Educação Alimentar e Nutricional: Uma temática articulada ao Currículo Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchesan, Claudia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Piasetzki, Cláudia Thomé da Rosa, Boff, Eva Teresinha de Oliveira, Bianchi, Vidica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8893
Resumo: Esse estudo teve como objetivo, articular a temática Educação Alimentar e Nutricional (EAN) ao Currículo Escolar. Realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, com professores e funcionários que atuam na Educação Infantil – Pré-Escola e Ensino Fundamental I, de uma Escola de Educação Básica, do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados realizou-se dois encontros: o primeiro de formação, realizado pela plataforma Google Meet, incluiu a gravação em forma de vídeo e posteriormente a transcrição e análise das falas mais significativas. Foi conduzido pela Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, e teve um total de 17 participantes, sendo sete funcionários, nove professores e uma nutricionista. No segundo encontro, envolvendo os mesmos participantes, realizou-se um estudo do currículo atual da escola, analisando em cada área do conhecimento e descrevendo a articulação possível de se fazer com a temática EAN. Foram consideradas as duas etapas da Educação Básica, a Educação Infantil – Pré-Escola e o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), norteados pela questão “Quais as potencialidades da articulação entre a temática EAN ao Currículo Escolar? Os dados coletados foram expressos, pelos participantes, em forma de esquemas. Os momentos de formação demonstraram que há possibilidade de articulação da temática Educação Alimentar e Nutricional ao Currículo Escolar. A partir dos esquemas foi possível ampliar o olhar para além das paredes da sala de aula, compreendendo que a EAN faz parte do cotidiano escolar e que não pode ser abordada de modo pontual, mas como processo de aprendizagem. Porém, para isso acontecer, é necessário um trabalho coletivo, baseado na realidade em que a criança está inserida. Por meio do tema EAN articulado ao currículo escolar, é possível acontecer aprendizagem e significação dos conteúdos estabelecidos.
id UNILASALLE-2_58962a6211bac480ed382bc66cedceef
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8893
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Educação Alimentar e Nutricional: Uma temática articulada ao Currículo EscolarEducaçãoCurrículo; Formação Continuada de Professores; Promoção da Saúde.Esse estudo teve como objetivo, articular a temática Educação Alimentar e Nutricional (EAN) ao Currículo Escolar. Realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, com professores e funcionários que atuam na Educação Infantil – Pré-Escola e Ensino Fundamental I, de uma Escola de Educação Básica, do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados realizou-se dois encontros: o primeiro de formação, realizado pela plataforma Google Meet, incluiu a gravação em forma de vídeo e posteriormente a transcrição e análise das falas mais significativas. Foi conduzido pela Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, e teve um total de 17 participantes, sendo sete funcionários, nove professores e uma nutricionista. No segundo encontro, envolvendo os mesmos participantes, realizou-se um estudo do currículo atual da escola, analisando em cada área do conhecimento e descrevendo a articulação possível de se fazer com a temática EAN. Foram consideradas as duas etapas da Educação Básica, a Educação Infantil – Pré-Escola e o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), norteados pela questão “Quais as potencialidades da articulação entre a temática EAN ao Currículo Escolar? Os dados coletados foram expressos, pelos participantes, em forma de esquemas. Os momentos de formação demonstraram que há possibilidade de articulação da temática Educação Alimentar e Nutricional ao Currículo Escolar. A partir dos esquemas foi possível ampliar o olhar para além das paredes da sala de aula, compreendendo que a EAN faz parte do cotidiano escolar e que não pode ser abordada de modo pontual, mas como processo de aprendizagem. Porém, para isso acontecer, é necessário um trabalho coletivo, baseado na realidade em que a criança está inserida. Por meio do tema EAN articulado ao currículo escolar, é possível acontecer aprendizagem e significação dos conteúdos estabelecidos.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasMarchesan, ClaudiaPiasetzki, Cláudia Thomé da RosaBoff, Eva Teresinha de OliveiraBianchi, Vidica2022-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/889310.18316/recc.v27i1.8893Educação, Ciência e Cultura; v. 27, n. 1 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8893/pdfDireitos autorais 2022 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-06T12:29:14Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8893Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2022-06-06T12:29:14Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Alimentar e Nutricional: Uma temática articulada ao Currículo Escolar
title Educação Alimentar e Nutricional: Uma temática articulada ao Currículo Escolar
spellingShingle Educação Alimentar e Nutricional: Uma temática articulada ao Currículo Escolar
Marchesan, Claudia
Educação
Currículo; Formação Continuada de Professores; Promoção da Saúde.
title_short Educação Alimentar e Nutricional: Uma temática articulada ao Currículo Escolar
title_full Educação Alimentar e Nutricional: Uma temática articulada ao Currículo Escolar
title_fullStr Educação Alimentar e Nutricional: Uma temática articulada ao Currículo Escolar
title_full_unstemmed Educação Alimentar e Nutricional: Uma temática articulada ao Currículo Escolar
title_sort Educação Alimentar e Nutricional: Uma temática articulada ao Currículo Escolar
author Marchesan, Claudia
author_facet Marchesan, Claudia
Piasetzki, Cláudia Thomé da Rosa
Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Bianchi, Vidica
author_role author
author2 Piasetzki, Cláudia Thomé da Rosa
Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Bianchi, Vidica
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchesan, Claudia
Piasetzki, Cláudia Thomé da Rosa
Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Bianchi, Vidica
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Currículo; Formação Continuada de Professores; Promoção da Saúde.
topic Educação
Currículo; Formação Continuada de Professores; Promoção da Saúde.
description Esse estudo teve como objetivo, articular a temática Educação Alimentar e Nutricional (EAN) ao Currículo Escolar. Realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, com professores e funcionários que atuam na Educação Infantil – Pré-Escola e Ensino Fundamental I, de uma Escola de Educação Básica, do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados realizou-se dois encontros: o primeiro de formação, realizado pela plataforma Google Meet, incluiu a gravação em forma de vídeo e posteriormente a transcrição e análise das falas mais significativas. Foi conduzido pela Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, e teve um total de 17 participantes, sendo sete funcionários, nove professores e uma nutricionista. No segundo encontro, envolvendo os mesmos participantes, realizou-se um estudo do currículo atual da escola, analisando em cada área do conhecimento e descrevendo a articulação possível de se fazer com a temática EAN. Foram consideradas as duas etapas da Educação Básica, a Educação Infantil – Pré-Escola e o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), norteados pela questão “Quais as potencialidades da articulação entre a temática EAN ao Currículo Escolar? Os dados coletados foram expressos, pelos participantes, em forma de esquemas. Os momentos de formação demonstraram que há possibilidade de articulação da temática Educação Alimentar e Nutricional ao Currículo Escolar. A partir dos esquemas foi possível ampliar o olhar para além das paredes da sala de aula, compreendendo que a EAN faz parte do cotidiano escolar e que não pode ser abordada de modo pontual, mas como processo de aprendizagem. Porém, para isso acontecer, é necessário um trabalho coletivo, baseado na realidade em que a criança está inserida. Por meio do tema EAN articulado ao currículo escolar, é possível acontecer aprendizagem e significação dos conteúdos estabelecidos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8893
10.18316/recc.v27i1.8893
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8893
identifier_str_mv 10.18316/recc.v27i1.8893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8893/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 27, n. 1 (2022)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165869888602112