O poder da comunicação refletida no engajamento dos funcionários utilizando a metodologia Seis Sigma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartz, Aline Beatriz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5890
Resumo: Um dos assuntos de grande destaque no objetivo do planejamento estratégico de muitas organizações, é o engajamento dos funcionários no dia-a-dia das operações, em outras palavras, eles precisam se sentir parte do negócio e dos objetivos da organização. Uma das formas de melhorar estes índices de engajamento é através da comunicação adequada e efetiva, que passa a ser considerado um fator primordial para que as organizações sobrevivam e alcancem seus objetivos. Nesta visão estratégica, o papel esperado da comunicação vai mais além; ela deve, efetivamente, servir de suporte para um modelo de gestão bem estruturado e com capacidade de levar a empresa a enfrentar os desafios cada vez mais competitivos de uma sociedade que se torna mais exigente em qualidade e em direitos. A comunicação sem o compromisso estratégico dificilmente conseguirá legitimar-se no novo cenário competitivo, correndo sério risco de se manter irrelevante e trazer pouco ou nenhum valor para a estratégia global da organização. Com base nestas afirmações, este artigo tem como objetivo principal realizar um estudo de caso em uma empresa do ramo agrícola, localizada no noroeste do Rio Grande do Sul, buscando identificar por meio da metodologia Seis Sigma e método DMAIC, oportunidades de melhoria no processo de comunicação. Durante a aplicação das fases do DMAIC, novas pesquisas foram aplicadas para 230 funcionários operacionais usando um questionário composto por 16 perguntas. A metodologia deste artigo, está baseada em uma pesquisa bibliográfica, Aplicada, qualitativa e quantitativa. Como principais resultados, a evidência de que oportunidades de melhoria na área de comunicação, apresentada em 4 etapas na fase de Improve (melhorar), poderão contribuir significativamente com os resultados da pesquisa de satisfação dos funcionários na dimensão engajamento.
id UNIJ_81a439f9fd9ff22b2189e46e8f58aee4
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5890
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO poder da comunicação refletida no engajamento dos funcionários utilizando a metodologia Seis Sigma2019-05-0720182019-05-08T00:27:48Z2019-05-08T00:27:48ZUm dos assuntos de grande destaque no objetivo do planejamento estratégico de muitas organizações, é o engajamento dos funcionários no dia-a-dia das operações, em outras palavras, eles precisam se sentir parte do negócio e dos objetivos da organização. Uma das formas de melhorar estes índices de engajamento é através da comunicação adequada e efetiva, que passa a ser considerado um fator primordial para que as organizações sobrevivam e alcancem seus objetivos. Nesta visão estratégica, o papel esperado da comunicação vai mais além; ela deve, efetivamente, servir de suporte para um modelo de gestão bem estruturado e com capacidade de levar a empresa a enfrentar os desafios cada vez mais competitivos de uma sociedade que se torna mais exigente em qualidade e em direitos. A comunicação sem o compromisso estratégico dificilmente conseguirá legitimar-se no novo cenário competitivo, correndo sério risco de se manter irrelevante e trazer pouco ou nenhum valor para a estratégia global da organização. Com base nestas afirmações, este artigo tem como objetivo principal realizar um estudo de caso em uma empresa do ramo agrícola, localizada no noroeste do Rio Grande do Sul, buscando identificar por meio da metodologia Seis Sigma e método DMAIC, oportunidades de melhoria no processo de comunicação. Durante a aplicação das fases do DMAIC, novas pesquisas foram aplicadas para 230 funcionários operacionais usando um questionário composto por 16 perguntas. A metodologia deste artigo, está baseada em uma pesquisa bibliográfica, Aplicada, qualitativa e quantitativa. Como principais resultados, a evidência de que oportunidades de melhoria na área de comunicação, apresentada em 4 etapas na fase de Improve (melhorar), poderão contribuir significativamente com os resultados da pesquisa de satisfação dos funcionários na dimensão engajamento.33 f.Ciências sociais aplicadasMBA em coaching e gerenciamento de pessoasComunicaçãoSeis SigmaEngajamentoComprometimentohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5890DMD_hdl_123456789/5890Bartz, Aline Beatrizporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessALINE_BARTZ.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5890/1/ALINE_BARTZ.pdfapplication/pdf1123507http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5890/1/ALINE_BARTZ.pdf46a57d2d2f21f953aa6f44505a240811MD5123456789_5890_12019-05-11T06:50:14Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O poder da comunicação refletida no engajamento dos funcionários utilizando a metodologia Seis Sigma
title O poder da comunicação refletida no engajamento dos funcionários utilizando a metodologia Seis Sigma
spellingShingle O poder da comunicação refletida no engajamento dos funcionários utilizando a metodologia Seis Sigma
Bartz, Aline Beatriz
Ciências sociais aplicadas
