e conseqüentemente um estreitamento na base da pirâmide demográfica populacional, bem como para um alargamento no topo da mesma, confirmando o aumento da população com mais de 60 anos de idade, que vem sendo discutido nos últimos anos. Com essa mudança demográfica, surgem novas oportunidades de negócios específicas para esses consumidores, que possuem um considerável poder de compra e maior disponibilidade de tempo, tornado-se um público potencial para o mercado do turismo, o qual percebe-se também que está em crescimento no País, movimentando bilhões de reais atualmente. Nesse contexto este estudo apresenta um panorama do mercado de turismo, de forma a compreender seu tamanho, variáveis e padrões de consumo do público alvo neste setor. Além disso, o foco em atender pessoas pertencentes à terceira idade é muito relevante considerando as alterações nas estruturas etárias do Brasil. O presente trabalho apresenta um plano de negócios para implementação de uma agência de turismo com foco na terceira idade, transformando conhecimento, informações e dados, em ações, o que proporcionou uma ponte entre a teoria e à prática. Por fim, os objetivos consistem em analisar a viabilidade de abertura de um empreendimento no ramo do turismo para a terceira idade localizado em Ijuí/RS, identificar como se apresenta o mercado do turismo voltado esse público alvo, analisar as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas do futuro empreendimento, bem como, verificar os indicadores financeiros do empreendimento proposto e por fim propor ações para que o negócio se torne viável. A metodologia trata do conjunto de processos pelos quais se torna possível conhecer uma determinada realidade, produzir determinado objeto ou desenvolver certos procedimentos ou comportamentos (OLIVEIRA, 1997, p. 57). A classificação por tipo de pesquisa varia de acordo com o assunto abordado, a qual possibilita uma melhor organização dos fatos e conseqüentemente do entendimento. Desta forma, para fins de elaboração deste trabalho, adotou-se classificar o estudo pela sua natureza, abordagem, objetivos e procedimentos técnicos.A presente pesquisa trata-se da elaboração de um plano de negócios e os sujeitos de pesquisa os quais permitiram a obtenção adequada dos dados foram: os idosos da cidade de Ijuí que tem uma vida ativa após alcançar a maturidade, bem como os fornecedores e os concorrentes da empresa. A coleta de dados foi realizada através de pesquisa bibliográfica em livros, revistas e artigos com dados relativos ao assunto, e a pesquisa de campo através das entrevistas e questionários que foram aplicados aos sujeitos de pesquisa, através de um roteiro elaborado e gravação do diálogo, ou por e-mail no caso das entrevistas. A análise e interpretação dos dados teve como foco traçar o perfil do idoso que já realiza viagens bem como seus hábitos de consumo, além de analisar quais são os pontos em comum dos que não viajam, em busca de quais motivos lhe impedem ou dificultam a realização da mesma. Foi possível verificar também se o mercado do turismo está preparado para atender a esse nicho de mercado. Por fim, a sistematização do estudo esta distribuída em quatro capítulos, começando com a contextualização do estudo, o referencial teórico, a metodologia, e o plano de negócios para implementação: Libertá Agência de Viagens e Turismo. Após pesquisa de campo a partir dos resultados obtidos, compilaram-se todos os dados, de forma que com a análise de mercado foi possível traçar o perfil e os hábitos de consumo do público alvo da empresa dos quais: na maioria deles são mulheres, casadas, com idade entre 60 a 70 anos, com uma baixa escolaridade e aposentadas, possuindo um rendimento mensal entre R$ 1.451,00 a R$ 3.620,00. E possuem como hábitos realizar no mínimo uma viagem ao ano, sendo que o destino, conforto, preço e segurança são fatores decisivos na hora da escolha de um determinado pacote, e surpreendentemente preferem viajar na alta temporada, ou seja, no verão, pois as praias são os destinos mais procurados por eles.Quanto ao mercado competitivo verificou-se que na cidade de Ijuí/RS onde a agência visa ser implementada, não foi identificado concorrentes diretos, porém o número de concorrentes indiretos é significativo, o que deve ser observado atentamente, uma vez que mesmo concorrendo indiretamente, essas empresas possuem produtos semelhantes, e acabam diminuindo a demanda do serviço que a Libertá deseja vender, visto que disputam o mesmo tipo de consumidor. Quanto à análise FOFA, esta é extremamente útil, pois