Docência compartilhada é o que vivemos no PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Tatiele Lenise da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4457
Resumo: Este trabalho aborda o tema da docência compartilhada com foco nas aprendizagens que originaram a constituição docente da pesquisadora durante o processo de formação inicial por meio da inserção no PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-UNIJUÍ. Tem por objetivo, dialogar com alguns teóricos acerca das concepções sobre a docência compartilhada, relatando experiências adquiridas em uma escola da rede Estadual de Ensino, do município de Ijuí. Nesse sentido, o campo empírico, é a escola como um todo, os sujeitos que a compõem e em especial a turma de 3° ano, em que a docência desenvolveu-se. Desse modo, a pesquisa se constitui em pesquisa-ação, por referir-se as vivencias e experiências por nos adquiridas ao longo da formação acadêmica, em especial por meio do PIBID. Assim, ressaltamos a importância de uma docência que seja de fato compartilhada, uma atuação e um planejamento conjunto entre os docentes. Para trazermos algumas concepções acerca da docência compartilhada recorremos a alguns teóricos, como Bayer, Traversini, Rodrigues, Freitas, além de dialogarmos com Freire, refletindo sobre as concepções de ser professor, da profissão docente e da docência. Assim, refletindo sobre a docência compartilhada, esta que foi desenvolvida com ações e planejamentos conjuntos com a professora titular da turma, com professores da universidade, principalmente com a professora e coordenadora do programa na universidade, isso visando contribuir de forma efetiva e integral no processo de formação dos sujeitos. Nesse sentido, vamos refletindo sobre nossa constituição docente, sobre o processo de formação, destacando alguns trabalhos que foram desenvolvidos, como publicação de artigos e apresentações em eventos. E ainda, concluímos reforçando nossa concepção acerca da importância de uma docência compartilhada, esta que em nosso ver potencializa o ensino, por oportunizar a individualização, contribuindo assim para com o processo de ensino/aprendizagem dos educandos e possibilitando uma reflexão conjunta das práticas pelos docentes.
id UNIJ_9351daf11ab88bdb1128a183b17304dc
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4457
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDocência compartilhada é o que vivemos no PIBID2017-08-1520172017-08-15T23:25:43Z2017-08-15T23:25:43ZEste trabalho aborda o tema da docência compartilhada com foco nas aprendizagens que originaram a constituição docente da pesquisadora durante o processo de formação inicial por meio da inserção no PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-UNIJUÍ. Tem por objetivo, dialogar com alguns teóricos acerca das concepções sobre a docência compartilhada, relatando experiências adquiridas em uma escola da rede Estadual de Ensino, do município de Ijuí. Nesse sentido, o campo empírico, é a escola como um todo, os sujeitos que a compõem e em especial a turma de 3° ano, em que a docência desenvolveu-se. Desse modo, a pesquisa se constitui em pesquisa-ação, por referir-se as vivencias e experiências por nos adquiridas ao longo da formação acadêmica, em especial por meio do PIBID. Assim, ressaltamos a importância de uma docência que seja de fato compartilhada, uma atuação e um planejamento conjunto entre os docentes. Para trazermos algumas concepções acerca da docência compartilhada recorremos a alguns teóricos, como Bayer, Traversini, Rodrigues, Freitas, além de dialogarmos com Freire, refletindo sobre as concepções de ser professor, da profissão docente e da docência. Assim, refletindo sobre a docência compartilhada, esta que foi desenvolvida com ações e planejamentos conjuntos com a professora titular da turma, com professores da universidade, principalmente com a professora e coordenadora do programa na universidade, isso visando contribuir de forma efetiva e integral no processo de formação dos sujeitos. Nesse sentido, vamos refletindo sobre nossa constituição docente, sobre o processo de formação, destacando alguns trabalhos que foram desenvolvidos, como publicação de artigos e apresentações em eventos. E ainda, concluímos reforçando nossa concepção acerca da importância de uma docência compartilhada, esta que em nosso ver potencializa o ensino, por oportunizar a individualização, contribuindo assim para com o processo de ensino/aprendizagem dos educandos e possibilitando uma reflexão conjunta das práticas pelos docentes.44 f.Ciências Sociais AplicadasPedagogiaDocência compartilhadaProfessorFormação profissionalExperiênciahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4457DMD_hdl_123456789/4457Freitas, Tatiele Lenise da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTatiele%20Lenise%20da%20Silva%20Freitas.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4457/1/Tatiele%20Lenise%20da%20Silva%20Freitas.pdfapplication/pdf802569http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4457/1/Tatiele%20Lenise%20da%20Silva%20Freitas.pdf8ce3ee54fc959ff3e0c77eb505b3d9cdMD5123456789_4457_12019-01-21T12:45:27Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Docência compartilhada é o que vivemos no PIBID
title Docência compartilhada é o que vivemos no PIBID
spellingShingle Docência compartilhada é o que vivemos no PIBID
Freitas, Tatiele Lenise da Silva
