Noções espaciais na educação infantil: algumas considerações a partir da vivência de atividades com alunos de 4 e 5 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3622 |
Resumo: | Na educação infantil a matemática tem ligação direta com o lúdico, desta forma, o brincar e uso de jogos nas aprendizagens são indispensáveis e é preciso valorizar as potencialidades das crianças e suas linguagens. Nesse sentido, a presente escrita se constitui a partir de uma pesquisa que tem por objetivo ampliar entendimentos acerca de ideias e noções geométricas em alunos da Educação Infantil, tendo como indagação o seguinte questionamento: quais noções de espaço e de forma são demostradas por alunos de 4 e 5 anos, de uma turma da Educação Infantil, a partir do desenvolvimento de atividades que consideram tais conceitos? A produção dos dados empíricos se faz mediante a realização de três atividades em contexto escolar, registradas por gravação e transcrição de vídeos e áudios, desenhos dos alunos e anotações em um diário de campo. As análises se constituem em duas unidades, o lúdico no desenvolvimento de percepções espaciais pelos alunos e percepções espaciais produzidas por alunos da educação infantil: espaços, figuras e formas. As condições de análises são ampliadas pelas proposições apresentadas por Lorenzato (2011) e Smole, Diniz e Cândido (2003). Diante dos dados empíricos é possível indicar que a intencionalidade do professor ao fazer uma proposição deve estar muito bem definida, como também que a escolha da atividade é determinante no atendimento do objetivo proposto. Nesse sentido, o lúdico é imprescindível para o envolvimento dos alunos nas proposições. A criança, a partir de habilidades, amplia noções espaciais de forma processual e continua, cada uma em seu tempo. Ainda é possível indicar que as proposições e intervenções docentes devem considerar o desenvolvimento em que a criança se encontra, como também que as aprendizagens se estabelecem com e a partir do que ela vive e experiência. |
id |
UNIJ_beb0fed9573aea5866763489dc1b9655 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3622 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNoções espaciais na educação infantil: algumas considerações a partir da vivência de atividades com alunos de 4 e 5 anos2016-08-2220152016-08-22T17:38:55Z2016-08-22T17:38:55ZNa educação infantil a matemática tem ligação direta com o lúdico, desta forma, o brincar e uso de jogos nas aprendizagens são indispensáveis e é preciso valorizar as potencialidades das crianças e suas linguagens. Nesse sentido, a presente escrita se constitui a partir de uma pesquisa que tem por objetivo ampliar entendimentos acerca de ideias e noções geométricas em alunos da Educação Infantil, tendo como indagação o seguinte questionamento: quais noções de espaço e de forma são demostradas por alunos de 4 e 5 anos, de uma turma da Educação Infantil, a partir do desenvolvimento de atividades que consideram tais conceitos? A produção dos dados empíricos se faz mediante a realização de três atividades em contexto escolar, registradas por gravação e transcrição de vídeos e áudios, desenhos dos alunos e anotações em um diário de campo. As análises se constituem em duas unidades, o lúdico no desenvolvimento de percepções espaciais pelos alunos e percepções espaciais produzidas por alunos da educação infantil: espaços, figuras e formas. As condições de análises são ampliadas pelas proposições apresentadas por Lorenzato (2011) e Smole, Diniz e Cândido (2003). Diante dos dados empíricos é possível indicar que a intencionalidade do professor ao fazer uma proposição deve estar muito bem definida, como também que a escolha da atividade é determinante no atendimento do objetivo proposto. Nesse sentido, o lúdico é imprescindível para o envolvimento dos alunos nas proposições. A criança, a partir de habilidades, amplia noções espaciais de forma processual e continua, cada uma em seu tempo. Ainda é possível indicar que as proposições e intervenções docentes devem considerar o desenvolvimento em que a criança se encontra, como também que as aprendizagens se estabelecem com e a partir do que ela vive e experiência.38 f.Ciências HumanasPedagogiaAtividades lúdicasEducação infantilNoções geométricas espaciaishttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3622DMD_hdl_123456789/3622Hermes, Géssica Alineporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20G%c3%a9ssica%20Aline%20Hermes%20.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3622/1/TCC%20G%c3%a9ssica%20Aline%20Hermes%20.pdfapplication/pdf1396957http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3622/1/TCC%20G%c3%a9ssica%20Aline%20Hermes%20.pdf85044fc40f5bc467163fae999ac80338MD5123456789_3622_12019-01-21T12:45:03Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Noções espaciais na educação infantil: algumas considerações a partir da vivência de atividades com alunos de 4 e 5 anos |
title |
Noções espaciais na educação infantil: algumas considerações a partir da vivência de atividades com alunos de 4 e 5 anos |
spellingShingle |
Noções espaciais na educação infantil: algumas considerações a partir da vivência de atividades com alunos de 4 e 5 anos Hermes, Géssica Aline Ciências Humanas Pedagogia Atividades lúdicas Educação infantil Noções geométricas espaciais |