traça um panorama previsto para o negócio, de modo que como principais forças têm-se: a segmentação para a terceira idade e serviços que atendem a necessidade do público alvo; além dos relacionamentos estratégicos com a Criatec e Fornecedores; verificou-se também como fraqueza a falta de experiência do gestor/proprietário e o negócio em fase inicial e sem histórico de mercado; Com essa análise definida foi possível determinar os objetivos e metas, a fim de minimizar as fraquezas da empresa e proporcionar resultados positivos, as quais foram definidas como: tornar-se uma marca conhecida; satisfazer os clientes e qualificar os profissionais. No intuito de verificar em números todas as projeções futuras, os índices financeiros representam a principal fonte de referência e controle da saúde financeira do negócio, sendo utilizado também para corrigir distorções, e para adaptar-se as variáveis impostas pelo mercado. De modo que o valor de investimento necessário para abertura do empreendimento é de R$ 92.521,29. E a taxa de rentabilidade que mede a recuperação do valor do investimento indicando quanto é a rentabilidade do capital que o proprietário investiu no empreendimento, foi analisada sob os três cenários econômicos, percebeu-se que no cenário econômico pessimista a empresa não gera recuperação mensal do capital investido, já no cenário econômico ideal possui uma recuperação mensal de 3,00% do capital investido o que representa 36% ao ano, e no cenário econômico otimista a empresa terá uma recuperação mensal de 10,58% do capital investido. Já a lucratividade indica qual é o ganho que a empresa consegue gerar sobre a atividade que desenvolve, de modo que no quadro pessimista a empresa acumula prejuízo, não sendo viável a abertura do empreendimento nesse cenário. Já no cenário econômico ideal a lucratividade é de 3,55%, e no quadro otimista, a lucratividade estimada para a empresa é de 8,02%. Quanto ao prazo de retorno do investimento, no cenário pessimista o capital investido não se recupera o que proporciona prejuízo ao investidor, já no cenário econômico ideal o prazo de retorno do investimento é de 33,3 meses, ou seja, aproximadamente 2 anos e 8 meses, e no cenário econômico otimista o prazo de retorno do investimento é de 9,5 meses. A taxa interna de retorno, é a taxa que relaciona o valor investido com o valor resgatado ao fim do período, a qual em um cenário econômico pessimista apresenta resultados negativos, ou seja, prejuízo novamente. No cenário econômico ideal o índice encontrado é de 39,43%, nesse caso a TIR é maior o que a taxa mínima de atratividade que é de 18%, ou seja, o investimento no negócio é economicamente atrativo. Já no cenário econômico otimista é que a agência apresenta a maior taxa sendo esta de 133,87%, o que se configura uma ótima opção de investimento. Com a finalização do estudo foi possível levantar algumas percepções: os objetivos foram alcançados através da descrição do mercado concorrente e consumidor da agência em questão, bem como da análise das oportunidades e ameaças, forças e fraquezas que a mesma encontrará frente ao mercado em que será inserida, por meio dos indicadores financeiros também se verificou a viabilidade da empresa, esta que foi abordada sob os cenários econômicos: pessimista, ideal e otimista. Além das ações e estratégias propostas no intuito de maximizar as forças e otimizar os resultados para a empresa. Compreendeu-se o conceito mais amplo de Envelhecimento Populacional, A Terceira Idade no Turismo, Organizações, Gestão em Organizações de Serviços para a Terceira Idade e Plano de Negócios. Com todas as análises e proposições elaboradas, pode-se afirmar que a agência de turismo com segmentação para a terceira idade, tanto no cenário econômico ideal, quanto otimista, é um negócio é viável, e gera lucros ao empreendedor que fizer o investimento nela. Portanto concluímos que um plano de negócios com informações sólidas, pesquisas em campo, projeções de custos e receitas, análise dos produtos oferecidos, e do mercado, além de deixar as incertezas e ameaças em um nível muito baixo, chega muito perto da possibilidade de crescimento e sucesso do negócio proposto. Este trabalho demonstra que qualquer empreendedor que tenha intenção na abertura de um empreendimento, deve utilizarse de um plano de negócios. Para que só assim, sejam empresas sólidas em um mercado cada 7 vez mais competitivo, tenham a qualidade que o mesmo mercado exige para que ofereçam diferencial aos clientes, e tragam os frutos esperados no inicio do projeto.
