Competências do administrador: uma análise comparativa entre a necessidade do mercado e a formação dos acadêmicos do curso de administração da UNIJUÍ Campus Ijuí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Fernanda Natália da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3487
Resumo: As empresas estão cada vez mais exigindo profissionais qualificados nas suas competências, adequando-se para atender as exigências do mercado. Com isso, as competências adquiridas ao longo da vida acadêmica devem ser suficientes para a conquista de espaço no mercado de trabalho, como iniciativa por parte do futuro profissional pela busca continua de novos conhecimentos. Desta forma, o desempenho de uma organização depende fortemente das competências de seus funcionários e da forma como os mesmos foram capacitados e estimulados durante a graduação, de modo que sejam capazes de reunir seus conhecimentos, habilidades e atitudes atingindo o exigido das organizações. Fleury e Fleury (2001) argumentam que trabalho não é mais o conjunto de tarefas associadas ao cargo, mas se torna o prolongamento direto da competência que o individuo mobiliza em face de uma situação profissional cada vez mais mutável e complexa. Espera-se que o acadêmico que realiza o curso de Administração desenvolva as competências necessárias para aplicá-las no exercício de sua profissão, atendendo as exigências perante o seu campo de atuação profissional. Nesta perspectiva, considera-se importante saber o que pensam os acadêmicos, bem como, as organizações usuárias de profissionais administradores, frente às competências desenvolvidas ao longo da graduação. O presente trabalho pretende analisar duas percepções: a primeira diz respeito às competências desenvolvidas durante o processo da formação acadêmica do curso de Administração da Unijuí campus Ijuí; e a segunda averiguar quais são as competências que o mercado de trabalho está buscando, especificamente nos administradores, a fim de gerar resultados à organização. De acordo com Vergara (2000), as pesquisas podem ser classificadas seguindo dois critérios: quanto aos fins e quanto aos meios. Quanto aos fins esta é uma pesquisa exploratória e descritiva. Pode ser considerada também como uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os sujeitos de uma pesquisa, segundo Vergara (2000), “(...) é um conjunto de elementos que possuem as características que serão objeto de estudo”. Sendo assim, os sujeitos da pesquisa concentram-se em três universos distintos: os acadêmicos do curso de Administração matriculados no campus Ijuí, as organizações locais potenciais usuárias dos serviços de administradores e a coordenação do curso de Administração, a fim de saber suas percepções quanto às competências adquiridas durante a graduação. Inicialmente a coleta de dados deste estudo foi realizada de forma bibliográfica, e documental, com o uso de livros do acervo da Biblioteca Universitária Mário Osório Marques, artigos disponíveis em meios eletrônicos que se relacionam com o tema do estudo e documentos primários e originais como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Após isso, a coleta de dados realizou-se por meio do preenchimento de questionários que foram enviados por meio eletrônico aos acadêmicos do curso de Administração, as organizações locais empregadoras e para a coordenação do curso de Administração. Portanto, a partir das informações obtidas com os questionários aplicadas junto aos acadêmicos, organizações e coordenação do curso de Administração, os dados foram tabulados no software da Microsoft Excel, transformando-os em percentuais na forma de tabelas. Na sequencia, foram realizadas comparações entre os dados coletados nos questionários aplicados, com a finalidade de responder a questão de estudo proposta buscando embasamento no referencial teórico construído durante a pesquisa. O presente estudo refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso e tem como tema identificar as competências dos administradores, realizando uma análise comparativa das necessidades do mercado e a formação dos acadêmicos do curso de Administração da Unijuí campus Ijuí. A pesquisa realizada conta com uma amostra de composta por acadêmicos onde 48,9% dos respondentes são da faixa etária dos 20 a 25 anos, onde 57,4% são do sexo feminino e 42,6% do sexo masculino. Analisando o período do curso, percebe-se que a maior concentração dos acadêmicos pesquisados encontra-se no período final do curso de Administração, está no 10º semestre do curso. Durante a pesquisa, que 36,2% dos acadêmicos responderam que o motivo que levou pela escolha do curso de Administração foi a possibilidade de uma formação generalista e abrangente. Verificou-se que o curso de Administração abre oportunidades para o mercado de trabalho, assim a maior parte dos acadêmicos da amostra analisada demonstra estar ligada a uma organização, sendo 85,1%, enquanto 14,9% ainda não estão inseridos no mercado de trabalho. Na amostra de