O tema do TDAH na aprendizagem escolar a partir de artigos científicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Preuss, André
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Godoy, Cristiane Maria Tonetto, Bernartt, Maria de Lourdes, Teixeira, Edival Sebastião
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10195
Resumo: Nas últimas décadas temos observado um grande crescimento no número de crianças, com dificuldades de aprendizagem escolar, sendo diagnosticadas com o Transtorno de Déficit de Atenção e/com Hiperatividade (TDAH), isso tem gerado uma relevante produção científica sobre o assunto. O presente artigo tem o objetivo de conhecer como o assunto vem sendo abordado em parte desta literatura científica e se propôs a realizar uma revisão bibliográfica sobre a temática. Os resultados indicam que o tema tem se consolidado em duas abordagens antagônicas, uma de cunho organicista que reafirma o diagnóstico, buscando respaldo em narrativas como a da inclusão; outra de viés crítico que questiona a existência do transtorno evidenciando lacunas teóricas e práticas como a medicalização que escamoteiam os problemas estruturais da educação pública. Concluímos que o diagnóstico coloca sobre o indivíduo um estigma que produz consequências em sua subjetividade e prejudicam sua aprendizagem escolar.
id UNILASALLE-2_920a21a23a582c3c7c621dfdf36a1e95
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10195
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling O tema do TDAH na aprendizagem escolar a partir de artigos científicosTDAHAprendizagem escolarMedicalizaçãoTeoria Histórico-CulturalNas últimas décadas temos observado um grande crescimento no número de crianças, com dificuldades de aprendizagem escolar, sendo diagnosticadas com o Transtorno de Déficit de Atenção e/com Hiperatividade (TDAH), isso tem gerado uma relevante produção científica sobre o assunto. O presente artigo tem o objetivo de conhecer como o assunto vem sendo abordado em parte desta literatura científica e se propôs a realizar uma revisão bibliográfica sobre a temática. Os resultados indicam que o tema tem se consolidado em duas abordagens antagônicas, uma de cunho organicista que reafirma o diagnóstico, buscando respaldo em narrativas como a da inclusão; outra de viés crítico que questiona a existência do transtorno evidenciando lacunas teóricas e práticas como a medicalização que escamoteiam os problemas estruturais da educação pública. Concluímos que o diagnóstico coloca sobre o indivíduo um estigma que produz consequências em sua subjetividade e prejudicam sua aprendizagem escolar.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1019510.18316/recc.v28i2.10195Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 2 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10195/4213Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessPreuss, AndréGodoy, Cristiane Maria TonettoBernartt, Maria de LourdesTeixeira, Edival Sebastião2023-10-16T14:29:12Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10195Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-10-16T14:29:12Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv O tema do TDAH na aprendizagem escolar a partir de artigos científicos
title O tema do TDAH na aprendizagem escolar a partir de artigos científicos
spellingShingle O tema do TDAH na aprendizagem escolar a partir de artigos científicos
Preuss, André
TDAH
Aprendizagem escolar
Medicalização
Teoria Histórico-Cultural
title_short O tema do TDAH na aprendizagem escolar a partir de artigos científicos
title_full O tema do TDAH na aprendizagem escolar a partir de artigos científicos
title_fullStr O tema do TDAH na aprendizagem escolar a partir de artigos científicos
title_full_unstemmed O tema do TDAH na aprendizagem escolar a partir de artigos científicos
title_sort O tema do TDAH na aprendizagem escolar a partir de artigos científicos
author Preuss, André
author_facet Preuss, André
Godoy, Cristiane Maria Tonetto
Bernartt, Maria de Lourdes
Teixeira, Edival Sebastião
author_role author
author2 Godoy, Cristiane Maria Tonetto
Bernartt, Maria de Lourdes
Teixeira, Edival Sebastião
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Preuss, André
Godoy, Cristiane Maria Tonetto
Bernartt, Maria de Lourdes
Teixeira, Edival Sebastião
dc.subject.por.fl_str_mv TDAH
Aprendizagem escolar
Medicalização
Teoria Histórico-Cultural
topic TDAH
Aprendizagem escolar
Medicalização
Teoria Histórico-Cultural
description Nas últimas décadas temos observado um grande crescimento no número de crianças, com dificuldades de aprendizagem escolar, sendo diagnosticadas com o Transtorno de Déficit de Atenção e/com Hiperatividade (TDAH), isso tem gerado uma relevante produção científica sobre o assunto. O presente artigo tem o objetivo de conhecer como o assunto vem sendo abordado em parte desta literatura científica e se propôs a realizar uma revisão bibliográfica sobre a temática. Os resultados indicam que o tema tem se consolidado em duas abordagens antagônicas, uma de cunho organicista que reafirma o diagnóstico, buscando respaldo em narrativas como a da inclusão; outra de viés crítico que questiona a existência do transtorno evidenciando lacunas teóricas e práticas como a medicalização que escamoteiam os problemas estruturais da educação pública. Concluímos que o diagnóstico coloca sobre o indivíduo um estigma que produz consequências em sua subjetividade e prejudicam sua aprendizagem escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10195
10.18316/recc.v28i2.10195
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10195
identifier_str_mv 10.18316/recc.v28i2.10195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10195/4213
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 2 (2023)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217320118812672