Contribuições das disciplinas de inserção do curso de pedagogia da FURG para a formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5624 |
Resumo: | Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que analisou as disciplinas de inserção no espaço educativo presentes no novo currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O estudo de cunho qualitativo foi desenvolvido por meio da aplicação de questionários com a primeira turma formada neste novo currículo e, também através da análise documental dos ordenamentos legais. No novo currículo, verificamos que uma das principais alterações foi à inserção de disciplinas denominadas “Atividade de iniciação à docência” que tem por intencionalidade inserir os estudantes no cotidiano da escola desde o início do curso. Estas novas disciplinas contribuíram na construção da identidade docente e identificação dos estudantes com o curso. Proporcionaram mais segurança aos graduandos na etapa do estágio e evidenciou uma formação reflexiva tendo o professor como pesquisador e responsável pelos processos de construção do conhecimento. Algumas fragilidades também são apontadas ao longo do estudo, como certa dificuldade das instituições de Educação Básica em compreender a proposta das inserções, o que muitas vezes, prejudicou o desenvolvimento desta etapa das disciplinas. Por fim, considera-se que as disciplinas potencializam o debate teórico-prático no curso de Pedagogia e contribuem para a formação docente. |
id |
UNILASALLE-2_a3d68f0c52f5b0091946685c0a1bf8c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/5624 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições das disciplinas de inserção do curso de pedagogia da FURG para a formação docenteEducaçãoCurrículo; Pedagogia; Formação de professores; Inserção; Teoria-prática.Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que analisou as disciplinas de inserção no espaço educativo presentes no novo currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O estudo de cunho qualitativo foi desenvolvido por meio da aplicação de questionários com a primeira turma formada neste novo currículo e, também através da análise documental dos ordenamentos legais. No novo currículo, verificamos que uma das principais alterações foi à inserção de disciplinas denominadas “Atividade de iniciação à docência” que tem por intencionalidade inserir os estudantes no cotidiano da escola desde o início do curso. Estas novas disciplinas contribuíram na construção da identidade docente e identificação dos estudantes com o curso. Proporcionaram mais segurança aos graduandos na etapa do estágio e evidenciou uma formação reflexiva tendo o professor como pesquisador e responsável pelos processos de construção do conhecimento. Algumas fragilidades também são apontadas ao longo do estudo, como certa dificuldade das instituições de Educação Básica em compreender a proposta das inserções, o que muitas vezes, prejudicou o desenvolvimento desta etapa das disciplinas. Por fim, considera-se que as disciplinas potencializam o debate teórico-prático no curso de Pedagogia e contribuem para a formação docente.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasCarvalho, Isis Azevedo da SilvaGonçalves, Suzane da Rocha Vieira2020-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/562410.18316/recc.v25i1.5624Educação, Ciência e Cultura; v. 25, n. 1 (2020); p. 179-1962236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5624/pdfDireitos autorais 2020 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T20:07:40Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/5624Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-08-26T20:07:40Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições das disciplinas de inserção do curso de pedagogia da FURG para a formação docente |
title |
Contribuições das disciplinas de inserção do curso de pedagogia da FURG para a formação docente |
spellingShingle |
Contribuições das disciplinas de inserção do curso de pedagogia da FURG para a formação docente Carvalho, Isis Azevedo da Silva Educação Currículo; Pedagogia; Formação de professores; Inserção; Teoria-prática. |
title_short |
Contribuições das disciplinas de inserção do curso de pedagogia da FURG para a formação docente |
title_full |
Contribuições das disciplinas de inserção do curso de pedagogia da FURG para a formação docente |
title_fullStr |
Contribuições das disciplinas de inserção do curso de pedagogia da FURG para a formação docente |
title_full_unstemmed |
Contribuições das disciplinas de inserção do curso de pedagogia da FURG para a formação docente |
title_sort |
Contribuições das disciplinas de inserção do curso de pedagogia da FURG para a formação docente |
author |
Carvalho, Isis Azevedo da Silva |
author_facet |
Carvalho, Isis Azevedo da Silva Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Isis Azevedo da Silva Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Currículo; Pedagogia; Formação de professores; Inserção; Teoria-prática. |
topic |
Educação Currículo; Pedagogia; Formação de professores; Inserção; Teoria-prática. |
description |
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que analisou as disciplinas de inserção no espaço educativo presentes no novo currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O estudo de cunho qualitativo foi desenvolvido por meio da aplicação de questionários com a primeira turma formada neste novo currículo e, também através da análise documental dos ordenamentos legais. No novo currículo, verificamos que uma das principais alterações foi à inserção de disciplinas denominadas “Atividade de iniciação à docência” que tem por intencionalidade inserir os estudantes no cotidiano da escola desde o início do curso. Estas novas disciplinas contribuíram na construção da identidade docente e identificação dos estudantes com o curso. Proporcionaram mais segurança aos graduandos na etapa do estágio e evidenciou uma formação reflexiva tendo o professor como pesquisador e responsável pelos processos de construção do conhecimento. Algumas fragilidades também são apontadas ao longo do estudo, como certa dificuldade das instituições de Educação Básica em compreender a proposta das inserções, o que muitas vezes, prejudicou o desenvolvimento desta etapa das disciplinas. Por fim, considera-se que as disciplinas potencializam o debate teórico-prático no curso de Pedagogia e contribuem para a formação docente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5624 10.18316/recc.v25i1.5624 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5624 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v25i1.5624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5624/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 25, n. 1 (2020); p. 179-196 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165870333198336 |