organizações pesquisadas, observou-se que 37,5% das organizações atuam no ramo do comércio, 33,3% no ramo de serviços e 16,7% são indústrias, e que em relação às áreas de alocação dos administradores apresentou-se um percentual de 79,2% na área da administração geral, seguida da área de financeira e contábil. Quando perguntadas sobre como avaliam o profissional em Administração com relação às competências desenvolvidas no mercado de trabalho, 45,8% das organizações consideram bom o desempenho dos profissionais, e 20,8% os que consideram muito bons e regulares a atuação dos administradores nas suas funções dentro da organização. A análise comparativa entre os acadêmicos do curso de Administração campus Ijuí, as organizações locais usuárias do serviço de administradores e a coordenação do curso de Administração foi analisada a partir das oito competências do Administrador conforme consta no projeto pedagógico do curso de Administração da UNIJUÍ. Diante do apurado na pesquisa realizada com os acadêmicos do curso de administração, com as organizações locais empregadoras dos serviços de administradores e da coordenação do curso de Administração, a partir dos questionários, foi possível identificar o perfil dos acadêmicos do curso de administração, o perfil das organizações locais e da coordenação do curso, identificando se as competências constituídas na graduação estão atingindo as expectativas esperadas pelas organizações ao contratarem os administradores. Os acadêmicos em sua maioria consideram que conseguem desenvolver as oito competências do administrador, destacando o grupo de competências I, quanto à competência de pensar estrategicamente na tomada de decisões, com maior concordância de 91,5%, dos acadêmicos pesquisados. Na percepção das organizações a competência que os acadêmicos se destacam é a competência do grupo V, com um grau de concordância de 95,9% diz respeito à competência de ter consciência da qualidade e das implicações éticas no exercício profissional. Avaliou-se que as competências necessárias aos administradores, são adquiridas por grande parte dos acadêmicos, mas, através da integração proposta por este estudo, tanto para o desenvolvimento das competências como para a preparação do mercado de trabalho, o curso ainda poderá abranger a totalidade de acadêmicos, visto que todo administrador deve adquirir estas competências para o melhor desenvolvimento profissional. Conclui-se que este estudo analisou a realidade e as perspectivas profissionais dos acadêmicos, quanto à constituição das competências necessárias aos administradores e a área de atuação dos acadêmicos atualmente, visando contribuir com a carreira profissional e com o Projeto Pedagógico do Curso, onde se pode avaliar a percepção dos graduandos, das organizações locais potenciais usuárias do serviço de administradores e da coordenação do curso frente este tema. Os resultados deste estudo atenderam de maneira positiva os objetivos, visto que foram analisados, os acadêmicos e as organizações, as competências necessárias aos administradores e o mercado de trabalho na realidade.
id UNIJ_b782a057cb80c861b1217bc38fa08bd3
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3487
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCompetências do administrador: uma análise comparativa entre a necessidade do mercado e a formação dos acadêmicos do curso de administração da UNIJUÍ Campus Ijuí2016-06-0820152016-06-08T12:01:54Z2016-06-08T12:01:54ZAs empresas estão cada vez mais exigindo profissionais qualificados nas suas competências, adequando-se para atender as exigências do mercado. Com isso, as competências adquiridas ao longo da vida acadêmica devem ser suficientes para a conquista de espaço no mercado de trabalho, como iniciativa por parte do futuro profissional pela busca continua de novos conhecimentos. Desta forma, o desempenho de uma organização depende fortemente das competências de seus funcionários e da forma como os mesmos foram capacitados e estimulados durante a graduação, de modo que sejam capazes de reunir seus conhecimentos, habilidades e atitudes atingindo o exigido das organizações. Fleury e Fleury (2001) argumentam que trabalho não é mais o conjunto de tarefas associadas ao cargo, mas se torna o prolongamento direto da competência que o individuo mobiliza em face de uma situação profissional cada vez mais mutável e complexa. Espera-se que o acadêmico que realiza o curso de Administração desenvolva as competências necessárias para aplicá-las no exercício de sua profissão, atendendo as exigências perante o seu campo de atuação profissional. Nesta perspectiva, considera-se importante saber o que pensam os acadêmicos, bem como, as organizações usuárias de profissionais administradores, frente às competências desenvolvidas ao longo da graduação. O presente trabalho pretende analisar duas percepções: a primeira diz respeito às competências desenvolvidas durante o processo da formação acadêmica do curso de Administração