Investigando conhecimentos prévios de trigonometria dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6788 |
Resumo: | Nesse artigo apresentamos um recorte do estudo desenvolvido no âmbito de uma tese em Ensino, com 26 alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos participantes da pesquisa acerca da trigonometria no triângulo retângulo. O mesmo visou nortear o encadeamento de uma sequência didática sobre o ensino de trigonometria no triângulo retângulo, de modo a elencar as principais contribuições e possíveis alternativas para desenvolver um ensino significativo para o aluno. O trabalho foi baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel e colaboradores. De acordo com os resultados, podemos concluir que os alunos tinham conhecimentos prévios acerca de: trigonometria, relações métricas no triângulo, triângulo retângulo, ângulo, semelhança de triângulos, teorema de Tales, entre outros. Os dados coletados e analisados nessa fase corroboraram para reestruturação/construção da sequência didática pensada para esse nível de ensino, que norteou as ações seguintes desenvolvidas no contexto da tese. |
id |
UNILASALLE-2_e472b8113407a656fc9b6fc07952b21a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/6788 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigando conhecimentos prévios de trigonometria dos alunos do 9º ano do ensino fundamentalEnsino de MatemáticaEnsino de Matemática; Trigonometria; Conhecimentos Prévios. Aprendizagem SignificativaNesse artigo apresentamos um recorte do estudo desenvolvido no âmbito de uma tese em Ensino, com 26 alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos participantes da pesquisa acerca da trigonometria no triângulo retângulo. O mesmo visou nortear o encadeamento de uma sequência didática sobre o ensino de trigonometria no triângulo retângulo, de modo a elencar as principais contribuições e possíveis alternativas para desenvolver um ensino significativo para o aluno. O trabalho foi baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel e colaboradores. De acordo com os resultados, podemos concluir que os alunos tinham conhecimentos prévios acerca de: trigonometria, relações métricas no triângulo, triângulo retângulo, ângulo, semelhança de triângulos, teorema de Tales, entre outros. Os dados coletados e analisados nessa fase corroboraram para reestruturação/construção da sequência didática pensada para esse nível de ensino, que norteou as ações seguintes desenvolvidas no contexto da tese.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasCruz, Romildo PereiraQuartieri, Marli Teresinha2021-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/678810.18316/recc.v26i3.6788Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 3 (2021); p. 1-182236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6788/pdfDireitos autorais 2021 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-09T14:57:23Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/6788Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2022-06-09T14:57:23Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigando conhecimentos prévios de trigonometria dos alunos do 9º ano do ensino fundamental |
title |
Investigando conhecimentos prévios de trigonometria dos alunos do 9º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Investigando conhecimentos prévios de trigonometria dos alunos do 9º ano do ensino fundamental Cruz, Romildo Pereira Ensino de Matemática Ensino de Matemática; Trigonometria; Conhecimentos Prévios. Aprendizagem Significativa |
title_short |
Investigando conhecimentos prévios de trigonometria dos alunos do 9º ano do ensino fundamental |
title_full |
Investigando conhecimentos prévios de trigonometria dos alunos do 9º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Investigando conhecimentos prévios de trigonometria dos alunos do 9º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Investigando conhecimentos prévios de trigonometria dos alunos do 9º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Investigando conhecimentos prévios de trigonometria dos alunos do 9º ano do ensino fundamental |
author |
Cruz, Romildo Pereira |
author_facet |
Cruz, Romildo Pereira Quartieri, Marli Teresinha |
author_role |
author |
author2 |
Quartieri, Marli Teresinha |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Romildo Pereira Quartieri, Marli Teresinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Ensino de Matemática; Trigonometria; Conhecimentos Prévios. Aprendizagem Significativa |
topic |
Ensino de Matemática Ensino de Matemática; Trigonometria; Conhecimentos Prévios. Aprendizagem Significativa |
description |
Nesse artigo apresentamos um recorte do estudo desenvolvido no âmbito de uma tese em Ensino, com 26 alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos participantes da pesquisa acerca da trigonometria no triângulo retângulo. O mesmo visou nortear o encadeamento de uma sequência didática sobre o ensino de trigonometria no triângulo retângulo, de modo a elencar as principais contribuições e possíveis alternativas para desenvolver um ensino significativo para o aluno. O trabalho foi baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel e colaboradores. De acordo com os resultados, podemos concluir que os alunos tinham conhecimentos prévios acerca de: trigonometria, relações métricas no triângulo, triângulo retângulo, ângulo, semelhança de triângulos, teorema de Tales, entre outros. Os dados coletados e analisados nessa fase corroboraram para reestruturação/construção da sequência didática pensada para esse nível de ensino, que norteou as ações seguintes desenvolvidas no contexto da tese. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6788 10.18316/recc.v26i3.6788 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6788 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v26i3.6788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6788/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 3 (2021); p. 1-18 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165871229730816 |