Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Claudia A. [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Corrêa, Bruna J. [UNESP], Gouveia, Paula Alessandra E. S. [UNESP], Leite, Lucia Pereira [UNESP], Martins, Sandra Eli S. O. [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139945
Resumo: A perspectiva de uma “escola para todos” remete à necessidade de reestruturar o sistema de ensino brasileiro na efetivação de um processo que responda a demandas educacionais específicas. Estudos teóricos apontam o currículo como instrumento capaz de discutir sobre os conhecimentos e procedimentos escolares, normatizados por aspectos político-administrativos, num dado cenário sociocultural. Nesse sentido, a fim de contribuir para a organização de práticas inclusivas nas escolas e formas diversificadas de acesso ao currículo comum, foi elaborado o livro “Fundamentos e Estratégias Inclusivas: o currículo Escolar”. Tal material aborda os fundamentos e estratégias pedagógicas direcionadas para atender às necessidades educacionais especiais, apresentadas particularmente por alunos com deficiência. O livro é composto por pressupostos teórico-operacionais, dispostos em sete itens, compreendendo: 1.Inclusão e inserção social: um olhar sobre a diferença; 2. A diversidade na escola (a escola para Todos e o conceito de necessidades educacionais especiais); 3. Fundamentos da Educação Inclusiva (princípios, desafios e normativas legais); 4. Prática pedagógica inclusiva (relação professor-aluno e processo de ensino e aprendizagem); 5. O currículo sob um novo paradigma (avanços e desafios do currículo no sistema educacional inclusivo e formas diversificadas de organização do currículo); 6. A formação continuada: caminhos percorridos na revisão de uma proposta curricular aberta às diferenças; 7.Referências Bibliográficas. O texto pretende ainda compartilhar com o leitor o percurso realizado por uma proposta de formação continuada ofertada aos professores e gestores de uma unidade escolar, na revisão de suas práticas para a organização do currículo para a educação inclusiva.
id UNSP_d239b8b535a18c40fa17d9f9e3859566
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139945
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolarEducação inclusivaFormação continuadaCurrículoA perspectiva de uma “escola para todos” remete à necessidade de reestruturar o sistema de ensino brasileiro na efetivação de um processo que responda a demandas educacionais específicas. Estudos teóricos apontam o currículo como instrumento capaz de discutir sobre os conhecimentos e procedimentos escolares, normatizados por aspectos político-administrativos, num dado cenário sociocultural. Nesse sentido, a fim de contribuir para a organização de práticas inclusivas nas escolas e formas diversificadas de acesso ao currículo comum, foi elaborado o livro “Fundamentos e Estratégias Inclusivas: o currículo Escolar”. Tal material aborda os fundamentos e estratégias pedagógicas direcionadas para atender às necessidades educacionais especiais, apresentadas particularmente por alunos com deficiência. O livro é composto por pressupostos teórico-operacionais, dispostos em sete itens, compreendendo: 1.Inclusão e inserção social: um olhar sobre a diferença; 2. A diversidade na escola (a escola para Todos e o conceito de necessidades educacionais especiais); 3. Fundamentos da Educação Inclusiva (princípios, desafios e normativas legais); 4. Prática pedagógica inclusiva (relação professor-aluno e processo de ensino e aprendizagem); 5. O currículo sob um novo paradigma (avanços e desafios do currículo no sistema educacional inclusivo e formas diversificadas de organização do currículo); 6. A formação continuada: caminhos percorridos na revisão de uma proposta curricular aberta às diferenças; 7.Referências Bibliográficas. O texto pretende ainda compartilhar com o leitor o percurso realizado por uma proposta de formação continuada ofertada aos professores e gestores de uma unidade escolar, na revisão de suas práticas para a organização do currículo para a educação inclusiva.Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências (FFC), BauruUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Ana Claudia A. [UNESP]Corrêa, Bruna J. [UNESP]Gouveia, Paula Alessandra E. S. [UNESP]Leite, Lucia Pereira [UNESP]Martins, Sandra Eli S. O. [UNESP]2016-06-28T17:32:18Z2016-06-28T17:32:18Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4993-5000application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4993-50009708-2011http://hdl.handle.net/11449/139945ISSN2236-9708-2011-4993-5000.pdf3855053449114282porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-08T20:29:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139945Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:29:23Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar
title Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar
spellingShingle Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar
Ribeiro, Ana Claudia A. [UNESP]
Educação inclusiva
Formação continuada
Currículo
title_short Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar
title_full Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar
title_fullStr Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar
title_full_unstemmed Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar
title_sort Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar
author Ribeiro, Ana Claudia A. [UNESP]
author_facet Ribeiro, Ana Claudia A. [UNESP]
Corrêa, Bruna J. [UNESP]
Gouveia, Paula Alessandra E. S. [UNESP]
Leite, Lucia Pereira [UNESP]
Martins, Sandra Eli S. O. [UNESP]
author_role author
author2 Corrêa, Bruna J. [UNESP]
Gouveia, Paula Alessandra E. S. [UNESP]
Leite, Lucia Pereira [UNESP]
Martins, Sandra Eli S. O. [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ana Claudia A. [UNESP]
Corrêa, Bruna J. [UNESP]
Gouveia, Paula Alessandra E. S. [UNESP]
Leite, Lucia Pereira [UNESP]
Martins, Sandra Eli S. O. [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Formação continuada
Currículo
topic Educação inclusiva
Formação continuada
Currículo
description A perspectiva de uma “escola para todos” remete à necessidade de reestruturar o sistema de ensino brasileiro na efetivação de um processo que responda a demandas educacionais específicas. Estudos teóricos apontam o currículo como instrumento capaz de discutir sobre os conhecimentos e procedimentos escolares, normatizados por aspectos político-administrativos, num dado cenário sociocultural. Nesse sentido, a fim de contribuir para a organização de práticas inclusivas nas escolas e formas diversificadas de acesso ao currículo comum, foi elaborado o livro “Fundamentos e Estratégias Inclusivas: o currículo Escolar”. Tal material aborda os fundamentos e estratégias pedagógicas direcionadas para atender às necessidades educacionais especiais, apresentadas particularmente por alunos com deficiência. O livro é composto por pressupostos teórico-operacionais, dispostos em sete itens, compreendendo: 1.Inclusão e inserção social: um olhar sobre a diferença; 2. A diversidade na escola (a escola para Todos e o conceito de necessidades educacionais especiais); 3. Fundamentos da Educação Inclusiva (princípios, desafios e normativas legais); 4. Prática pedagógica inclusiva (relação professor-aluno e processo de ensino e aprendizagem); 5. O currículo sob um novo paradigma (avanços e desafios do currículo no sistema educacional inclusivo e formas diversificadas de organização do currículo); 6. A formação continuada: caminhos percorridos na revisão de uma proposta curricular aberta às diferenças; 7.Referências Bibliográficas. O texto pretende ainda compartilhar com o leitor o percurso realizado por uma proposta de formação continuada ofertada aos professores e gestores de uma unidade escolar, na revisão de suas práticas para a organização do currículo para a educação inclusiva.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:32:18Z
2016-06-28T17:32:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4993-5000
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/139945
ISSN2236-9708-2011-4993-5000.pdf
3855053449114282
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139945
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4993-5000
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-4993-5000.pdf
3855053449114282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4993-5000
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128203747753984