Estudo de um plano de marketing na empresa oficina mecânica Flex Car
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4870 |
Resumo: | O presente trabalho que faz parte da conclusão do curso de Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, busca fazer um estudo voltado para área de marketing na empresa “Flex Car”, que tem como ramo de negócio, a prestação de serviços na área de mecânica de veículos. Conforme Kotler (1998, p. 27) “marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”. Para Westwood (2006, p. 6) “marketing é o processo que concilia as capacidades de uma empresa e as necessidades dos clientes. Os clientes recebem os benefícios que satisfazem suas necessidades, e a empresa recebe o pagamento pelas mercadorias e obtêm o lucro”. O estudo tem como objetivo geral, elaborar um plano estratégico de marketing para a empresa, que na definição de Kotler e Keller (2006, p. 58) “é um documento escrito que resume o que o profissional de marketing sabe sobre o mercado e que indica como a empresa planeja alcançar seus objetivos”. Os objetivos específicos são: verificar como é realizado o marketing atualmente na organização, realizar uma pesquisa de satisfação com os clientes, e verificar os pontos, fortes, fracos, ameaças e oportunidades da empresa e do mercado em que esta atua. Sendo assim, foi feita uma análise dos dados obtidos na pesquisa de satisfação, foram analisados os ambientes em que a empresa está inserida, e também, como é realizado o marketing atualmente na organização, com base nestes dados, realizou-se uma análise swot, definindo os pontos forte e pontos fracos, as ameaças e oportunidades da empresa. Por último, baseando-se em todas informações colhidas, foi definido o plano de marketing, com as devidas propostas de melhorias para a empresa, contendo as estratégias para se alcançar os objetivos desejados com o plano, as sugestões para a empresa, e conclusões obtidas com o trabalho. |
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O presente trabalho que faz parte da conclusão do curso de Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, busca fazer um estudo voltado para área de marketing na empresa “Flex Car”, que tem como ramo de negócio, a prestação de serviços na área de mecânica de veículos. Conforme Kotler (1998, p. 27) “marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”. Para Westwood (2006, p. 6) “marketing é o processo que concilia as capacidades de uma empresa e as necessidades dos clientes. Os clientes recebem os benefícios que satisfazem suas necessidades, e a empresa recebe o pagamento pelas mercadorias e obtêm o lucro”. O estudo tem como objetivo geral, elaborar um plano estratégico de marketing para a empresa, que na definição de Kotler e Keller (2006, p. 58) “é um documento escrito que resume o que o profissional de marketing sabe sobre o mercado e que indica como a empresa planeja alcançar seus objetivos”. Os objetivos específicos são: verificar como é realizado o marketing atualmente na organização, realizar uma pesquisa de satisfação com os clientes, e verificar os pontos, fortes, fracos, ameaças e oportunidades da empresa e do mercado em que esta atua. Sendo assim, foi feita uma análise dos dados obtidos na pesquisa de satisfação, foram analisados os ambientes em que a empresa está inserida, e também, como é realizado o marketing atualmente na organização, com base nestes dados, realizou-se uma análise swot, definindo os pontos forte e pontos fracos, as ameaças e oportunidades da empresa. Por último, baseando-se em todas informações colhidas, foi definido o plano de marketing, com as devidas propostas de melhorias para a empresa, contendo as estratégias para se alcançar os objetivos desejados com o plano, as sugestões para a empresa, e conclusões obtidas com o trabalho. |
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