Crianças internadas direito a uma escola, à um olhar diferenciado: pedagogia hospitalar - caso Jhulie -

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vettorato, Rúbia Cristina Wazlawick
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4456
Resumo: A presente pesquisa vem apresentar e entender melhor que direito a criança internada tem em uma escola para ela fora das paredes de uma instituição de ensino, a Pedagogia Hospitalar necessita ser vista como uma modalidade de ensino, que procura legalmente proporcionar a criança e ao adolescente hospitalizado o prosseguimento de seus estudos, possibilitando sua reintegração ao espaço escolar. Questiona-se também a importância da educação no ambiente hospitalar, o papel do Pedagogo que deve proporcionar novas chances a esses sujeitos que por motivo de doença são afastados de sua rotina escolar, mas que tem direito a uma escola. Remete também analisar à questão da formação e qualificação do profissional atuante em classes hospitalares. O emprego da pesquisa é de caráter qualitativo e metodologia bibliográfica em que se utilizou como instrumento de pesquisa entrevistas semi-estruturadas a partir de um roteiro. Será abordado conceitos de Infância no decorrer da história, Educação e Saúde numa interconexão; história da educação e da pedagogia no decorrer do tempo histórico e os aspectos legais que alicerçam a Pedagogia até os tempos atuais; o hospital relacionando-o com a saúde e educação, sobre a pedagogia hospitalar na sua historicidade com seus conceitos, aspectos legais e o pedagogo hospitalar. Direcionando o direito que a criança tem à educação, seja ela em qual ambiente for.
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