Flexibilidade, força e equilíbrio: impacto de um programa com slackline em crianças de 9 e 10 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ricardo da Silva Gomes dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2019
Resumo: É cada vez maior, nos dias de hoje, a procura por práticas corporais diferenciadas por parte das pessoas, que necessitam experimentar sensações diferentes das produzidas pelas práticas convencionais. O slackline, necessitando de um espaço relativamente pequeno para ser montado, com um material barato, resistente, durável e fácil de transportar e com seu caráter transponível ao universo da academia, da natureza e também ao dos esportes radicais, torna-se uma prática corporal cada vez mais procurada por estes indivíduos. Através de uma pesquisa experimental com abordagem quantitativa, este estudo teve por objetivo investigar o impacto de um treinamento com slackline na força, flexibilidade e equilíbrio de crianças de 9 e 10 anos. Para tanto, foram feitos testes destas capacidades em 13 indivíduos, de ambos os sexos que compuseram a amostra, participando de 12 sessões de slackline durante as 4 semanas que se seguiram. Os resultados mostraram um aumento de 23% e 8% no equilíbrio estático do pé direito e esquerdo, respectivamente, o equilíbrio dinâmico dos avaliados melhorou em 40%, a flexibilidade em 4,5% e a força de membros inferiores em 12,5%. A capacidade de força abdominal dos avaliados não melhorou após as sessões. Mais experimentos com estas e outras capacidades para este esporte devem ser conduzidos, a fim de mostrar que ele realmente traz benefícios à saúde de quem o pratica.
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