Processos de ensino e aprendizagem na modalidade de EAD: uma discussão a partir da compreensão de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5156 |
Resumo: | A Educação a Distância teve um grande crescimento nos últimos tempos. Este é resultado do desenvolvimento das TICs, o que influenciou diretamente na metodologia e no aumento do número de alunos. A partir destas questões, a modalidade foi legalizada, aumentando ainda mais o número de alunos e cursos de Graduação e Pós-Graduação. Com o novo caráter legal, a modalidade EaD passa a ter uma exigência fundada em outros patamares, inclusive formais, em relação à qualidade do ensino. Isso mobiliza uma série de pesquisas que discutem vários desafios desta modalidade, desde as dificuldades dos professores de atuação no ensino, até os ambientes virtuais de aprendizagens. Do ponto de vista do ensino e aprendizado, nesta modalidade, algumas pesquisas apontam para a necessidade de formação dos professores, visto que eles acabam reproduzindo a forma de ensino da modalidade presencial, referência que tem enquanto modo de ensinar. A partir destas colocações, um dos desafios da educação é pensar uma formação de professores que mobilize uma aprendizagem significativa nestes sujeitos, para que construam propostas de ensino coerentes com a modalidade EaD. Para tal, esta formação deve partir da teoria implícita do professor sobre o processo de ensino. Esta teoria implícita e sua constituição, ou reformulação, acaba sendo um campo a ser explorado pela pesquisa. Assim, esta dissertação buscou responder ao objetivo, através da perspectiva de uma Pesquisa-ação, de compreender as mudanças e continuidades nas concepções sobre o ensino na modalidade EaD de professores universitários participantes de uma experiência de formação colaborativa. A pesquisa foi desenvolvida em onze encontros onde os professores apresentaram seus planos de aula que usavam em uma disciplina da modalidade EaD; fizeram estudos e reflexões teóricas voltadas para a disciplina apresentada; refizeram seus planos de aula e reapresentaram. Depois dos encontros, a análise dos dados aconteceu através da metodologia da Análise de Conteúdo, a partir da transcrição das gravações dos encontros e o diário de campo utilizado. Os resultados desta análise apontam que não se evidenciaram mudanças nas concepções dos professores em relação ao ensino na modalidade EaD, mas foram significativas as alterações nos tipos de atividades propostas por eles, demonstrando possibilidades reais de transformações nas concepções, se empreendido um planejamento mais longo no processo de formação na perspectiva colaborativa. O estudo também referendou a experiência de formação colaborativa como espaço de grande potencial de diálogo e formação, em vistas de mudanças nos processos de ensino. Além disso, os professores demostraram que suas concepções de ensino são baseadas em entendimentos de aprendizagem associativa e não construtiva. O estudo aponta questões para reflexão, estudos futuros e possíveis processos de formação, como a importância da discussão de tempo e lugar, a metodologia utilizada atualmente na formação continuada de professores e os processos de avaliação nas disciplinas. |
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A Educação a Distância teve um grande crescimento nos últimos tempos. Este é resultado do desenvolvimento das TICs, o que influenciou diretamente na metodologia e no aumento do número de alunos. A partir destas questões, a modalidade foi legalizada, aumentando ainda mais o número de alunos e cursos de Graduação e Pós-Graduação. Com o novo caráter legal, a modalidade EaD passa a ter uma exigência fundada em outros patamares, inclusive formais, em relação à qualidade do ensino. Isso mobiliza uma série de pesquisas que discutem vários desafios desta modalidade, desde as dificuldades dos professores de atuação no ensino, até os ambientes virtuais de aprendizagens. Do ponto de vista do ensino e aprendizado, nesta modalidade, algumas pesquisas apontam para a necessidade de formação dos professores, visto que eles acabam reproduzindo a forma de ensino da modalidade presencial, referência que tem enquanto modo de ensinar. A partir destas colocações, um dos desafios da educação é pensar uma formação de professores que mobilize uma aprendizagem significativa nestes sujeitos, para que construam propostas de ensino coerentes com a modalidade EaD. Para tal, esta formação deve partir da teoria implícita do professor sobre o processo de ensino. Esta teoria implícita e sua constituição, ou reformulação, acaba sendo um campo a ser explorado pela pesquisa. Assim, esta dissertação buscou responder ao objetivo, através da perspectiva de uma Pesquisa-ação, de compreender