Varejo de tintas em análise: um estudo da satisfação e importância das variáveis do composto mercadológico da empresa Noroeste Tintas de Santa Rosa - RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1667 |
Resumo: | O Brasil possui hoje um forte e exigente mercado consumidor. Para movimentar uma economia tão promissora o varejo desenvolve papel fundamental. Nesse cenário o setor de tintas vem destacando-se em função do seu crescimento a nível federal e regional. Atualmente o Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas, e seu faturamento vem crescendo ano após ano (ABRAFATI, 2012). Nesse intuito, o presente estudo tem como principal objetivo estudar o nível de satisfação dos clientes da Noroeste Tintas de Santa Rosa – RS, no que diz respeito ao seu Mix de Marketing. A pesquisa estruturou-se em duas fases, sendo a primeira delas exploratória, onde realizou-se um estudo buscando identificar quais as variáveis que englobam o Mix de Marketing. A segunda fase consiste na pesquisa descritiva que, no presente estudo, avaliou uma amostra de 65 clientes da Noroeste Tintas de Santa Rosa, sendo 39 homens e 26 mulheres. Elaborou-se uma pesquisa que propunha investigar o nível de satisfação e importância de vários elementos que constituem o Mix de Marketing. Através da escala de Likert, foram avaliadas as dimensões de produto, preço, promoção, apresentação, ponto de venda e atendimento da Noroeste Tintas. Pode-se concluir que os clientes apresentaram estar satisfeitos com a maior parte dos elementos analisados. Os grupos que apresentaram melhor desempenho foram produto, preço, apresentação e atendimento. As variáveis mais críticas encontraram-se no composto ponto de venda e promoção. Foram sugeridas melhorias e opções de estudos futuros, com o intuito de a empresa conhecer mais a fundo seu mercado, obter melhores resultados e maior crescimento. |
id |
UNIJ_b54f4dfc4c7d65c66db71a67876e2dad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1667 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisVarejo de tintas em análise: um estudo da satisfação e importância das variáveis do composto mercadológico da empresa Noroeste Tintas de Santa Rosa - RS2013-06-1320122013-06-13T14:23:04Z2013-06-13T14:23:04ZO Brasil possui hoje um forte e exigente mercado consumidor. Para movimentar uma economia tão promissora o varejo desenvolve papel fundamental. Nesse cenário o setor de tintas vem destacando-se em função do seu crescimento a nível federal e regional. Atualmente o Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas, e seu faturamento vem crescendo ano após ano (ABRAFATI, 2012). Nesse intuito, o presente estudo tem como principal objetivo estudar o nível de satisfação dos clientes da Noroeste Tintas de Santa Rosa – RS, no que diz respeito ao seu Mix de Marketing. A pesquisa estruturou-se em duas fases, sendo a primeira delas exploratória, onde realizou-se um estudo buscando identificar quais as variáveis que englobam o Mix de Marketing. A segunda fase consiste na pesquisa descritiva que, no presente estudo, avaliou uma amostra de 65 clientes da Noroeste Tintas de Santa Rosa, sendo 39 homens e 26 mulheres. Elaborou-se uma pesquisa que propunha investigar o nível de satisfação e importância de vários elementos que constituem o Mix de Marketing. Através da escala de Likert, foram avaliadas as dimensões de produto, preço, promoção, apresentação, ponto de venda e atendimento da Noroeste Tintas. Pode-se concluir que os clientes apresentaram estar satisfeitos com a maior parte dos elementos analisados. Os grupos que apresentaram melhor desempenho foram produto, preço, apresentação e atendimento. As variáveis mais críticas encontraram-se no composto ponto de venda e promoção. Foram sugeridas melhorias e opções de estudos futuros, com o intuito de a empresa conhecer mais a fundo seu mercado, obter melhores resultados e maior crescimento.22 f.Mix de marketingVarejoSatisfaçãoImportânciaGestão empresarialCiências Sociais Aplicadashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1667DMD_hdl_123456789/1667Stumm, Daiana Raquelporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessVarejo%20de%20Tintas%20em%20An%c3%a1lise%20-%20Daiana%20R.%20Stumm.pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1667/3/Varejo%20de%20Tintas%20em%20An%c3%a1lise%20-%20Daiana%20R.%20Stumm.pdf.txttext/plain53953http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1667/3/Varejo%20de%20Tintas%20em%20An%c3%a1lise%20-%20Daiana%20R.%20Stumm.pdf.txtcb5dec45ea196f806d2fac13f168a11eMD5123456789_1667_3Varejo%20de%20Tintas%20em%20An%c3%a1lise%20-%20Daiana%20R.%20Stumm.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1667/1/Varejo%20de%20Tintas%20em%20An%c3%a1lise%20-%20Daiana%20R.%20Stumm.pdfapplication/pdf609668http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1667/1/Varejo%20de%20Tintas%20em%20An%c3%a1lise%20-%20Daiana%20R.%20Stumm.pdf1d50fa03efa848cae95f4555989cff12MD5123456789_1667_12019-01-21T12:43:59Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Varejo de tintas em análise: um estudo da satisfação e importância das variáveis do composto mercadológico da empresa Noroeste Tintas de Santa Rosa - RS |
title |
Varejo de tintas em análise: um estudo da satisfação e importância das variáveis do composto mercadológico da empresa Noroeste Tintas de Santa Rosa - RS |
spellingShingle |
