Interesse e participação do adolescente no estudo escolar na articulação de saberes entre currículo e pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Libardi, Salete Teresinha Bernardi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6093
Resumo: O presente estudo trata da problemática que diz respeito ao (des) interesse dos alunos adolescentes pelos estudos escolares, da qual emergem amplos desafios postos ao campo da Educação, na sociedade contemporânea. São apresentados e analisados resultados de uma investigação que abrangeu uma parte empírica situada numa prática educativa em aulas de Biologia no Ensino Médio, desenvolvida com o objetivo de reconhecer e compreender características da prática pedagógica escolar vivenciada no contexto do Ensino Médio com potencialidade para promover o interesse e a participação dos alunos adolescentes nas atividades escolares. Com atenção voltada para relações entre saberes cotidianos e científicos imbricados na produção de um conhecimento escolar dinamicamente contextualizado como possibilidade de promoção do interesse e da participação ativa do adolescente nas atividades escolares. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, com produção de um Diário de Aula da Professora Pesquisadora, além da aplicação de questionário e realização de entrevista aos alunos. Argumenta-se em defesa de um currículo construído na interação com a prática pedagógica junto à comunidade escolar, que contemple processos de transformação de saberes, sem negligenciar a responsabilidade da escola de possibilitar a ressignificação dos conceitos/conteúdos necessários ao pleno desenvolvimento humano/social. As análises são desenvolvidas com base, principalmente, em: Young (2007; 2011), Sacristán (2000), Lopes (2007), Saviani (2007), Tardif (2014), Teles (2001) e Zabalza (2004). Compreender a dinâmica das relações de imbricação entre currículo e pedagogia no trabalho do professor, em suas distintas finalidades e especificidades, contribui na problematização de saberes com abertura para inerentes relações de tensão entre ciência e cotidiano; colaborar na promoção do interesse e participação do adolescente nas atividades de estudo escolar, em prol de aprendizagens direcionadas ao pleno desenvolvimento das potencialidades humanas/sociais.
id UNIJ_feef717e24b863fdc96f6d12515cdb8c
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6093
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInteresse e participação do adolescente no estudo escolar na articulação de saberes entre currículo e pedagogia2019-08-0620182019-08-06T22:28:47Z2019-08-06T22:28:47ZO presente estudo trata da problemática que diz respeito ao (des) interesse dos alunos adolescentes pelos estudos escolares, da qual emergem amplos desafios postos ao campo da Educação, na sociedade contemporânea. São apresentados e analisados resultados de uma investigação que abrangeu uma parte empírica situada numa prática educativa em aulas de Biologia no Ensino Médio, desenvolvida com o objetivo de reconhecer e compreender características da prática pedagógica escolar vivenciada no contexto do Ensino Médio com potencialidade para promover o interesse e a participação dos alunos adolescentes nas atividades escolares. Com atenção voltada para relações entre saberes cotidianos e científicos imbricados na produção de um conhecimento escolar dinamicamente contextualizado como possibilidade de promoção do interesse e da participação ativa do adolescente nas atividades escolares. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, com produção de um Diário de Aula da Professora Pesquisadora, além da aplicação de questionário e realização de entrevista aos alunos. Argumenta-se em defesa de um currículo construído na interação com a prática pedagógica junto à comunidade escolar, que contemple processos de transformação de saberes, sem negligenciar a responsabilidade da escola de possibilitar a ressignificação dos conceitos/conteúdos necessários ao pleno desenvolvimento humano/social. As análises são desenvolvidas com base, principalmente, em: Young (2007; 2011), Sacristán (2000), Lopes (2007), Saviani (2007), Tardif (2014), Teles (2001) e Zabalza (2004). Compreender a dinâmica das relações de imbricação entre currículo e pedagogia no trabalho do professor, em suas distintas finalidades e especificidades, contribui na problematização de saberes com abertura para inerentes relações de tensão entre ciência e cotidiano; colaborar na promoção do interesse e participação do adolescente nas atividades de estudo escolar, em prol de aprendizagens direcionadas ao pleno desenvolvimento das potencialidades humanas/sociais.121 f.Educação nas CiênciasEducar pela pesquisaInteresse do adolescente pelo estudoEnsino de biologiaContextualizaçãoSaberes profissionais de professorhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6093DMD_hdl_123456789/6093Libardi, Salete Teresinha Bernardiporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalete%20Teresinha%20Bernardi%20Libardi.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6093/1/Salete%20Teresinha%20Bernardi%20Libardi.pdfapplication/pdf3167816http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6093/1/Salete%20Teresinha%20Bernardi%20Libardi.pdfed78444218f85799729e450df3f9341cMD5123456789_6093_12019-08-10T06:47:16Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Interesse e participação do adolescente no estudo escolar na articulação de saberes entre currículo e pedagogia
title Interesse e participação do adolescente no estudo escolar na articulação de saberes entre currículo e pedagogia
spellingShingle Interesse e participação do adolescente no estudo escolar na articulação de saberes entre currículo e pedagogia
Libardi, Salete Teresinha Bernardi
Educação nas Ciências