da Unijuí campus Ijuí; e a segunda averiguar quais são as competências que o mercado de trabalho está buscando, especificamente nos administradores, a fim de gerar resultados à organização. De acordo com Vergara (2000), as pesquisas podem ser classificadas seguindo dois critérios: quanto aos fins e quanto aos meios. Quanto aos fins esta é uma pesquisa exploratória e descritiva. Pode ser considerada também como uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os sujeitos de uma pesquisa, segundo Vergara (2000), “(...) é um conjunto de elementos que possuem as características que serão objeto de estudo”. Sendo assim, os sujeitos da pesquisa concentram-se em três universos distintos: os acadêmicos do curso de Administração matriculados no campus Ijuí, as organizações locais potenciais usuárias dos serviços de administradores e a coordenação do curso de Administração, a fim de saber suas percepções quanto às competências adquiridas durante a graduação. Inicialmente a coleta de dados deste estudo foi realizada de forma bibliográfica, e documental, com o uso de livros do acervo da Biblioteca Universitária Mário Osório Marques, artigos disponíveis em meios eletrônicos que se relacionam com o tema do estudo e documentos primários e originais como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Após isso, a coleta de dados realizou-se por meio do preenchimento de questionários que foram enviados por meio eletrônico aos acadêmicos do curso de Administração, as organizações locais empregadoras e para a coordenação do curso de Administração. Portanto, a partir das informações obtidas com os questionários aplicadas junto aos acadêmicos, organizações e coordenação do curso de Administração, os dados foram tabulados no software da Microsoft Excel, transformando-os em percentuais na forma de tabelas. Na sequencia, foram realizadas comparações entre os dados coletados nos questionários aplicados, com a finalidade de responder a questão de estudo proposta buscando embasamento no referencial teórico construído durante a pesquisa. O presente estudo refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso e tem como tema identificar as competências dos administradores, realizando uma análise comparativa das necessidades do mercado e a formação dos acadêmicos do curso de Administração da Unijuí campus Ijuí. A pesquisa realizada conta com uma amostra de composta por acadêmicos onde 48,9% dos respondentes são da faixa etária dos 20 a 25 anos, onde 57,4% são do sexo feminino e 42,6% do sexo masculino. Analisando o período do curso, percebe-se que a maior concentração dos acadêmicos pesquisados encontra-se no período final do curso de Administração, está no 10º semestre do curso. Durante a pesquisa, que 36,2% dos acadêmicos responderam que o motivo que levou pela escolha do curso de Administração foi a possibilidade de uma formação generalista e abrangente. Verificou-se que o curso de Administração abre oportunidades para o mercado de trabalho, assim a maior parte dos acadêmicos da amostra analisada demonstra estar ligada a uma organização, sendo 85,1%, enquanto 14,9% ainda não estão inseridos no mercado de trabalho. Na amostra de organizações pesquisadas, observou-se que 37,5% das organizações atuam no ramo do comércio, 33,3% no ramo de serviços e 16,7% são indústrias, e que em relação às áreas de alocação dos administradores apresentou-se um percentual de 79,2% na área da administração geral, seguida da área de financeira e contábil. Quando perguntadas sobre como avaliam o profissional em Administração com relação às competências desenvolvidas no mercado de trabalho, 45,8% das organizações consideram bom o desempenho dos profissionais, e 20,8% os que consideram muito bons e regulares a atuação dos administradores nas suas funções dentro da organização. A análise comparativa entre os acadêmicos do curso de Administração campus Ijuí, as organizações locais usuárias do serviço de administradores e a coordenação do curso de Administração foi analisada a partir das oito competências do Administrador conforme consta no projeto pedagógico do curso de Administração da UNIJUÍ. Diante do apurado na pesquisa realizada com os acadêmicos do curso de administração, com as organizações locais empregadoras dos serviços de administradores e da coordenação do curso de Administração, a partir dos questionários, foi possível identificar o perfil dos acadêmicos do curso de administração, o perfil das organizações locais e da coordenação do curso, identificando se as competências constituídas na graduação estão atingindo as expectativas esperadas pelas organizações ao contratarem os administradores. Os acadêmicos em sua maioria consideram que conseguem desenvolver as oito competências do administrador, destacando o grupo de competências I, quanto à competência de pensar estrategicamente na tomada de decisões, com maior concordância de 91,5%, dos acadêmicos pesquisados. Na percepção das organizações a competência que os acadêmicos