A pedagogia ao encontro da complexidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6141 |
Resumo: | A pedagogia é o conhecimento fundante do profissional docente. Nela se constrói o ordenamento teórico das práticas educativas, dos sujeitos envolvidos, dos objetivos do ensino e das orientações ético-políticos do encontro entre as gerações, portanto, uma disciplina central para compreender a realidade do fenômeno educativo, porém, sua história se apresenta como a somatória de tentativas da validação de seus aportes teóricos, de seu campo de estudo, seus objetos e seus métodos. Aquele protagonismo parece, segundo o ponto de vista da história, um objetivo a conquistar, mais um projeto futuro que uma avaliação real do que a sociedade entende e confia sobre a pedagogia. A partir dessa perspectiva, a presente dissertação se insere no campo das reflexões contemporâneas, especialmente as que provêm da teoria da complexidade, sobre o sentido da pedagogia e a possibilidade de encontrar coordenadas teóricas que lhe permitam começar um processo renovado na formação da sua autonomia e, em consequência, os princípios a partir dos quais se constrói a identidade do professor e as capacidades de reorientar as práticas educativas. Por conseguinte, a presente pesquisa visa identificar de que forma a complexidade pode se inserir nos discursos pedagógicos, reorientar as práticas educativas e a reflexão sobre elas de frente aos desafios do presente século. Metodologicamente procede a partir dos princípios da pesquisa qualitativa fundamentada no enfoque hermenêutico crítico. Os resultados da construção teórica e a produção de dados nos encontros com sujeitos, por meio de entrevistas e questionários, forneceram as orientações básicas para construir uma proposta pertinente na lógica dos atores do mundo pedagógico, os professores. O trabalho conclui aventurando-se na proposta de Mario Osorio Marques Pedagogia. A ciência do educador em busca de estabelecer elementos necessários para conceber uma pedagogia da complexidade que possa formar parte da estrutura da racionalidade que Marques apresenta como a pedagogia para compreensão, encaminhada a afrontar os desafios educativos dos tempos atuais. |
id |
UNIJ_e20f63a68139f94fbfc63b27bfe67b42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6141 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA pedagogia ao encontro da complexidade2019-08-1220182019-08-13T00:22:13Z2019-08-13T00:22:13ZA pedagogia é o conhecimento fundante do profissional docente. Nela se constrói o ordenamento teórico das práticas educativas, dos sujeitos envolvidos, dos objetivos do ensino e das orientações ético-políticos do encontro entre as gerações, portanto, uma disciplina central para compreender a realidade do fenômeno educativo, porém, sua história se apresenta como a somatória de tentativas da validação de seus aportes teóricos, de seu campo de estudo, seus objetos e seus métodos. Aquele protagonismo parece, segundo o ponto de vista da história, um objetivo a conquistar, mais um projeto futuro que uma avaliação real do que a sociedade entende e confia sobre a pedagogia. A partir dessa perspectiva, a presente dissertação se insere no campo das reflexões contemporâneas, especialmente as que provêm da teoria da complexidade, sobre o sentido da pedagogia e a possibilidade de encontrar coordenadas teóricas que lhe permitam começar um processo renovado na formação da sua autonomia e, em consequência, os princípios a partir dos quais se constrói a identidade do professor e as capacidades de reorientar as práticas educativas. Por conseguinte, a presente pesquisa visa identificar de que forma a complexidade pode se inserir nos discursos pedagógicos, reorientar as práticas educativas e a reflexão sobre elas de frente aos desafios do presente século. Metodologicamente procede a partir dos princípios da pesquisa qualitativa fundamentada no enfoque hermenêutico crítico. Os resultados da construção teórica e a produção de dados nos encontros com sujeitos, por meio de entrevistas e questionários, forneceram as orientações básicas para construir uma proposta pertinente na lógica dos atores do mundo pedagógico, os professores. O trabalho conclui aventurando-se na proposta de Mario Osorio Marques Pedagogia. A ciência do educador em busca de estabelecer elementos necessários para conceber uma pedagogia da complexidade que possa formar parte da estrutura da racionalidade que Marques apresenta como a pedagogia para compreensão, encaminhada a afrontar os desafios educativos dos tempos atuais.104 f.Ciências humanas.Educação.Pedagogia.Complexidade.Teoria crítico-hermenêutica.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6141DMD_hdl_123456789/6141Navarro, Daniel Fernando Sanchezporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDaniel%20Fernando%20Sanchez%20Navarro.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6141/1/Daniel%20Fernando%20Sanchez%20Navarro.pdfapplication/pdf4352585http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6141/1/Daniel%20Fernando%20Sanchez%20Navarro.pdf54bdb758c8e810a1fed18462e9a3b580MD5123456789_6141_12019-08-17T06:46:35Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pedagogia ao encontro da complexidade |
title |
A pedagogia ao encontro da complexidade |
spellingShingle |
A pedagogia ao encontro da complexidade Navarro, Daniel Fernando Sanchez Ciências humanas. Educação. Pedagogia. Complexidade. Teoria crítico-hermenêutica. |
