Docência compartilhada é o que vivemos no PIBID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4457 |
Resumo: | Este trabalho aborda o tema da docência compartilhada com foco nas aprendizagens que originaram a constituição docente da pesquisadora durante o processo de formação inicial por meio da inserção no PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-UNIJUÍ. Tem por objetivo, dialogar com alguns teóricos acerca das concepções sobre a docência compartilhada, relatando experiências adquiridas em uma escola da rede Estadual de Ensino, do município de Ijuí. Nesse sentido, o campo empírico, é a escola como um todo, os sujeitos que a compõem e em especial a turma de 3° ano, em que a docência desenvolveu-se. Desse modo, a pesquisa se constitui em pesquisa-ação, por referir-se as vivencias e experiências por nos adquiridas ao longo da formação acadêmica, em especial por meio do PIBID. Assim, ressaltamos a importância de uma docência que seja de fato compartilhada, uma atuação e um planejamento conjunto entre os docentes. Para trazermos algumas concepções acerca da docência compartilhada recorremos a alguns teóricos, como Bayer, Traversini, Rodrigues, Freitas, além de dialogarmos com Freire, refletindo sobre as concepções de ser professor, da profissão docente e da docência. Assim, refletindo sobre a docência compartilhada, esta que foi desenvolvida com ações e planejamentos conjuntos com a professora titular da turma, com professores da universidade, principalmente com a professora e coordenadora do programa na universidade, isso visando contribuir de forma efetiva e integral no processo de formação dos sujeitos. Nesse sentido, vamos refletindo sobre nossa constituição docente, sobre o processo de formação, destacando alguns trabalhos que foram desenvolvidos, como publicação de artigos e apresentações em eventos. E ainda, concluímos reforçando nossa concepção acerca da importância de uma docência compartilhada, esta que em nosso ver potencializa o ensino, por oportunizar a individualização, contribuindo assim para com o processo de ensino/aprendizagem dos educandos e possibilitando uma reflexão conjunta das práticas pelos docentes. |
id |
UNIJ_9351daf11ab88bdb1128a183b17304dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4457 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDocência compartilhada é o que vivemos no PIBID2017-08-1520172017-08-15T23:25:43Z2017-08-15T23:25:43ZEste trabalho aborda o tema da docência compartilhada com foco nas aprendizagens que originaram a constituição docente da pesquisadora durante o processo de formação inicial por meio da inserção no PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-UNIJUÍ. Tem por objetivo, dialogar com alguns teóricos acerca das concepções sobre a docência compartilhada, relatando experiências adquiridas em uma escola da rede Estadual de Ensino, do município de Ijuí. Nesse sentido, o campo empírico, é a escola como um todo, os sujeitos que a compõem e em especial a turma de 3° ano, em que a docência desenvolveu-se. Desse modo, a pesquisa se constitui em pesquisa-ação, por referir-se as vivencias e experiências por nos adquiridas ao longo da formação acadêmica, em especial por meio do PIBID. Assim, ressaltamos a importância de uma docência que seja de fato compartilhada, uma atuação e um planejamento conjunto entre os docentes. Para trazermos algumas concepções acerca da docência compartilhada recorremos a alguns teóricos, como Bayer, Traversini, Rodrigues, Freitas, além de dialogarmos com Freire, refletindo sobre as concepções de ser professor, da profissão docente e da docência. Assim, refletindo sobre a docência compartilhada, esta que foi desenvolvida com ações e planejamentos conjuntos com a professora titular da turma, com professores da universidade, principalmente com a professora e coordenadora do programa na universidade, isso visando contribuir de forma efetiva e integral no processo de formação dos sujeitos. Nesse sentido, vamos refletindo sobre nossa constituição docente, sobre o processo de formação, destacando alguns trabalhos que foram desenvolvidos, como publicação de artigos e apresentações em eventos. E ainda, concluímos reforçando nossa concepção acerca da importância de uma docência compartilhada, esta que em nosso ver potencializa o ensino, por oportunizar a individualização, contribuindo assim para com o processo de ensino/aprendizagem dos educandos e possibilitando uma reflexão conjunta das práticas pelos docentes.44 f.Ciências Sociais AplicadasPedagogiaDocência compartilhadaProfessorFormação profissionalExperiênciahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4457DMD_hdl_123456789/4457Freitas, Tatiele Lenise da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTatiele%20Lenise%20da%20Silva%20Freitas.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4457/1/Tatiele%20Lenise%20da%20Silva%20Freitas.pdfapplication/pdf802569http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4457/1/Tatiele%20Lenise%20da%20Silva%20Freitas.pdf8ce3ee54fc959ff3e0c77eb505b3d9cdMD5123456789_4457_12019-01-21T12:45:27Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência compartilhada é o que vivemos no PIBID |
title |
Docência compartilhada é o que vivemos no PIBID |
spellingShingle |
Docência compartilhada é o que vivemos no PIBID Freitas, Tatiele Lenise da Silva Ciências Sociais Aplicadas Pedagogia Docência compartilhada Professor Formação profissional Experiência |
