Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de si
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
DOI: | 10.26568/2359-2087.2019.3275 |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3275 |
Resumo: | Este artigo tem a intenção de discutir os modos pelos quais os projetos sociais e culturais destinados às crianças e às infâncias são atravessados pelos meandros das mídias televisivas e das histórias em quadrinhos e a influência dessas agências nos processos relacionais de constituição de si. Mais do que expressar ideias e concepções construídas por adultos em relação à criança, estes artefatos culturais balizam as culturas infantis elaboradas pelas crianças em diálogo com um contexto sociocultural e econômico mais amplo. Incluída nesse contexto, a escola tem sido a arena em que essas identidades infantis, experimentadas em grupos diferentes são, ora fortalecidas pela identificação com valores, ideias, crenças e princípios comuns, ora conflitantes, intolerantes e tiranas com a repulsa do/a outro/a concebido como estrangeiro, são colocadas em perspectiva, como expressão de experiências sociais e culturais, cada vez mais complexas. |
id |
UNIR-3_389851c401860413a197a7e66f5b56d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/3275 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
spelling |
Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de siInfancias, culturas infantiles y medios: entre escenas constituentes de siChildhood, children's cultures and the media: between scenes constituting yourselfInfâncias. Culturas Infantis. Cultura midiática.370- EducaçãoInfancias. Culturas Infantiles. Cultura mediática.Childhood. Children’s Culture. Media Culture.Este artigo tem a intenção de discutir os modos pelos quais os projetos sociais e culturais destinados às crianças e às infâncias são atravessados pelos meandros das mídias televisivas e das histórias em quadrinhos e a influência dessas agências nos processos relacionais de constituição de si. Mais do que expressar ideias e concepções construídas por adultos em relação à criança, estes artefatos culturais balizam as culturas infantis elaboradas pelas crianças em diálogo com um contexto sociocultural e econômico mais amplo. Incluída nesse contexto, a escola tem sido a arena em que essas identidades infantis, experimentadas em grupos diferentes são, ora fortalecidas pela identificação com valores, ideias, crenças e princípios comuns, ora conflitantes, intolerantes e tiranas com a repulsa do/a outro/a concebido como estrangeiro, são colocadas em perspectiva, como expressão de experiências sociais e culturais, cada vez mais complexas. This article intends to discuss the ways in which social and cultural projects intended for children and childhood are crossed by the intricacies of television media and the comics and the influence of these agencies in the relational processes of self-constitution. More than expressing ideas and conceptions constructed by adults in relation to the child, these cultural artifacts mark the cultures of children elaborated by children in dialogue with a broader sociocultural and economic context. Included in this context, the school has been the arena in which these children's identities, experienced in different groups are, now strengthened by the identification with common values, ideas, beliefs and principles, sometimes conflicting, intolerant, and tyrannical with a revulsion of the other/ conceived as foreigner, are put into perspective, as an expression of increasingly complex social and cultural experiences.Este artículo tiene la intención de discutir los modos por los cuales los proyectos sociales y culturales destinados a los niños y las infancias son atravesados por los meandros de los medios televisivas y de los cómics y la influencia de esas agencias en los procesos relacionales de constitución de sí. Más que expresar ideas y concepciones construidas por adultos en relación al niño, estos artefactos culturales balizan las culturas infantiles elaboradas por los niños en diálogo con un contexto sociocultural y económico más amplio. Incluida en ese contexto, la escuela ha sido la arena en que esas identidades infantiles, que se experimentan en grupos diferentes, ellos son ahora fortalecidas por la identificación con valores, ideas, creencias y principios comunes, ahora en conflito, intolerantes y tiranas con la repulsa de otro/a concebido como extranjero, se ponen en perspectiva, como expresión de experiencias sociales y culturales, cada vez más complejas.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/327510.26568/2359-2087.2019.3275EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 14 (2019); 192-2052359-20872359-208710.26568/educa.v6i14reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3275/2779Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMizusaki, Renata Aparecida CarboneGomes, Cleomar Ferreira2019-08-13T16:44:40Zoai:periodicos.unir.br:article/3275Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2019-08-13T16:44:40Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de si Infancias, culturas infantiles y medios: entre escenas constituentes de si Childhood, children's cultures and the media: between scenes constituting yourself |
title |
Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de si |
spellingShingle |
Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de si Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de si Mizusaki, Renata Aparecida Carbone Infâncias. Culturas Infantis. Cultura midiática. 370- Educação Infancias. Culturas Infantiles. Cultura mediática. Childhood. Children’s Culture. Media Culture. Mizusaki, Renata Aparecida Carbone Infâncias. Culturas Infantis. Cultura midiática. 370- Educação Infancias. Culturas Infantiles. Cultura mediática. Childhood. Children’s Culture. Media Culture. |
title_short |
Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de si |
title_full |
Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de si |
title_fullStr |
Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de si Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de si |
title_full_unstemmed |
Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de si Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de si |
title_sort |
Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de si |
author |
Mizusaki, Renata Aparecida Carbone |
author_facet |
Mizusaki, Renata Aparecida Carbone Mizusaki, Renata Aparecida Carbone Gomes, Cleomar Ferreira Gomes, Cleomar Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Cleomar Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mizusaki, Renata Aparecida Carbone Gomes, Cleomar Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infâncias. Culturas Infantis. Cultura midiática. 370- Educação Infancias. Culturas Infantiles. Cultura mediática. Childhood. Children’s Culture. Media Culture. |
topic |
Infâncias. Culturas Infantis. Cultura midiática. 370- Educação Infancias. Culturas Infantiles. Cultura mediática. Childhood. Children’s Culture. Media Culture. |
description |
Este artigo tem a intenção de discutir os modos pelos quais os projetos sociais e culturais destinados às crianças e às infâncias são atravessados pelos meandros das mídias televisivas e das histórias em quadrinhos e a influência dessas agências nos processos relacionais de constituição de si. Mais do que expressar ideias e concepções construídas por adultos em relação à criança, estes artefatos culturais balizam as culturas infantis elaboradas pelas crianças em diálogo com um contexto sociocultural e econômico mais amplo. Incluída nesse contexto, a escola tem sido a arena em que essas identidades infantis, experimentadas em grupos diferentes são, ora fortalecidas pela identificação com valores, ideias, crenças e princípios comuns, ora conflitantes, intolerantes e tiranas com a repulsa do/a outro/a concebido como estrangeiro, são colocadas em perspectiva, como expressão de experiências sociais e culturais, cada vez mais complexas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3275 10.26568/2359-2087.2019.3275 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3275 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2019.3275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3275/2779 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 14 (2019); 192-205 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v6i14 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1822179490235678720 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26568/2359-2087.2019.3275 |