Educação Alimentar e Nutricional: Uma temática articulada ao Currículo Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8893 |
Resumo: | Esse estudo teve como objetivo, articular a temática Educação Alimentar e Nutricional (EAN) ao Currículo Escolar. Realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, com professores e funcionários que atuam na Educação Infantil – Pré-Escola e Ensino Fundamental I, de uma Escola de Educação Básica, do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados realizou-se dois encontros: o primeiro de formação, realizado pela plataforma Google Meet, incluiu a gravação em forma de vídeo e posteriormente a transcrição e análise das falas mais significativas. Foi conduzido pela Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, e teve um total de 17 participantes, sendo sete funcionários, nove professores e uma nutricionista. No segundo encontro, envolvendo os mesmos participantes, realizou-se um estudo do currículo atual da escola, analisando em cada área do conhecimento e descrevendo a articulação possível de se fazer com a temática EAN. Foram consideradas as duas etapas da Educação Básica, a Educação Infantil – Pré-Escola e o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), norteados pela questão “Quais as potencialidades da articulação entre a temática EAN ao Currículo Escolar? Os dados coletados foram expressos, pelos participantes, em forma de esquemas. Os momentos de formação demonstraram que há possibilidade de articulação da temática Educação Alimentar e Nutricional ao Currículo Escolar. A partir dos esquemas foi possível ampliar o olhar para além das paredes da sala de aula, compreendendo que a EAN faz parte do cotidiano escolar e que não pode ser abordada de modo pontual, mas como processo de aprendizagem. Porém, para isso acontecer, é necessário um trabalho coletivo, baseado na realidade em que a criança está inserida. Por meio do tema EAN articulado ao currículo escolar, é possível acontecer aprendizagem e significação dos conteúdos estabelecidos. |
id |
UNILASALLE-2_58962a6211bac480ed382bc66cedceef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8893 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Alimentar e Nutricional: Uma temática articulada ao Currículo EscolarEducaçãoCurrículo; Formação Continuada de Professores; Promoção da Saúde.Esse estudo teve como objetivo, articular a temática Educação Alimentar e Nutricional (EAN) ao Currículo Escolar. Realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, com professores e funcionários que atuam na Educação Infantil – Pré-Escola e Ensino Fundamental I, de uma Escola de Educação Básica, do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados realizou-se dois encontros: o primeiro de formação, realizado pela plataforma Google Meet, incluiu a gravação em forma de vídeo e posteriormente a transcrição e análise das falas mais significativas. Foi conduzido pela Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, e teve um total de 17 participantes, sendo sete funcionários, nove professores e uma nutricionista. No segundo encontro, envolvendo os mesmos participantes, realizou-se um estudo do currículo atual da escola, analisando em cada área do conhecimento e descrevendo a articulação possível de se fazer com a temática EAN. Foram consideradas as duas etapas da Educação Básica, a Educação Infantil – Pré-Escola e o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), norteados pela questão “Quais as potencialidades da articulação entre a temática EAN ao Currículo Escolar? Os dados coletados foram expressos, pelos participantes, em forma de esquemas. Os momentos de formação demonstraram que há possibilidade de articulação da temática Educação Alimentar e Nutricional ao Currículo Escolar. A partir dos esquemas foi possível ampliar o olhar para além das paredes da sala de aula, compreendendo que a EAN faz parte do cotidiano escolar e que não pode ser abordada de modo pontual, mas como processo de aprendizagem. Porém, para isso acontecer, é necessário um trabalho coletivo, baseado na realidade em que a criança está inserida. Por meio do tema EAN articulado ao currículo escolar, é possível acontecer aprendizagem e significação dos conteúdos estabelecidos.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasMarchesan, ClaudiaPiasetzki, Cláudia Thomé da RosaBoff, Eva Teresinha de OliveiraBianchi, Vidica2022-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/889310.18316/recc.v27i1.8893Educação, Ciência e Cultura; v. 27, n. 1 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8893/pdfDireitos autorais 2022 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-06T12:29:14Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8893Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2022-06-06T12:29:14Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Alimentar e Nutricional: Uma temática articulada ao Currículo Escolar |
title |
Educação Alimentar e Nutricional: Uma temática articulada ao Currículo Escolar |
spellingShingle |
Educação Alimentar e Nutricional: Uma temática articulada ao Currículo Escolar Marchesan, Claudia Educação Currículo; Formação Continuada de Professores; Promoção da Saúde. |
title_short |
Educação Alimentar e Nutricional: Uma temática articulada ao Currículo Escolar |
title_full |
Educação Alimentar e Nutricional: Uma temática articulada ao Currículo Escolar |
title_fullStr |
Educação Alimentar e Nutricional: Uma temática articulada ao Currículo Escolar |
title_full_unstemmed |
Educação Alimentar e Nutricional: Uma temática articulada ao Currículo Escolar |
title_sort |
Educação Alimentar e Nutricional: Uma temática articulada ao Currículo Escolar |
author |
Marchesan, Claudia |
author_facet |
Marchesan, Claudia Piasetzki, Cláudia Thomé da Rosa Boff, Eva Teresinha de Oliveira Bianchi, Vidica |
author_role |
author |
author2 |
Piasetzki, Cláudia Thomé da Rosa Boff, Eva Teresinha de Oliveira Bianchi, Vidica |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marchesan, Claudia Piasetzki, Cláudia Thomé da Rosa Boff, Eva Teresinha de Oliveira Bianchi, Vidica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Currículo; Formação Continuada de Professores; Promoção da Saúde. |
topic |
Educação Currículo; Formação Continuada de Professores; Promoção da Saúde. |
description |
Esse estudo teve como objetivo, articular a temática Educação Alimentar e Nutricional (EAN) ao Currículo Escolar. Realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, com professores e funcionários que atuam na Educação Infantil – Pré-Escola e Ensino Fundamental I, de uma Escola de Educação Básica, do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados realizou-se dois encontros: o primeiro de formação, realizado pela plataforma Google Meet, incluiu a gravação em forma de vídeo e posteriormente a transcrição e análise das falas mais significativas. Foi conduzido pela Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, e teve um total de 17 participantes, sendo sete funcionários, nove professores e uma nutricionista. No segundo encontro, envolvendo os mesmos participantes, realizou-se um estudo do currículo atual da escola, analisando em cada área do conhecimento e descrevendo a articulação possível de se fazer com a temática EAN. Foram consideradas as duas etapas da Educação Básica, a Educação Infantil – Pré-Escola e o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), norteados pela questão “Quais as potencialidades da articulação entre a temática EAN ao Currículo Escolar? Os dados coletados foram expressos, pelos participantes, em forma de esquemas. Os momentos de formação demonstraram que há possibilidade de articulação da temática Educação Alimentar e Nutricional ao Currículo Escolar. A partir dos esquemas foi possível ampliar o olhar para além das paredes da sala de aula, compreendendo que a EAN faz parte do cotidiano escolar e que não pode ser abordada de modo pontual, mas como processo de aprendizagem. Porém, para isso acontecer, é necessário um trabalho coletivo, baseado na realidade em que a criança está inserida. Por meio do tema EAN articulado ao currículo escolar, é possível acontecer aprendizagem e significação dos conteúdos estabelecidos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8893 10.18316/recc.v27i1.8893 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8893 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v27i1.8893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8893/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 27, n. 1 (2022) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165869888602112 |