Varejo de tintas em análise: um estudo da satisfação e importância das variáveis do composto mercadológico da empresa Noroeste Tintas de Santa Rosa - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stumm, Daiana Raquel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1667
Resumo: O Brasil possui hoje um forte e exigente mercado consumidor. Para movimentar uma economia tão promissora o varejo desenvolve papel fundamental. Nesse cenário o setor de tintas vem destacando-se em função do seu crescimento a nível federal e regional. Atualmente o Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas, e seu faturamento vem crescendo ano após ano (ABRAFATI, 2012). Nesse intuito, o presente estudo tem como principal objetivo estudar o nível de satisfação dos clientes da Noroeste Tintas de Santa Rosa – RS, no que diz respeito ao seu Mix de Marketing. A pesquisa estruturou-se em duas fases, sendo a primeira delas exploratória, onde realizou-se um estudo buscando identificar quais as variáveis que englobam o Mix de Marketing. A segunda fase consiste na pesquisa descritiva que, no presente estudo, avaliou uma amostra de 65 clientes da Noroeste Tintas de Santa Rosa, sendo 39 homens e 26 mulheres. Elaborou-se uma pesquisa que propunha investigar o nível de satisfação e importância de vários elementos que constituem o Mix de Marketing. Através da escala de Likert, foram avaliadas as dimensões de produto, preço, promoção, apresentação, ponto de venda e atendimento da Noroeste Tintas. Pode-se concluir que os clientes apresentaram estar satisfeitos com a maior parte dos elementos analisados. Os grupos que apresentaram melhor desempenho foram produto, preço, apresentação e atendimento. As variáveis mais críticas encontraram-se no composto ponto de venda e promoção. Foram sugeridas melhorias e opções de estudos futuros, com o intuito de a empresa conhecer mais a fundo seu mercado, obter melhores resultados e maior crescimento.
id UNIJ_b54f4dfc4c7d65c66db71a67876e2dad
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1667
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisVarejo de tintas em análise: um estudo da satisfação e importância das variáveis do composto mercadológico da empresa Noroeste Tintas de Santa Rosa - RS2013-06-1320122013-06-13T14:23:04Z2013-06-13T14:23:04ZO Brasil possui hoje um forte e exigente mercado consumidor. Para movimentar uma economia tão promissora o varejo desenvolve papel fundamental. Nesse cenário o setor de tintas vem destacando-se em função do seu crescimento a nível federal e regional. Atualmente o Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas, e seu faturamento vem crescendo ano após ano (ABRAFATI, 2012). Nesse intuito, o presente estudo tem como principal objetivo estudar o nível de satisfação dos clientes da Noroeste Tintas de Santa Rosa – RS, no que diz respeito ao seu Mix de Marketing. A pesquisa estruturou-se em duas fases, sendo a primeira delas exploratória, onde realizou-se um estudo buscando identificar quais as variáveis que englobam o Mix de Marketing. A segunda fase consiste na pesquisa descritiva que, no presente estudo, avaliou uma amostra de 65 clientes da Noroeste Tintas de Santa Rosa, sendo 39 homens e 26 mulheres. Elaborou-se uma pesquisa que propunha investigar o nível de satisfação e importância de vários elementos que constituem o Mix de Marketing. Através da escala de Likert, foram avaliadas as dimensões de produto, preço, promoção, apresentação, ponto de venda e atendimento da Noroeste Tintas. Pode-se concluir que os clientes apresentaram estar satisfeitos com a maior parte dos elementos analisados. Os grupos que apresentaram melhor desempenho foram produto, preço, apresentação e atendimento. As variáveis mais críticas encontraram-se no composto ponto de venda e promoção. Foram sugeridas melhorias e opções de estudos futuros, com o intuito de a empresa conhecer mais a fundo seu mercado, obter melhores resultados e maior crescimento.22 f.Mix de marketingVarejoSatisfaçãoImportânciaGestão empresarialCiências Sociais Aplicadashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1667DMD_hdl_123456789/1667Stumm, Daiana Raquelporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessVarejo%20de%20Tintas%20em%20An%c3%a1lise%20-%20Daiana%20R.%20Stumm.pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1667/3/Varejo%20de%20Tintas%20em%20An%c3%a1lise%20-%20Daiana%20R.%20Stumm.pdf.txttext/plain53953http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1667/3/Varejo%20de%20Tintas%20em%20An%c3%a1lise%20-%20Daiana%20R.%20Stumm.pdf.txtcb5dec45ea196f806d2fac13f168a11eMD5123456789_1667_3Varejo%20de%20Tintas%20em%20An%c3%a1lise%20-%20Daiana%20R.%20Stumm.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1667/1/Varejo%20de%20Tintas%20em%20An%c3%a1lise%20-%20Daiana%20R.%20Stumm.pdfapplication/pdf609668http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1667/1/Varejo%20de%20Tintas%20em%20An%c3%a1lise%20-%20Daiana%20R.%20Stumm.pdf1d50fa03efa848cae95f4555989cff12MD5123456789_1667_12019-01-21T12:43:59Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Varejo de tintas em análise: um estudo da satisfação e importância das variáveis do composto mercadológico da empresa Noroeste Tintas de Santa Rosa - RS
title Varejo de tintas em análise: um estudo da satisfação e importância das variáveis do composto mercadológico da empresa Noroeste Tintas de Santa Rosa - RS