title_short |
Noções espaciais na educação infantil: algumas considerações a partir da vivência de atividades com alunos de 4 e 5 anos |
title_full |
Noções espaciais na educação infantil: algumas considerações a partir da vivência de atividades com alunos de 4 e 5 anos |
title_fullStr |
Noções espaciais na educação infantil: algumas considerações a partir da vivência de atividades com alunos de 4 e 5 anos |
title_full_unstemmed |
Noções espaciais na educação infantil: algumas considerações a partir da vivência de atividades com alunos de 4 e 5 anos |
title_sort |
Noções espaciais na educação infantil: algumas considerações a partir da vivência de atividades com alunos de 4 e 5 anos |
author |
Hermes, Géssica Aline |
author_facet |
Hermes, Géssica Aline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hermes, Géssica Aline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Atividades lúdicas Educação infantil Noções geométricas espaciais |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Atividades lúdicas Educação infantil Noções geométricas espaciais |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Na educação infantil a matemática tem ligação direta com o lúdico, desta forma, o brincar e uso de jogos nas aprendizagens são indispensáveis e é preciso valorizar as potencialidades das crianças e suas linguagens. Nesse sentido, a presente escrita se constitui a partir de uma pesquisa que tem por objetivo ampliar entendimentos acerca de ideias e noções geométricas em alunos da Educação Infantil, tendo como indagação o seguinte questionamento: quais noções de espaço e de forma são demostradas por alunos de 4 e 5 anos, de uma turma da Educação Infantil, a partir do desenvolvimento de atividades que consideram tais conceitos? A produção dos dados empíricos se faz mediante a realização de três atividades em contexto escolar, registradas por gravação e transcrição de vídeos e áudios, desenhos dos alunos e anotações em um diário de campo. As análises se constituem em duas unidades, o lúdico no desenvolvimento de percepções espaciais pelos alunos e percepções espaciais produzidas por alunos da educação infantil: espaços, figuras e formas. As condições de análises são ampliadas pelas proposições apresentadas por Lorenzato (2011) e Smole, Diniz e Cândido (2003). Diante dos dados empíricos é possível indicar que a intencionalidade do professor ao fazer uma proposição deve estar muito bem definida, como também que a escolha da atividade é determinante no atendimento do objetivo proposto. Nesse sentido, o lúdico é imprescindível para o envolvimento dos alunos nas proposições. A criança, a partir de habilidades, amplia noções espaciais de forma processual e continua, cada uma em seu tempo. Ainda é possível indicar que as proposições e intervenções docentes devem considerar o desenvolvimento em que a criança se encontra, como também que as aprendizagens se estabelecem com e a partir do que ela vive e experiência. 38 f. |
description |
Na educação infantil a matemática tem ligação direta com o lúdico, desta forma, o brincar e uso de jogos nas aprendizagens são indispensáveis e é preciso valorizar as potencialidades das crianças e suas linguagens. Nesse sentido, a presente escrita se constitui a partir de uma pesquisa que tem por objetivo ampliar entendimentos acerca de ideias e noções geométricas em alunos da Educação Infantil, tendo como indagação o seguinte questionamento: quais noções de espaço e de forma são demostradas por alunos de 4 e 5 anos, de uma turma da Educação Infantil, a partir do desenvolvimento de atividades que consideram tais conceitos? A produção dos dados empíricos se faz mediante a realização de três atividades em contexto escolar, registradas por gravação e transcrição de vídeos e áudios, desenhos dos alunos e anotações em um diário de campo. As análises se constituem em duas unidades, o lúdico no desenvolvimento de percepções espaciais pelos alunos e percepções espaciais produzidas por alunos da educação infantil: espaços, figuras e formas. As condições de análises são ampliadas pelas proposições apresentadas por Lorenzato (2011) e Smole, Diniz e Cândido (2003). Diante dos dados empíricos é possível indicar que a intencionalidade do professor ao fazer uma proposição deve estar muito bem definida, como também que a escolha da atividade é determinante no atendimento do objetivo proposto. Nesse sentido, o lúdico é imprescindível para o envolvimento dos alunos nas proposições. A criança, a partir de habilidades, amplia noções espaciais de forma processual e continua, cada uma em seu tempo. Ainda é possível indicar que as proposições e intervenções docentes devem considerar o desenvolvimento em que a criança se encontra, como também que as aprendizagens se estabelecem com e a partir do que ela vive e experiência. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015 2016-08-22T17:38:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-08-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-22T17:38:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3622 DMD_hdl_123456789/3622 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3622 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415346243305472 |