A importância do brincar no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5798 |
Resumo: | O brincar é uma atividade bastante presente na infância. Sendo fundamental para o desenvolvimento da criança. O brincar não é uma forma de ocupar o tempo, mas sim uma linguagem que fornece subsídios para a expressão, sendo um meio de desenvolver habilidades cognitivas, físicas, ato lúdico, psíquicas e sentimentos. Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar o lugar que o brincar ocupa no contexto escolar e suas contribuições no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Inicialmente, discorre sobre o brincar na cultura da criança. Logo após, refere-se o brincar, o lúdico e a infância no contexto escolar. A partir dessas leituras iniciais, foi possível avaliar o quanto o brincar é fundamental no contexto escolar, sua influência na questão de gênero para as escolhas das brincadeiras e com quem se brinca o faz-de-conta pelo qual a criança cria e recria histórias vivenciadas em seu dia a dia, e também o tempo e o espaço desses brincar no pátio da escola. E por fim, faz-se uma reflexão sobre a importância do brincar no contexto escolar, o quanto o mesmo é essencial para as crianças e para a estruturação e subjetivação psíquica. |
id |
UNIJ_b523acd78d1a094f94f4d6af6787ca2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5798 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA importância do brincar no contexto escolar2019-04-0220182019-04-02T17:20:11Z2019-04-02T17:20:11ZO brincar é uma atividade bastante presente na infância. Sendo fundamental para o desenvolvimento da criança. O brincar não é uma forma de ocupar o tempo, mas sim uma linguagem que fornece subsídios para a expressão, sendo um meio de desenvolver habilidades cognitivas, físicas, ato lúdico, psíquicas e sentimentos. Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar o lugar que o brincar ocupa no contexto escolar e suas contribuições no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Inicialmente, discorre sobre o brincar na cultura da criança. Logo após, refere-se o brincar, o lúdico e a infância no contexto escolar. A partir dessas leituras iniciais, foi possível avaliar o quanto o brincar é fundamental no contexto escolar, sua influência na questão de gênero para as escolhas das brincadeiras e com quem se brinca o faz-de-conta pelo qual a criança cria e recria histórias vivenciadas em seu dia a dia, e também o tempo e o espaço desses brincar no pátio da escola. E por fim, faz-se uma reflexão sobre a importância do brincar no contexto escolar, o quanto o mesmo é essencial para as crianças e para a estruturação e subjetivação psíquica.41 f.Ciências humanas.Psicologia.Brincar.Infância.Pátio da Escola.Subjetivação.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5798DMD_hdl_123456789/5798Griebeler, Sandra Esterporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessSandra%20Ester%20Griebeler.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5798/1/Sandra%20Ester%20Griebeler.pdfapplication/pdf417342http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5798/1/Sandra%20Ester%20Griebeler.pdf7cad9903b2f19da4a8152406c4ea3b7aMD5123456789_5798_12019-04-06T06:50:47Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do brincar no contexto escolar |
title |
A importância do brincar no contexto escolar |
spellingShingle |
A importância do brincar no contexto escolar Griebeler, Sandra Ester Ciências humanas. Psicologia. Brincar. Infância. Pátio da Escola. Subjetivação. |
title_short |
A importância do brincar no contexto escolar |
title_full |
A importância do brincar no contexto escolar |
title_fullStr |
A importância do brincar no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
A importância do brincar no contexto escolar |
title_sort |
A importância do brincar no contexto escolar |
author |
Griebeler, Sandra Ester |
author_facet |
Griebeler, Sandra Ester |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Griebeler, Sandra Ester |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas. Psicologia. Brincar. Infância. Pátio da Escola. Subjetivação. |
topic |
Ciências humanas. Psicologia. Brincar. Infância. Pátio da Escola. Subjetivação. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O brincar é uma atividade bastante presente na infância. Sendo fundamental para o desenvolvimento da criança. O brincar não é uma forma de ocupar o tempo, mas sim uma linguagem que fornece subsídios para a expressão, sendo um meio de desenvolver habilidades cognitivas, físicas, ato lúdico, psíquicas e sentimentos. Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar o lugar que o brincar ocupa no contexto escolar e suas contribuições no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Inicialmente, discorre sobre o brincar na cultura da criança. Logo após, refere-se o brincar, o lúdico e a infância no contexto escolar. A partir dessas leituras iniciais, foi possível avaliar o quanto o brincar é fundamental no contexto escolar, sua influência na questão de gênero para as escolhas das brincadeiras e com quem se brinca o faz-de-conta pelo qual a criança cria e recria histórias vivenciadas em seu dia a dia, e também o tempo e o espaço desses brincar no pátio da escola. E por fim, faz-se uma reflexão sobre a importância do brincar no contexto escolar, o quanto o mesmo é essencial para as crianças e para a estruturação e subjetivação psíquica. 41 f. |
description |
O brincar é uma atividade bastante presente na infância. Sendo fundamental para o desenvolvimento da criança. O brincar não é uma forma de ocupar o tempo, mas sim uma linguagem que fornece subsídios para a expressão, sendo um meio de desenvolver habilidades cognitivas, físicas, ato lúdico, psíquicas e sentimentos. Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar o lugar que o brincar ocupa no contexto escolar e suas contribuições no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Inicialmente, discorre sobre o brincar na cultura da criança. Logo após, refere-se o brincar, o lúdico e a infância no contexto escolar. A partir dessas leituras iniciais, foi possível avaliar o quanto o brincar é fundamental no contexto escolar, sua influência na questão de gênero para as escolhas das brincadeiras e com quem se brinca o faz-de-conta pelo qual a criança cria e recria histórias vivenciadas em seu dia a dia, e também o tempo e o espaço desses brincar no pátio da escola. E por fim, faz-se uma reflexão sobre a importância do brincar no contexto escolar, o quanto o mesmo é essencial para as crianças e para a estruturação e subjetivação psíquica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2019-04-02T17:20:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-04-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-02T17:20:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5798 DMD_hdl_123456789/5798 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5798 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1630139158441754624 |