Contribuições das disciplinas de inserção do curso de pedagogia da FURG para a formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Isis Azevedo da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5624
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que analisou as disciplinas de inserção no espaço educativo presentes no novo currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O estudo de cunho qualitativo foi desenvolvido por meio da aplicação de questionários com a primeira turma formada neste novo currículo e, também através da análise documental dos ordenamentos legais. No novo currículo, verificamos que uma das principais alterações foi à inserção de disciplinas denominadas “Atividade de iniciação à docência” que tem por intencionalidade inserir os estudantes no cotidiano da escola desde o início do curso. Estas novas disciplinas contribuíram na construção da identidade docente e identificação dos estudantes com o curso. Proporcionaram mais segurança aos graduandos na etapa do estágio e evidenciou uma formação reflexiva tendo o professor como pesquisador e responsável pelos processos de construção do conhecimento. Algumas fragilidades também são apontadas ao longo do estudo, como certa dificuldade das instituições de Educação Básica em compreender a proposta das inserções, o que muitas vezes, prejudicou o desenvolvimento desta etapa das disciplinas. Por fim, considera-se que as disciplinas potencializam o debate teórico-prático no curso de Pedagogia e contribuem para a formação docente.
id UNILASALLE-2_a3d68f0c52f5b0091946685c0a1bf8c7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/5624
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Contribuições das disciplinas de inserção do curso de pedagogia da FURG para a formação docenteEducaçãoCurrículo; Pedagogia; Formação de professores; Inserção; Teoria-prática.Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que analisou as disciplinas de inserção no espaço educativo presentes no novo currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O estudo de cunho qualitativo foi desenvolvido por meio da aplicação de questionários com a primeira turma formada neste novo currículo e, também através da análise documental dos ordenamentos legais. No novo currículo, verificamos que uma das principais alterações foi à inserção de disciplinas denominadas “Atividade de iniciação à docência” que tem por intencionalidade inserir os estudantes no cotidiano da escola desde o início do curso. Estas novas disciplinas contribuíram na construção da identidade docente e identificação dos estudantes com o curso. Proporcionaram mais segurança aos graduandos na etapa do estágio e evidenciou uma formação reflexiva tendo o professor como pesquisador e responsável pelos processos de construção do conhecimento. Algumas fragilidades também são apontadas ao longo do estudo, como certa dificuldade das instituições de Educação Básica em compreender a proposta das inserções, o que muitas vezes, prejudicou o desenvolvimento desta etapa das disciplinas. Por fim, considera-se que as disciplinas potencializam o debate teórico-prático no curso de Pedagogia e contribuem para a formação docente.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasCarvalho, Isis Azevedo da SilvaGonçalves, Suzane da Rocha Vieira2020-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/562410.18316/recc.v25i1.5624Educação, Ciência e Cultura; v. 25, n. 1 (2020); p. 179-1962236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5624/pdfDireitos autorais 2020 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T20:07:40Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/5624Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-08-26T20:07:40Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições das disciplinas de inserção do curso de pedagogia da FURG para a formação docente
title Contribuições das disciplinas de inserção do curso de pedagogia da FURG para a formação docente
spellingShingle Contribuições das disciplinas de inserção do curso de pedagogia da FURG para a formação docente
Carvalho, Isis Azevedo da Silva
Educação
Currículo; Pedagogia; Formação de professores; Inserção; Teoria-prática.
title_short Contribuições das disciplinas de inserção do curso de pedagogia da FURG para a formação docente
title_full Contribuições das disciplinas de inserção do curso de pedagogia da FURG para a formação docente
title_fullStr Contribuições das disciplinas de inserção do curso de pedagogia da FURG para a formação docente
title_full_unstemmed Contribuições das disciplinas de inserção do curso de pedagogia da FURG para a formação docente
title_sort Contribuições das disciplinas de inserção do curso de pedagogia da FURG para a formação docente
author Carvalho, Isis Azevedo da Silva
author_facet Carvalho, Isis Azevedo da Silva
Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira
author_role author
author2 Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Isis Azevedo da Silva
Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Currículo; Pedagogia; Formação de professores; Inserção; Teoria-prática.
topic Educação
Currículo; Pedagogia; Formação de professores; Inserção; Teoria-prática.
description Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que analisou as disciplinas de inserção no espaço educativo presentes no novo currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O estudo de cunho qualitativo foi desenvolvido por meio da aplicação de questionários com a primeira turma formada neste novo currículo e, também através da análise documental dos ordenamentos legais. No novo currículo, verificamos que uma das principais alterações foi à inserção de disciplinas denominadas “Atividade de iniciação à docência” que tem por intencionalidade inserir os estudantes no cotidiano da escola desde o início do curso. Estas novas disciplinas contribuíram na construção da identidade docente e identificação dos estudantes com o curso. Proporcionaram mais segurança aos graduandos na etapa do estágio e evidenciou uma formação reflexiva tendo o professor como pesquisador e responsável pelos processos de construção do conhecimento. Algumas fragilidades também são apontadas ao longo do estudo, como certa dificuldade das instituições de Educação Básica em compreender a proposta das inserções, o que muitas vezes, prejudicou o desenvolvimento desta etapa das disciplinas. Por fim, considera-se que as disciplinas potencializam o debate teórico-prático no curso de Pedagogia e contribuem para a formação docente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5624
10.18316/recc.v25i1.5624
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5624
identifier_str_mv 10.18316/recc.v25i1.5624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5624/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 25, n. 1 (2020); p. 179-196
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165870333198336