Ciências Sociais Aplicadas
Pedagogia
Docência compartilhada
Professor
Formação profissional
Experiência
title_short Docência compartilhada é o que vivemos no PIBID
title_full Docência compartilhada é o que vivemos no PIBID
title_fullStr Docência compartilhada é o que vivemos no PIBID
title_full_unstemmed Docência compartilhada é o que vivemos no PIBID
title_sort Docência compartilhada é o que vivemos no PIBID
author Freitas, Tatiele Lenise da Silva
author_facet Freitas, Tatiele Lenise da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Tatiele Lenise da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Pedagogia
Docência compartilhada
Professor
Formação profissional
Experiência
topic Ciências Sociais Aplicadas
Pedagogia
Docência compartilhada
Professor
Formação profissional
Experiência
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este trabalho aborda o tema da docência compartilhada com foco nas aprendizagens que originaram a constituição docente da pesquisadora durante o processo de formação inicial por meio da inserção no PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-UNIJUÍ. Tem por objetivo, dialogar com alguns teóricos acerca das concepções sobre a docência compartilhada, relatando experiências adquiridas em uma escola da rede Estadual de Ensino, do município de Ijuí. Nesse sentido, o campo empírico, é a escola como um todo, os sujeitos que a compõem e em especial a turma de 3° ano, em que a docência desenvolveu-se. Desse modo, a pesquisa se constitui em pesquisa-ação, por referir-se as vivencias e experiências por nos adquiridas ao longo da formação acadêmica, em especial por meio do PIBID. Assim, ressaltamos a importância de uma docência que seja de fato compartilhada, uma atuação e um planejamento conjunto entre os docentes. Para trazermos algumas concepções acerca da docência compartilhada recorremos a alguns teóricos, como Bayer, Traversini, Rodrigues, Freitas, além de dialogarmos com Freire, refletindo sobre as concepções de ser professor, da profissão docente e da docência. Assim, refletindo sobre a docência compartilhada, esta que foi desenvolvida com ações e planejamentos conjuntos com a professora titular da turma, com professores da universidade, principalmente com a professora e coordenadora do programa na universidade, isso visando contribuir de forma efetiva e integral no processo de formação dos sujeitos. Nesse sentido, vamos refletindo sobre nossa constituição docente, sobre o processo de formação, destacando alguns trabalhos que foram desenvolvidos, como publicação de artigos e apresentações em eventos. E ainda, concluímos reforçando nossa concepção acerca da importância de uma docência compartilhada, esta que em nosso ver potencializa o ensino, por oportunizar a individualização, contribuindo assim para com o processo de ensino/aprendizagem dos educandos e possibilitando uma reflexão conjunta das práticas pelos docentes.
44 f.
description Este trabalho aborda o tema da docência compartilhada com foco nas aprendizagens que originaram a constituição docente da pesquisadora durante o processo de formação inicial por meio da inserção no PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-UNIJUÍ. Tem por objetivo, dialogar com alguns teóricos acerca das concepções sobre a docência compartilhada, relatando experiências adquiridas em uma escola da rede Estadual de Ensino, do município de Ijuí. Nesse sentido, o campo empírico, é a escola como um todo, os sujeitos que a compõem e em especial a turma de 3° ano, em que a docência desenvolveu-se. Desse modo, a pesquisa se constitui em pesquisa-ação, por referir-se as vivencias e experiências por nos adquiridas ao longo da formação acadêmica, em especial por meio do PIBID. Assim, ressaltamos a importância de uma docência que seja de fato compartilhada, uma atuação e um planejamento conjunto entre os docentes. Para trazermos algumas concepções acerca da docência compartilhada recorremos a alguns teóricos, como Bayer, Traversini, Rodrigues, Freitas, além de dialogarmos com Freire, refletindo sobre as concepções de ser professor, da profissão docente e da docência. Assim, refletindo sobre a docência compartilhada, esta que foi desenvolvida com ações e planejamentos conjuntos com a professora titular da turma, com professores da universidade, principalmente com a professora e coordenadora do programa na universidade, isso visando contribuir de forma efetiva e integral no processo de formação dos sujeitos. Nesse sentido, vamos refletindo sobre nossa constituição docente, sobre o processo de formação, destacando alguns trabalhos que foram desenvolvidos, como publicação de artigos e apresentações em eventos. E ainda, concluímos reforçando nossa concepção acerca da importância de uma docência compartilhada, esta que em nosso ver potencializa o ensino, por oportunizar a individualização, contribuindo assim para com o processo de ensino/aprendizagem dos educandos e possibilitando uma reflexão conjunta das práticas pelos docentes.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-15
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2017-08-15T23:25:43Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-15T23:25:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4457
DMD_hdl_123456789/4457
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4457
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416173679869952