se destacam é a competência do grupo V, com um grau de concordância de 95,9% diz respeito à competência de ter consciência da qualidade e das implicações éticas no exercício profissional. Avaliou-se que as competências necessárias aos administradores, são adquiridas por grande parte dos acadêmicos, mas, através da integração proposta por este estudo, tanto para o desenvolvimento das competências como para a preparação do mercado de trabalho, o curso ainda poderá abranger a totalidade de acadêmicos, visto que todo administrador deve adquirir estas competências para o melhor desenvolvimento profissional. Conclui-se que este estudo analisou a realidade e as perspectivas profissionais dos acadêmicos, quanto à constituição das competências necessárias aos administradores e a área de atuação dos acadêmicos atualmente, visando contribuir com a carreira profissional e com o Projeto Pedagógico do Curso, onde se pode avaliar a percepção dos graduandos, das organizações locais potenciais usuárias do serviço de administradores e da coordenação do curso frente este tema. Os resultados deste estudo atenderam de maneira positiva os objetivos, visto que foram analisados, os acadêmicos e as organizações, as competências necessárias aos administradores e o mercado de trabalho na realidade.83 f.Ciências Sociais AplicadasAdministraçãoDiretrizes Curriculares NacionaisFormação Baseada em CompetênciasMercado de trabalhohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3487DMD_hdl_123456789/3487Rosa, Fernanda Natália daporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernanda%20Nat%c3%a1lia%20da%20Rosa.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3487/1/Fernanda%20Nat%c3%a1lia%20da%20Rosa.pdfapplication/pdf956478http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3487/1/Fernanda%20Nat%c3%a1lia%20da%20Rosa.pdf8225c6edee3726c1be38c384a5b762deMD5123456789_3487_12019-01-21T12:45:00Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Competências do administrador: uma análise comparativa entre a necessidade do mercado e a formação dos acadêmicos do curso de administração da UNIJUÍ Campus Ijuí
title Competências do administrador: uma análise comparativa entre a necessidade do mercado e a formação dos acadêmicos do curso de administração da UNIJUÍ Campus Ijuí
spellingShingle Competências do administrador: uma análise comparativa entre a necessidade do mercado e a formação dos acadêmicos do curso de administração da UNIJUÍ Campus Ijuí
Rosa, Fernanda Natália da
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
Diretrizes Curriculares Nacionais
Formação Baseada em Competências
Mercado de trabalho
title_short Competências do administrador: uma análise comparativa entre a necessidade do mercado e a formação dos acadêmicos do curso de administração da UNIJUÍ Campus Ijuí
title_full Competências do administrador: uma análise comparativa entre a necessidade do mercado e a formação dos acadêmicos do curso de administração da UNIJUÍ Campus Ijuí
title_fullStr Competências do administrador: uma análise comparativa entre a necessidade do mercado e a formação dos acadêmicos do curso de administração da UNIJUÍ Campus Ijuí
title_full_unstemmed Competências do administrador: uma análise comparativa entre a necessidade do mercado e a formação dos acadêmicos do curso de administração da UNIJUÍ Campus Ijuí
title_sort Competências do administrador: uma análise comparativa entre a necessidade do mercado e a formação dos acadêmicos do curso de administração da UNIJUÍ Campus Ijuí
author Rosa, Fernanda Natália da
author_facet Rosa, Fernanda Natália da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Fernanda Natália da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Administração
Diretrizes Curriculares Nacionais
Formação Baseada em Competências
Mercado de trabalho
topic Ciências Sociais Aplicadas
Administração
Diretrizes Curriculares Nacionais
Formação Baseada em Competências
Mercado de trabalho
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv As empresas estão cada vez mais exigindo profissionais qualificados nas suas competências, adequando-se para atender as exigências do mercado. Com isso, as competências adquiridas ao longo da vida acadêmica devem ser suficientes para a conquista de espaço no mercado de trabalho, como iniciativa por parte do futuro profissional pela busca continua de novos conhecimentos. Desta forma, o desempenho de uma organização depende fortemente das competências de seus funcionários e da forma como os mesmos foram capacitados e estimulados durante a graduação, de modo que sejam capazes de reunir seus conhecimentos, habilidades e atitudes atingindo o exigido das organizações. Fleury e Fleury (2001) argumentam que trabalho não é mais o conjunto de tarefas associadas ao cargo, mas se torna o prolongamento direto da competência que o individuo mobiliza em face de uma situação profissional cada vez mais mutável e complexa. Espera-se que o acadêmico que realiza o curso de Administração