110 f.
description Nesses últimos anos, grandes mudanças aconteceram em quase todo o mundo, no processo de envelhecimento populacional, percebe-se que alguns fatores tais como: a diminuição da taxa de natalidade, aliada a maior preocupação com a qualidade de vida e aos avanços da tecnologia, especialmente na área da saúde, está ocorrendo um aumento na expectativa de vida e conseqüentemente um estreitamento na base da pirâmide demográfica populacional, bem como para um alargamento no topo da mesma, confirmando o aumento da população com mais de 60 anos de idade, que vem sendo discutido nos últimos anos. Com essa mudança demográfica, surgem novas oportunidades de negócios específicas para esses consumidores, que possuem um considerável poder de compra e maior disponibilidade de tempo, tornado-se um público potencial para o mercado do turismo, o qual percebe-se também que está em crescimento no País, movimentando bilhões de reais atualmente. Nesse contexto este estudo apresenta um panorama do mercado de turismo, de forma a compreender seu tamanho, variáveis e padrões de consumo do público alvo neste setor. Além disso, o foco em atender pessoas pertencentes à terceira idade é muito relevante considerando as alterações nas estruturas etárias do Brasil. O presente trabalho apresenta um plano de negócios para implementação de uma agência de turismo com foco na terceira idade, transformando conhecimento, informações e dados, em ações, o que proporcionou uma ponte entre a teoria e à prática. Por fim, os objetivos consistem em analisar a viabilidade de abertura de um empreendimento no ramo do turismo para a terceira idade localizado em Ijuí/RS, identificar como se apresenta o mercado do turismo voltado esse público alvo, analisar as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas do futuro empreendimento, bem como, verificar os indicadores financeiros do empreendimento proposto e por fim propor ações para que o negócio se torne viável. A metodologia trata do conjunto de processos pelos quais se torna possível conhecer uma determinada realidade, produzir determinado objeto ou desenvolver certos procedimentos ou comportamentos (OLIVEIRA, 1997, p. 57). A classificação por tipo de pesquisa varia de acordo com o assunto abordado, a qual possibilita uma melhor organização dos fatos e conseqüentemente do entendimento. Desta forma, para fins de elaboração deste trabalho, adotou-se classificar o estudo pela sua natureza, abordagem, objetivos e procedimentos técnicos.A presente pesquisa trata-se da elaboração de um plano de negócios e os sujeitos de pesquisa os quais permitiram a obtenção adequada dos dados foram: os idosos da cidade de Ijuí que tem uma vida ativa após alcançar a maturidade, bem como os fornecedores e os concorrentes da empresa. A coleta de dados foi realizada através de pesquisa bibliográfica em livros, revistas e artigos com dados relativos ao assunto, e a pesquisa de campo através das entrevistas e questionários que foram aplicados aos sujeitos de pesquisa, através de um roteiro elaborado e gravação do diálogo, ou por e-mail no caso das entrevistas. A análise e interpretação dos dados teve como foco traçar o perfil do idoso que já realiza viagens bem como seus hábitos de consumo, além de analisar quais são os pontos em comum dos que não viajam, em busca de quais motivos lhe impedem ou dificultam a realização da mesma. Foi possível verificar também se o mercado do turismo está preparado para atender a esse nicho de mercado. Por fim, a sistematização do estudo esta distribuída em quatro capítulos, começando com a contextualização do estudo, o referencial teórico, a metodologia, e o plano de negócios para implementação: Libertá Agência de Viagens e Turismo. Após pesquisa de campo a partir dos resultados obtidos, compilaram-se todos os dados, de forma que com a análise de mercado foi possível traçar o perfil e os hábitos de consumo do público alvo da empresa dos quais: na maioria deles são mulheres, casadas, com idade entre 60 a 70 anos, com uma baixa escolaridade e aposentadas, possuindo um rendimento mensal entre R$ 1.451,00 a R$ 3.620,00. E possuem como hábitos realizar no mínimo uma viagem ao ano, sendo que o destino, conforto, preço e segurança são fatores decisivos na hora da escolha de um determinado pacote, e surpreendentemente preferem viajar na alta temporada, ou seja, no verão, pois as praias são os destinos mais procurados por eles.Quanto ao mercado competitivo verificou-se que na cidade de Ijuí/RS onde a agência visa ser implementada, não foi identificado concorrentes diretos, porém o número de concorrentes indiretos é significativo, o que deve ser observado atentamente, uma vez que mesmo concorrendo indiretamente, essas empresas possuem produtos semelhantes, e acabam diminuindo a demanda do serviço que a Libertá deseja vender, visto que disputam o mesmo tipo de consumidor. Quanto à análise FOFA, esta é extremamente útil, pois traça um