Linguagem, hermenêutica jurídica e ativismo judicial: uma crítica ao decisionismo judicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wissmann, Vander Luis Méndez
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6543
Resumo: O Direito é linguagem. Esta pesquisa trata das diversas relações entre sujeito, texto, sentido, referência e interpretação no Direito. Desse modo, questiona-se, qual seria a maneira mais adequada para a formação de uma decisão judicial livre de concepções morais intrínsecas à subjetividade do operador do Direito? Qual o meio mais adequado para guiar uma interpretação condizente com a complexidade da ordem social e jurídica, especialmente na contemporaneidade? Assim, o presente estudo pretende verificar quais são as principais formulações produzidas pelos principais pensadores que tratam do tema, acerca do processo hermenêutico normativo. O primeiro capítulo perfaz um breve histórico sobre a linguagem, na contemporaneidade, sendo que optou-se por trazer as percepções intrínsecas à natureza da lógica da linguagem por Frege, Russel e Wittgenstein. No Direito, a hermenêutica será abordada por Kelsen, Hart, Dworkin, Heidegger, Gadamer e Lenio Streck. No segundo capítulo serão abordados os fenômenos da Judicialização da Política, Ativismo Judicial e a possibilidade de um consequente efeito Backlash. A metodologia é do tipo exploratória, utilizando-se a coleta de dados em fontes bibliográficas disponíveis em meios físicos e internet. Na sua realização é utilizado o método de abordagem hipotético-dedutivo.
id UNIJ_8ed4bf99903353d166eeebb569375336
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6543
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLinguagem, hermenêutica jurídica e ativismo judicial: uma crítica ao decisionismo judicial2020-02-2420192020-02-24T12:47:52Z2020-02-24T12:47:52ZO Direito é linguagem. Esta pesquisa trata das diversas relações entre sujeito, texto, sentido, referência e interpretação no Direito. Desse modo, questiona-se, qual seria a maneira mais adequada para a formação de uma decisão judicial livre de concepções morais intrínsecas à subjetividade do operador do Direito? Qual o meio mais adequado para guiar uma interpretação condizente com a complexidade da ordem social e jurídica, especialmente na contemporaneidade? Assim, o presente estudo pretende verificar quais são as principais formulações produzidas pelos principais pensadores que tratam do tema, acerca do processo hermenêutico normativo. O primeiro capítulo perfaz um breve histórico sobre a linguagem, na contemporaneidade, sendo que optou-se por trazer as percepções intrínsecas à natureza da lógica da linguagem por Frege, Russel e Wittgenstein. No Direito, a hermenêutica será abordada por Kelsen, Hart, Dworkin, Heidegger, Gadamer e Lenio Streck. No segundo capítulo serão abordados os fenômenos da Judicialização da Política, Ativismo Judicial e a possibilidade de um consequente efeito Backlash. A metodologia é do tipo exploratória, utilizando-se a coleta de dados em fontes bibliográficas disponíveis em meios físicos e internet. Na sua realização é utilizado o método de abordagem hipotético-dedutivo.51 f.Ciências sociais aplicadasDireitoAtivismo judicialHermenêuticaJudicialização da políticaLinguagemhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6543DMD_hdl_123456789/6543Wissmann, Vander Luis Méndezporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessVander%20Luis%20M%c3%a9ndez%20Wissmann.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6543/1/Vander%20Luis%20M%c3%a9ndez%20Wissmann.pdfapplication/pdf285432http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6543/1/Vander%20Luis%20M%c3%a9ndez%20Wissmann.pdfb8e062a12c4993abc9159f652643379fMD5123456789_6543_12020-02-29T07:11:29Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem, hermenêutica jurídica e ativismo judicial: uma crítica ao decisionismo judicial
title Linguagem, hermenêutica jurídica e ativismo judicial: uma crítica ao decisionismo judicial
spellingShingle Linguagem, hermenêutica jurídica e ativismo judicial: uma crítica ao decisionismo judicial