desenvolva as competências necessárias para aplicá-las no exercício de sua profissão, atendendo as exigências perante o seu campo de atuação profissional. Nesta perspectiva, considera-se importante saber o que pensam os acadêmicos, bem como, as organizações usuárias de profissionais administradores, frente às competências desenvolvidas ao longo da graduação. O presente trabalho pretende analisar duas percepções: a primeira diz respeito às competências desenvolvidas durante o processo da formação acadêmica do curso de Administração da Unijuí campus Ijuí; e a segunda averiguar quais são as competências que o mercado de trabalho está buscando, especificamente nos administradores, a fim de gerar resultados à organização. De acordo com Vergara (2000), as pesquisas podem ser classificadas seguindo dois critérios: quanto aos fins e quanto aos meios. Quanto aos fins esta é uma pesquisa exploratória e descritiva. Pode ser considerada também como uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os sujeitos de uma pesquisa, segundo Vergara (2000), “(...) é um conjunto de elementos que possuem as características que serão objeto de estudo”. Sendo assim, os sujeitos da pesquisa concentram-se em três universos distintos: os acadêmicos do curso de Administração matriculados no campus Ijuí, as organizações locais potenciais usuárias dos serviços de administradores e a coordenação do curso de Administração, a fim de saber suas percepções quanto às competências adquiridas durante a graduação. Inicialmente a coleta de dados deste estudo foi realizada de forma bibliográfica, e documental, com o uso de livros do acervo da Biblioteca Universitária Mário Osório Marques, artigos disponíveis em meios eletrônicos que se relacionam com o tema do estudo e documentos primários e originais como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Após isso, a coleta de dados realizou-se por meio do preenchimento de questionários que foram enviados por meio eletrônico aos acadêmicos do curso de Administração, as organizações locais empregadoras e para a coordenação do curso de Administração. Portanto, a partir das informações obtidas com os questionários aplicadas junto aos acadêmicos, organizações e coordenação do curso de Administração, os dados foram tabulados no software da Microsoft Excel, transformando-os em percentuais na forma de tabelas. Na sequencia, foram realizadas comparações entre os dados coletados nos questionários aplicados, com a finalidade de responder a questão de estudo proposta buscando embasamento no referencial teórico construído durante a pesquisa. O presente estudo refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso e tem como tema identificar as competências dos administradores, realizando uma análise comparativa das necessidades do mercado e a formação dos acadêmicos do curso de Administração da Unijuí campus Ijuí. A pesquisa realizada conta com uma amostra de composta por acadêmicos onde 48,9% dos respondentes são da faixa etária dos 20 a 25 anos, onde 57,4% são do sexo feminino e 42,6% do sexo masculino. Analisando o período do curso, percebe-se que a maior concentração dos acadêmicos pesquisados encontra-se no período final do curso de Administração, está no 10º semestre do curso. Durante a pesquisa, que 36,2% dos acadêmicos responderam que o motivo que levou pela escolha do curso de Administração foi a possibilidade de uma formação generalista e abrangente. Verificou-se que o curso de Administração abre oportunidades para o mercado de trabalho, assim a maior parte dos acadêmicos da amostra analisada demonstra estar ligada a uma organização, sendo 85,1%, enquanto 14,9% ainda não estão inseridos no mercado de trabalho. Na amostra de organizações pesquisadas, observou-se que 37,5% das organizações atuam no ramo do comércio, 33,3% no ramo de serviços e 16,7% são indústrias, e que em relação às áreas de alocação dos administradores apresentou-se um percentual de 79,2% na área da administração geral, seguida da área de financeira e contábil. Quando perguntadas sobre como avaliam o profissional em Administração com relação às competências desenvolvidas no mercado de trabalho, 45,8% das organizações consideram bom o desempenho dos profissionais, e 20,8% os que consideram muito bons e regulares a atuação dos administradores nas suas funções dentro da organização. A análise comparativa entre os acadêmicos do curso de Administração campus Ijuí, as organizações locais usuárias do serviço de administradores e a coordenação do curso de Administração foi analisada a partir das oito competências do Administrador conforme consta no projeto pedagógico do curso de Administração da UNIJUÍ. Diante do apurado na pesquisa realizada com os acadêmicos do curso de administração, com as organizações locais empregadoras dos serviços de administradores e da coordenação do curso de Administração, a partir dos questionários, foi possível identificar o perfil dos acadêmicos do curso de administração, o perfil das organizações