O poder da comunicação refletida no engajamento dos funcionários utilizando a metodologia Seis Sigma
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5890 |
Resumo: | Um dos assuntos de grande destaque no objetivo do planejamento estratégico de muitas organizações, é o engajamento dos funcionários no dia-a-dia das operações, em outras palavras, eles precisam se sentir parte do negócio e dos objetivos da organização. Uma das formas de melhorar estes índices de engajamento é através da comunicação adequada e efetiva, que passa a ser considerado um fator primordial para que as organizações sobrevivam e alcancem seus objetivos. Nesta visão estratégica, o papel esperado da comunicação vai mais além; ela deve, efetivamente, servir de suporte para um modelo de gestão bem estruturado e com capacidade de levar a empresa a enfrentar os desafios cada vez mais competitivos de uma sociedade que se torna mais exigente em qualidade e em direitos. A comunicação sem o compromisso estratégico dificilmente conseguirá legitimar-se no novo cenário competitivo, correndo sério risco de se manter irrelevante e trazer pouco ou nenhum valor para a estratégia global da organização. Com base nestas afirmações, este artigo tem como objetivo principal realizar um estudo de caso em uma empresa do ramo agrícola, localizada no noroeste do Rio Grande do Sul, buscando identificar por meio da metodologia Seis Sigma e método DMAIC, oportunidades de melhoria no processo de comunicação. Durante a aplicação das fases do DMAIC, novas pesquisas foram aplicadas para 230 funcionários operacionais usando um questionário composto por 16 perguntas. A metodologia deste artigo, está baseada em uma pesquisa bibliográfica, Aplicada, qualitativa e quantitativa. Como principais resultados, a evidência de que oportunidades de melhoria na área de comunicação, apresentada em 4 etapas na fase de Improve (melhorar), poderão contribuir significativamente com os resultados da pesquisa de satisfação dos funcionários na dimensão engajamento. |
id |
UNIJ_81a439f9fd9ff22b2189e46e8f58aee4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5890 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO poder da comunicação refletida no engajamento dos funcionários utilizando a metodologia Seis Sigma2019-05-0720182019-05-08T00:27:48Z2019-05-08T00:27:48ZUm dos assuntos de grande destaque no objetivo do planejamento estratégico de muitas organizações, é o engajamento dos funcionários no dia-a-dia das operações, em outras palavras, eles precisam se sentir parte do negócio e dos objetivos da organização. Uma das formas de melhorar estes índices de engajamento é através da comunicação adequada e efetiva, que passa a ser considerado um fator primordial para que as organizações sobrevivam e alcancem seus objetivos. Nesta visão estratégica, o papel esperado da comunicação vai mais além; ela deve, efetivamente, servir de suporte para um modelo de gestão bem estruturado e com capacidade de levar a empresa a enfrentar os desafios cada vez mais competitivos de uma sociedade que se torna mais exigente em qualidade e em direitos. A comunicação sem o compromisso estratégico dificilmente conseguirá legitimar-se no novo cenário competitivo, correndo sério risco de se manter irrelevante e trazer pouco ou nenhum valor para a estratégia global da organização. Com base nestas afirmações, este artigo tem como objetivo principal realizar um estudo de caso em uma empresa do ramo agrícola, localizada no noroeste do Rio Grande do Sul, buscando identificar por meio da metodologia Seis Sigma e método DMAIC, oportunidades de melhoria no processo de comunicação. Durante a aplicação das fases do DMAIC, novas pesquisas foram aplicadas para 230 funcionários operacionais usando um questionário composto por 16 perguntas. A metodologia deste artigo, está baseada em uma pesquisa bibliográfica, Aplicada, qualitativa e quantitativa. Como principais resultados, a evidência de que oportunidades de melhoria na área de comunicação, apresentada em 4 etapas na fase de Improve (melhorar), poderão contribuir significativamente com os resultados da pesquisa de satisfação dos funcionários na dimensão engajamento.33 f.Ciências sociais aplicadasMBA em coaching e gerenciamento de pessoasComunicaçãoSeis SigmaEngajamentoComprometimentohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5890DMD_hdl_123456789/5890Bartz, Aline Beatrizporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessALINE_BARTZ.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5890/1/ALINE_BARTZ.pdfapplication/pdf1123507http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5890/1/ALINE_BARTZ.pdf46a57d2d2f21f953aa6f44505a240811MD5123456789_5890_12019-05-11T06:50:14Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O poder da comunicação refletida no engajamento dos funcionários utilizando a metodologia Seis Sigma |
title |
O poder da comunicação refletida no engajamento dos funcionários utilizando a metodologia Seis Sigma |
spellingShingle |
O poder da comunicação refletida no engajamento dos funcionários utilizando a metodologia Seis Sigma Bartz, Aline Beatriz Ciências sociais aplicadas MBA em coaching e gerenciamento de pessoas Comunicação Seis Sigma Engajamento Comprometimento |
