Diálogos sobre a avaliação no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menchik, Jaubert de Castro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1843
Resumo: A problemática deste estudo é discutir o Processo Avaliativo praticado pelo Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi, RS. Para isso, faço uma retomada da constituição da rede de educação profissional e tecnológica, chegando até os dias atuais. Em paralelo, procuro demonstrar como essas instituições de ensino se organizam, tanto no sentido estrutural como pedagogicamente. Com base nas proposições dos documentos norteadores proponho uma reflexão acerca do Processo Avaliativo, usando como pressuposto norteador o Projeto Integrador desenvolvido pela instituição, o qual se constitui numa prática desenvolvida pela mesma, juntamente com seus professores, a fim de integrar as disciplinas. Busco compreender no decorrer do estudo se o mesmo pode se constituir em uma alternativa plausível para uma avaliação mais contextual e completa da aprendizagem dos estudantes. O Projeto Integrador é desenvolvido pelos docentes do curso juntamente com a equipe diretiva e procura realizar a aproximação das disciplinas por meio de fatos do dia a dia, buscando com isso fazer uma ligação com o cotidiano dos estudantes. O estudo tem uma visão qualitativa, consistindo metodologicamente em um estudo do Grupo Focal, sendo essa uma técnica de investigação em que o pesquisador não é um mero “coletor” de dados, mas sim participante da pesquisa, atuando com mediador do processo. Os relatos dos docentes serviram como base para os questionamentos levantados durante o estudo, juntamente com os autores da área e minha experiência como docente na instituição de ensino. Creio que este estudo poderá se constituir num ponto de partida para futuros trabalhos, principalmente pelo fato de que o Processo Avaliativo é uma prática do cotidiano dos professores e que necessita ser extremamente cuidadosa. Outro ponto que leva a novos estudos é o conhecimento restrito que se tem a respeito dos Institutos Federais, sendo necessária uma investigação mais aprofundada dessas instituições, bem como de seus processos de avaliação.
id UNIJ_c3f97775fb838b0ebed84bb30c8fb06f
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1843
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDiálogos sobre a avaliação no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, RS2013-11-0420122013-11-04T17:05:53Z2013-11-04T17:05:53ZA problemática deste estudo é discutir o Processo Avaliativo praticado pelo Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi, RS. Para isso, faço uma retomada da constituição da rede de educação profissional e tecnológica, chegando até os dias atuais. Em paralelo, procuro demonstrar como essas instituições de ensino se organizam, tanto no sentido estrutural como pedagogicamente. Com base nas proposições dos documentos norteadores proponho uma reflexão acerca do Processo Avaliativo, usando como pressuposto norteador o Projeto Integrador desenvolvido pela instituição, o qual se constitui numa prática desenvolvida pela mesma, juntamente com seus professores, a fim de integrar as disciplinas. Busco compreender no decorrer do estudo se o mesmo pode se constituir em uma alternativa plausível para uma avaliação mais contextual e completa da aprendizagem dos estudantes. O Projeto Integrador é desenvolvido pelos docentes do curso juntamente com a equipe diretiva e procura realizar a aproximação das disciplinas por meio de fatos do dia a dia, buscando com isso fazer uma ligação com o cotidiano dos estudantes. O estudo tem uma visão qualitativa, consistindo metodologicamente em um estudo do Grupo Focal, sendo essa uma técnica de investigação em que o pesquisador não é um mero “coletor” de dados, mas sim participante da pesquisa, atuando com mediador do processo. Os relatos dos docentes serviram como base para os questionamentos levantados durante o estudo, juntamente com os autores da área e minha experiência como docente na instituição de ensino. Creio que este estudo poderá se constituir num ponto de partida para futuros trabalhos, principalmente pelo fato de que o Processo Avaliativo é uma prática do cotidiano dos professores e que necessita ser extremamente cuidadosa. Outro ponto que leva a novos estudos é o conhecimento restrito que se tem a respeito dos Institutos Federais, sendo necessária uma investigação mais aprofundada dessas instituições, bem como de seus processos de avaliação.86 f.Processo avaliativoCurrículo integradoProjeto integradorEducação nas Ciênciashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1843DMD_hdl_123456789/1843Menchik, Jaubert de Castroporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJaubert%20Menchick.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1843/1/Jaubert%20Menchick.pdfapplication/pdf656483http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1843/1/Jaubert%20Menchick.pdf7687a98d220bd58b46e3e92fa208fb55MD5123456789_1843_12019-01-21T12:44:05Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos sobre a avaliação no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, RS
title Diálogos sobre a avaliação no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, RS
spellingShingle Diálogos sobre a avaliação no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, RS
Menchik, Jaubert de Castro
