A importância do brincar no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Griebeler, Sandra Ester
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5798
Resumo: O brincar é uma atividade bastante presente na infância. Sendo fundamental para o desenvolvimento da criança. O brincar não é uma forma de ocupar o tempo, mas sim uma linguagem que fornece subsídios para a expressão, sendo um meio de desenvolver habilidades cognitivas, físicas, ato lúdico, psíquicas e sentimentos. Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar o lugar que o brincar ocupa no contexto escolar e suas contribuições no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Inicialmente, discorre sobre o brincar na cultura da criança. Logo após, refere-se o brincar, o lúdico e a infância no contexto escolar. A partir dessas leituras iniciais, foi possível avaliar o quanto o brincar é fundamental no contexto escolar, sua influência na questão de gênero para as escolhas das brincadeiras e com quem se brinca o faz-de-conta pelo qual a criança cria e recria histórias vivenciadas em seu dia a dia, e também o tempo e o espaço desses brincar no pátio da escola. E por fim, faz-se uma reflexão sobre a importância do brincar no contexto escolar, o quanto o mesmo é essencial para as crianças e para a estruturação e subjetivação psíquica.
id UNIJ_b523acd78d1a094f94f4d6af6787ca2e
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5798
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA importância do brincar no contexto escolar2019-04-0220182019-04-02T17:20:11Z2019-04-02T17:20:11ZO brincar é uma atividade bastante presente na infância. Sendo fundamental para o desenvolvimento da criança. O brincar não é uma forma de ocupar o tempo, mas sim uma linguagem que fornece subsídios para a expressão, sendo um meio de desenvolver habilidades cognitivas, físicas, ato lúdico, psíquicas e sentimentos. Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar o lugar que o brincar ocupa no contexto escolar e suas contribuições no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Inicialmente, discorre sobre o brincar na cultura da criança. Logo após, refere-se o brincar, o lúdico e a infância no contexto escolar. A partir dessas leituras iniciais, foi possível avaliar o quanto o brincar é fundamental no contexto escolar, sua influência na questão de gênero para as escolhas das brincadeiras e com quem se brinca o faz-de-conta pelo qual a criança cria e recria histórias vivenciadas em seu dia a dia, e também o tempo e o espaço desses brincar no pátio da escola. E por fim, faz-se uma reflexão sobre a importância do brincar no contexto escolar, o quanto o mesmo é essencial para as crianças e para a estruturação e subjetivação psíquica.41 f.Ciências humanas.Psicologia.Brincar.Infância.Pátio da Escola.Subjetivação.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5798DMD_hdl_123456789/5798Griebeler, Sandra Esterporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessSandra%20Ester%20Griebeler.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5798/1/Sandra%20Ester%20Griebeler.pdfapplication/pdf417342http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5798/1/Sandra%20Ester%20Griebeler.pdf7cad9903b2f19da4a8152406c4ea3b7aMD5123456789_5798_12019-04-06T06:50:47Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A importância do brincar no contexto escolar
title A importância do brincar no contexto escolar
spellingShingle A importância do brincar no contexto escolar
Griebeler, Sandra Ester
Ciências humanas.
Psicologia.
Brincar.
Infância.
Pátio da Escola.
Subjetivação.
title_short A importância do brincar no contexto escolar
title_full A importância do brincar no contexto escolar
title_fullStr A importância do brincar no contexto escolar
title_full_unstemmed A importância do brincar no contexto escolar
title_sort A importância do brincar no contexto escolar
author Griebeler, Sandra Ester
author_facet Griebeler, Sandra Ester
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Griebeler, Sandra Ester
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas.
Psicologia.
Brincar.
Infância.
Pátio da Escola.
Subjetivação.
topic Ciências humanas.
Psicologia.
Brincar.
Infância.
Pátio da Escola.
Subjetivação.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O brincar é uma atividade bastante presente na infância. Sendo fundamental para o desenvolvimento da criança. O brincar não é uma forma de ocupar o tempo, mas sim uma linguagem que fornece subsídios para a expressão, sendo um meio de desenvolver habilidades cognitivas, físicas, ato lúdico, psíquicas e sentimentos. Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar o lugar que o brincar ocupa no contexto escolar e suas contribuições no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Inicialmente, discorre sobre o brincar na cultura da criança. Logo após, refere-se o brincar, o lúdico e a infância no contexto escolar. A partir dessas leituras iniciais, foi possível avaliar o quanto o brincar é fundamental no contexto escolar, sua influência na questão de gênero para as escolhas das brincadeiras e com quem se brinca o faz-de-conta pelo qual a criança cria e recria histórias vivenciadas em seu dia a dia, e também o tempo e o espaço desses brincar no pátio da escola. E por fim, faz-se uma reflexão sobre a importância do brincar no contexto escolar, o quanto o mesmo é essencial para as crianças e para a estruturação e subjetivação psíquica.
41 f.
description O brincar é uma atividade bastante presente na infância. Sendo fundamental para o desenvolvimento da criança. O brincar não é uma forma de ocupar o tempo, mas sim uma linguagem que fornece subsídios para a expressão, sendo um meio de desenvolver habilidades cognitivas, físicas, ato lúdico, psíquicas e sentimentos. Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar o lugar que o brincar ocupa no contexto escolar e suas contribuições no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Inicialmente, discorre sobre o brincar na cultura da criança. Logo após, refere-se o brincar, o lúdico e a infância no contexto escolar. A partir dessas leituras iniciais, foi possível avaliar o quanto o brincar é fundamental no contexto escolar, sua influência na questão de gênero para as escolhas das brincadeiras e com quem se brinca o faz-de-conta pelo qual a criança cria e recria histórias vivenciadas em seu dia a dia, e também o tempo e o espaço desses brincar no pátio da escola. E por fim, faz-se uma reflexão sobre a importância do brincar no contexto escolar, o quanto o mesmo é essencial para as crianças e para a estruturação e subjetivação psíquica.
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2019-04-02T17:20:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-02T17:20:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5798
DMD_hdl_123456789/5798
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5798
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1630139158441754624