Proteção internacional dos refugiados, e a nova lei de migração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Willian de Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5489
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise acerca das questões que envolvem o refugiado, como ele é reconhecido, qual são seus direitos em nível nacional e internacional, faz uma análise sobre o estatuto do refúgio, e faz um resgate histórico de como ele surgiu, e quais suas mudanças ao longo do tempo. Realiza uma análise da construção de alternativas à jurisdição em busca de sua proteção. O instituto internacional do refúgio é de extrema relevância, pois visa garantir proteção de forma ampla a pessoas que se encontram em situação bastante vulnerável. O Brasil assumiu o compromisso internacional de proteção aos refugiados ao ratificar a Convenção de 1951 e o Protocolo de 1967 sobre o Estatuto dos Refugiados, além de ter adotado uma lei específica para tratar da questão, a Lei 9.474/97, que é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um parâmetro para a adoção de uma legislação uniforme entre os países da América do Sul. O objetivo da pesquisa é realizar uma análise da efetividade da proteção nacional, verificando se, na prática, os instrumentos normativos estão sendo aplicados adequadamente e se essas pessoas acolhidas no Brasil gozam efetivamente dos direitos estabelecidos na Convenção de 1951, na Constituição brasileira de 1988 e na Lei 9.474/97. Para a realização deste trabalho foi utilizado o método hipotético dedutivo, através de pesquisas bibliográficas e por meio eletrônico, analisando também a legislação em andamento no âmbito nacional e internacional, a fim de enriquecer a coleta de informações e permitir um aprofundamento no estudo dos refugiados, revelar a importância na construção de uma nova pátria e vida para essas pessoas e apontar novas perspectivas para a problemática da solução de conflitos em relação ao assunto abordado.
id UNIJ_981a161bd3e8389be48ed75244f24716
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5489
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisProteção internacional dos refugiados, e a nova lei de migração2018-11-0920182018-11-09T13:05:22Z2018-11-09T13:05:22ZO presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise acerca das questões que envolvem o refugiado, como ele é reconhecido, qual são seus direitos em nível nacional e internacional, faz uma análise sobre o estatuto do refúgio, e faz um resgate histórico de como ele surgiu, e quais suas mudanças ao longo do tempo. Realiza uma análise da construção de alternativas à jurisdição em busca de sua proteção. O instituto internacional do refúgio é de extrema relevância, pois visa garantir proteção de forma ampla a pessoas que se encontram em situação bastante vulnerável. O Brasil assumiu o compromisso internacional de proteção aos refugiados ao ratificar a Convenção de 1951 e o Protocolo de 1967 sobre o Estatuto dos Refugiados, além de ter adotado uma lei específica para tratar da questão, a Lei 9.474/97, que é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um parâmetro para a adoção de uma legislação uniforme entre os países da América do Sul. O objetivo da pesquisa é realizar uma análise da efetividade da proteção nacional, verificando se, na prática, os instrumentos normativos estão sendo aplicados adequadamente e se essas pessoas acolhidas no Brasil gozam efetivamente dos direitos estabelecidos na Convenção de 1951, na Constituição brasileira de 1988 e na Lei 9.474/97. Para a realização deste trabalho foi utilizado o método hipotético dedutivo, através de pesquisas bibliográficas e por meio eletrônico, analisando também a legislação em andamento no âmbito nacional e internacional, a fim de enriquecer a coleta de informações e permitir um aprofundamento no estudo dos refugiados, revelar a importância na construção de uma nova pátria e vida para essas pessoas e apontar novas perspectivas para a problemática da solução de conflitos em relação ao assunto abordado.49 f.Ciências sociais aplicadasDireitoDireito HumanitárioLegislação brasileiraMigraçãoProteção internacionalRefugiadohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5489DMD_hdl_123456789/5489Moura, Willian de Carvalhoporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessWILLIAN%20DE%20CARVALHO%20MOURA.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5489/1/WILLIAN%20DE%20CARVALHO%20MOURA.pdfapplication/pdf379773http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5489/1/WILLIAN%20DE%20CARVALHO%20MOURA.pdf97847116798ca72b636f484f15877626MD5123456789_5489_12019-01-21T12:46:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Proteção internacional dos refugiados, e a nova lei de migração
title Proteção internacional dos refugiados, e a nova lei de migração
spellingShingle Proteção internacional dos refugiados, e a nova lei de migração
Moura, Willian de Carvalho