Educar pela pesquisa
Interesse do adolescente pelo estudo
Ensino de biologia
Contextualização
Saberes profissionais de professor
title_short Interesse e participação do adolescente no estudo escolar na articulação de saberes entre currículo e pedagogia
title_full Interesse e participação do adolescente no estudo escolar na articulação de saberes entre currículo e pedagogia
title_fullStr Interesse e participação do adolescente no estudo escolar na articulação de saberes entre currículo e pedagogia
title_full_unstemmed Interesse e participação do adolescente no estudo escolar na articulação de saberes entre currículo e pedagogia
title_sort Interesse e participação do adolescente no estudo escolar na articulação de saberes entre currículo e pedagogia
author Libardi, Salete Teresinha Bernardi
author_facet Libardi, Salete Teresinha Bernardi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Libardi, Salete Teresinha Bernardi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação nas Ciências
Educar pela pesquisa
Interesse do adolescente pelo estudo
Ensino de biologia
Contextualização
Saberes profissionais de professor
topic Educação nas Ciências
Educar pela pesquisa
Interesse do adolescente pelo estudo
Ensino de biologia
Contextualização
Saberes profissionais de professor
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente estudo trata da problemática que diz respeito ao (des) interesse dos alunos adolescentes pelos estudos escolares, da qual emergem amplos desafios postos ao campo da Educação, na sociedade contemporânea. São apresentados e analisados resultados de uma investigação que abrangeu uma parte empírica situada numa prática educativa em aulas de Biologia no Ensino Médio, desenvolvida com o objetivo de reconhecer e compreender características da prática pedagógica escolar vivenciada no contexto do Ensino Médio com potencialidade para promover o interesse e a participação dos alunos adolescentes nas atividades escolares. Com atenção voltada para relações entre saberes cotidianos e científicos imbricados na produção de um conhecimento escolar dinamicamente contextualizado como possibilidade de promoção do interesse e da participação ativa do adolescente nas atividades escolares. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, com produção de um Diário de Aula da Professora Pesquisadora, além da aplicação de questionário e realização de entrevista aos alunos. Argumenta-se em defesa de um currículo construído na interação com a prática pedagógica junto à comunidade escolar, que contemple processos de transformação de saberes, sem negligenciar a responsabilidade da escola de possibilitar a ressignificação dos conceitos/conteúdos necessários ao pleno desenvolvimento humano/social. As análises são desenvolvidas com base, principalmente, em: Young (2007; 2011), Sacristán (2000), Lopes (2007), Saviani (2007), Tardif (2014), Teles (2001) e Zabalza (2004). Compreender a dinâmica das relações de imbricação entre currículo e pedagogia no trabalho do professor, em suas distintas finalidades e especificidades, contribui na problematização de saberes com abertura para inerentes relações de tensão entre ciência e cotidiano; colaborar na promoção do interesse e participação do adolescente nas atividades de estudo escolar, em prol de aprendizagens direcionadas ao pleno desenvolvimento das potencialidades humanas/sociais.
121 f.
description O presente estudo trata da problemática que diz respeito ao (des) interesse dos alunos adolescentes pelos estudos escolares, da qual emergem amplos desafios postos ao campo da Educação, na sociedade contemporânea. São apresentados e analisados resultados de uma investigação que abrangeu uma parte empírica situada numa prática educativa em aulas de Biologia no Ensino Médio, desenvolvida com o objetivo de reconhecer e compreender características da prática pedagógica escolar vivenciada no contexto do Ensino Médio com potencialidade para promover o interesse e a participação dos alunos adolescentes nas atividades escolares. Com atenção voltada para relações entre saberes cotidianos e científicos imbricados na produção de um conhecimento escolar dinamicamente contextualizado como possibilidade de promoção do interesse e da participação ativa do adolescente nas atividades escolares. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, com produção de um Diário de Aula da Professora Pesquisadora, além da aplicação de questionário e realização de entrevista aos alunos. Argumenta-se em defesa de um currículo construído na interação com a prática pedagógica junto à comunidade escolar, que contemple processos de transformação de saberes, sem negligenciar a responsabilidade da escola de possibilitar a ressignificação dos conceitos/conteúdos necessários ao pleno desenvolvimento humano/social. As análises são desenvolvidas com base, principalmente, em: Young (2007; 2011), Sacristán (2000), Lopes (2007), Saviani (2007), Tardif (2014), Teles (2001) e Zabalza (2004). Compreender a dinâmica das relações de imbricação entre currículo e pedagogia no trabalho do professor, em suas distintas finalidades e especificidades, contribui na problematização de saberes com abertura para inerentes relações de tensão entre ciência e cotidiano; colaborar na promoção do interesse e participação do adolescente nas atividades de estudo escolar, em prol de aprendizagens direcionadas ao pleno desenvolvimento das potencialidades humanas/sociais.
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2019-08-06T22:28:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-06T22:28:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6093
DMD_hdl_123456789/6093
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6093
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1641618430889033728