Estratégicas de precificação para empresas comerciais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1585 |
Resumo: | A formação de preços no comércio é uma prática importante e complexa, pois envolve diversos fatores para sua realização. O preço muitas vezes é mais do que apenas um número, ele representa as estratégias de negócio da empresa. O objetivo deste artigo é demonstrar como as empresas comerciais, mais especificamente no ramo de confecções, calçados, farmácias e materiais de construção, formam seus preços de venda e analisam seus resultados. Buscou-se comparar os conceitos teóricos com as práticas utilizadas pelos gestores das empresas pesquisadas em relação a formação de preços com base no custo, no mark-up, na concorrência e no valor percebido pelos clientes. Objetiva também, apresentar as ferramentas de análise de resultados, como margem de contribuição, ponto de equilíbrio e margem de segurança operacional e sua aplicabilidade nas empresas objeto do estudo. O artigo se propôs a conhecer a gestão dessas empresas, suas pontecialidades e dificuldades, bem como a visão e importância dada pelos gestores a essas estratégias de precificação e análise de resultados. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, utilizando-se de entrevistas despadronizadas com os gestores das empresas na coleta de dados os quais foram analisados e pode-se concluir que muitos gestores não possuem conhecimento técnico na hora de formar os preços e analisar seus resultados. |
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A formação de preços no comércio é uma prática importante e complexa, pois envolve diversos fatores para sua realização. O preço muitas vezes é mais do que apenas um número, ele representa as estratégias de negócio da empresa. O objetivo deste artigo é demonstrar como as empresas comerciais, mais especificamente no ramo de confecções, calçados, farmácias e materiais de construção, formam seus preços de venda e analisam seus resultados. Buscou-se comparar os conceitos teóricos com as práticas utilizadas pelos gestores das empresas pesquisadas em relação a formação de preços com base no custo, no mark-up, na concorrência e no valor percebido pelos clientes. Objetiva também, apresentar as ferramentas de análise de resultados, como margem de contribuição, ponto de equilíbrio e margem de segurança operacional e sua aplicabilidade nas empresas objeto do estudo. O artigo se propôs a conhecer a gestão dessas empresas, suas pontecialidades e dificuldades, bem como a visão e importância dada pelos gestores a essas estratégias de precificação e análise de resultados. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, utilizando-se de entrevistas despadronizadas com os gestores das empresas na coleta de dados os quais foram analisados e pode-se concluir que muitos gestores não possuem conhecimento técnico na hora de formar os preços e analisar seus resultados. |
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