Ciências sociais aplicadas
Direito
Direito Humanitário
Legislação brasileira
Migração
Proteção internacional
Refugiado
title_short Proteção internacional dos refugiados, e a nova lei de migração
title_full Proteção internacional dos refugiados, e a nova lei de migração
title_fullStr Proteção internacional dos refugiados, e a nova lei de migração
title_full_unstemmed Proteção internacional dos refugiados, e a nova lei de migração
title_sort Proteção internacional dos refugiados, e a nova lei de migração
author Moura, Willian de Carvalho
author_facet Moura, Willian de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Willian de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais aplicadas
Direito
Direito Humanitário
Legislação brasileira
Migração
Proteção internacional
Refugiado
topic Ciências sociais aplicadas
Direito
Direito Humanitário
Legislação brasileira
Migração
Proteção internacional
Refugiado
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise acerca das questões que envolvem o refugiado, como ele é reconhecido, qual são seus direitos em nível nacional e internacional, faz uma análise sobre o estatuto do refúgio, e faz um resgate histórico de como ele surgiu, e quais suas mudanças ao longo do tempo. Realiza uma análise da construção de alternativas à jurisdição em busca de sua proteção. O instituto internacional do refúgio é de extrema relevância, pois visa garantir proteção de forma ampla a pessoas que se encontram em situação bastante vulnerável. O Brasil assumiu o compromisso internacional de proteção aos refugiados ao ratificar a Convenção de 1951 e o Protocolo de 1967 sobre o Estatuto dos Refugiados, além de ter adotado uma lei específica para tratar da questão, a Lei 9.474/97, que é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um parâmetro para a adoção de uma legislação uniforme entre os países da América do Sul. O objetivo da pesquisa é realizar uma análise da efetividade da proteção nacional, verificando se, na prática, os instrumentos normativos estão sendo aplicados adequadamente e se essas pessoas acolhidas no Brasil gozam efetivamente dos direitos estabelecidos na Convenção de 1951, na Constituição brasileira de 1988 e na Lei 9.474/97. Para a realização deste trabalho foi utilizado o método hipotético dedutivo, através de pesquisas bibliográficas e por meio eletrônico, analisando também a legislação em andamento no âmbito nacional e internacional, a fim de enriquecer a coleta de informações e permitir um aprofundamento no estudo dos refugiados, revelar a importância na construção de uma nova pátria e vida para essas pessoas e apontar novas perspectivas para a problemática da solução de conflitos em relação ao assunto abordado.
49 f.
description O presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise acerca das questões que envolvem o refugiado, como ele é reconhecido, qual são seus direitos em nível nacional e internacional, faz uma análise sobre o estatuto do refúgio, e faz um resgate histórico de como ele surgiu, e quais suas mudanças ao longo do tempo. Realiza uma análise da construção de alternativas à jurisdição em busca de sua proteção. O instituto internacional do refúgio é de extrema relevância, pois visa garantir proteção de forma ampla a pessoas que se encontram em situação bastante vulnerável. O Brasil assumiu o compromisso internacional de proteção aos refugiados ao ratificar a Convenção de 1951 e o Protocolo de 1967 sobre o Estatuto dos Refugiados, além de ter adotado uma lei específica para tratar da questão, a Lei 9.474/97, que é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um parâmetro para a adoção de uma legislação uniforme entre os países da América do Sul. O objetivo da pesquisa é realizar uma análise da efetividade da proteção nacional, verificando se, na prática, os instrumentos normativos estão sendo aplicados adequadamente e se essas pessoas acolhidas no Brasil gozam efetivamente dos direitos estabelecidos na Convenção de 1951, na Constituição brasileira de 1988 e na Lei 9.474/97. Para a realização deste trabalho foi utilizado o método hipotético dedutivo, através de pesquisas bibliográficas e por meio eletrônico, analisando também a legislação em andamento no âmbito nacional e internacional, a fim de enriquecer a coleta de informações e permitir um aprofundamento no estudo dos refugiados, revelar a importância na construção de uma nova pátria e vida para essas pessoas e apontar novas perspectivas para a problemática da solução de conflitos em relação ao assunto abordado.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-09
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2018-11-09T13:05:22Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-09T13:05:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5489
DMD_hdl_123456789/5489
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5489
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623417105771659264