locais e da coordenação do curso, identificando se as competências constituídas na graduação estão atingindo as expectativas esperadas pelas organizações ao contratarem os administradores. Os acadêmicos em sua maioria consideram que conseguem desenvolver as oito competências do administrador, destacando o grupo de competências I, quanto à competência de pensar estrategicamente na tomada de decisões, com maior concordância de 91,5%, dos acadêmicos pesquisados. Na percepção das organizações a competência que os acadêmicos se destacam é a competência do grupo V, com um grau de concordância de 95,9% diz respeito à competência de ter consciência da qualidade e das implicações éticas no exercício profissional. Avaliou-se que as competências necessárias aos administradores, são adquiridas por grande parte dos acadêmicos, mas, através da integração proposta por este estudo, tanto para o desenvolvimento das competências como para a preparação do mercado de trabalho, o curso ainda poderá abranger a totalidade de acadêmicos, visto que todo administrador deve adquirir estas competências para o melhor desenvolvimento profissional. Conclui-se que este estudo analisou a realidade e as perspectivas profissionais dos acadêmicos, quanto à constituição das competências necessárias aos administradores e a área de atuação dos acadêmicos atualmente, visando contribuir com a carreira profissional e com o Projeto Pedagógico do Curso, onde se pode avaliar a percepção dos graduandos, das organizações locais potenciais usuárias do serviço de administradores e da coordenação do curso frente este tema. Os resultados deste estudo atenderam de maneira positiva os objetivos, visto que foram analisados, os acadêmicos e as organizações, as competências necessárias aos administradores e o mercado de trabalho na realidade.
83 f.
description As empresas estão cada vez mais exigindo profissionais qualificados nas suas competências, adequando-se para atender as exigências do mercado. Com isso, as competências adquiridas ao longo da vida acadêmica devem ser suficientes para a conquista de espaço no mercado de trabalho, como iniciativa por parte do futuro profissional pela busca continua de novos conhecimentos. Desta forma, o desempenho de uma organização depende fortemente das competências de seus funcionários e da forma como os mesmos foram capacitados e estimulados durante a graduação, de modo que sejam capazes de reunir seus conhecimentos, habilidades e atitudes atingindo o exigido das organizações. Fleury e Fleury (2001) argumentam que trabalho não é mais o conjunto de tarefas associadas ao cargo, mas se torna o prolongamento direto da competência que o individuo mobiliza em face de uma situação profissional cada vez mais mutável e complexa. Espera-se que o acadêmico que realiza o curso de Administração desenvolva as competências necessárias para aplicá-las no exercício de sua profissão, atendendo as exigências perante o seu campo de atuação profissional. Nesta perspectiva, considera-se importante saber o que pensam os acadêmicos, bem como, as organizações usuárias de profissionais administradores, frente às competências desenvolvidas ao longo da graduação. O presente trabalho pretende analisar duas percepções: a primeira diz respeito às competências desenvolvidas durante o processo da formação acadêmica do curso de Administração da Unijuí campus Ijuí; e a segunda averiguar quais são as competências que o mercado de trabalho está buscando, especificamente nos administradores, a fim de gerar resultados à organização. De acordo com Vergara (2000), as pesquisas podem ser classificadas seguindo dois critérios: quanto aos fins e quanto aos meios. Quanto aos fins esta é uma pesquisa exploratória e descritiva. Pode ser considerada também como uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os sujeitos de uma pesquisa, segundo Vergara (2000), “(...) é um conjunto de elementos que possuem as características que serão objeto de estudo”. Sendo assim, os sujeitos da pesquisa concentram-se em três universos distintos: os acadêmicos do curso de Administração matriculados no campus Ijuí, as organizações locais potenciais usuárias dos serviços de administradores e a coordenação do curso de Administração, a fim de saber suas percepções quanto às competências adquiridas durante a graduação. Inicialmente a coleta de dados deste estudo foi realizada de forma bibliográfica, e documental, com o uso de livros do acervo da Biblioteca Universitária Mário Osório Marques, artigos disponíveis em meios eletrônicos que se relacionam com o tema do estudo e documentos primários e originais como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Após isso, a coleta de dados realizou-se por meio do preenchimento de questionários que foram enviados por meio eletrônico aos acadêmicos do curso de Administração, as organizações locais empregadoras e para a coordenação do curso de Administração. Portanto, a partir das informações obtidas com os questionários