Crianças internadas direito a uma escola, à um olhar diferenciado: pedagogia hospitalar - caso Jhulie -
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4456 |
Resumo: | A presente pesquisa vem apresentar e entender melhor que direito a criança internada tem em uma escola para ela fora das paredes de uma instituição de ensino, a Pedagogia Hospitalar necessita ser vista como uma modalidade de ensino, que procura legalmente proporcionar a criança e ao adolescente hospitalizado o prosseguimento de seus estudos, possibilitando sua reintegração ao espaço escolar. Questiona-se também a importância da educação no ambiente hospitalar, o papel do Pedagogo que deve proporcionar novas chances a esses sujeitos que por motivo de doença são afastados de sua rotina escolar, mas que tem direito a uma escola. Remete também analisar à questão da formação e qualificação do profissional atuante em classes hospitalares. O emprego da pesquisa é de caráter qualitativo e metodologia bibliográfica em que se utilizou como instrumento de pesquisa entrevistas semi-estruturadas a partir de um roteiro. Será abordado conceitos de Infância no decorrer da história, Educação e Saúde numa interconexão; história da educação e da pedagogia no decorrer do tempo histórico e os aspectos legais que alicerçam a Pedagogia até os tempos atuais; o hospital relacionando-o com a saúde e educação, sobre a pedagogia hospitalar na sua historicidade com seus conceitos, aspectos legais e o pedagogo hospitalar. Direcionando o direito que a criança tem à educação, seja ela em qual ambiente for. |
id |
UNIJ_a2d1217ebafc4de247cab0d1901872db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4456 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCrianças internadas direito a uma escola, à um olhar diferenciado: pedagogia hospitalar - caso Jhulie -2017-08-1520172017-08-15T23:00:30Z2017-08-15T23:00:30ZA presente pesquisa vem apresentar e entender melhor que direito a criança internada tem em uma escola para ela fora das paredes de uma instituição de ensino, a Pedagogia Hospitalar necessita ser vista como uma modalidade de ensino, que procura legalmente proporcionar a criança e ao adolescente hospitalizado o prosseguimento de seus estudos, possibilitando sua reintegração ao espaço escolar. Questiona-se também a importância da educação no ambiente hospitalar, o papel do Pedagogo que deve proporcionar novas chances a esses sujeitos que por motivo de doença são afastados de sua rotina escolar, mas que tem direito a uma escola. Remete também analisar à questão da formação e qualificação do profissional atuante em classes hospitalares. O emprego da pesquisa é de caráter qualitativo e metodologia bibliográfica em que se utilizou como instrumento de pesquisa entrevistas semi-estruturadas a partir de um roteiro. Será abordado conceitos de Infância no decorrer da história, Educação e Saúde numa interconexão; história da educação e da pedagogia no decorrer do tempo histórico e os aspectos legais que alicerçam a Pedagogia até os tempos atuais; o hospital relacionando-o com a saúde e educação, sobre a pedagogia hospitalar na sua historicidade com seus conceitos, aspectos legais e o pedagogo hospitalar. Direcionando o direito que a criança tem à educação, seja ela em qual ambiente for.94 f.Ciências Sociais AplicadasPedagogiaPedagogiaEducaçãoCriança internadaPedagogia hospitalarPedagogohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4456DMD_hdl_123456789/4456Vettorato, Rúbia Cristina Wazlawickporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessR%c3%babia%20Cristina%20Wazlawick%20Vettorato.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4456/1/R%c3%babia%20Cristina%20Wazlawick%20Vettorato.pdfapplication/pdf1370937http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4456/1/R%c3%babia%20Cristina%20Wazlawick%20Vettorato.pdfce9d55185fc866c1c0464a86ac3e7d69MD5123456789_4456_12019-01-21T12:45:27Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crianças internadas direito a uma escola, à um olhar diferenciado: pedagogia hospitalar - caso Jhulie - |
title |
Crianças internadas direito a uma escola, à um olhar diferenciado: pedagogia hospitalar - caso Jhulie - |
spellingShingle |
Crianças internadas direito a uma escola, à um olhar diferenciado: pedagogia hospitalar - caso Jhulie - Vettorato, Rúbia Cristina Wazlawick Ciências Sociais Aplicadas Pedagogia Pedagogia Educação Criança internada Pedagogia hospitalar Pedagogo |
