Estratégicas de precificação para empresas comerciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Jhonattan Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1585
Resumo: A formação de preços no comércio é uma prática importante e complexa, pois envolve diversos fatores para sua realização. O preço muitas vezes é mais do que apenas um número, ele representa as estratégias de negócio da empresa. O objetivo deste artigo é demonstrar como as empresas comerciais, mais especificamente no ramo de confecções, calçados, farmácias e materiais de construção, formam seus preços de venda e analisam seus resultados. Buscou-se comparar os conceitos teóricos com as práticas utilizadas pelos gestores das empresas pesquisadas em relação a formação de preços com base no custo, no mark-up, na concorrência e no valor percebido pelos clientes. Objetiva também, apresentar as ferramentas de análise de resultados, como margem de contribuição, ponto de equilíbrio e margem de segurança operacional e sua aplicabilidade nas empresas objeto do estudo. O artigo se propôs a conhecer a gestão dessas empresas, suas pontecialidades e dificuldades, bem como a visão e importância dada pelos gestores a essas estratégias de precificação e análise de resultados. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, utilizando-se de entrevistas despadronizadas com os gestores das empresas na coleta de dados os quais foram analisados e pode-se concluir que muitos gestores não possuem conhecimento técnico na hora de formar os preços e analisar seus resultados.
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