Os desafios da escola e da familia no processo da alfabetização na sociedade contemporanea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5851 |
Resumo: | O presente trabalho traz o resultado da pesquisa realizada para desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC que trata sobre a alfabetização, entendida como passaporte para a cidadania. Atualmente, saber ler e escrever é condição necessária à participação na sociedade letrada em que vivemos. A pesquisa objetivou realizar um desejo pessoal em aprofundar e alargar o entendimento da alfabetização e foi mediada pelo diálogo com e entre diferentes pesquisadores da infância e alfabetização os quais apostam que a leitura e a escrita são instrumentos básicos para o ingresso na sociedade letrada e também pelo diálogo com atores sociais de uma escola da rede municipal de Campinas das Missões RS. Enfatiza a importância e/ou a necessidade da participação das famílias na escola, como protagonistas, na construção e desenvolvimento de um processo de alfabetização que realmente empodere os sujeitos da aprendizagem. A família é considerada, neste contexto, parte essencial na formação da criança e a parceria com a escola permite compreender a realidade dos sujeitos aprendentes e, com isso potencializar as práticas pedagógicas. |
id |
UNIJ_f9a2fea0d004aba85e07fc1adbe96bf8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5851 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOs desafios da escola e da familia no processo da alfabetização na sociedade contemporanea2019-04-1220182019-04-12T23:59:56Z2019-04-12T23:59:56ZO presente trabalho traz o resultado da pesquisa realizada para desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC que trata sobre a alfabetização, entendida como passaporte para a cidadania. Atualmente, saber ler e escrever é condição necessária à participação na sociedade letrada em que vivemos. A pesquisa objetivou realizar um desejo pessoal em aprofundar e alargar o entendimento da alfabetização e foi mediada pelo diálogo com e entre diferentes pesquisadores da infância e alfabetização os quais apostam que a leitura e a escrita são instrumentos básicos para o ingresso na sociedade letrada e também pelo diálogo com atores sociais de uma escola da rede municipal de Campinas das Missões RS. Enfatiza a importância e/ou a necessidade da participação das famílias na escola, como protagonistas, na construção e desenvolvimento de um processo de alfabetização que realmente empodere os sujeitos da aprendizagem. A família é considerada, neste contexto, parte essencial na formação da criança e a parceria com a escola permite compreender a realidade dos sujeitos aprendentes e, com isso potencializar as práticas pedagógicas.33 f.Ciências humanas.Pedagogia.Alfabetização.Família.Escola.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5851DMD_hdl_123456789/5851Rockenbach, Débora Fernandaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessD%c3%a9bora%20Fernanda%20Rockenbach.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5851/1/D%c3%a9bora%20Fernanda%20Rockenbach.pdfapplication/pdf319798http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5851/1/D%c3%a9bora%20Fernanda%20Rockenbach.pdff983b956da93aff327a1b79bcc83a171MD5123456789_5851_12019-04-13T06:46:56Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios da escola e da familia no processo da alfabetização na sociedade contemporanea |
title |
Os desafios da escola e da familia no processo da alfabetização na sociedade contemporanea |
spellingShingle |
Os desafios da escola e da familia no processo da alfabetização na sociedade contemporanea Rockenbach, Débora Fernanda Ciências humanas. Pedagogia. Alfabetização. Família. Escola. |
title_short |
Os desafios da escola e da familia no processo da alfabetização na sociedade contemporanea |
title_full |
Os desafios da escola e da familia no processo da alfabetização na sociedade contemporanea |
title_fullStr |
Os desafios da escola e da familia no processo da alfabetização na sociedade contemporanea |
title_full_unstemmed |
Os desafios da escola e da familia no processo da alfabetização na sociedade contemporanea |
title_sort |
Os desafios da escola e da familia no processo da alfabetização na sociedade contemporanea |
author |
Rockenbach, Débora Fernanda |
author_facet |
Rockenbach, Débora Fernanda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rockenbach, Débora Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas. Pedagogia. Alfabetização. Família. Escola. |
topic |
Ciências humanas. Pedagogia. Alfabetização. Família. Escola. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho traz o resultado da pesquisa realizada para desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC que trata sobre a alfabetização, entendida como passaporte para a cidadania. Atualmente, saber ler e escrever é condição necessária à participação na sociedade letrada em que vivemos. A pesquisa objetivou realizar um desejo pessoal em aprofundar e alargar o entendimento da alfabetização e foi mediada pelo diálogo com e entre diferentes pesquisadores da infância e alfabetização os quais apostam que a leitura e a escrita são instrumentos básicos para o ingresso na sociedade letrada e também pelo diálogo com atores sociais de uma escola da rede municipal de Campinas das Missões RS. Enfatiza a importância e/ou a necessidade da participação das famílias na escola, como protagonistas, na construção e desenvolvimento de um processo de alfabetização que realmente empodere os sujeitos da aprendizagem. A família é considerada, neste contexto, parte essencial na formação da criança e a parceria com a escola permite compreender a realidade dos sujeitos aprendentes e, com isso potencializar as práticas pedagógicas. 33 f. |
description |
O presente trabalho traz o resultado da pesquisa realizada para desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC que trata sobre a alfabetização, entendida como passaporte para a cidadania. Atualmente, saber ler e escrever é condição necessária à participação na sociedade letrada em que vivemos. A pesquisa objetivou realizar um desejo pessoal em aprofundar e alargar o entendimento da alfabetização e foi mediada pelo diálogo com e entre diferentes pesquisadores da infância e alfabetização os quais apostam que a leitura e a escrita são instrumentos básicos para o ingresso na sociedade letrada e também pelo diálogo com atores sociais de uma escola da rede municipal de Campinas das Missões RS. Enfatiza a importância e/ou a necessidade da participação das famílias na escola, como protagonistas, na construção e desenvolvimento de um processo de alfabetização que realmente empodere os sujeitos da aprendizagem. A família é considerada, neste contexto, parte essencial na formação da criança e a parceria com a escola permite compreender a realidade dos sujeitos aprendentes e, com isso potencializar as práticas pedagógicas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2019-04-12T23:59:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-04-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-12T23:59:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5851 DMD_hdl_123456789/5851 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5851 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1630788749282508800 |