aplicadas junto aos acadêmicos, organizações e coordenação do curso de Administração, os dados foram tabulados no software da Microsoft Excel, transformando-os em percentuais na forma de tabelas. Na sequencia, foram realizadas comparações entre os dados coletados nos questionários aplicados, com a finalidade de responder a questão de estudo proposta buscando embasamento no referencial teórico construído durante a pesquisa. O presente estudo refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso e tem como tema identificar as competências dos administradores, realizando uma análise comparativa das necessidades do mercado e a formação dos acadêmicos do curso de Administração da Unijuí campus Ijuí. A pesquisa realizada conta com uma amostra de composta por acadêmicos onde 48,9% dos respondentes são da faixa etária dos 20 a 25 anos, onde 57,4% são do sexo feminino e 42,6% do sexo masculino. Analisando o período do curso, percebe-se que a maior concentração dos acadêmicos pesquisados encontra-se no período final do curso de Administração, está no 10º semestre do curso. Durante a pesquisa, que 36,2% dos acadêmicos responderam que o motivo que levou pela escolha do curso de Administração foi a possibilidade de uma formação generalista e abrangente. Verificou-se que o curso de Administração abre oportunidades para o mercado de trabalho, assim a maior parte dos acadêmicos da amostra analisada demonstra estar ligada a uma organização, sendo 85,1%, enquanto 14,9% ainda não estão inseridos no mercado de trabalho. Na amostra de organizações pesquisadas, observou-se que 37,5% das organizações atuam no ramo do comércio, 33,3% no ramo de serviços e 16,7% são indústrias, e que em relação às áreas de alocação dos administradores apresentou-se um percentual de 79,2% na área da administração geral, seguida da área de financeira e contábil. Quando perguntadas sobre como avaliam o profissional em Administração com relação às competências desenvolvidas no mercado de trabalho, 45,8% das organizações consideram bom o desempenho dos profissionais, e 20,8% os que consideram muito bons e regulares a atuação dos administradores nas suas funções dentro da organização. A análise comparativa entre os acadêmicos do curso de Administração campus Ijuí, as organizações locais usuárias do serviço de administradores e a coordenação do curso de Administração foi analisada a partir das oito competências do Administrador conforme consta no projeto pedagógico do curso de Administração da UNIJUÍ. Diante do apurado na pesquisa realizada com os acadêmicos do curso de administração, com as organizações locais empregadoras dos serviços de administradores e da coordenação do curso de Administração, a partir dos questionários, foi possível identificar o perfil dos acadêmicos do curso de administração, o perfil das organizações locais e da coordenação do curso, identificando se as competências constituídas na graduação estão atingindo as expectativas esperadas pelas organizações ao contratarem os administradores. Os acadêmicos em sua maioria consideram que conseguem desenvolver as oito competências do administrador, destacando o grupo de competências I, quanto à competência de pensar estrategicamente na tomada de decisões, com maior concordância de 91,5%, dos acadêmicos pesquisados. Na percepção das organizações a competência que os acadêmicos se destacam é a competência do grupo V, com um grau de concordância de 95,9% diz respeito à competência de ter consciência da qualidade e das implicações éticas no exercício profissional. Avaliou-se que as competências necessárias aos administradores, são adquiridas por grande parte dos acadêmicos, mas, através da integração proposta por este estudo, tanto para o desenvolvimento das competências como para a preparação do mercado de trabalho, o curso ainda poderá abranger a totalidade de acadêmicos, visto que todo administrador deve adquirir estas competências para o melhor desenvolvimento profissional. Conclui-se que este estudo analisou a realidade e as perspectivas profissionais dos acadêmicos, quanto à constituição das competências necessárias aos administradores e a área de atuação dos acadêmicos atualmente, visando contribuir com a carreira profissional e com o Projeto Pedagógico do Curso, onde se pode avaliar a percepção dos graduandos, das organizações locais potenciais usuárias do serviço de administradores e da coordenação do curso frente este tema. Os resultados deste estudo atenderam de maneira positiva os objetivos, visto que foram analisados, os acadêmicos e as organizações, as competências necessárias aos administradores e o mercado de trabalho na realidade.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2016-06-08T12:01:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-08T12:01:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3487
DMD_hdl_123456789/3487
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3487
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415259409678336