Experiências de estágio supervisionado em gestão educacional em escola de educação integral no município de Serra (ES)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Copatti, Carina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gonçalves Reis, Estér Marlene, Ferreira, Geldiane Lima, Santos Lima De Oliveira, Juliana Lirio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10605
Resumo: Este artigo apresenta uma síntese de ações desenvolvidas em uma escola estadual de Ensino Fundamental e Médio localizada no município da Serra/ES, como parte da disciplina de Estágio Supervisionado em Gestão escolar, onde o grupo de acadêmicas desenvolveu sua experiência formativa em interação com a equipe gestora da referida instituição escolar. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é refletir sobre as atividades que permeiam a gestão escolar com o intuito de analisar teoria e prática em interação, compondo uma práxis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se constitui pela interação com autores que abordam temas como educação de qualidade, gestão democrática escolar e formação do pedagogo e a análise de uma experiência de estágio em instituição escolar, a qual foi possível por meio do registro em diário de pesquisa de atividades diversas, como o cotidiano escolar e as reflexões do diretor da escola, por meio de entrevista.
id UNILASALLE-2_a946b3ebc9d5b56a97597d6fbfc7da00
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10605
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Experiências de estágio supervisionado em gestão educacional em escola de educação integral no município de Serra (ES)Estágio supervisionado. Pedagogia. Práxis docente.Este artigo apresenta uma síntese de ações desenvolvidas em uma escola estadual de Ensino Fundamental e Médio localizada no município da Serra/ES, como parte da disciplina de Estágio Supervisionado em Gestão escolar, onde o grupo de acadêmicas desenvolveu sua experiência formativa em interação com a equipe gestora da referida instituição escolar. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é refletir sobre as atividades que permeiam a gestão escolar com o intuito de analisar teoria e prática em interação, compondo uma práxis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se constitui pela interação com autores que abordam temas como educação de qualidade, gestão democrática escolar e formação do pedagogo e a análise de uma experiência de estágio em instituição escolar, a qual foi possível por meio do registro em diário de pesquisa de atividades diversas, como o cotidiano escolar e as reflexões do diretor da escola, por meio de entrevista.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1060510.18316/recc.v28i1.10605Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10605/4094Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessCopatti, CarinaGonçalves Reis, Estér MarleneFerreira, Geldiane LimaSantos Lima De Oliveira, Juliana Lirio2023-10-10T13:38:48Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10605Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-10-10T13:38:48Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de estágio supervisionado em gestão educacional em escola de educação integral no município de Serra (ES)
title Experiências de estágio supervisionado em gestão educacional em escola de educação integral no município de Serra (ES)
spellingShingle Experiências de estágio supervisionado em gestão educacional em escola de educação integral no município de Serra (ES)
Copatti, Carina
Estágio supervisionado. Pedagogia. Práxis docente.
title_short Experiências de estágio supervisionado em gestão educacional em escola de educação integral no município de Serra (ES)
title_full Experiências de estágio supervisionado em gestão educacional em escola de educação integral no município de Serra (ES)
title_fullStr Experiências de estágio supervisionado em gestão educacional em escola de educação integral no município de Serra (ES)
title_full_unstemmed Experiências de estágio supervisionado em gestão educacional em escola de educação integral no município de Serra (ES)
title_sort Experiências de estágio supervisionado em gestão educacional em escola de educação integral no município de Serra (ES)
author Copatti, Carina
author_facet Copatti, Carina
Gonçalves Reis, Estér Marlene
Ferreira, Geldiane Lima
Santos Lima De Oliveira, Juliana Lirio
author_role author
author2 Gonçalves Reis, Estér Marlene
Ferreira, Geldiane Lima
Santos Lima De Oliveira, Juliana Lirio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Copatti, Carina
Gonçalves Reis, Estér Marlene
Ferreira, Geldiane Lima
Santos Lima De Oliveira, Juliana Lirio
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado. Pedagogia. Práxis docente.
topic Estágio supervisionado. Pedagogia. Práxis docente.
description Este artigo apresenta uma síntese de ações desenvolvidas em uma escola estadual de Ensino Fundamental e Médio localizada no município da Serra/ES, como parte da disciplina de Estágio Supervisionado em Gestão escolar, onde o grupo de acadêmicas desenvolveu sua experiência formativa em interação com a equipe gestora da referida instituição escolar. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é refletir sobre as atividades que permeiam a gestão escolar com o intuito de analisar teoria e prática em interação, compondo uma práxis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se constitui pela interação com autores que abordam temas como educação de qualidade, gestão democrática escolar e formação do pedagogo e a análise de uma experiência de estágio em instituição escolar, a qual foi possível por meio do registro em diário de pesquisa de atividades diversas, como o cotidiano escolar e as reflexões do diretor da escola, por meio de entrevista.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10605
10.18316/recc.v28i1.10605
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10605
identifier_str_mv 10.18316/recc.v28i1.10605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10605/4094
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217320135589888