Interesse e participação do adolescente no estudo escolar na articulação de saberes entre currículo e pedagogia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6093 |
Resumo: | O presente estudo trata da problemática que diz respeito ao (des) interesse dos alunos adolescentes pelos estudos escolares, da qual emergem amplos desafios postos ao campo da Educação, na sociedade contemporânea. São apresentados e analisados resultados de uma investigação que abrangeu uma parte empírica situada numa prática educativa em aulas de Biologia no Ensino Médio, desenvolvida com o objetivo de reconhecer e compreender características da prática pedagógica escolar vivenciada no contexto do Ensino Médio com potencialidade para promover o interesse e a participação dos alunos adolescentes nas atividades escolares. Com atenção voltada para relações entre saberes cotidianos e científicos imbricados na produção de um conhecimento escolar dinamicamente contextualizado como possibilidade de promoção do interesse e da participação ativa do adolescente nas atividades escolares. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, com produção de um Diário de Aula da Professora Pesquisadora, além da aplicação de questionário e realização de entrevista aos alunos. Argumenta-se em defesa de um currículo construído na interação com a prática pedagógica junto à comunidade escolar, que contemple processos de transformação de saberes, sem negligenciar a responsabilidade da escola de possibilitar a ressignificação dos conceitos/conteúdos necessários ao pleno desenvolvimento humano/social. As análises são desenvolvidas com base, principalmente, em: Young (2007; 2011), Sacristán (2000), Lopes (2007), Saviani (2007), Tardif (2014), Teles (2001) e Zabalza (2004). Compreender a dinâmica das relações de imbricação entre currículo e pedagogia no trabalho do professor, em suas distintas finalidades e especificidades, contribui na problematização de saberes com abertura para inerentes relações de tensão entre ciência e cotidiano; colaborar na promoção do interesse e participação do adolescente nas atividades de estudo escolar, em prol de aprendizagens direcionadas ao pleno desenvolvimento das potencialidades humanas/sociais. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInteresse e participação do adolescente no estudo escolar na articulação de saberes entre currículo e pedagogia2019-08-0620182019-08-06T22:28:47Z2019-08-06T22:28:47ZO presente estudo trata da problemática que diz respeito ao (des) interesse dos alunos adolescentes pelos estudos escolares, da qual emergem amplos desafios postos ao campo da Educação, na sociedade contemporânea. São apresentados e analisados resultados de uma investigação que abrangeu uma parte empírica situada numa prática educativa em aulas de Biologia no Ensino Médio, desenvolvida com o objetivo de reconhecer e compreender características da prática pedagógica escolar vivenciada no contexto do Ensino Médio com potencialidade para promover o interesse e a participação dos alunos adolescentes nas atividades escolares. Com atenção voltada para relações entre saberes cotidianos e científicos imbricados na produção de um conhecimento escolar dinamicamente contextualizado como possibilidade de promoção do interesse e da participação ativa do adolescente nas atividades escolares. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, com produção de um Diário de Aula da Professora Pesquisadora, além da aplicação de questionário e realização de entrevista aos alunos. Argumenta-se em defesa de um currículo construído na interação com a prática pedagógica junto à comunidade escolar, que contemple processos de transformação de saberes, sem negligenciar a responsabilidade da escola de possibilitar a ressignificação dos conceitos/conteúdos necessários ao pleno desenvolvimento humano/social. As análises são desenvolvidas com base, principalmente, em: Young (2007; 2011), Sacristán (2000), Lopes (2007), Saviani (2007), Tardif (2014), Teles (2001) e Zabalza (2004). Compreender a dinâmica das relações de imbricação entre currículo e pedagogia no trabalho do professor, em suas distintas finalidades e especificidades, contribui na problematização de saberes com abertura para inerentes relações de tensão entre ciência e cotidiano; colaborar na promoção do interesse e participação do adolescente nas atividades de estudo escolar, em prol de aprendizagens direcionadas ao pleno desenvolvimento das potencialidades humanas/sociais.121 f.Educação nas CiênciasEducar pela pesquisaInteresse do adolescente pelo estudoEnsino de biologiaContextualizaçãoSaberes profissionais de professorhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6093DMD_hdl_123456789/6093Libardi, Salete Teresinha Bernardiporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalete%20Teresinha%20Bernardi%20Libardi.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6093/1/Salete%20Teresinha%20Bernardi%20Libardi.pdfapplication/pdf3167816http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6093/1/Salete%20Teresinha%20Bernardi%20Libardi.pdfed78444218f85799729e450df3f9341cMD5123456789_6093_12019-08-10T06:47:16Zmail@mail.com - |
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