Percepção e Comportamento do Consumidor em Relação à Prática do Marketing Verde nas Empresas do Segmento de Beleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avila, Silvia Mafalda de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4871
Resumo: A preocupação com meio ambiente vem desde a intensificação do consumo após a Revolução Industrial, onde viu-se alavancar a degradação ambiental, devido ao grande consumismo. O foco das organizações, que anteriormente estava voltado somente para seu desempenho, após a constatação de que o meio ambiente é indispensável para a vida, passou a abranger também as necessidades do meio ambiente. Diante desta perspectiva, para reverter ou minimizar os impactos causados ao meio ambiente, nasce o tema sustentabilidade, como um critério normativo para a reconstrução da ordem econômica (LEFF, 2012). Com isso, o mercado observa o surgimento de consumidores que preocupam-se com o meio ambiente, chamados de consumidores verdes. Então surge o marketing verde como um conjunto de técnicas e métodos voltados ao desenvolvimento das vendas, mas evitando impactos no meio ambiente. Diante disto, evidencia-se a necessidade de exploração e maior compreensão sobre o assunto. O trabalho em questão buscou verificar a percepção e o comportamento do consumidor em relação ao marketing verde presente em empresas do segmento de beleza. O estudo se propôs a averiguar a opinião do consumidor acerca do marketing verde, verificando se o mesmo reconhece a importância de empresas aderirem práticas sustentáveis, dando ênfase ao produto verde, e se o consumidor realmente possui atitudes conscientes. Diante do exposto, o presente trabalho possui como problema de pesquisa: Qual a percepção e comportamento do consumidor em relação às práticas de marketing verde das empresas do segmento de beleza? Para responder o problema de pesquisa, tem-se como objetivo analisar a percepção e o comportamento do consumidor em relação à prática de marketing verde nas empresas do segmento de beleza.
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