title_short |
Crianças internadas direito a uma escola, à um olhar diferenciado: pedagogia hospitalar - caso Jhulie - |
title_full |
Crianças internadas direito a uma escola, à um olhar diferenciado: pedagogia hospitalar - caso Jhulie - |
title_fullStr |
Crianças internadas direito a uma escola, à um olhar diferenciado: pedagogia hospitalar - caso Jhulie - |
title_full_unstemmed |
Crianças internadas direito a uma escola, à um olhar diferenciado: pedagogia hospitalar - caso Jhulie - |
title_sort |
Crianças internadas direito a uma escola, à um olhar diferenciado: pedagogia hospitalar - caso Jhulie - |
author |
Vettorato, Rúbia Cristina Wazlawick |
author_facet |
Vettorato, Rúbia Cristina Wazlawick |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vettorato, Rúbia Cristina Wazlawick |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas Pedagogia Pedagogia Educação Criança internada Pedagogia hospitalar Pedagogo |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas Pedagogia Pedagogia Educação Criança internada Pedagogia hospitalar Pedagogo |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A presente pesquisa vem apresentar e entender melhor que direito a criança internada tem em uma escola para ela fora das paredes de uma instituição de ensino, a Pedagogia Hospitalar necessita ser vista como uma modalidade de ensino, que procura legalmente proporcionar a criança e ao adolescente hospitalizado o prosseguimento de seus estudos, possibilitando sua reintegração ao espaço escolar. Questiona-se também a importância da educação no ambiente hospitalar, o papel do Pedagogo que deve proporcionar novas chances a esses sujeitos que por motivo de doença são afastados de sua rotina escolar, mas que tem direito a uma escola. Remete também analisar à questão da formação e qualificação do profissional atuante em classes hospitalares. O emprego da pesquisa é de caráter qualitativo e metodologia bibliográfica em que se utilizou como instrumento de pesquisa entrevistas semi-estruturadas a partir de um roteiro. Será abordado conceitos de Infância no decorrer da história, Educação e Saúde numa interconexão; história da educação e da pedagogia no decorrer do tempo histórico e os aspectos legais que alicerçam a Pedagogia até os tempos atuais; o hospital relacionando-o com a saúde e educação, sobre a pedagogia hospitalar na sua historicidade com seus conceitos, aspectos legais e o pedagogo hospitalar. Direcionando o direito que a criança tem à educação, seja ela em qual ambiente for. 94 f. |
description |
A presente pesquisa vem apresentar e entender melhor que direito a criança internada tem em uma escola para ela fora das paredes de uma instituição de ensino, a Pedagogia Hospitalar necessita ser vista como uma modalidade de ensino, que procura legalmente proporcionar a criança e ao adolescente hospitalizado o prosseguimento de seus estudos, possibilitando sua reintegração ao espaço escolar. Questiona-se também a importância da educação no ambiente hospitalar, o papel do Pedagogo que deve proporcionar novas chances a esses sujeitos que por motivo de doença são afastados de sua rotina escolar, mas que tem direito a uma escola. Remete também analisar à questão da formação e qualificação do profissional atuante em classes hospitalares. O emprego da pesquisa é de caráter qualitativo e metodologia bibliográfica em que se utilizou como instrumento de pesquisa entrevistas semi-estruturadas a partir de um roteiro. Será abordado conceitos de Infância no decorrer da história, Educação e Saúde numa interconexão; história da educação e da pedagogia no decorrer do tempo histórico e os aspectos legais que alicerçam a Pedagogia até os tempos atuais; o hospital relacionando-o com a saúde e educação, sobre a pedagogia hospitalar na sua historicidade com seus conceitos, aspectos legais e o pedagogo hospitalar. Direcionando o direito que a criança tem à educação, seja ela em qual ambiente for. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-15 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2017-08-15T23:00:30Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-15T23:00:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4456 DMD_hdl_123456789/4456 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4456 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416173678821376 |