Varejo de tintas em análise: um estudo da satisfação e importância das variáveis do composto mercadológico da empresa Noroeste Tintas de Santa Rosa - RS Stumm, Daiana Raquel Mix de marketing Varejo Satisfação Importância Gestão empresarial Ciências Sociais Aplicadas |
title_short |
Varejo de tintas em análise: um estudo da satisfação e importância das variáveis do composto mercadológico da empresa Noroeste Tintas de Santa Rosa - RS |
title_full |
Varejo de tintas em análise: um estudo da satisfação e importância das variáveis do composto mercadológico da empresa Noroeste Tintas de Santa Rosa - RS |
title_fullStr |
Varejo de tintas em análise: um estudo da satisfação e importância das variáveis do composto mercadológico da empresa Noroeste Tintas de Santa Rosa - RS |
title_full_unstemmed |
Varejo de tintas em análise: um estudo da satisfação e importância das variáveis do composto mercadológico da empresa Noroeste Tintas de Santa Rosa - RS |
title_sort |
Varejo de tintas em análise: um estudo da satisfação e importância das variáveis do composto mercadológico da empresa Noroeste Tintas de Santa Rosa - RS |
author |
Stumm, Daiana Raquel |
author_facet |
Stumm, Daiana Raquel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stumm, Daiana Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mix de marketing Varejo Satisfação Importância Gestão empresarial Ciências Sociais Aplicadas |
topic |
Mix de marketing Varejo Satisfação Importância Gestão empresarial Ciências Sociais Aplicadas |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O Brasil possui hoje um forte e exigente mercado consumidor. Para movimentar uma economia tão promissora o varejo desenvolve papel fundamental. Nesse cenário o setor de tintas vem destacando-se em função do seu crescimento a nível federal e regional. Atualmente o Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas, e seu faturamento vem crescendo ano após ano (ABRAFATI, 2012). Nesse intuito, o presente estudo tem como principal objetivo estudar o nível de satisfação dos clientes da Noroeste Tintas de Santa Rosa – RS, no que diz respeito ao seu Mix de Marketing. A pesquisa estruturou-se em duas fases, sendo a primeira delas exploratória, onde realizou-se um estudo buscando identificar quais as variáveis que englobam o Mix de Marketing. A segunda fase consiste na pesquisa descritiva que, no presente estudo, avaliou uma amostra de 65 clientes da Noroeste Tintas de Santa Rosa, sendo 39 homens e 26 mulheres. Elaborou-se uma pesquisa que propunha investigar o nível de satisfação e importância de vários elementos que constituem o Mix de Marketing. Através da escala de Likert, foram avaliadas as dimensões de produto, preço, promoção, apresentação, ponto de venda e atendimento da Noroeste Tintas. Pode-se concluir que os clientes apresentaram estar satisfeitos com a maior parte dos elementos analisados. Os grupos que apresentaram melhor desempenho foram produto, preço, apresentação e atendimento. As variáveis mais críticas encontraram-se no composto ponto de venda e promoção. Foram sugeridas melhorias e opções de estudos futuros, com o intuito de a empresa conhecer mais a fundo seu mercado, obter melhores resultados e maior crescimento. 22 f. |
description |
O Brasil possui hoje um forte e exigente mercado consumidor. Para movimentar uma economia tão promissora o varejo desenvolve papel fundamental. Nesse cenário o setor de tintas vem destacando-se em função do seu crescimento a nível federal e regional. Atualmente o Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas, e seu faturamento vem crescendo ano após ano (ABRAFATI, 2012). Nesse intuito, o presente estudo tem como principal objetivo estudar o nível de satisfação dos clientes da Noroeste Tintas de Santa Rosa – RS, no que diz respeito ao seu Mix de Marketing. A pesquisa estruturou-se em duas fases, sendo a primeira delas exploratória, onde realizou-se um estudo buscando identificar quais as variáveis que englobam o Mix de Marketing. A segunda fase consiste na pesquisa descritiva que, no presente estudo, avaliou uma amostra de 65 clientes da Noroeste Tintas de Santa Rosa, sendo 39 homens e 26 mulheres. Elaborou-se uma pesquisa que propunha investigar o nível de satisfação e importância de vários elementos que constituem o Mix de Marketing. Através da escala de Likert, foram avaliadas as dimensões de produto, preço, promoção, apresentação, ponto de venda e atendimento da Noroeste Tintas. Pode-se concluir que os clientes apresentaram estar satisfeitos com a maior parte dos elementos analisados. Os grupos que apresentaram melhor desempenho foram produto, preço, apresentação e atendimento. As variáveis mais críticas encontraram-se no composto ponto de venda e promoção. Foram sugeridas melhorias e opções de estudos futuros, com o intuito de a empresa conhecer mais a fundo seu mercado, obter melhores resultados e maior crescimento. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012 2013-06-13T14:23:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-13T14:23:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1667 DMD_hdl_123456789/1667 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1667 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/1667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
text/plain application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623413618001313792 |