MBA em coaching e gerenciamento de pessoas
Comunicação
Seis Sigma
Engajamento
Comprometimento
title_short O poder da comunicação refletida no engajamento dos funcionários utilizando a metodologia Seis Sigma
title_full O poder da comunicação refletida no engajamento dos funcionários utilizando a metodologia Seis Sigma
title_fullStr O poder da comunicação refletida no engajamento dos funcionários utilizando a metodologia Seis Sigma
title_full_unstemmed O poder da comunicação refletida no engajamento dos funcionários utilizando a metodologia Seis Sigma
title_sort O poder da comunicação refletida no engajamento dos funcionários utilizando a metodologia Seis Sigma
author Bartz, Aline Beatriz
author_facet Bartz, Aline Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bartz, Aline Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais aplicadas
MBA em coaching e gerenciamento de pessoas
Comunicação
Seis Sigma
Engajamento
Comprometimento
topic Ciências sociais aplicadas
MBA em coaching e gerenciamento de pessoas
Comunicação
Seis Sigma
Engajamento
Comprometimento
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Um dos assuntos de grande destaque no objetivo do planejamento estratégico de muitas organizações, é o engajamento dos funcionários no dia-a-dia das operações, em outras palavras, eles precisam se sentir parte do negócio e dos objetivos da organização. Uma das formas de melhorar estes índices de engajamento é através da comunicação adequada e efetiva, que passa a ser considerado um fator primordial para que as organizações sobrevivam e alcancem seus objetivos. Nesta visão estratégica, o papel esperado da comunicação vai mais além; ela deve, efetivamente, servir de suporte para um modelo de gestão bem estruturado e com capacidade de levar a empresa a enfrentar os desafios cada vez mais competitivos de uma sociedade que se torna mais exigente em qualidade e em direitos. A comunicação sem o compromisso estratégico dificilmente conseguirá legitimar-se no novo cenário competitivo, correndo sério risco de se manter irrelevante e trazer pouco ou nenhum valor para a estratégia global da organização. Com base nestas afirmações, este artigo tem como objetivo principal realizar um estudo de caso em uma empresa do ramo agrícola, localizada no noroeste do Rio Grande do Sul, buscando identificar por meio da metodologia Seis Sigma e método DMAIC, oportunidades de melhoria no processo de comunicação. Durante a aplicação das fases do DMAIC, novas pesquisas foram aplicadas para 230 funcionários operacionais usando um questionário composto por 16 perguntas. A metodologia deste artigo, está baseada em uma pesquisa bibliográfica, Aplicada, qualitativa e quantitativa. Como principais resultados, a evidência de que oportunidades de melhoria na área de comunicação, apresentada em 4 etapas na fase de Improve (melhorar), poderão contribuir significativamente com os resultados da pesquisa de satisfação dos funcionários na dimensão engajamento.
33 f.
description Um dos assuntos de grande destaque no objetivo do planejamento estratégico de muitas organizações, é o engajamento dos funcionários no dia-a-dia das operações, em outras palavras, eles precisam se sentir parte do negócio e dos objetivos da organização. Uma das formas de melhorar estes índices de engajamento é através da comunicação adequada e efetiva, que passa a ser considerado um fator primordial para que as organizações sobrevivam e alcancem seus objetivos. Nesta visão estratégica, o papel esperado da comunicação vai mais além; ela deve, efetivamente, servir de suporte para um modelo de gestão bem estruturado e com capacidade de levar a empresa a enfrentar os desafios cada vez mais competitivos de uma sociedade que se torna mais exigente em qualidade e em direitos. A comunicação sem o compromisso estratégico dificilmente conseguirá legitimar-se no novo cenário competitivo, correndo sério risco de se manter irrelevante e trazer pouco ou nenhum valor para a estratégia global da organização. Com base nestas afirmações, este artigo tem como objetivo principal realizar um estudo de caso em uma empresa do ramo agrícola, localizada no noroeste do Rio Grande do Sul, buscando identificar por meio da metodologia Seis Sigma e método DMAIC, oportunidades de melhoria no processo de comunicação. Durante a aplicação das fases do DMAIC, novas pesquisas foram aplicadas para 230 funcionários operacionais usando um questionário composto por 16 perguntas. A metodologia deste artigo, está baseada em uma pesquisa bibliográfica, Aplicada, qualitativa e quantitativa. Como principais resultados, a evidência de que oportunidades de melhoria na área de comunicação, apresentada em 4 etapas na fase de Improve (melhorar), poderão contribuir significativamente com os resultados da pesquisa de satisfação dos funcionários na dimensão engajamento.
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2019-05-08T00:27:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-08T00:27:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5890
DMD_hdl_123456789/5890
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5890
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1633321365138309120