spellingShingle Varejo de tintas em análise: um estudo da satisfação e importância das variáveis do composto mercadológico da empresa Noroeste Tintas de Santa Rosa - RS
Stumm, Daiana Raquel
Mix de marketing
Varejo
Satisfação
Importância
Gestão empresarial
Ciências Sociais Aplicadas
title_short Varejo de tintas em análise: um estudo da satisfação e importância das variáveis do composto mercadológico da empresa Noroeste Tintas de Santa Rosa - RS
title_full Varejo de tintas em análise: um estudo da satisfação e importância das variáveis do composto mercadológico da empresa Noroeste Tintas de Santa Rosa - RS
title_fullStr Varejo de tintas em análise: um estudo da satisfação e importância das variáveis do composto mercadológico da empresa Noroeste Tintas de Santa Rosa - RS
title_full_unstemmed Varejo de tintas em análise: um estudo da satisfação e importância das variáveis do composto mercadológico da empresa Noroeste Tintas de Santa Rosa - RS
title_sort Varejo de tintas em análise: um estudo da satisfação e importância das variáveis do composto mercadológico da empresa Noroeste Tintas de Santa Rosa - RS
author Stumm, Daiana Raquel
author_facet Stumm, Daiana Raquel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stumm, Daiana Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Mix de marketing
Varejo
Satisfação
Importância
Gestão empresarial
Ciências Sociais Aplicadas
topic Mix de marketing
Varejo
Satisfação
Importância
Gestão empresarial
Ciências Sociais Aplicadas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O Brasil possui hoje um forte e exigente mercado consumidor. Para movimentar uma economia tão promissora o varejo desenvolve papel fundamental. Nesse cenário o setor de tintas vem destacando-se em função do seu crescimento a nível federal e regional. Atualmente o Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas, e seu faturamento vem crescendo ano após ano (ABRAFATI, 2012). Nesse intuito, o presente estudo tem como principal objetivo estudar o nível de satisfação dos clientes da Noroeste Tintas de Santa Rosa – RS, no que diz respeito ao seu Mix de Marketing. A pesquisa estruturou-se em duas fases, sendo a primeira delas exploratória, onde realizou-se um estudo buscando identificar quais as variáveis que englobam o Mix de Marketing. A segunda fase consiste na pesquisa descritiva que, no presente estudo, avaliou uma amostra de 65 clientes da Noroeste Tintas de Santa Rosa, sendo 39 homens e 26 mulheres. Elaborou-se uma pesquisa que propunha investigar o nível de satisfação e importância de vários elementos que constituem o Mix de Marketing. Através da escala de Likert, foram avaliadas as dimensões de produto, preço, promoção, apresentação, ponto de venda e atendimento da Noroeste Tintas. Pode-se concluir que os clientes apresentaram estar satisfeitos com a maior parte dos elementos analisados. Os grupos que apresentaram melhor desempenho foram produto, preço, apresentação e atendimento. As variáveis mais críticas encontraram-se no composto ponto de venda e promoção. Foram sugeridas melhorias e opções de estudos futuros, com o intuito de a empresa conhecer mais a fundo seu mercado, obter melhores resultados e maior crescimento.
22 f.
description O Brasil possui hoje um forte e exigente mercado consumidor. Para movimentar uma economia tão promissora o varejo desenvolve papel fundamental. Nesse cenário o setor de tintas vem destacando-se em função do seu crescimento a nível federal e regional. Atualmente o Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas, e seu faturamento vem crescendo ano após ano (ABRAFATI, 2012). Nesse intuito, o presente estudo tem como principal objetivo estudar o nível de satisfação dos clientes da Noroeste Tintas de Santa Rosa – RS, no que diz respeito ao seu Mix de Marketing. A pesquisa estruturou-se em duas fases, sendo a primeira delas exploratória, onde realizou-se um estudo buscando identificar quais as variáveis que englobam o Mix de Marketing. A segunda fase consiste na pesquisa descritiva que, no presente estudo, avaliou uma amostra de 65 clientes da Noroeste Tintas de Santa Rosa, sendo 39 homens e 26 mulheres. Elaborou-se uma pesquisa que propunha investigar o nível de satisfação e importância de vários elementos que constituem o Mix de Marketing. Através da escala de Likert, foram avaliadas as dimensões de produto, preço, promoção, apresentação, ponto de venda e atendimento da Noroeste Tintas. Pode-se concluir que os clientes apresentaram estar satisfeitos com a maior parte dos elementos analisados. Os grupos que apresentaram melhor desempenho foram produto, preço, apresentação e atendimento. As variáveis mais críticas encontraram-se no composto ponto de venda e promoção. Foram sugeridas melhorias e opções de estudos futuros, com o intuito de a empresa conhecer mais a fundo seu mercado, obter melhores resultados e maior crescimento.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012
2013-06-13T14:23:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-13T14:23:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1667
DMD_hdl_123456789/1667
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1667
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv text/plain
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413618001313792