Processo avaliativo
Currículo integrado
Projeto integrador
Educação nas Ciências
title_short Diálogos sobre a avaliação no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, RS
title_full Diálogos sobre a avaliação no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, RS
title_fullStr Diálogos sobre a avaliação no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, RS
title_full_unstemmed Diálogos sobre a avaliação no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, RS
title_sort Diálogos sobre a avaliação no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, RS
author Menchik, Jaubert de Castro
author_facet Menchik, Jaubert de Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menchik, Jaubert de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Processo avaliativo
Currículo integrado
Projeto integrador
Educação nas Ciências
topic Processo avaliativo
Currículo integrado
Projeto integrador
Educação nas Ciências
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A problemática deste estudo é discutir o Processo Avaliativo praticado pelo Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi, RS. Para isso, faço uma retomada da constituição da rede de educação profissional e tecnológica, chegando até os dias atuais. Em paralelo, procuro demonstrar como essas instituições de ensino se organizam, tanto no sentido estrutural como pedagogicamente. Com base nas proposições dos documentos norteadores proponho uma reflexão acerca do Processo Avaliativo, usando como pressuposto norteador o Projeto Integrador desenvolvido pela instituição, o qual se constitui numa prática desenvolvida pela mesma, juntamente com seus professores, a fim de integrar as disciplinas. Busco compreender no decorrer do estudo se o mesmo pode se constituir em uma alternativa plausível para uma avaliação mais contextual e completa da aprendizagem dos estudantes. O Projeto Integrador é desenvolvido pelos docentes do curso juntamente com a equipe diretiva e procura realizar a aproximação das disciplinas por meio de fatos do dia a dia, buscando com isso fazer uma ligação com o cotidiano dos estudantes. O estudo tem uma visão qualitativa, consistindo metodologicamente em um estudo do Grupo Focal, sendo essa uma técnica de investigação em que o pesquisador não é um mero “coletor” de dados, mas sim participante da pesquisa, atuando com mediador do processo. Os relatos dos docentes serviram como base para os questionamentos levantados durante o estudo, juntamente com os autores da área e minha experiência como docente na instituição de ensino. Creio que este estudo poderá se constituir num ponto de partida para futuros trabalhos, principalmente pelo fato de que o Processo Avaliativo é uma prática do cotidiano dos professores e que necessita ser extremamente cuidadosa. Outro ponto que leva a novos estudos é o conhecimento restrito que se tem a respeito dos Institutos Federais, sendo necessária uma investigação mais aprofundada dessas instituições, bem como de seus processos de avaliação.
86 f.
description A problemática deste estudo é discutir o Processo Avaliativo praticado pelo Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi, RS. Para isso, faço uma retomada da constituição da rede de educação profissional e tecnológica, chegando até os dias atuais. Em paralelo, procuro demonstrar como essas instituições de ensino se organizam, tanto no sentido estrutural como pedagogicamente. Com base nas proposições dos documentos norteadores proponho uma reflexão acerca do Processo Avaliativo, usando como pressuposto norteador o Projeto Integrador desenvolvido pela instituição, o qual se constitui numa prática desenvolvida pela mesma, juntamente com seus professores, a fim de integrar as disciplinas. Busco compreender no decorrer do estudo se o mesmo pode se constituir em uma alternativa plausível para uma avaliação mais contextual e completa da aprendizagem dos estudantes. O Projeto Integrador é desenvolvido pelos docentes do curso juntamente com a equipe diretiva e procura realizar a aproximação das disciplinas por meio de fatos do dia a dia, buscando com isso fazer uma ligação com o cotidiano dos estudantes. O estudo tem uma visão qualitativa, consistindo metodologicamente em um estudo do Grupo Focal, sendo essa uma técnica de investigação em que o pesquisador não é um mero “coletor” de dados, mas sim participante da pesquisa, atuando com mediador do processo. Os relatos dos docentes serviram como base para os questionamentos levantados durante o estudo, juntamente com os autores da área e minha experiência como docente na instituição de ensino. Creio que este estudo poderá se constituir num ponto de partida para futuros trabalhos, principalmente pelo fato de que o Processo Avaliativo é uma prática do cotidiano dos professores e que necessita ser extremamente cuidadosa. Outro ponto que leva a novos estudos é o conhecimento restrito que se tem a respeito dos Institutos Federais, sendo necessária uma investigação mais aprofundada dessas instituições, bem como de seus processos de avaliação.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012
2013-11-04T17:05:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-11-04T17:05:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1843
DMD_hdl_123456789/1843
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1843
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413797839437824