title_short |
O poder da comunicação refletida no engajamento dos funcionários utilizando a metodologia Seis Sigma |
title_full |
O poder da comunicação refletida no engajamento dos funcionários utilizando a metodologia Seis Sigma |
title_fullStr |
O poder da comunicação refletida no engajamento dos funcionários utilizando a metodologia Seis Sigma |
title_full_unstemmed |
O poder da comunicação refletida no engajamento dos funcionários utilizando a metodologia Seis Sigma |
title_sort |
O poder da comunicação refletida no engajamento dos funcionários utilizando a metodologia Seis Sigma |
author |
Bartz, Aline Beatriz |
author_facet |
Bartz, Aline Beatriz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bartz, Aline Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências sociais aplicadas MBA em coaching e gerenciamento de pessoas Comunicação Seis Sigma Engajamento Comprometimento |
topic |
Ciências sociais aplicadas MBA em coaching e gerenciamento de pessoas Comunicação Seis Sigma Engajamento Comprometimento |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Um dos assuntos de grande destaque no objetivo do planejamento estratégico de muitas organizações, é o engajamento dos funcionários no dia-a-dia das operações, em outras palavras, eles precisam se sentir parte do negócio e dos objetivos da organização. Uma das formas de melhorar estes índices de engajamento é através da comunicação adequada e efetiva, que passa a ser considerado um fator primordial para que as organizações sobrevivam e alcancem seus objetivos. Nesta visão estratégica, o papel esperado da comunicação vai mais além; ela deve, efetivamente, servir de suporte para um modelo de gestão bem estruturado e com capacidade de levar a empresa a enfrentar os desafios cada vez mais competitivos de uma sociedade que se torna mais exigente em qualidade e em direitos. A comunicação sem o compromisso estratégico dificilmente conseguirá legitimar-se no novo cenário competitivo, correndo sério risco de se manter irrelevante e trazer pouco ou nenhum valor para a estratégia global da organização. Com base nestas afirmações, este artigo tem como objetivo principal realizar um estudo de caso em uma empresa do ramo agrícola, localizada no noroeste do Rio Grande do Sul, buscando identificar por meio da metodologia Seis Sigma e método DMAIC, oportunidades de melhoria no processo de comunicação. Durante a aplicação das fases do DMAIC, novas pesquisas foram aplicadas para 230 funcionários operacionais usando um questionário composto por 16 perguntas. A metodologia deste artigo, está baseada em uma pesquisa bibliográfica, Aplicada, qualitativa e quantitativa. Como principais resultados, a evidência de que oportunidades de melhoria na área de comunicação, apresentada em 4 etapas na fase de Improve (melhorar), poderão contribuir significativamente com os resultados da pesquisa de satisfação dos funcionários na dimensão engajamento. 33 f. |
description |
Um dos assuntos de grande destaque no objetivo do planejamento estratégico de muitas organizações, é o engajamento dos funcionários no dia-a-dia das operações, em outras palavras, eles precisam se sentir parte do negócio e dos objetivos da organização. Uma das formas de melhorar estes índices de engajamento é através da comunicação adequada e efetiva, que passa a ser considerado um fator primordial para que as organizações sobrevivam e alcancem seus objetivos. Nesta visão estratégica, o papel esperado da comunicação vai mais além; ela deve, efetivamente, servir de suporte para um modelo de gestão bem estruturado e com capacidade de levar a empresa a enfrentar os desafios cada vez mais competitivos de uma sociedade que se torna mais exigente em qualidade e em direitos. A comunicação sem o compromisso estratégico dificilmente conseguirá legitimar-se no novo cenário competitivo, correndo sério risco de se manter irrelevante e trazer pouco ou nenhum valor para a estratégia global da organização. Com base nestas afirmações, este artigo tem como objetivo principal realizar um estudo de caso em uma empresa do ramo agrícola, localizada no noroeste do Rio Grande do Sul, buscando identificar por meio da metodologia Seis Sigma e método DMAIC, oportunidades de melhoria no processo de comunicação. Durante a aplicação das fases do DMAIC, novas pesquisas foram aplicadas para 230 funcionários operacionais usando um questionário composto por 16 perguntas. A metodologia deste artigo, está baseada em uma pesquisa bibliográfica, Aplicada, qualitativa e quantitativa. Como principais resultados, a evidência de que oportunidades de melhoria na área de comunicação, apresentada em 4 etapas na fase de Improve (melhorar), poderão contribuir significativamente com os resultados da pesquisa de satisfação dos funcionários na dimensão engajamento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2019-05-08T00:27:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-05-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-08T00:27:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5890 DMD_hdl_123456789/5890 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5890 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1633321365138309120 |