A mudança de compreensão de um acadêmico de educação física acerca do sentido do componente curricular na escola: uma autoetnografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mallmann, Anderson Henrique Rozek
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6467
Resumo: Durante a formação inicial muitos acadêmicos de Educação Física mudam sua compreensão acerca do sentido desse componente curricular na escola. Contudo, parece que poucos estudos se dedicam a analisar os fatores que motivam tal mudança. Nessa linha, ao entender que passou por uma mudança de concepção em relação à Educação Física escolar, o autor realizou uma autoetnografia tendo como objetivo identificar quais fatores induziram uma mudança conceitual em relação à compreensão do sentido da Educação Física enquanto componente curricular na escola. Após 11 meses de análise das anotações em cadernos de componentes curriculares cursados, dos trabalhos realizados em disciplinas acadêmicas, das intervenções efetuadas como trabalho de campo e de questionários com alunos, os resultados indicam que não foi um acontecimento único que induziu a mudança de compreensão, mas vários fatores. O principal deles foi a discussão, em um componente curricular, sobre o direito de aprendizagem dos alunos. Em menor medida, as intervenções nos trabalhos de campo realizados em função de componentes curriculares, a constatação do interesse dos alunos ao experimentarem temas de ensino distintos dos que estavam acostumados e a testagem de conhecimentos estudados na universidade com seus próprios filhos, também tiveram influência na mudança conceitual.
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