title_short |
Docência compartilhada é o que vivemos no PIBID |
title_full |
Docência compartilhada é o que vivemos no PIBID |
title_fullStr |
Docência compartilhada é o que vivemos no PIBID |
title_full_unstemmed |
Docência compartilhada é o que vivemos no PIBID |
title_sort |
Docência compartilhada é o que vivemos no PIBID |
author |
Freitas, Tatiele Lenise da Silva |
author_facet |
Freitas, Tatiele Lenise da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Tatiele Lenise da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas Pedagogia Docência compartilhada Professor Formação profissional Experiência |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas Pedagogia Docência compartilhada Professor Formação profissional Experiência |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este trabalho aborda o tema da docência compartilhada com foco nas aprendizagens que originaram a constituição docente da pesquisadora durante o processo de formação inicial por meio da inserção no PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-UNIJUÍ. Tem por objetivo, dialogar com alguns teóricos acerca das concepções sobre a docência compartilhada, relatando experiências adquiridas em uma escola da rede Estadual de Ensino, do município de Ijuí. Nesse sentido, o campo empírico, é a escola como um todo, os sujeitos que a compõem e em especial a turma de 3° ano, em que a docência desenvolveu-se. Desse modo, a pesquisa se constitui em pesquisa-ação, por referir-se as vivencias e experiências por nos adquiridas ao longo da formação acadêmica, em especial por meio do PIBID. Assim, ressaltamos a importância de uma docência que seja de fato compartilhada, uma atuação e um planejamento conjunto entre os docentes. Para trazermos algumas concepções acerca da docência compartilhada recorremos a alguns teóricos, como Bayer, Traversini, Rodrigues, Freitas, além de dialogarmos com Freire, refletindo sobre as concepções de ser professor, da profissão docente e da docência. Assim, refletindo sobre a docência compartilhada, esta que foi desenvolvida com ações e planejamentos conjuntos com a professora titular da turma, com professores da universidade, principalmente com a professora e coordenadora do programa na universidade, isso visando contribuir de forma efetiva e integral no processo de formação dos sujeitos. Nesse sentido, vamos refletindo sobre nossa constituição docente, sobre o processo de formação, destacando alguns trabalhos que foram desenvolvidos, como publicação de artigos e apresentações em eventos. E ainda, concluímos reforçando nossa concepção acerca da importância de uma docência compartilhada, esta que em nosso ver potencializa o ensino, por oportunizar a individualização, contribuindo assim para com o processo de ensino/aprendizagem dos educandos e possibilitando uma reflexão conjunta das práticas pelos docentes. 44 f. |
description |
Este trabalho aborda o tema da docência compartilhada com foco nas aprendizagens que originaram a constituição docente da pesquisadora durante o processo de formação inicial por meio da inserção no PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-UNIJUÍ. Tem por objetivo, dialogar com alguns teóricos acerca das concepções sobre a docência compartilhada, relatando experiências adquiridas em uma escola da rede Estadual de Ensino, do município de Ijuí. Nesse sentido, o campo empírico, é a escola como um todo, os sujeitos que a compõem e em especial a turma de 3° ano, em que a docência desenvolveu-se. Desse modo, a pesquisa se constitui em pesquisa-ação, por referir-se as vivencias e experiências por nos adquiridas ao longo da formação acadêmica, em especial por meio do PIBID. Assim, ressaltamos a importância de uma docência que seja de fato compartilhada, uma atuação e um planejamento conjunto entre os docentes. Para trazermos algumas concepções acerca da docência compartilhada recorremos a alguns teóricos, como Bayer, Traversini, Rodrigues, Freitas, além de dialogarmos com Freire, refletindo sobre as concepções de ser professor, da profissão docente e da docência. Assim, refletindo sobre a docência compartilhada, esta que foi desenvolvida com ações e planejamentos conjuntos com a professora titular da turma, com professores da universidade, principalmente com a professora e coordenadora do programa na universidade, isso visando contribuir de forma efetiva e integral no processo de formação dos sujeitos. Nesse sentido, vamos refletindo sobre nossa constituição docente, sobre o processo de formação, destacando alguns trabalhos que foram desenvolvidos, como publicação de artigos e apresentações em eventos. E ainda, concluímos reforçando nossa concepção acerca da importância de uma docência compartilhada, esta que em nosso ver potencializa o ensino, por oportunizar a individualização, contribuindo assim para com o processo de ensino/aprendizagem dos educandos e possibilitando uma reflexão conjunta das práticas pelos docentes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-15 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2017-08-15T23:25:43Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-15T23:25:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4457 DMD_hdl_123456789/4457 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4457 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416173679869952 |