Wissmann, Vander Luis Méndez
Ciências sociais aplicadas
Direito
Ativismo judicial
Hermenêutica
Judicialização da política
Linguagem
title_short Linguagem, hermenêutica jurídica e ativismo judicial: uma crítica ao decisionismo judicial
title_full Linguagem, hermenêutica jurídica e ativismo judicial: uma crítica ao decisionismo judicial
title_fullStr Linguagem, hermenêutica jurídica e ativismo judicial: uma crítica ao decisionismo judicial
title_full_unstemmed Linguagem, hermenêutica jurídica e ativismo judicial: uma crítica ao decisionismo judicial
title_sort Linguagem, hermenêutica jurídica e ativismo judicial: uma crítica ao decisionismo judicial
author Wissmann, Vander Luis Méndez
author_facet Wissmann, Vander Luis Méndez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wissmann, Vander Luis Méndez
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais aplicadas
Direito
Ativismo judicial
Hermenêutica
Judicialização da política
Linguagem
topic Ciências sociais aplicadas
Direito
Ativismo judicial
Hermenêutica
Judicialização da política
Linguagem
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O Direito é linguagem. Esta pesquisa trata das diversas relações entre sujeito, texto, sentido, referência e interpretação no Direito. Desse modo, questiona-se, qual seria a maneira mais adequada para a formação de uma decisão judicial livre de concepções morais intrínsecas à subjetividade do operador do Direito? Qual o meio mais adequado para guiar uma interpretação condizente com a complexidade da ordem social e jurídica, especialmente na contemporaneidade? Assim, o presente estudo pretende verificar quais são as principais formulações produzidas pelos principais pensadores que tratam do tema, acerca do processo hermenêutico normativo. O primeiro capítulo perfaz um breve histórico sobre a linguagem, na contemporaneidade, sendo que optou-se por trazer as percepções intrínsecas à natureza da lógica da linguagem por Frege, Russel e Wittgenstein. No Direito, a hermenêutica será abordada por Kelsen, Hart, Dworkin, Heidegger, Gadamer e Lenio Streck. No segundo capítulo serão abordados os fenômenos da Judicialização da Política, Ativismo Judicial e a possibilidade de um consequente efeito Backlash. A metodologia é do tipo exploratória, utilizando-se a coleta de dados em fontes bibliográficas disponíveis em meios físicos e internet. Na sua realização é utilizado o método de abordagem hipotético-dedutivo.
51 f.
description O Direito é linguagem. Esta pesquisa trata das diversas relações entre sujeito, texto, sentido, referência e interpretação no Direito. Desse modo, questiona-se, qual seria a maneira mais adequada para a formação de uma decisão judicial livre de concepções morais intrínsecas à subjetividade do operador do Direito? Qual o meio mais adequado para guiar uma interpretação condizente com a complexidade da ordem social e jurídica, especialmente na contemporaneidade? Assim, o presente estudo pretende verificar quais são as principais formulações produzidas pelos principais pensadores que tratam do tema, acerca do processo hermenêutico normativo. O primeiro capítulo perfaz um breve histórico sobre a linguagem, na contemporaneidade, sendo que optou-se por trazer as percepções intrínsecas à natureza da lógica da linguagem por Frege, Russel e Wittgenstein. No Direito, a hermenêutica será abordada por Kelsen, Hart, Dworkin, Heidegger, Gadamer e Lenio Streck. No segundo capítulo serão abordados os fenômenos da Judicialização da Política, Ativismo Judicial e a possibilidade de um consequente efeito Backlash. A metodologia é do tipo exploratória, utilizando-se a coleta de dados em fontes bibliográficas disponíveis em meios físicos e internet. Na sua realização é utilizado o método de abordagem hipotético-dedutivo.
publishDate 2019
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2020-02-24T12:47:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-24T12:47:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6543
DMD_hdl_123456789/6543
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6543
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1660022604039192576