panorama previsto para o negócio, de modo que como principais forças têm-se: a segmentação para a terceira idade e serviços que atendem a necessidade do público alvo; além dos relacionamentos estratégicos com a Criatec e Fornecedores; verificou-se também como fraqueza a falta de experiência do gestor/proprietário e o negócio em fase inicial e sem histórico de mercado; Com essa análise definida foi possível determinar os objetivos e metas, a fim de minimizar as fraquezas da empresa e proporcionar resultados positivos, as quais foram definidas como: tornar-se uma marca conhecida; satisfazer os clientes e qualificar os profissionais. No intuito de verificar em números todas as projeções futuras, os índices financeiros representam a principal fonte de referência e controle da saúde financeira do negócio, sendo utilizado também para corrigir distorções, e para adaptar-se as variáveis impostas pelo mercado. De modo que o valor de investimento necessário para abertura do empreendimento é de R$ 92.521,29. E a taxa de rentabilidade que mede a recuperação do valor do investimento indicando quanto é a rentabilidade do capital que o proprietário investiu no empreendimento, foi analisada sob os três cenários econômicos, percebeu-se que no cenário econômico pessimista a empresa não gera recuperação mensal do capital investido, já no cenário econômico ideal possui uma recuperação mensal de 3,00% do capital investido o que representa 36% ao ano, e no cenário econômico otimista a empresa terá uma recuperação mensal de 10,58% do capital investido. Já a lucratividade indica qual é o ganho que a empresa consegue gerar sobre a atividade que desenvolve, de modo que no quadro pessimista a empresa acumula prejuízo, não sendo viável a abertura do empreendimento nesse cenário. Já no cenário econômico ideal a lucratividade é de 3,55%, e no quadro otimista, a lucratividade estimada para a empresa é de 8,02%. Quanto ao prazo de retorno do investimento, no cenário pessimista o capital investido não se recupera o que proporciona prejuízo ao investidor, já no cenário econômico ideal o prazo de retorno do investimento é de 33,3 meses, ou seja, aproximadamente 2 anos e 8 meses, e no cenário econômico otimista o prazo de retorno do investimento é de 9,5 meses. A taxa interna de retorno, é a taxa que relaciona o valor investido com o valor resgatado ao fim do período, a qual em um cenário econômico pessimista apresenta resultados negativos, ou seja, prejuízo novamente. No cenário econômico ideal o índice encontrado é de 39,43%, nesse caso a TIR é maior o que a taxa mínima de atratividade que é de 18%, ou seja, o investimento no negócio é economicamente atrativo. Já no cenário econômico otimista é que a agência apresenta a maior taxa sendo esta de 133,87%, o que se configura uma ótima opção de investimento. Com a finalização do estudo foi possível levantar algumas percepções: os objetivos foram alcançados através da descrição do mercado concorrente e consumidor da agência em questão, bem como da análise das oportunidades e ameaças, forças e fraquezas que a mesma encontrará frente ao mercado em que será inserida, por meio dos indicadores financeiros também se verificou a viabilidade da empresa, esta que foi abordada sob os cenários econômicos: pessimista, ideal e otimista. Além das ações e estratégias propostas no intuito de maximizar as forças e otimizar os resultados para a empresa. Compreendeu-se o conceito mais amplo de Envelhecimento Populacional, A Terceira Idade no Turismo, Organizações, Gestão em Organizações de Serviços para a Terceira Idade e Plano de Negócios. Com todas as análises e proposições elaboradas, pode-se afirmar que a agência de turismo com segmentação para a terceira idade, tanto no cenário econômico ideal, quanto otimista, é um negócio é viável, e gera lucros ao empreendedor que fizer o investimento nela. Portanto concluímos que um plano de negócios com informações sólidas, pesquisas em campo, projeções de custos e receitas, análise dos produtos oferecidos, e do mercado, além de deixar as incertezas e ameaças em um nível muito baixo, chega muito perto da possibilidade de crescimento e sucesso do negócio proposto. Este trabalho demonstra que qualquer empreendedor que tenha intenção na abertura de um empreendimento, deve utilizarse de um plano de negócios. Para que só assim, sejam empresas sólidas em um mercado cada 7 vez mais competitivo, tenham a qualidade que o mesmo mercado exige para que ofereçam diferencial aos clientes, e tragam os frutos esperados no inicio do projeto.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-30
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2015-11-30T13:36:47Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-30T13:36:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3146
DMD_hdl_123456789/3146
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3146
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414979930619904