O tema do TDAH na aprendizagem escolar a partir de artigos científicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10195 |
Resumo: | Nas últimas décadas temos observado um grande crescimento no número de crianças, com dificuldades de aprendizagem escolar, sendo diagnosticadas com o Transtorno de Déficit de Atenção e/com Hiperatividade (TDAH), isso tem gerado uma relevante produção científica sobre o assunto. O presente artigo tem o objetivo de conhecer como o assunto vem sendo abordado em parte desta literatura científica e se propôs a realizar uma revisão bibliográfica sobre a temática. Os resultados indicam que o tema tem se consolidado em duas abordagens antagônicas, uma de cunho organicista que reafirma o diagnóstico, buscando respaldo em narrativas como a da inclusão; outra de viés crítico que questiona a existência do transtorno evidenciando lacunas teóricas e práticas como a medicalização que escamoteiam os problemas estruturais da educação pública. Concluímos que o diagnóstico coloca sobre o indivíduo um estigma que produz consequências em sua subjetividade e prejudicam sua aprendizagem escolar. |
id |
UNILASALLE-2_920a21a23a582c3c7c621dfdf36a1e95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10195 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
O tema do TDAH na aprendizagem escolar a partir de artigos científicosTDAHAprendizagem escolarMedicalizaçãoTeoria Histórico-CulturalNas últimas décadas temos observado um grande crescimento no número de crianças, com dificuldades de aprendizagem escolar, sendo diagnosticadas com o Transtorno de Déficit de Atenção e/com Hiperatividade (TDAH), isso tem gerado uma relevante produção científica sobre o assunto. O presente artigo tem o objetivo de conhecer como o assunto vem sendo abordado em parte desta literatura científica e se propôs a realizar uma revisão bibliográfica sobre a temática. Os resultados indicam que o tema tem se consolidado em duas abordagens antagônicas, uma de cunho organicista que reafirma o diagnóstico, buscando respaldo em narrativas como a da inclusão; outra de viés crítico que questiona a existência do transtorno evidenciando lacunas teóricas e práticas como a medicalização que escamoteiam os problemas estruturais da educação pública. Concluímos que o diagnóstico coloca sobre o indivíduo um estigma que produz consequências em sua subjetividade e prejudicam sua aprendizagem escolar.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1019510.18316/recc.v28i2.10195Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 2 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10195/4213Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessPreuss, AndréGodoy, Cristiane Maria TonettoBernartt, Maria de LourdesTeixeira, Edival Sebastião2023-10-16T14:29:12Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10195Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-10-16T14:29:12Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O tema do TDAH na aprendizagem escolar a partir de artigos científicos |
title |
O tema do TDAH na aprendizagem escolar a partir de artigos científicos |
spellingShingle |
O tema do TDAH na aprendizagem escolar a partir de artigos científicos Preuss, André TDAH Aprendizagem escolar Medicalização Teoria Histórico-Cultural |
title_short |
O tema do TDAH na aprendizagem escolar a partir de artigos científicos |
title_full |
O tema do TDAH na aprendizagem escolar a partir de artigos científicos |
title_fullStr |
O tema do TDAH na aprendizagem escolar a partir de artigos científicos |
title_full_unstemmed |
O tema do TDAH na aprendizagem escolar a partir de artigos científicos |
title_sort |
O tema do TDAH na aprendizagem escolar a partir de artigos científicos |
author |
Preuss, André |
author_facet |
Preuss, André Godoy, Cristiane Maria Tonetto Bernartt, Maria de Lourdes Teixeira, Edival Sebastião |
author_role |
author |
author2 |
Godoy, Cristiane Maria Tonetto Bernartt, Maria de Lourdes Teixeira, Edival Sebastião |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Preuss, André Godoy, Cristiane Maria Tonetto Bernartt, Maria de Lourdes Teixeira, Edival Sebastião |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDAH Aprendizagem escolar Medicalização Teoria Histórico-Cultural |
topic |
TDAH Aprendizagem escolar Medicalização Teoria Histórico-Cultural |
description |
Nas últimas décadas temos observado um grande crescimento no número de crianças, com dificuldades de aprendizagem escolar, sendo diagnosticadas com o Transtorno de Déficit de Atenção e/com Hiperatividade (TDAH), isso tem gerado uma relevante produção científica sobre o assunto. O presente artigo tem o objetivo de conhecer como o assunto vem sendo abordado em parte desta literatura científica e se propôs a realizar uma revisão bibliográfica sobre a temática. Os resultados indicam que o tema tem se consolidado em duas abordagens antagônicas, uma de cunho organicista que reafirma o diagnóstico, buscando respaldo em narrativas como a da inclusão; outra de viés crítico que questiona a existência do transtorno evidenciando lacunas teóricas e práticas como a medicalização que escamoteiam os problemas estruturais da educação pública. Concluímos que o diagnóstico coloca sobre o indivíduo um estigma que produz consequências em sua subjetividade e prejudicam sua aprendizagem escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10195 10.18316/recc.v28i2.10195 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10195 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v28i2.10195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10195/4213 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 2 (2023) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1800217320118812672 |