as mudanças e continuidades nas concepções sobre o ensino na modalidade EaD de professores universitários participantes de uma experiência de formação colaborativa. A pesquisa foi desenvolvida em onze encontros onde os professores apresentaram seus planos de aula que usavam em uma disciplina da modalidade EaD; fizeram estudos e reflexões teóricas voltadas para a disciplina apresentada; refizeram seus planos de aula e reapresentaram. Depois dos encontros, a análise dos dados aconteceu através da metodologia da Análise de Conteúdo, a partir da transcrição das gravações dos encontros e o diário de campo utilizado. Os resultados desta análise apontam que não se evidenciaram mudanças nas concepções dos professores em relação ao ensino na modalidade EaD, mas foram significativas as alterações nos tipos de atividades propostas por eles, demonstrando possibilidades reais de transformações nas concepções, se empreendido um planejamento mais longo no processo de formação na perspectiva colaborativa. O estudo também referendou a experiência de formação colaborativa como espaço de grande potencial de diálogo e formação, em vistas de mudanças nos processos de ensino. Além disso, os professores demostraram que suas concepções de ensino são baseadas em entendimentos de aprendizagem associativa e não construtiva. O estudo aponta questões para reflexão, estudos futuros e possíveis processos de formação, como a importância da discussão de tempo e lugar, a metodologia utilizada atualmente na formação continuada de professores e os processos de avaliação nas disciplinas. 140 f. |
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A Educação a Distância teve um grande crescimento nos últimos tempos. Este é resultado do desenvolvimento das TICs, o que influenciou diretamente na metodologia e no aumento do número de alunos. A partir destas questões, a modalidade foi legalizada, aumentando ainda mais o número de alunos e cursos de Graduação e Pós-Graduação. Com o novo caráter legal, a modalidade EaD passa a ter uma exigência fundada em outros patamares, inclusive formais, em relação à qualidade do ensino. Isso mobiliza uma série de pesquisas que discutem vários desafios desta modalidade, desde as dificuldades dos professores de atuação no ensino, até os ambientes virtuais de aprendizagens. Do ponto de vista do ensino e aprendizado, nesta modalidade, algumas pesquisas apontam para a necessidade de formação dos professores, visto que eles acabam reproduzindo a forma de ensino da modalidade presencial, referência que tem enquanto modo de ensinar. A partir destas colocações, um dos desafios da educação é pensar uma formação de professores que mobilize uma aprendizagem significativa nestes sujeitos, para que construam propostas de ensino coerentes com a modalidade EaD. Para tal, esta formação deve partir da teoria implícita do professor sobre o processo de ensino. Esta teoria implícita e sua constituição, ou reformulação, acaba sendo um campo a ser explorado pela pesquisa. Assim, esta dissertação buscou responder ao objetivo, através da perspectiva de uma Pesquisa-ação, de compreender as mudanças e continuidades nas concepções sobre o ensino na modalidade EaD de professores universitários participantes de uma experiência de formação colaborativa. A pesquisa foi desenvolvida em onze encontros onde os professores apresentaram seus planos de aula que usavam em uma disciplina da modalidade EaD; fizeram estudos e reflexões teóricas voltadas para a disciplina apresentada; refizeram seus planos de aula e reapresentaram. Depois dos encontros, a análise dos dados aconteceu através da metodologia da Análise de Conteúdo, a partir da transcrição das gravações dos encontros e o diário de campo utilizado. Os resultados desta análise apontam que não se evidenciaram mudanças nas concepções dos professores em relação ao ensino na modalidade EaD, mas foram significativas as alterações nos tipos de atividades propostas por eles, demonstrando possibilidades reais de transformações nas concepções, se empreendido um planejamento mais longo no processo de formação na perspectiva colaborativa. O estudo também referendou a experiência de formação colaborativa como espaço de grande potencial de diálogo e formação, em vistas de mudanças nos processos de ensino. Além disso, os professores demostraram que suas concepções de ensino são baseadas em entendimentos de aprendizagem associativa e não construtiva. O estudo aponta questões para reflexão, estudos futuros e possíveis processos de formação, como a importância da discussão de tempo e lugar, a metodologia utilizada atualmente na formação continuada de professores e os processos de avaliação nas disciplinas. |
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