A produção do conhecimento do esporte e o seu tratamento enquanto conteúdo da educação física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1629 |
Resumo: | O presente ensaio teórico apresenta algumas reflexões a respeito do fenômeno Esporte na escola. Este fenômeno é aqui abordado de forma crítica por meio de uma pesquisa bibliográfica realizada em oito artigos publicados em vários veículos de comunicação a partir do ano 2000. Busca-se, assim, apoio nos pilares de uma pesquisa teórica para compreender como está sendo abordado o ensino do Esporte na escola. Sabe-se, contudo, o desafio e a grande responsabilidade que é abordar este o tema na abrangente área de Educação Física. O conteúdo Esporte é um dos mais aplicados na escola por professores de Educação Física, sendo bastante discutido por pesquisadores e estudiosos na área escolar. Com o surgimento de novas abordagens do pensamento renovador no final da década de 70 e o novo aspecto dado à Educação Física como área do conhecimento, deu-se início a novas propostas com enfoque psicológico, sociológico, político e também biológico. Essas proposições surgiram justamente com o intuito de romper os moldes tradicionais no ensino da Educação Física, os quais estavam ultrapassados, visando a garantir uma melhora no ensino dos esportes na escola. |
id |
UNIJ_9817c58e2671d58e4bd6ae24e2d5fdcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1629 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA produção do conhecimento do esporte e o seu tratamento enquanto conteúdo da educação física escolar2013-04-2420122013-04-24T17:53:49Z2013-04-24T17:53:49ZO presente ensaio teórico apresenta algumas reflexões a respeito do fenômeno Esporte na escola. Este fenômeno é aqui abordado de forma crítica por meio de uma pesquisa bibliográfica realizada em oito artigos publicados em vários veículos de comunicação a partir do ano 2000. Busca-se, assim, apoio nos pilares de uma pesquisa teórica para compreender como está sendo abordado o ensino do Esporte na escola. Sabe-se, contudo, o desafio e a grande responsabilidade que é abordar este o tema na abrangente área de Educação Física. O conteúdo Esporte é um dos mais aplicados na escola por professores de Educação Física, sendo bastante discutido por pesquisadores e estudiosos na área escolar. Com o surgimento de novas abordagens do pensamento renovador no final da década de 70 e o novo aspecto dado à Educação Física como área do conhecimento, deu-se início a novas propostas com enfoque psicológico, sociológico, político e também biológico. Essas proposições surgiram justamente com o intuito de romper os moldes tradicionais no ensino da Educação Física, os quais estavam ultrapassados, visando a garantir uma melhora no ensino dos esportes na escola.55 f.Conhecimento.EsporteConteúdoEducação física escolarEducação físicaCiências da Saúdehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1629DMD_hdl_123456789/1629Berton, Fábio Viníciusporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessF%c3%a1bio%20Berton%20p%c3%b3s-banca.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1629/1/F%c3%a1bio%20Berton%20p%c3%b3s-banca.pdfapplication/pdf212288http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1629/1/F%c3%a1bio%20Berton%20p%c3%b3s-banca.pdf5411491310c7e25dc2ba5fffa16a1aa3MD5123456789_1629_12019-01-21T12:43:58Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção do conhecimento do esporte e o seu tratamento enquanto conteúdo da educação física escolar |
title |
A produção do conhecimento do esporte e o seu tratamento enquanto conteúdo da educação física escolar |
spellingShingle |
A produção do conhecimento do esporte e o seu tratamento enquanto conteúdo da educação física escolar Berton, Fábio Vinícius Conhecimento. Esporte Conteúdo Educação física escolar Educação física Ciências da Saúde |
title_short |
A produção do conhecimento do esporte e o seu tratamento enquanto conteúdo da educação física escolar |
title_full |
A produção do conhecimento do esporte e o seu tratamento enquanto conteúdo da educação física escolar |
title_fullStr |
A produção do conhecimento do esporte e o seu tratamento enquanto conteúdo da educação física escolar |
title_full_unstemmed |
A produção do conhecimento do esporte e o seu tratamento enquanto conteúdo da educação física escolar |
title_sort |
A produção do conhecimento do esporte e o seu tratamento enquanto conteúdo da educação física escolar |
author |
Berton, Fábio Vinícius |
author_facet |
Berton, Fábio Vinícius |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berton, Fábio Vinícius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento. Esporte Conteúdo Educação física escolar Educação física Ciências da Saúde |
topic |
Conhecimento. Esporte Conteúdo Educação física escolar Educação física Ciências da Saúde |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente ensaio teórico apresenta algumas reflexões a respeito do fenômeno Esporte na escola. Este fenômeno é aqui abordado de forma crítica por meio de uma pesquisa bibliográfica realizada em oito artigos publicados em vários veículos de comunicação a partir do ano 2000. Busca-se, assim, apoio nos pilares de uma pesquisa teórica para compreender como está sendo abordado o ensino do Esporte na escola. Sabe-se, contudo, o desafio e a grande responsabilidade que é abordar este o tema na abrangente área de Educação Física. O conteúdo Esporte é um dos mais aplicados na escola por professores de Educação Física, sendo bastante discutido por pesquisadores e estudiosos na área escolar. Com o surgimento de novas abordagens do pensamento renovador no final da década de 70 e o novo aspecto dado à Educação Física como área do conhecimento, deu-se início a novas propostas com enfoque psicológico, sociológico, político e também biológico. Essas proposições surgiram justamente com o intuito de romper os moldes tradicionais no ensino da Educação Física, os quais estavam ultrapassados, visando a garantir uma melhora no ensino dos esportes na escola. 55 f. |
description |
O presente ensaio teórico apresenta algumas reflexões a respeito do fenômeno Esporte na escola. Este fenômeno é aqui abordado de forma crítica por meio de uma pesquisa bibliográfica realizada em oito artigos publicados em vários veículos de comunicação a partir do ano 2000. Busca-se, assim, apoio nos pilares de uma pesquisa teórica para compreender como está sendo abordado o ensino do Esporte na escola. Sabe-se, contudo, o desafio e a grande responsabilidade que é abordar este o tema na abrangente área de Educação Física. O conteúdo Esporte é um dos mais aplicados na escola por professores de Educação Física, sendo bastante discutido por pesquisadores e estudiosos na área escolar. Com o surgimento de novas abordagens do pensamento renovador no final da década de 70 e o novo aspecto dado à Educação Física como área do conhecimento, deu-se início a novas propostas com enfoque psicológico, sociológico, político e também biológico. Essas proposições surgiram justamente com o intuito de romper os moldes tradicionais no ensino da Educação Física, os quais estavam ultrapassados, visando a garantir uma melhora no ensino dos esportes na escola. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012 2013-04-24T17:53:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-04-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-24T17:53:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1629 DMD_hdl_123456789/1629 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1629 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/1629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623413617934204928 |