A interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2050 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma pesquisa de levantamento bibliográfico para embasar as reflexões, e uma pesquisa de campo numa Escola Estadual do município de Santa Rosa, com o objetivo de investigar a compreensão dos educadores em relação à interdisciplinaridade, bem como resultados de uma prática pedagógica interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto é preciso compreender que a interdisciplinaridade é a integração entre os diferentes componentes curriculares e a sua prática no dia-a-dia da escola contribui para que os educandos aprendam de forma significativa. Propõem-se desta maneira uma análise crítica em relação à prática interdisciplinar, suas implicações e mudanças na área da educação. Finaliza-se ressaltando os resultados obtidos com a pesquisa realizada, através da qual se verificou a necessidade de se ter uma prática interdisciplinar para que de fato ocorra o processo de ensino e aprendizagem. |
id |
UNIJ_e6cf8f9be46324506bed1d84a08c023a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2050 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental2014-03-1020122014-03-10T13:50:42Z2014-03-10T13:50:42ZEste trabalho apresenta uma pesquisa de levantamento bibliográfico para embasar as reflexões, e uma pesquisa de campo numa Escola Estadual do município de Santa Rosa, com o objetivo de investigar a compreensão dos educadores em relação à interdisciplinaridade, bem como resultados de uma prática pedagógica interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto é preciso compreender que a interdisciplinaridade é a integração entre os diferentes componentes curriculares e a sua prática no dia-a-dia da escola contribui para que os educandos aprendam de forma significativa. Propõem-se desta maneira uma análise crítica em relação à prática interdisciplinar, suas implicações e mudanças na área da educação. Finaliza-se ressaltando os resultados obtidos com a pesquisa realizada, através da qual se verificou a necessidade de se ter uma prática interdisciplinar para que de fato ocorra o processo de ensino e aprendizagem.30 f.InterdisciplinaridadeAnos iniciaisPrática pedagógicaIntegraçãoComponentes currícularesPedagogiaCiências humanashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2050DMD_hdl_123456789/2050Matter, Josiane Adrieliporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA%20INTERDISCIPLINARIDADE.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2050/1/MONOGRAFIA%20INTERDISCIPLINARIDADE.pdfapplication/pdf267123http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2050/1/MONOGRAFIA%20INTERDISCIPLINARIDADE.pdfa4d2fa87a38cb4c2c72476e7a79776a0MD5123456789_2050_12019-01-21T12:44:11Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
A interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
A interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental Matter, Josiane Adrieli Interdisciplinaridade Anos iniciais Prática pedagógica Integração Componentes currículares Pedagogia Ciências humanas |
title_short |
A interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
A interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
A interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Matter, Josiane Adrieli |
author_facet |
Matter, Josiane Adrieli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matter, Josiane Adrieli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Anos iniciais Prática pedagógica Integração Componentes currículares Pedagogia Ciências humanas |
topic |
Interdisciplinaridade Anos iniciais Prática pedagógica Integração Componentes currículares Pedagogia Ciências humanas |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este trabalho apresenta uma pesquisa de levantamento bibliográfico para embasar as reflexões, e uma pesquisa de campo numa Escola Estadual do município de Santa Rosa, com o objetivo de investigar a compreensão dos educadores em relação à interdisciplinaridade, bem como resultados de uma prática pedagógica interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto é preciso compreender que a interdisciplinaridade é a integração entre os diferentes componentes curriculares e a sua prática no dia-a-dia da escola contribui para que os educandos aprendam de forma significativa. Propõem-se desta maneira uma análise crítica em relação à prática interdisciplinar, suas implicações e mudanças na área da educação. Finaliza-se ressaltando os resultados obtidos com a pesquisa realizada, através da qual se verificou a necessidade de se ter uma prática interdisciplinar para que de fato ocorra o processo de ensino e aprendizagem. 30 f. |
description |
Este trabalho apresenta uma pesquisa de levantamento bibliográfico para embasar as reflexões, e uma pesquisa de campo numa Escola Estadual do município de Santa Rosa, com o objetivo de investigar a compreensão dos educadores em relação à interdisciplinaridade, bem como resultados de uma prática pedagógica interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto é preciso compreender que a interdisciplinaridade é a integração entre os diferentes componentes curriculares e a sua prática no dia-a-dia da escola contribui para que os educandos aprendam de forma significativa. Propõem-se desta maneira uma análise crítica em relação à prática interdisciplinar, suas implicações e mudanças na área da educação. Finaliza-se ressaltando os resultados obtidos com a pesquisa realizada, através da qual se verificou a necessidade de se ter uma prática interdisciplinar para que de fato ocorra o processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012 2014-03-10T13:50:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-10T13:50:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2050 DMD_hdl_123456789/2050 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2050 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/2050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623413981861380096 |