title_short |
A pedagogia ao encontro da complexidade |
title_full |
A pedagogia ao encontro da complexidade |
title_fullStr |
A pedagogia ao encontro da complexidade |
title_full_unstemmed |
A pedagogia ao encontro da complexidade |
title_sort |
A pedagogia ao encontro da complexidade |
author |
Navarro, Daniel Fernando Sanchez |
author_facet |
Navarro, Daniel Fernando Sanchez |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Navarro, Daniel Fernando Sanchez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas. Educação. Pedagogia. Complexidade. Teoria crítico-hermenêutica. |
topic |
Ciências humanas. Educação. Pedagogia. Complexidade. Teoria crítico-hermenêutica. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A pedagogia é o conhecimento fundante do profissional docente. Nela se constrói o ordenamento teórico das práticas educativas, dos sujeitos envolvidos, dos objetivos do ensino e das orientações ético-políticos do encontro entre as gerações, portanto, uma disciplina central para compreender a realidade do fenômeno educativo, porém, sua história se apresenta como a somatória de tentativas da validação de seus aportes teóricos, de seu campo de estudo, seus objetos e seus métodos. Aquele protagonismo parece, segundo o ponto de vista da história, um objetivo a conquistar, mais um projeto futuro que uma avaliação real do que a sociedade entende e confia sobre a pedagogia. A partir dessa perspectiva, a presente dissertação se insere no campo das reflexões contemporâneas, especialmente as que provêm da teoria da complexidade, sobre o sentido da pedagogia e a possibilidade de encontrar coordenadas teóricas que lhe permitam começar um processo renovado na formação da sua autonomia e, em consequência, os princípios a partir dos quais se constrói a identidade do professor e as capacidades de reorientar as práticas educativas. Por conseguinte, a presente pesquisa visa identificar de que forma a complexidade pode se inserir nos discursos pedagógicos, reorientar as práticas educativas e a reflexão sobre elas de frente aos desafios do presente século. Metodologicamente procede a partir dos princípios da pesquisa qualitativa fundamentada no enfoque hermenêutico crítico. Os resultados da construção teórica e a produção de dados nos encontros com sujeitos, por meio de entrevistas e questionários, forneceram as orientações básicas para construir uma proposta pertinente na lógica dos atores do mundo pedagógico, os professores. O trabalho conclui aventurando-se na proposta de Mario Osorio Marques Pedagogia. A ciência do educador em busca de estabelecer elementos necessários para conceber uma pedagogia da complexidade que possa formar parte da estrutura da racionalidade que Marques apresenta como a pedagogia para compreensão, encaminhada a afrontar os desafios educativos dos tempos atuais. 104 f. |
description |
A pedagogia é o conhecimento fundante do profissional docente. Nela se constrói o ordenamento teórico das práticas educativas, dos sujeitos envolvidos, dos objetivos do ensino e das orientações ético-políticos do encontro entre as gerações, portanto, uma disciplina central para compreender a realidade do fenômeno educativo, porém, sua história se apresenta como a somatória de tentativas da validação de seus aportes teóricos, de seu campo de estudo, seus objetos e seus métodos. Aquele protagonismo parece, segundo o ponto de vista da história, um objetivo a conquistar, mais um projeto futuro que uma avaliação real do que a sociedade entende e confia sobre a pedagogia. A partir dessa perspectiva, a presente dissertação se insere no campo das reflexões contemporâneas, especialmente as que provêm da teoria da complexidade, sobre o sentido da pedagogia e a possibilidade de encontrar coordenadas teóricas que lhe permitam começar um processo renovado na formação da sua autonomia e, em consequência, os princípios a partir dos quais se constrói a identidade do professor e as capacidades de reorientar as práticas educativas. Por conseguinte, a presente pesquisa visa identificar de que forma a complexidade pode se inserir nos discursos pedagógicos, reorientar as práticas educativas e a reflexão sobre elas de frente aos desafios do presente século. Metodologicamente procede a partir dos princípios da pesquisa qualitativa fundamentada no enfoque hermenêutico crítico. Os resultados da construção teórica e a produção de dados nos encontros com sujeitos, por meio de entrevistas e questionários, forneceram as orientações básicas para construir uma proposta pertinente na lógica dos atores do mundo pedagógico, os professores. O trabalho conclui aventurando-se na proposta de Mario Osorio Marques Pedagogia. A ciência do educador em busca de estabelecer elementos necessários para conceber uma pedagogia da complexidade que possa formar parte da estrutura da racionalidade que Marques apresenta como a pedagogia para compreensão, encaminhada a afrontar os desafios educativos dos tempos atuais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2019-08-13T00:22:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T00:22:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6141 DMD_hdl_123456789/6141 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6141 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/6141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1642178080075153408 |