Contribuições do PIBID à formação inicial de professores de educação física: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malheiros, Franciele Bairros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6538
Resumo: Este trabalho é um exercício reflexivo acerca da nossa atividade como bolsista no Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência- PIBID da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUÍ executado no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES nos anos de 2018 e 2019. Este programa tem por finalidade potencializar a iniciação à docência contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira. O trabalho irá discutir dados de uma pesquisa autoetnografica. Como metodologia de investigação qualitativa foi realizado um relato de experiência, tendo como objetivo identificar quais os impactos na formação e prática docente de uma licenciada em Educação Física participante do PIBID. Os resultados apresentam que a participação no programa, contribui significativamente na formação profissional e pessoal, favorecendo a criação de um espaço de construção de um novo conhecimento, produzido nas relações entre instituição e sujeitos, integrando os diferentes saberes que constituem o conhecimento profissional. Destaca-se por fim que a construção dos saberes docentes está diretamente ligada à prática pedagógica do professor, e que as aprendizagens elaboradas servirão como subsidio para as práticas docentes futuras.
id UNIJ_a9c16ac435e177726d88937764835886
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6538
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisContribuições do PIBID à formação inicial de professores de educação física: um relato de experiência2020-02-2420192020-02-24T11:57:27Z2020-02-24T11:57:27ZEste trabalho é um exercício reflexivo acerca da nossa atividade como bolsista no Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência- PIBID da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUÍ executado no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES nos anos de 2018 e 2019. Este programa tem por finalidade potencializar a iniciação à docência contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira. O trabalho irá discutir dados de uma pesquisa autoetnografica. Como metodologia de investigação qualitativa foi realizado um relato de experiência, tendo como objetivo identificar quais os impactos na formação e prática docente de uma licenciada em Educação Física participante do PIBID. Os resultados apresentam que a participação no programa, contribui significativamente na formação profissional e pessoal, favorecendo a criação de um espaço de construção de um novo conhecimento, produzido nas relações entre instituição e sujeitos, integrando os diferentes saberes que constituem o conhecimento profissional. Destaca-se por fim que a construção dos saberes docentes está diretamente ligada à prática pedagógica do professor, e que as aprendizagens elaboradas servirão como subsidio para as práticas docentes futuras.49 f.Ciências da saúdePIBIDEducação FísicaFormação Inicial de ProfessoresSaberes Docenteshttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6538DMD_hdl_123456789/6538Malheiros, Franciele Bairrosporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranciele%20Bairros%20Malheiros.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6538/1/Franciele%20Bairros%20Malheiros.pdfapplication/pdf747239http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6538/1/Franciele%20Bairros%20Malheiros.pdfdd4527704198e70418699010e85e9388MD5123456789_6538_12020-02-29T07:11:29Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do PIBID à formação inicial de professores de educação física: um relato de experiência
title Contribuições do PIBID à formação inicial de professores de educação física: um relato de experiência
spellingShingle Contribuições do PIBID à formação inicial de professores de educação física: um relato de experiência
Malheiros, Franciele Bairros
Ciências da saúde
PIBID
Educação Física
Formação Inicial de Professores
Saberes Docentes
title_short Contribuições do PIBID à formação inicial de professores de educação física: um relato de experiência
title_full Contribuições do PIBID à formação inicial de professores de educação física: um relato de experiência
title_fullStr Contribuições do PIBID à formação inicial de professores de educação física: um relato de experiência
title_full_unstemmed Contribuições do PIBID à formação inicial de professores de educação física: um relato de experiência
title_sort Contribuições do PIBID à formação inicial de professores de educação física: um relato de experiência
author Malheiros, Franciele Bairros
author_facet Malheiros, Franciele Bairros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malheiros, Franciele Bairros
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde
PIBID
Educação Física
Formação Inicial de Professores
Saberes Docentes
topic Ciências da saúde
PIBID
Educação Física
Formação Inicial de Professores
Saberes Docentes
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este trabalho é um exercício reflexivo acerca da nossa atividade como bolsista no Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência- PIBID da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUÍ executado no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES nos anos de 2018 e 2019. Este programa tem por finalidade potencializar a iniciação à docência contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira. O trabalho irá discutir dados de uma pesquisa autoetnografica. Como metodologia de investigação qualitativa foi realizado um relato de experiência, tendo como objetivo identificar quais os impactos na formação e prática docente de uma licenciada em Educação Física participante do PIBID. Os resultados apresentam que a participação no programa, contribui significativamente na formação profissional e pessoal, favorecendo a criação de um espaço de construção de um novo conhecimento, produzido nas relações entre instituição e sujeitos, integrando os diferentes saberes que constituem o conhecimento profissional. Destaca-se por fim que a construção dos saberes docentes está diretamente ligada à prática pedagógica do professor, e que as aprendizagens elaboradas servirão como subsidio para as práticas docentes futuras.
49 f.
description Este trabalho é um exercício reflexivo acerca da nossa atividade como bolsista no Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência- PIBID da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUÍ executado no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES nos anos de 2018 e 2019. Este programa tem por finalidade potencializar a iniciação à docência contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira. O trabalho irá discutir dados de uma pesquisa autoetnografica. Como metodologia de investigação qualitativa foi realizado um relato de experiência, tendo como objetivo identificar quais os impactos na formação e prática docente de uma licenciada em Educação Física participante do PIBID. Os resultados apresentam que a participação no programa, contribui significativamente na formação profissional e pessoal, favorecendo a criação de um espaço de construção de um novo conhecimento, produzido nas relações entre instituição e sujeitos, integrando os diferentes saberes que constituem o conhecimento profissional. Destaca-se por fim que a construção dos saberes docentes está diretamente ligada à prática pedagógica do professor, e que as aprendizagens elaboradas servirão como subsidio para as práticas docentes futuras.
publishDate 2019
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2020-02-24T11:57:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-24T11:57:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6538
DMD_hdl_123456789/6538
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6538
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1660022604027658240