Contribuições do PIBID à formação inicial de professores de educação física: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6538 |
Resumo: | Este trabalho é um exercício reflexivo acerca da nossa atividade como bolsista no Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência- PIBID da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUÍ executado no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES nos anos de 2018 e 2019. Este programa tem por finalidade potencializar a iniciação à docência contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira. O trabalho irá discutir dados de uma pesquisa autoetnografica. Como metodologia de investigação qualitativa foi realizado um relato de experiência, tendo como objetivo identificar quais os impactos na formação e prática docente de uma licenciada em Educação Física participante do PIBID. Os resultados apresentam que a participação no programa, contribui significativamente na formação profissional e pessoal, favorecendo a criação de um espaço de construção de um novo conhecimento, produzido nas relações entre instituição e sujeitos, integrando os diferentes saberes que constituem o conhecimento profissional. Destaca-se por fim que a construção dos saberes docentes está diretamente ligada à prática pedagógica do professor, e que as aprendizagens elaboradas servirão como subsidio para as práticas docentes futuras. |
id |
UNIJ_a9c16ac435e177726d88937764835886 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6538 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisContribuições do PIBID à formação inicial de professores de educação física: um relato de experiência2020-02-2420192020-02-24T11:57:27Z2020-02-24T11:57:27ZEste trabalho é um exercício reflexivo acerca da nossa atividade como bolsista no Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência- PIBID da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUÍ executado no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES nos anos de 2018 e 2019. Este programa tem por finalidade potencializar a iniciação à docência contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira. O trabalho irá discutir dados de uma pesquisa autoetnografica. Como metodologia de investigação qualitativa foi realizado um relato de experiência, tendo como objetivo identificar quais os impactos na formação e prática docente de uma licenciada em Educação Física participante do PIBID. Os resultados apresentam que a participação no programa, contribui significativamente na formação profissional e pessoal, favorecendo a criação de um espaço de construção de um novo conhecimento, produzido nas relações entre instituição e sujeitos, integrando os diferentes saberes que constituem o conhecimento profissional. Destaca-se por fim que a construção dos saberes docentes está diretamente ligada à prática pedagógica do professor, e que as aprendizagens elaboradas servirão como subsidio para as práticas docentes futuras.49 f.Ciências da saúdePIBIDEducação FísicaFormação Inicial de ProfessoresSaberes Docenteshttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6538DMD_hdl_123456789/6538Malheiros, Franciele Bairrosporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranciele%20Bairros%20Malheiros.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6538/1/Franciele%20Bairros%20Malheiros.pdfapplication/pdf747239http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6538/1/Franciele%20Bairros%20Malheiros.pdfdd4527704198e70418699010e85e9388MD5123456789_6538_12020-02-29T07:11:29Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições do PIBID à formação inicial de professores de educação física: um relato de experiência |
title |
Contribuições do PIBID à formação inicial de professores de educação física: um relato de experiência |
spellingShingle |
Contribuições do PIBID à formação inicial de professores de educação física: um relato de experiência Malheiros, Franciele Bairros Ciências da saúde PIBID Educação Física Formação Inicial de Professores Saberes Docentes |
title_short |
Contribuições do PIBID à formação inicial de professores de educação física: um relato de experiência |
title_full |
Contribuições do PIBID à formação inicial de professores de educação física: um relato de experiência |
title_fullStr |
Contribuições do PIBID à formação inicial de professores de educação física: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Contribuições do PIBID à formação inicial de professores de educação física: um relato de experiência |
title_sort |
Contribuições do PIBID à formação inicial de professores de educação física: um relato de experiência |
author |
Malheiros, Franciele Bairros |
author_facet |
Malheiros, Franciele Bairros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malheiros, Franciele Bairros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da saúde PIBID Educação Física Formação Inicial de Professores Saberes Docentes |
topic |
Ciências da saúde PIBID Educação Física Formação Inicial de Professores Saberes Docentes |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este trabalho é um exercício reflexivo acerca da nossa atividade como bolsista no Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência- PIBID da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUÍ executado no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES nos anos de 2018 e 2019. Este programa tem por finalidade potencializar a iniciação à docência contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira. O trabalho irá discutir dados de uma pesquisa autoetnografica. Como metodologia de investigação qualitativa foi realizado um relato de experiência, tendo como objetivo identificar quais os impactos na formação e prática docente de uma licenciada em Educação Física participante do PIBID. Os resultados apresentam que a participação no programa, contribui significativamente na formação profissional e pessoal, favorecendo a criação de um espaço de construção de um novo conhecimento, produzido nas relações entre instituição e sujeitos, integrando os diferentes saberes que constituem o conhecimento profissional. Destaca-se por fim que a construção dos saberes docentes está diretamente ligada à prática pedagógica do professor, e que as aprendizagens elaboradas servirão como subsidio para as práticas docentes futuras. 49 f. |
description |
Este trabalho é um exercício reflexivo acerca da nossa atividade como bolsista no Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência- PIBID da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUÍ executado no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES nos anos de 2018 e 2019. Este programa tem por finalidade potencializar a iniciação à docência contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira. O trabalho irá discutir dados de uma pesquisa autoetnografica. Como metodologia de investigação qualitativa foi realizado um relato de experiência, tendo como objetivo identificar quais os impactos na formação e prática docente de uma licenciada em Educação Física participante do PIBID. Os resultados apresentam que a participação no programa, contribui significativamente na formação profissional e pessoal, favorecendo a criação de um espaço de construção de um novo conhecimento, produzido nas relações entre instituição e sujeitos, integrando os diferentes saberes que constituem o conhecimento profissional. Destaca-se por fim que a construção dos saberes docentes está diretamente ligada à prática pedagógica do professor, e que as aprendizagens elaboradas servirão como subsidio para as práticas docentes futuras. |
publishDate |
2019 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019 2020-02-24T11:57:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-24T11:57:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6538 DMD_hdl_123456789/6538 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6538 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/6538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1660022604027658240 |