Os desafios da escola e da familia no processo da alfabetização na sociedade contemporanea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rockenbach, Débora Fernanda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5851
Resumo: O presente trabalho traz o resultado da pesquisa realizada para desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC que trata sobre a alfabetização, entendida como passaporte para a cidadania. Atualmente, saber ler e escrever é condição necessária à participação na sociedade letrada em que vivemos. A pesquisa objetivou realizar um desejo pessoal em aprofundar e alargar o entendimento da alfabetização e foi mediada pelo diálogo com e entre diferentes pesquisadores da infância e alfabetização os quais apostam que a leitura e a escrita são instrumentos básicos para o ingresso na sociedade letrada e também pelo diálogo com atores sociais de uma escola da rede municipal de Campinas das Missões RS. Enfatiza a importância e/ou a necessidade da participação das famílias na escola, como protagonistas, na construção e desenvolvimento de um processo de alfabetização que realmente empodere os sujeitos da aprendizagem. A família é considerada, neste contexto, parte essencial na formação da criança e a parceria com a escola permite compreender a realidade dos sujeitos aprendentes e, com isso potencializar as práticas pedagógicas.
id UNIJ_f9a2fea0d004aba85e07fc1adbe96bf8
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5851
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOs desafios da escola e da familia no processo da alfabetização na sociedade contemporanea2019-04-1220182019-04-12T23:59:56Z2019-04-12T23:59:56ZO presente trabalho traz o resultado da pesquisa realizada para desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC que trata sobre a alfabetização, entendida como passaporte para a cidadania. Atualmente, saber ler e escrever é condição necessária à participação na sociedade letrada em que vivemos. A pesquisa objetivou realizar um desejo pessoal em aprofundar e alargar o entendimento da alfabetização e foi mediada pelo diálogo com e entre diferentes pesquisadores da infância e alfabetização os quais apostam que a leitura e a escrita são instrumentos básicos para o ingresso na sociedade letrada e também pelo diálogo com atores sociais de uma escola da rede municipal de Campinas das Missões RS. Enfatiza a importância e/ou a necessidade da participação das famílias na escola, como protagonistas, na construção e desenvolvimento de um processo de alfabetização que realmente empodere os sujeitos da aprendizagem. A família é considerada, neste contexto, parte essencial na formação da criança e a parceria com a escola permite compreender a realidade dos sujeitos aprendentes e, com isso potencializar as práticas pedagógicas.33 f.Ciências humanas.Pedagogia.Alfabetização.Família.Escola.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5851DMD_hdl_123456789/5851Rockenbach, Débora Fernandaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessD%c3%a9bora%20Fernanda%20Rockenbach.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5851/1/D%c3%a9bora%20Fernanda%20Rockenbach.pdfapplication/pdf319798http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5851/1/D%c3%a9bora%20Fernanda%20Rockenbach.pdff983b956da93aff327a1b79bcc83a171MD5123456789_5851_12019-04-13T06:46:56Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da escola e da familia no processo da alfabetização na sociedade contemporanea
title Os desafios da escola e da familia no processo da alfabetização na sociedade contemporanea
spellingShingle Os desafios da escola e da familia no processo da alfabetização na sociedade contemporanea
Rockenbach, Débora Fernanda
Ciências humanas.
Pedagogia.
Alfabetização.
Família.
Escola.
title_short Os desafios da escola e da familia no processo da alfabetização na sociedade contemporanea
title_full Os desafios da escola e da familia no processo da alfabetização na sociedade contemporanea
title_fullStr Os desafios da escola e da familia no processo da alfabetização na sociedade contemporanea
title_full_unstemmed Os desafios da escola e da familia no processo da alfabetização na sociedade contemporanea
title_sort Os desafios da escola e da familia no processo da alfabetização na sociedade contemporanea
author Rockenbach, Débora Fernanda
author_facet Rockenbach, Débora Fernanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rockenbach, Débora Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas.
Pedagogia.
Alfabetização.
Família.
Escola.
topic Ciências humanas.
Pedagogia.
Alfabetização.
Família.
Escola.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho traz o resultado da pesquisa realizada para desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC que trata sobre a alfabetização, entendida como passaporte para a cidadania. Atualmente, saber ler e escrever é condição necessária à participação na sociedade letrada em que vivemos. A pesquisa objetivou realizar um desejo pessoal em aprofundar e alargar o entendimento da alfabetização e foi mediada pelo diálogo com e entre diferentes pesquisadores da infância e alfabetização os quais apostam que a leitura e a escrita são instrumentos básicos para o ingresso na sociedade letrada e também pelo diálogo com atores sociais de uma escola da rede municipal de Campinas das Missões RS. Enfatiza a importância e/ou a necessidade da participação das famílias na escola, como protagonistas, na construção e desenvolvimento de um processo de alfabetização que realmente empodere os sujeitos da aprendizagem. A família é considerada, neste contexto, parte essencial na formação da criança e a parceria com a escola permite compreender a realidade dos sujeitos aprendentes e, com isso potencializar as práticas pedagógicas.
33 f.
description O presente trabalho traz o resultado da pesquisa realizada para desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC que trata sobre a alfabetização, entendida como passaporte para a cidadania. Atualmente, saber ler e escrever é condição necessária à participação na sociedade letrada em que vivemos. A pesquisa objetivou realizar um desejo pessoal em aprofundar e alargar o entendimento da alfabetização e foi mediada pelo diálogo com e entre diferentes pesquisadores da infância e alfabetização os quais apostam que a leitura e a escrita são instrumentos básicos para o ingresso na sociedade letrada e também pelo diálogo com atores sociais de uma escola da rede municipal de Campinas das Missões RS. Enfatiza a importância e/ou a necessidade da participação das famílias na escola, como protagonistas, na construção e desenvolvimento de um processo de alfabetização que realmente empodere os sujeitos da aprendizagem. A família é considerada, neste contexto, parte essencial na formação da criança e a parceria com a escola permite compreender a realidade dos sujeitos aprendentes e, com isso potencializar as práticas pedagógicas.
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2019-04-12T23:59:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-12T23:59:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5851
DMD_hdl_123456789/5851
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5851
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1630788749282508800