Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de si

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mizusaki, Renata Aparecida Carbone
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gomes, Cleomar Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3275
Resumo: Este artigo tem a intenção de discutir os modos pelos quais os projetos sociais e culturais destinados às crianças e às infâncias são atravessados pelos meandros das mídias televisivas e das histórias em quadrinhos e a influência dessas agências nos processos relacionais de constituição de si. Mais do que expressar ideias e concepções construídas por adultos em relação à criança, estes artefatos culturais balizam as culturas infantis elaboradas pelas crianças em diálogo com um contexto sociocultural e econômico mais amplo. Incluída nesse contexto, a escola tem sido a arena em que essas identidades infantis, experimentadas em grupos diferentes são, ora fortalecidas pela identificação com valores, ideias, crenças e princípios comuns, ora conflitantes, intolerantes e tiranas com a repulsa do/a outro/a concebido como estrangeiro, são colocadas em perspectiva, como expressão de experiências sociais e culturais, cada vez mais complexas. 
id UNIR-3_389851c401860413a197a7e66f5b56d0
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/3275
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de siInfancias, culturas infantiles y medios: entre escenas constituentes de siChildhood, children's cultures and the media: between scenes constituting yourselfInfâncias. Culturas Infantis. Cultura midiática.370- EducaçãoInfancias. Culturas Infantiles. Cultura mediática.Childhood. Children’s Culture. Media Culture.Este artigo tem a intenção de discutir os modos pelos quais os projetos sociais e culturais destinados às crianças e às infâncias são atravessados pelos meandros das mídias televisivas e das histórias em quadrinhos e a influência dessas agências nos processos relacionais de constituição de si. Mais do que expressar ideias e concepções construídas por adultos em relação à criança, estes artefatos culturais balizam as culturas infantis elaboradas pelas crianças em diálogo com um contexto sociocultural e econômico mais amplo. Incluída nesse contexto, a escola tem sido a arena em que essas identidades infantis, experimentadas em grupos diferentes são, ora fortalecidas pela identificação com valores, ideias, crenças e princípios comuns, ora conflitantes, intolerantes e tiranas com a repulsa do/a outro/a concebido como estrangeiro, são colocadas em perspectiva, como expressão de experiências sociais e culturais, cada vez mais complexas. This article intends to discuss the ways in which social and cultural projects intended for children and childhood are crossed by the intricacies of television media and the comics and the influence of these agencies in the relational processes of self-constitution. More than expressing ideas and conceptions constructed by adults in relation to the child, these cultural artifacts mark the cultures of children elaborated by children in dialogue with a broader sociocultural and economic context.  Included in this context, the school has been the arena in which these children's identities, experienced in different groups are, now strengthened by the identification with common values, ideas, beliefs and principles, sometimes conflicting, intolerant, and tyrannical with a revulsion of the other/ conceived as foreigner, are put into perspective, as an expression of increasingly complex social and cultural experiences.Este artículo tiene la intención de discutir los modos por los cuales los proyectos sociales y culturales destinados a los niños y las infancias son atravesados por los meandros de los medios televisivas y de los cómics y la influencia de esas agencias en los procesos relacionales de constitución de sí. Más que expresar ideas y concepciones construidas por adultos en relación al niño, estos artefactos culturales balizan las culturas infantiles elaboradas por los niños en diálogo con un contexto sociocultural y económico más amplio. Incluida en ese contexto, la escuela ha sido la arena en que esas identidades infantiles, que se experimentan en grupos diferentes, ellos son ahora fortalecidas por la identificación con valores, ideas, creencias y principios comunes, ahora en conflito, intolerantes y tiranas con la repulsa de otro/a concebido como extranjero, se ponen en perspectiva, como expresión de experiencias sociales y culturales, cada vez más complejas.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/327510.26568/2359-2087.2019.3275EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 14 (2019); 192-2052359-20872359-208710.26568/educa.v6i14reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3275/2779Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMizusaki, Renata Aparecida CarboneGomes, Cleomar Ferreira2019-08-13T16:44:40Zoai:periodicos.unir.br:article/3275Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2019-08-13T16:44:40Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de si
Infancias, culturas infantiles y medios: entre escenas constituentes de si
Childhood, children's cultures and the media: between scenes constituting yourself
title Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de si
spellingShingle Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de si
Mizusaki, Renata Aparecida Carbone
Infâncias. Culturas Infantis. Cultura midiática.
370- Educação
Infancias. Culturas Infantiles. Cultura mediática.
Childhood. Children’s Culture. Media Culture.
title_short Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de si
title_full Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de si
title_fullStr Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de si
title_full_unstemmed Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de si
title_sort Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de si
author Mizusaki, Renata Aparecida Carbone
author_facet Mizusaki, Renata Aparecida Carbone
Gomes, Cleomar Ferreira
author_role author
author2 Gomes, Cleomar Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mizusaki, Renata Aparecida Carbone
Gomes, Cleomar Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Infâncias. Culturas Infantis. Cultura midiática.
370- Educação
Infancias. Culturas Infantiles. Cultura mediática.
Childhood. Children’s Culture. Media Culture.
topic Infâncias. Culturas Infantis. Cultura midiática.
370- Educação
Infancias. Culturas Infantiles. Cultura mediática.
Childhood. Children’s Culture. Media Culture.
description Este artigo tem a intenção de discutir os modos pelos quais os projetos sociais e culturais destinados às crianças e às infâncias são atravessados pelos meandros das mídias televisivas e das histórias em quadrinhos e a influência dessas agências nos processos relacionais de constituição de si. Mais do que expressar ideias e concepções construídas por adultos em relação à criança, estes artefatos culturais balizam as culturas infantis elaboradas pelas crianças em diálogo com um contexto sociocultural e econômico mais amplo. Incluída nesse contexto, a escola tem sido a arena em que essas identidades infantis, experimentadas em grupos diferentes são, ora fortalecidas pela identificação com valores, ideias, crenças e princípios comuns, ora conflitantes, intolerantes e tiranas com a repulsa do/a outro/a concebido como estrangeiro, são colocadas em perspectiva, como expressão de experiências sociais e culturais, cada vez mais complexas. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3275
10.26568/2359-2087.2019.3275
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3275
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2019.3275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3275/2779
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 14 (2019); 192-205
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v6i14
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542536278016